Side-Stick Airbus
+27
Eduardo
harmach
rodrigo mago
Pessanha
mahmatias
Thiago
moser
AdrianoN
Leandro Souza
Otavio Mendes
gef_leandro
Manoel Carvalho
Alvega
Joz
rhodesbauer
Douglas.Matos
marcos1sp
Flavio Ribeiro
Allan Prim
Bruno Barreiros
João Pedro
andre_sp
Cmte_Eduardo
Sandro Schneider
Ricardo Gonçalves
Alexandre da Silva
Edenio Rodrigues
31 participantes
Página 5 de 7
Página 5 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Side-Stick Airbus
Parabéns meu amigo, sinto orgulho de ter você por aqui para compartilhar suas obras de arte.
Meu canal no Youtube.
Muito obrigado amigoAlexandre da Silva escreveu:Parabéns meu amigo, sinto orgulho de ter você por aqui para compartilhar suas obras de arte.
É um grande privilegio estar rodeado de pessoas assim como você, que não se cansam em nos estimular , abraços
Olá Cmtes, noticias do nosso Sidestick,
Avançamos mais um pouco. Iniciamos a moldagem do Tiller;
E haja massa plástica e depois muita lixa
Enquanto a massa plástica endurece, iniciaremos a construção do mecanismo, e o acoplamento do potenciômetro rotativo.
Vamos adiante , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Olá Cmtes, noticias do nosso Sidestick;
Iniciamos o corte da massa e a figura do Tiller começa a se definir;
Confeccionamos o suporte do Tiller com o potenciômetro rotativo acoplado;
Já fizemos uns testes de taxiamento e o resultado está sendo muito bom.
Agora precisamos avançar nos acabamentos, para concluir esse primeiro prototipo.
E vamos em frente. , abraços
Iniciamos o corte da massa e a figura do Tiller começa a se definir;
Agora precisamos avançar nos acabamentos, para concluir esse primeiro prototipo.
-
Nacionalidade :
Inventor como está a sensibilidade dos comandos direto no FSX? Está conseguindo fazer funcionar perfeitamente? Eu não me canso de abrir esse tópico e ver as imagens do projeto
Douglas.Matos- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/01/2013
Reputação : 167
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso Sidestick;
Professor, eu cheguei a construir um Tiller no HC2 (pois o Bandeco também possui este sistema), inclusive fixando-o também diretamente no potenciômetro. Achei que o percurso ficou curto. O sr. sentiu a mesma coisa? Acho que talvez ficasse melhor com uma pequena engrenagem intermediária ou algo que aumentasse o percurso. O que acha?
-
Inscrito em : 30/03/2013
Reputação : 101
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Concordo apesar do meu humilde conhecimento!
Manoel Carvalho escreveu:Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso Sidestick;
Professor, eu cheguei a construir um Tiller no HC2 (pois o Bandeco também possui este sistema), inclusive fixando-o também diretamente no potenciômetro. Achei que o percurso ficou curto. O sr. sentiu a mesma coisa? Acho que talvez ficasse melhor com uma pequena engrenagem intermediária ou algo que aumentasse o percurso. O que acha?
Interessante amigo Manoel, pois também fiz um tiller com potenciômetro mas não senti que ficou com o curso curto. Consigo manobrar bem no páteo com a maioria das aeronaves (mesmo as pequenas que originalmente não possuem o sistema).
Pode ser que através do FSUIPC poderemos configurar esse curso.
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Ricardo Gonçalves escreveu:Interessante amigo Manoel, pois também fiz um tiller com potenciômetro mas não senti que ficou com o curso curto. Consigo manobrar bem no páteo com a maioria das aeronaves (mesmo as pequenas que originalmente não possuem o sistema).
Ricardo, o meu também dá para manobrar, mas o curso dele é limitado em um ângulo aproximado de 45 graus. Isto seria o normal? Gostaria de saber como funciona em uma aeronave real... Será que ele gira 90 graus ou dá uma volta completa?
-
Nacionalidade :
Olá Douglas, obrigado por continuar nos incentivando. No primeiro teste, ainda sem a manopla do Tiller, calibramos o potenciômetro no curso total. O funcionamento foi perfeito no FS9. No FS X certamente será semelhante. , abraçosDouglas.Matos escreveu:Inventor como está a sensibilidade dos comandos direto no FSX? Está conseguindo fazer funcionar perfeitamente? Eu não me canso de abrir esse tópico e ver as imagens do projeto
Olá Manoel, bem amigo ainda iremos limitar o giro do Tiller em 80° para cada lado, depois calibraremos o potenciômetro dentro dessa faixa. Quando formos fazer os testes, veremos como será o resultado.Manoel Carvalho escreveu:Inventor escreveu:Olá Cmtes, noticias do nosso Sidestick;
Muito obrigado pelas colaborações , abraços
Olá Eduardo, logo iremos saber se haverá necessidade de ampliar o giro do potenciômetro. Obrigado , abraçosCmte_Eduardo escreveu:Concordo apesar do meu humilde conhecimento!Manoel Carvalho escreveu:
Olá Ricardo, achamos que após a limitação do giro do Tiller, iremos fazer os testes e averiguar o comportamento do conjunto. Obrigado , abraçosRicardo Gonçalves escreveu:Interessante amigo Manoel, pois também fiz um tiller com potenciômetro mas não senti que ficou com o curso curto. Consigo manobrar bem no páteo com a maioria das aeronaves (mesmo as pequenas que originalmente não possuem o sistema).
Caro Manoel, fizemos uma pequena pesquisa acerca do assunto: Descobrimos que no trem dianteiro, o giro está limitado a 75° para cada lado. Obrigado , abraçosManoel Carvalho escreveu:Ricardo Gonçalves escreveu:Interessante amigo Manoel, pois também fiz um tiller com potenciômetro mas não senti que ficou com o curso curto. Consigo manobrar bem no páteo com a maioria das aeronaves (mesmo as pequenas que originalmente não possuem o sistema).
Ricardo, o meu também dá para manobrar, mas o curso dele é limitado em um ângulo aproximado de 45 graus. Isto seria o normal? Gostaria de saber como funciona em uma aeronave real... Será que ele gira 90 graus ou dá uma volta completa?
Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Concluímos a confecção da manopla do Tiller e do disco indicador de direção.
De acordo com comentários acima, paira uma duvida quanto a necessidade de ampliar o giro do potenciômetro, devido a limitação do giro do Tiller.
Acreditamos que não haverá necessidade de ampliar o giro do potenciômetro, limitado a 180° pelo mecanismo do Tiller, porque o eixo da placa controladora Stargate NG, permite uma grande margem de calibração. Onde ela se auto-ajusta, de acordo com a variação determinada pelo potenciômetro.
Após a montagem, faremos os testes e reportaremos o resultado aos amigos.
Vamos em frente , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Nacionalidade :
As imagens valem mais do que mil palavras, meus parabéns, está sensacional.
Meu canal no Youtube.
Sr. Edenio, está incrível!! Parabéns. Se fosse possível construir um throttle.. PERFEITO!
Inscrito em : 29/07/2013
Reputação : 41
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Atleta de Natação
Nacionalidade :
Alexandre da Silva escreveu:As imagens valem mais do que mil palavras, meus parabéns, está sensacional.
Otavio Mendes escreveu:Sr. Edenio, está incrível!! Parabéns. Se fosse possível construir um throttle.. PERFEITO!
Muito obrigado amigos , abraços
Olá Cmtes, noticias do nosso Tiller;
Limitamos o giro do Tiller em 180°.
Calibramos o potenciômetro dentro dessa faixa e fizemos novos testes de taxiamento.
Constatamos que em 0º, a aeronave se mantém em linha reta, com ótima estabilidade.
Nas curvas abertas, basta girar em 10° e nas curvas fechadas em 50°.
Como havíamos previsto, não há necessidade de aumentar o giro do potenciômetro para obter mais sensibilidade.
Os eixos X e Y da placa Stargate NG, se auto ajustam no ponto central da calibração. Isso é excelente.
Estamos totalmente satisfeitos com o desempenho do conjunto.
E vamos adiante , abraços
-
Nacionalidade :
Está ficando cada vez melhor! Parabéns por mais esse belo trabalho, Inventor.
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Eu já não tenho palavras para descrever realmente o que sinto ao ver isto! Está simplesmente magnifico
-
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
andre_sp escreveu:Está ficando cada vez melhor! Parabéns por mais esse belo trabalho, Inventor.
Muito obrigado amigos , abraçosDouglas.Matos escreveu:Eu já não tenho palavras para descrever realmente o que sinto ao ver isto! Está simplesmente magnifico
Olá Cmtes, noticias do nosso Side Stick;
Hoje conseguimos avançar mais um pouco na finalização do nosso primeiro prototipo.
Revestimos o suporte com fórmica. Só ficou faltando a cobertura, que deveremos brevemente, confeccionar com chapa de alumínio.
Fizemos muitos taxiamentos e alguns voos, com tudo funcionando perfeitamente.
Agora é só diversão, com o prazer de simular renovado
E vamos adiante , abraços
-
Nacionalidade :
SHOW!
SSD 240 GB + HD 1 TB
GeForce GTX-760 2GB/256 bits DDR5 SuperClocked
Water Cooler 120v
Monitor 23''
Muito obrigado caro Eduardo , abraçosCmte_Eduardo escreveu:SHOW!
Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Continuamos com os nossos deliciosos testes, cada vez mais satisfeitos com desempenho do conjunto.
Vejam os detalhes do suporte e da cabeação;
Tudo muito simples, mesmo para quem tem pouco conhecimento, na pratica com montagens eletrônica.
Forramos a parte de contato com a bancada (mesa) prevenindo de possíveis arranhões, com o emborrachado EVA e a ponta do parafuso de fixação com uma lamina de alumínio.
Compartilhamos os detalhes construtivos, na esperança de que os amigos se animem, e construam também
Estamos conscientes que é muito mais barato e pratico adquirir um Joystick industrializado.
Mas fiquem certos de que; O que nós construimos, por mais tosco que seja, sempre será o mais prazeroso do mundo.
Acreditem que cada gota de suor, cada centavo empregado e todas as dificuldades vencidas, resultarão em grande satisfação pessoal.
E vamos em frente , abraços
-
Nacionalidade :
Esse é o nosso mestre...sempre nos incentivando e inspirando!
E mais uma obra de arte saindo do forno.
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Ai, ai... (suspiro)
Nada como morar na "fantástica fábrica de Stargates" e ter quantas Stargates precisar...
Magnífico professor!
Já nos animou a tocar o projeto do HC3 para frente!
Afinal, quem começa a construir home cockpits é tomado por um incontrolável desejo de evoluir. E como o sr. mesmo disse, dá um grande prazer!
Nada como morar na "fantástica fábrica de Stargates" e ter quantas Stargates precisar...
Magnífico professor!
Afinal, quem começa a construir home cockpits é tomado por um incontrolável desejo de evoluir. E como o sr. mesmo disse, dá um grande prazer!
-
Nacionalidade :
Inventor,
Se o senhor me permite.
O senhor aí em cima afirma que "Estamos conscientes que é muito mais barato e pratico adquirir um Joystick industrializado."
Para que possamos ter noção, em quanto está avaliado os custos da produção de um Side-Stick como esse?
Abraços!
Se o senhor me permite.
O senhor aí em cima afirma que "Estamos conscientes que é muito mais barato e pratico adquirir um Joystick industrializado."
Para que possamos ter noção, em quanto está avaliado os custos da produção de um Side-Stick como esse?
Abraços!
mahmatias- Major
-
Inscrito em : 01/05/2010
Reputação : 12
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Fotógrafo
Nacionalidade :
Muito obrigado amigo, você é mais um daqueles, que não se cansam em nos incentivar , abraçosRicardo Gonçalves escreveu:Esse é o nosso mestre...sempre nos incentivando e inspirando!
Grande Manoel, realmente é aqui no "Skaylab" (apelido do nosso laboratório) onde as Stargate's ficam ao alcance das nossas mãosManoel Carvalho escreveu:Ai, ai... (suspiro)
Magnífico professor!
E o HC3 será de um Airbus ?
Estaremos ansiosos aguardando mais um inédito lançamento.
Muito obrigado , abraços
Olá Mahmatias, sinta-se sempre a vontade amigomahmatias escreveu:Inventor,
Se o senhor me permite.
Abraços!
A nossa afirmação é muito abrangente, porque no M.L. encontra-se ofertas de Joystick com preços abaixo dos cem reais e também acima dos quinhentos reais.
O custo de um Joystick caseiro vai depender muito dos materiais empregados.
O nosso prototipo por exemplo, teve um custo baixíssimo, porque aproveitamos restos de materiais.
O único item que adquirimos foi o emborrachado EVA e a cola, que custaram uns oito reais.
Entretanto se fôssemos adquirir todos os materiais, com a inclusão da mão de obra, o valor total ficaria em torno de uns 420 reais.
Mesmo sem ter condições de fazer um teste comparativo, achamos que com a placa Stargate NG, manufaturada com chip de ultima geração e com potenciômetros de ótima qualidade, o desempenho do nosso Sidestick, deverá ser superior, a qualquer modelo comercial.
Ainda por cima, trata-se de um produto inédito no mercado local. Quem o construir terá no seu cockpit, uma verdadeira joia rara.
E se formos levar em conta o valor afetivo, então o preço seria "incalculável"
Muito obrigado, , abraços
-
Nacionalidade :
Inventor escreveu:
Grande Manoel, realmente é aqui no "Skaylab" (apelido do nosso laboratório) onde as Stargate's ficam ao alcance das nossas mãos
E o HC3 será de um Airbus ?
Estaremos ansiosos aguardando mais um inédito lançamento.
Muito obrigado , abraços
Pro HC3 estou seriamente pensando em um modelo modernizado com Glass Cockpit e Side Stick. Apesar de curtir muito as aeronaves turbojato da década de 60/70, a iniciativa do Joz com seu novo HC (com visual bem clean) me deixou bastante inspirado. Eu possuo 2 raros joysticks industrializados maravilhosos e com um force-feedback que não se fabrica mais. Minha intenção é aproveitá-los e aposentar o manche convencional.
Outra coisa importante é que quero reduzir o peso total do conjunto e melhorar a aerodinâmica externa do gabinete, afim de diminuir o arrasto provocado na hora de rebocá-lo. Agora eu estou na fase de avaliação de quais materiais irei utilizar e reaproveitar.
-
Nacionalidade :
Manoel Carvalho escreveu:
Pro HC3 estou seriamente pensando em um modelo modernizado com Glass Cockpit e Side Stick. Apesar de curtir muito as aeronaves turbojato da década de 60/70, a iniciativa do Joz com seu novo HC (com visual bem clean) me deixou bastante inspirado. Eu possuo 2 raros joysticks industrializados maravilhosos e com um force-feedback que não se fabrica mais. Minha intenção é aproveitá-los e aposentar o manche convencional.
Outra coisa importante é que quero reduzir o peso total do conjunto e melhorar a aerodinâmica externa do gabinete, afim de diminuir o arrasto provocado na hora de rebocá-lo. Agora eu estou na fase de avaliação de quais materiais irei utilizar e reaproveitar.
Oi,
Pense na fabricação com fibra de vidro. Ainda não pude fazer nenhuma experiencia com esse material mas tô doido pra ver alguém fazendo... trilhando (ou construindo) o caminho das pedras.
um abraço!
PS. Inventor perdoa o off topic!
Oi,
Pense na fabricação com fibra de vidro. Ainda não pude fazer nenhuma experiencia com esse material mas tô doido pra ver alguém fazendo... trilhando (ou construindo) o caminho das pedras.
um abraço!
PS. Inventor perdoa o off topic!
Olá Cmtes, noticias do nosso Side-Stick Airbus;
Para quem acha que Airbus na simulação, voa sozinho
Achávamos que pilotar com a mão esquerda (somos destros), iriam causar muita imprecisão e desconforto.
Mas o nosso sidestick surpreendente, demonstrou o contrario, sentimos sim, muita facilidade e conforto.
Conclusão; está valendo a pena todo tempo e material empregado na construção.
Estamos satisfeitíssimos com essa nova experiência, que sem duvida reacende o grande prazer da simulação.
E vamos adiante, , abraços
-
Nacionalidade :
E como fica agora a vontade de poder testar isso? Perfeito Inventor!!!
-
Nacionalidade :
Página 5 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Página 5 de 7
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|