Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 Gse_multipart13851

PMDG B737 NGX - Primeiras impressões

+61
Megafly
gooddark
Marcelo Ninrister
denisgcarvalho
Leonardo Silva
Thiago
CMTE.ANDRE
chadruns
Cristovão
eli Moises
JeanRodrigo
Mdubeux
Márcio Prata
Gabriel Moradillo
Matthiesen
Cmte Will
RStyle
Trovis
compunew
Kassio Stenyo
XGona
ricardomollik
Willy
Ogawa_BR
willian402m
Ghost
marcos1sp
Leonardo.Moura
Ultra
Alef Schtmidt
Cláudio Machado
Galeno
Renato Vicente
eduardoamll
Inner marker
leonardo
mahmatias
asjsouzajr
Duley
Alexandre da Silva
Brentano
Gabriel Seabra
Bruno Bastos
flavioSSA
mrzappa
Larrubia
andre_sp
sergiotucano
rodrigo mago
Netinho
Dani.Santoro
mancini
Graziani
Augusto Sposito
Marcfig
harmach
Sandro Schneider
Athos
hellmike
Keeepz
Alvega
65 participantes

Página 13 de 19 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 Empty Re: PMDG B737 NGX - Primeiras impressões

Mensagem por Ultra Ter 16 Ago 2011, 12:08

Bom, com relação ao peso potnecia isso é configuração. Logo, se bem ajustado tanto os pesos e o combustível a aeronave cumpre o que promete (e aidan dá para selecionar o regime de subida).

Percebi isto em 2 voos que fiz ontem (já tô ficando bom no controle da nave). E digo .. tutorial é importante? Sim, claro que é!

Pq?

No primeiro voo SBCG-SBCT foi tranquilo, até a descida, mas aí usei uma tática diferente.... SPEEDBRAKE setado no FLIGHT DETEND, ou seja, no máximo.... aí sim o bixo segura bem! Aí veio a fase final APP, VNAV e LNAV acoplados até umas 10nm para interceptação do LOC desacoplei o VNAV e LNAV e fui pelos controles primários SPEED e V/S, interceptou o LOC e nada de o bixo baixar de 180knots...de jeito nenhum... tive que desligar o AP e o AT e na munheca freiar ele e ir maneteando até o toque. (aproximação nota 5).

Pensei... deve ter alguma coisa que eu estou fazendo de errado... e estava.

Segundo voo SBCT-SBPA, normal, do começo ao fim.. com APP reduzida e tudo mais...sabem pq? PQ no manual consta que o VNAV e LNAV deve estar acoplados até a interceptação do LOC, quando ele calcula a VREF e desarma os dois, aí sim o bixo reduz que é uma beleza. Logo, em full ILS com FLAP 40 suave toque (AUTOLAND) e VREF+5 de 140knots.

No manual está descrito que é preciso manter o VNAV e LNAV até 1.5nm do FAF e conforme é possível ver na página LEGS do FMX ela vai assumir as velocidades que estão descritas para cada um dos fixos da APP final... é batata! Falo isso pq a operação com o NG do fs9 era bem diferente.. era possivel fazer o que eu quisesse até usar o LVL/CHANGE para segurar mais com SPEEDBRAKE em meia abertura...

Testem e vejam se funfa com vocês!

Reportem o resultado.

Abraços

Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 Empty Re: PMDG B737 NGX - Primeiras impressões

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 12:14

Preto escreveu:Aqui também achei normal, fiz vários vôos curtos (1h +/-) até o momento e usei sempre CI80, pesos e configurações variadas. Fiz um SBSP-SBSV e usei CI40 e subiu bem.
Você tá usando clima real Leonardo, ASE, etc...?

Sim, tudo real!! Dps tenta usar o CI 25 pra ver como ele se comporta. thumbsup

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 59
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos

Mensagem por Cristovão Ter 16 Ago 2011, 13:04

Com relação a desaceleração, tenho um amigo copila da GOL que falou que os speedbrake são bem menos eficientes do que se imagina. E realmente, num SOP da GOL que tive acesso a tempos atras, constava a seguinte orientação para chegada SULI para pista 15 do GIG, para quem vinha do Norte: Após passar Natu (restrição de 7000´) speedbraker e geardow, para descida até 2000´em CAX. Veja portanto que apenas o speedbraker não evita que a velocidade dispare com razão de descida muito acentuada. Nesse sentido pode ser que a PMDG deixou o bicho bem próximo do real.

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Reputação : 3

Mensagem por Brentano Ter 16 Ago 2011, 13:18

Leonardo.Moura escreveu:
Preto escreveu:Aqui também achei normal, fiz vários vôos curtos (1h +/-) até o momento e usei sempre CI80, pesos e configurações variadas. Fiz um SBSP-SBSV e usei CI40 e subiu bem.

Blz, depois reporto aqui! thumbsup

@Ultra
Aqui eu geralmente chego 20nm fora usando HDG e V/S, mas não tive problema pra reduzir.
Quando chego meio quente nivelo (ou quase) por alguns instantes pra reduzir e jogar flap. Botando -500/-700fpm na V/S + speedbrake ele desce e reduz.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)

Mensagem por Duley Ter 16 Ago 2011, 13:22

Nestes dois voos que fiz não achei o avião tão liso quanto o pessoal tá falando.

Fiz SBCF - SBCT - SBCF

Chegando em Curitiba no meu primeiro voo fui, digamos, negligente. Desde que montei a rota o FMC já vinha avisando que tinha um steep descent entre um fixo e outro e que não ia conseguir cumprir o perfil. Ignorei e fui. Cheguei alto em Curitiba e tive que arremeter. Mas na hora fiquei abismado porque cheguei apenas alto, minha velocidade estava correta. Tudo bem que estava com full flap e trem. Mas mesmo na camada tentando capturar o glide, cheguei a manter uma razão de -2000ft/min e consegui manter a velocidade.

Já no segundo voo a descida foi perfeita. Somando o tempo que usei o speed brake deve ter dado menos do que dois minutos. Pouso bonitão, mas fora do centerline. Ainda estou tendo dificuldade acertar o centerline tanto no pouso quanto no taxi. Fico com a impressão que ele está carangueijando.

Uma informação pra quem ainda pode não saber. O FMC dá prioridade na velocidade da tela DESCENT e não na velocidade setada nos LEGS caso elas sejam divergentes.

CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Emprego/lazer : Bombardier

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 13:29

A minha descida é tranquila, ele cumpre certinho! Minha dúvida está apenas na razão de subida... No mais o avião é show!!

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por chadruns Ter 16 Ago 2011, 14:23

pessoal aqui estou tendo um probleminha! o FSX esta travando com o NGX! com outras aeronaves não tive este problema, travou já 2 vezes comigo configurando o FMC ai tem que finalizar o FSX e abrir do novo Sad alguém sabe o que pode ser?
chadruns
chadruns
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/04/2010
Reputação : 6

Mensagem por Ultra Ter 16 Ago 2011, 15:03

chadruns escreveu:pessoal aqui estou tendo um probleminha! o FSX esta travando com o NGX! com outras aeronaves não tive este problema, travou já 2 vezes comigo configurando o FMC ai tem que finalizar o FSX e abrir do novo Sad alguém sabe o que pode ser?

Acesse ao fórum da AVSIM, no sub-fórum da PMDG no produto 737NGX há um HOT-FIX lançado hoje que corrige este possível problema. Randazzo se referiu que pode estar havendo uma corrupção de memória e estão verificando isto entre outros tantos problemas relatados por lá. Pretendem lançar o primiro SP1 (service pack) para corrigir boa parte dos possíveis problemas, na sequencia sai o PACK para o 600 e 700....

Abraços thumbsup

Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 16 Ago 2011, 15:30

Ultra escreveu:
chadruns escreveu:pessoal aqui estou tendo um probleminha! o FSX esta travando com o NGX! com outras aeronaves não tive este problema, travou já 2 vezes comigo configurando o FMC ai tem que finalizar o FSX e abrir do novo Sad alguém sabe o que pode ser?

Acesse ao fórum da AVSIM, no sub-fórum da PMDG no produto 737NGX há um HOT-FIX lançado hoje que corrige este possível problema. Randazzo se referiu que pode estar havendo uma corrupção de memória e estão verificando isto entre outros tantos problemas relatados por lá. Pretendem lançar o primiro SP1 (service pack) para corrigir boa parte dos possíveis problemas, na sequencia sai o PACK para o 600 e 700....

Abraços thumbsup

Juntando com a explicação do Ultra, segundo o fórum da PMDG o ultimo Fix vale para os já lançados, então não precisa baixar o primeiro e instalar e depois o segundo. O ultimo tem as melhorias do primeiro e assim por diante.

thumbsup

Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 622
Simulador preferido : MSFS 2020

https://brazillandgames.com/

Mensagem por hellmike Ter 16 Ago 2011, 16:05

eu nao sabia que tinha 2 hotfix ja
instalei apenas o primero que o ultra passou ontem...
preciso do segundo tb?

hellmike
Banido

Masculino
Inscrito em : 17/03/2010
Reputação : 11

Mensagem por chadruns Ter 16 Ago 2011, 16:12

Ultra escreveu:

Abraços thumbsup

Alexandre da Silva escreveu:
Ultra escreveu:

Abraços thumbsup

Juntando com a explicação do Ultra, segundo o fórum da PMDG o ultimo Fix vale para os já lançados, então não precisa baixar o primeiro e instalar e depois o segundo. O ultimo tem as melhorias do primeiro e assim por diante.

thumbsup

Vlw pessoal vou baixar o ultimo fix para ver se corrige.
chadruns
chadruns
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/04/2010
Reputação : 6

Mensagem por Brentano Ter 16 Ago 2011, 16:29

Leonardo.Moura escreveu:

Leonardo, eu estava lendo um material que tenho aqui sobre Cost Index e vi que quanto menor o CI, maior a razão de subida. A explicação (a grosso modo, pois CI envolve uma série de fatores) é que o CI tem relação direta com a velocidade em todas as fases do vôo (com exceção às fases críticas obviamente). Com baixo CI a aeronave sobe com menos velocidade, o que permite uma razão de subida maior, porém aumenta o tempo de vôo em virtude da velocidade menor.
Uma aeronave com CI alto, vai subir com mais velocidade, vai chegar antes devido à essa maior velocidade, porém a razão de subida será menor.
Na descida a mesma coisa em relação a velocidade/tempo de vôo, porém as razões se invertem. CI baixo x menor razão, CI alto x maior razão. thumbsup

Edit: Nos 737 NG o CI vai de 0-500, portanto o alto e baixo é relativo hehehe.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 16:57

Preto escreveu:
Leonardo.Moura escreveu:

Leonardo, eu estava lendo um material que tenho aqui sobre Cost Index e vi que quanto menor o CI, maior a razão de subida. A explicação (a grosso modo, pois CI envolve uma série de fatores) é que o CI tem relação direta com a velocidade em todas as fases do vôo (com exceção às fases críticas obviamente). Com baixo CI a aeronave sobe com menos velocidade, o que permite uma razão de subida maior, porém aumenta o tempo de vôo em virtude da velocidade menor.
Uma aeronave com CI alto, vai subir com mais velocidade, vai chegar antes devido à essa maior velocidade, porém a razão de subida será menor.
Na descida a mesma coisa em relação a velocidade/tempo de vôo, porém as razões se invertem. CI baixo x menor razão, CI alto x maior razão. thumbsup

Edit: Nos 737 NG o CI vai de 0-500, portanto o alto e baixo é relativo hehehe.

Não entendi NADA!!! lol lol

Pelo o que vc falou, se eu colocar um CI de 25, ele vai subir a 3000 ft/min, se eu colocar um CI de 80 ele vai subir a 1000 ft/min... foi isso que eu entendi!! rsss... Mas não faz nenhum sentido...

Pelo o que eu entendo de CI, qnto menor, menor vai ser a performance da aeronave, então faz sentido eu colocar um CI menor e subir mais devagar, um CI maior e subir mais rapido! scratch

Me explique melhor!!! rssss assobiar

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Duley Ter 16 Ago 2011, 17:07

Mas Preto, se ele subir com razão alta, mas baixa velocidade, ele vai gastar mais combustível do que se ele subir rápido porém com razão baixa. E o CI baixo ele tem que economizar e não gastar mais.
Acho que você se confundiu nessa leitura.

A melhor forma de entender é mudar o Cost Index em voo.
No MD11 ele varia de 0 até 999. Uma vez durante a subida coloquei em 0 e ele subia numa preguiça igual um Cessna 150. Quando botei 999 o narigão foi lá pra cima e os motores aceleraram forte e o bixo subiu junto com a Atlantis.

CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Emprego/lazer : Bombardier

Mensagem por Graziani Ter 16 Ago 2011, 17:52

o CI na GOL p/ o B738 é entre 25 e 27 e Ponte Aérea 60.
Como referencia a Cias Low Cost são abaixo de 50.
(Se adotar um CI muito alto, além de irreal para reduzir depois é complicado)
Quem quiser se aprofundar mais no assunto - artigo da Boeing em pdf:
http://boeing.com/commercial/aeromagazine/articles/qtr_2_07/AERO_Q207_article5.pdf

Última edição por Graziani em Ter 16 Ago 2011, 18:11, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : errei o link para o material da Boeing)

I5 6600 /EVga GTX 970/Gigabyte B-150 D3H/ Kingston Fury 2x4GB/2HD X 500GB Samsung /SSD 240GB SAMDisk/Coursair CX 500w/Saitek Yoke/MCP PRO GoFLight /Throttle/Pedal GS/Cockpit IOCards (/EFIS/Flaps)+SIOC Radio Saitek
Graziani
Graziani
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Reputação : 58
Simulador preferido : P3D V4.5, X-Pla
Emprego/lazer : Project Manager

Mensagem por asjsouzajr Ter 16 Ago 2011, 18:03

Graziani escreveu:o CI na GOL p/ o B738 é entre 25 e 27 e Ponte Aérea 60.
Como referencia a Cias Low Cost são abaixo de 50.
Quem quiser se aprofundar mais no assunto:
https://www.voovirtual.com/t10866p310-pmdg-b737-ngx-primeiras-impressoes#79857
thumbsup

Tô com o SOP aqui da Gol Real: CI 25 e um da Varig Virtual (que segundo a VA esta baseado em um real): CI 28 e na Ponte Áerea CI: 35

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Reputação : 45
Simulador preferido : MSFS 2020

Mensagem por Brentano Ter 16 Ago 2011, 18:10

Duley escreveu:Mas Preto, se ele subir com razão alta, mas baixa velocidade, ele vai gastar mais combustível do que se ele subir rápido porém com razão baixa. E o CI baixo ele tem que economizar e não gastar mais.
Acho que você se confundiu nessa leitura.
Duley, você sobe com razão maior, chega antes no FL de cruzeiro, seu tempo de subida é menor, portanto gasta menos combustível. É uma relação que envolve, regime de vôo, tempo, consumo, velocidade e distância. Até quando é vantajoso subir com maior razão em detrimento da velocidade? Bom, é isso que dá cabelos brancos ao pessoal que cuida dessa questão nas cias aéreas. Very Happy

Edit: Leia o que o Graziani postou que ali explica bem. Yesyes

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino

Mensagem por Graziani Ter 16 Ago 2011, 18:18

Não é tão complicado Preto. É matematico.

A fórmula do CI = Custo da operação ($/hr) dividido pelo Custo combustivel ($/Kg)

No pdf que postei acima, tem os envelopes e uma explicação como adotar.
Ai, voce encaixa no padrão conforme o tempo/nivel de voo, Custo do combustivel, custo de operação e tem o CI.
Mais rapido > Mais caro

I5 6600 /EVga GTX 970/Gigabyte B-150 D3H/ Kingston Fury 2x4GB/2HD X 500GB Samsung /SSD 240GB SAMDisk/Coursair CX 500w/Saitek Yoke/MCP PRO GoFLight /Throttle/Pedal GS/Cockpit IOCards (/EFIS/Flaps)+SIOC Radio Saitek
Graziani
Graziani
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Reputação : 58
Simulador preferido : P3D V4.5, X-Pla
Emprego/lazer : Project Manager

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 19:17

Otimo material Graziani, bastante esclarecedor!! wink

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Brentano Ter 16 Ago 2011, 19:24

Graziani escreveu:Não é tão complicado Preto. É matematico.

A fórmula do CI = Custo da operação ($/hr) dividido pelo Custo combustivel ($/Kg)

No pdf que postei acima, tem os envelopes e uma explicação como adotar.
Ai, voce encaixa no padrão conforme o tempo/nivel de voo, Custo do combustivel, custo de operação e tem o CI.
Mais rapido > Mais caro
Exato, porém há ocasiões em que o tempo é o fator determinante. Por isso me referi aos cabelos brancos hehehe.
Quando você tem uma janela de tempo para operar, nem sempre o melhor à fazer é reduzir a velocidade.
O CI varia em função disso, além de outras várias outras coisas não diretamente ligadas às operações.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino

Mensagem por Brentano Ter 16 Ago 2011, 20:31

Leonardo.Moura escreveu:Pelo o que eu entendo de CI, qnto menor, menor vai ser a performance da aeronave, então faz sentido eu colocar um CI menor e subir mais devagar, um CI maior e subir mais rapido! scratch

Me explique melhor!!! rssss assobiar
Há diferença entre subir rápido (razão) e subir veloz (velocidade). Isso confunde, mas é muito simples (teoria de vôo assobiar ).
Para um dado regime de potência, ao aumentar a razão de subida a velocidade vai diminuir e o contrário é verdadeiro. thumbsup
Você subindo com mais razão, terá um tempo de subida menor, logo gastará menos combustível que uma aeronave no mesmo regime de potência, que sobe com mais velocidade e consequentemente menor razão. Pq? Pq o regime de potência é o mesmo, ambos gastam a mesma coisa em função do tempo, logo, tempo menor = menor consumo. Claro que existem outras variáveis nessa equação (altitute, pressão, temperatura...etc), mas a grosso modo é isso.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino

Mensagem por mrzappa Ter 16 Ago 2011, 20:42

Também tenho percebido que a aeronave é dificil reduzir.

Fazendo um teste bem básico, saindo SBSP para SBGR, na manha, sem subir quase nada, na app a aeronave não reduz nem a pau, dou flap. baixo trem d epouso e praticamente nada se altera, mesmo diminuindo as manetes ao máximo. Percebo também que o EGT não baixa de 40, o que na realidade não sei se é normal.

mrzappa
mrzappa
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Reputação : 20

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 21:25

Olha só a razão que ele mantem. Acabei de tirar essa screenshot.

PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 Sdfgy

To usando CI 30 dessa vez! scratch

Última edição por Leonardo.Moura em Ter 16 Ago 2011, 21:37, editado 2 vez(es)

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por andre_sp Ter 16 Ago 2011, 21:28

Leonardo, favor EDITAR a imagem que está em DESACORDO com as regras PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 776876

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação

Mensagem por Leonardo.Moura Ter 16 Ago 2011, 21:35

andre_sp escreveu:Leonardo, favor EDITAR a imagem que está em DESACORDO com as regras PMDG B737 NGX - Primeiras impressões - Página 13 776876

Bom, vejo usuários colocando imagens bem maiores, inclusive ultrapassando os dados do perfil, achei que poderia colocar uma desse tamanho aí pra facilitar a visualização. Mas ja irei modificar para ficar DE ACORDO com as regras.

Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 19 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 19  Seguinte

Ir para o topo