Projeto X
+6
Eliézer Ruivo
lclaudio2k11
moser
MarcoAtSantiago
Carlos Peroni
Edenio Rodrigues
10 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto X
Boa Noite a todos!!
Nessa quarentena resolvi montar um projeto para o Xplane, estava cansado de usar um sidestick pra tudo, algumas das ideias tirei vendo os projetos aqui e outras pela web
O progresso esta todo no meu blog e o projeto já esta na aproximação final !!
Pesquise no google
manutencaodeaeronaves2011-2013
Sempre gostei do Piper Navajo e ele foi a inspiração para este projeto, no blog tem uma postagem do projeto X onde conto minha história e a ideia do projeto, na barra superior tem um menu do projeto X onde tem o passo a passo de tudo.
Ainda falta instalar a parte eletrônica, montar o yoke, pintar e instalar as manetes.
Nessa quarentena resolvi montar um projeto para o Xplane, estava cansado de usar um sidestick pra tudo, algumas das ideias tirei vendo os projetos aqui e outras pela web
O progresso esta todo no meu blog e o projeto já esta na aproximação final !!
Pesquise no google
manutencaodeaeronaves2011-2013
Sempre gostei do Piper Navajo e ele foi a inspiração para este projeto, no blog tem uma postagem do projeto X onde conto minha história e a ideia do projeto, na barra superior tem um menu do projeto X onde tem o passo a passo de tudo.
Ainda falta instalar a parte eletrônica, montar o yoke, pintar e instalar as manetes.
Re: Projeto X
Olá chperonij, bom dia amigo
Bem vindo seja a Confraria do Serrote e do Ferro de Soldar.
Começou mandando bem. Parabéns.
Aceite um pontinho e vamos adiante. , abraços
Bem vindo seja a Confraria do Serrote e do Ferro de Soldar.
Começou mandando bem. Parabéns.
Aceite um pontinho e vamos adiante. , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Muito bom até aqui! Parabéns
moser- Capitão
-
Inscrito em : 26/12/2013
Reputação : 16
Simulador preferido : x-plane, FSX
Nacionalidade :
Muito obrigado pessoal segue mais fotos do progresso
Fiz o enchimento do manche com espuma expansiva agora vou dar massa em tudo lixar e pintar, fiz também a pintura das manetes e terminei de cortar as peças que vão fixar e ligar os potenciômetros a elas, hoje devo terminar a montagem do pedestal e do rudder ficando só o manche pra terminar.
Fiz o enchimento do manche com espuma expansiva agora vou dar massa em tudo lixar e pintar, fiz também a pintura das manetes e terminei de cortar as peças que vão fixar e ligar os potenciômetros a elas, hoje devo terminar a montagem do pedestal e do rudder ficando só o manche pra terminar.
Show de projeto.
Parabéns
Parabéns
-
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 63
Nacionalidade :
Gostei muito do conjunto de manetes... ficou excelente.
Parabéns pelo projeto
Abraço!
Parabéns pelo projeto
Abraço!
moser- Capitão
-
Inscrito em : 26/12/2013
Reputação : 16
Simulador preferido : x-plane, FSX
Nacionalidade :
As manetes ficaram espetaculares, meus parabéns.
Placa-mãe Gigabyte Z490 AORUS PRO AX, Processador Intel Core i9-10900K Cache 20MB 3.7GHz, Placa de Vídeo RTX 3080 10GB GDDR6X, Memória Memória Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16) 3000MHz DDR4, SSD Samsung 970 EVO Plus 1TB M.2 NVMe Leitura 3500MB/s Gravação 3300MB/s, SSD Kingston A400 960GB SATA Leitura 500MB/s Gravação 450MB/s, Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular, Water Cooler Anti-leak Gammaxx L240t Azul 240mm
lclaudio2k11- Major
-
Inscrito em : 11/03/2011
Reputação : 17
Nacionalidade :
Parabéns
O que mais admiro é a inovação acompanhada de criatividade.
Vamos adiante.
O que mais admiro é a inovação acompanhada de criatividade.
Vamos adiante.
-
Nacionalidade :
Fiz alguns testes e cheguei a conclusão que vou ter que comprar uma Stargate alguma sugestão ?
Meu projeto ta usando potenciômetros de 10K, como os da foto gostei da NX por ter 8 eixos seriam compatíveis ?
e o principal pelo que já li e já vi não teria incomodo de falta de sensibilidade ou pontos mortos pelo caminho correto ?
Outro problema que percebi, foi no eixo, estou usando um cano de pvc de 20mm ele passa através do mdf apoiando nele mas não esta bom esse contato as vezes ele da pequenas travadas oque atrapalha oque eu pensei com solução foi um rolamento linear como este
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1099510580-rolamento-linear-com-flange-oblongo-lmh20uu-para-eixo-20mm-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=0c275898-6ee8-4d3e-8d12-782c6cc8f4cd
Gostaria da opinião de vocês mais experientes pra uma solução mais simples que o rolamento já lixei bem o furo com lixa bem fina, mas mesmo assim ainda tem essa retenção no curso do cano.
Antes que me esqueça este é resultado final do manche
Meu projeto ta usando potenciômetros de 10K, como os da foto gostei da NX por ter 8 eixos seriam compatíveis ?
e o principal pelo que já li e já vi não teria incomodo de falta de sensibilidade ou pontos mortos pelo caminho correto ?
Outro problema que percebi, foi no eixo, estou usando um cano de pvc de 20mm ele passa através do mdf apoiando nele mas não esta bom esse contato as vezes ele da pequenas travadas oque atrapalha oque eu pensei com solução foi um rolamento linear como este
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1099510580-rolamento-linear-com-flange-oblongo-lmh20uu-para-eixo-20mm-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=0c275898-6ee8-4d3e-8d12-782c6cc8f4cd
Gostaria da opinião de vocês mais experientes pra uma solução mais simples que o rolamento já lixei bem o furo com lixa bem fina, mas mesmo assim ainda tem essa retenção no curso do cano.
Antes que me esqueça este é resultado final do manche
Sobre o problema do eixo do yoke "pegando" no MDF...
Uma opção seria algo assim: Rolamentos convencionais para movimento de rolagem (aileron) e trilho deslizante para movimento de arfagem (profuncdor)
Esse é um trilho telescópico para gavetas, o qual foi retirado um dos elementos. O movimento fica muito suave. Observe o potenciômetro atras, usado para sinal do aileron. O potenciômetro deslizante é para acionamento do profundor
Bom, apenas uma dica
Uma opção seria algo assim: Rolamentos convencionais para movimento de rolagem (aileron) e trilho deslizante para movimento de arfagem (profuncdor)
Esse é um trilho telescópico para gavetas, o qual foi retirado um dos elementos. O movimento fica muito suave. Observe o potenciômetro atras, usado para sinal do aileron. O potenciômetro deslizante é para acionamento do profundor
Bom, apenas uma dica
-
Nacionalidade :
Obrigado pela sugestão Marco!
No meu projeto eu usei também uma corrediça telescópica nela esta preso o cano externo este cano é estático não gira, ele faz só o movimento de arfagem, dentro deste cano tem um eixo que gira e faz os movimentos de rolagem, esse eixo interno esta apoiado em dois rolamentos dentro do cano externo, esse movimento é muito macio ficou ótimo, mas o movimento do cano externo está ruim, acredito eu por estar apoiado direto no mdf minha ideia é usar um rolamento linear para ser o segundo suporte, assim ficaria apoiado no carro do trilho e no rolamento evitando o atrito do plastico com o mdf.
acho que vou comprar o rolamento e experimentar
No meu projeto eu usei também uma corrediça telescópica nela esta preso o cano externo este cano é estático não gira, ele faz só o movimento de arfagem, dentro deste cano tem um eixo que gira e faz os movimentos de rolagem, esse eixo interno esta apoiado em dois rolamentos dentro do cano externo, esse movimento é muito macio ficou ótimo, mas o movimento do cano externo está ruim, acredito eu por estar apoiado direto no mdf minha ideia é usar um rolamento linear para ser o segundo suporte, assim ficaria apoiado no carro do trilho e no rolamento evitando o atrito do plastico com o mdf.
acho que vou comprar o rolamento e experimentar
Talvez por o cano ser de pvc, ele esteja flexionando ou então fazer o furo de passagem um pouco maior. Também trocaria essas abraçadeiras de nylon por outras de metal.
Outra sugestão, para deixar mais firme, seria colocar calços nas laterais do eixo, como na figura abaixo:
Outra sugestão, para deixar mais firme, seria colocar calços nas laterais do eixo, como na figura abaixo:
-
Nacionalidade :
Pensei nessa ideia dos calços mas teria que ser um material que o pvc corresse liso, pensei em fazer com roletes tipo de impressora daria um apoio, sobre o furo maior o cano ja tem uma folga boa mas por gravidade e peso do manche ele abaixa e apoia na base do furo, sobre a fixação do tubo ainda ta temporária a ideia é usar uma abraçadeira de aço parafusada, pensei também em colocar um tecido tipo veludo para apoio do cano acho que ficaria mais fácil o movimento, outra coisa que estou pensando em alterar mas to vendo ainda é mudar a fixação do trilho da lateral para a base vou fazer um teste e ver oque muda
Hoje esta assim
Hoje esta assim
chperonij escreveu:Pensei nessa ideia dos calços mas teria que ser um material que o pvc corresse liso, pensei em fazer com roletes tipo de impressora daria um apoio, sobre o furo maior o cano ja tem uma folga boa mas por gravidade e peso do manche ele abaixa e apoia na base do furo, sobre a fixação do tubo ainda ta temporária a ideia é usar uma abraçadeira de aço parafusada, pensei também em colocar um tecido tipo veludo para apoio do cano acho que ficaria mais fácil o movimento, outra coisa que estou pensando em alterar mas to vendo ainda é mudar a fixação do trilho da lateral para a base vou fazer um teste e ver oque muda
Hoje esta assim
Saquei.
Para contornar o problema do peso do eixo devido à gravidade, pode solucionar colocando dois pequenos rolamentos (patins/skate), fixados em uma peça de metal ou madeira dura (ipê), em angulos de 45° servindo de apoio para o eixo, bem proximo à passagem no painel. Como na figura abaixo.
-
Nacionalidade :
É uma ótima ideia vou levantar o custo se for mais barato que o linear da pra fazer pelo menos vai ser menos "invasivo"
chperonij escreveu:É uma ótima ideia vou levantar o custo se for mais barato que o linear da pra fazer pelo menos vai ser menos "invasivo"
Podes também, não é necessário, acrescentar um terceiro rolamento na parte de cima, para prevenir do eixo se deslocar para cima.
-
Nacionalidade :
Olá amigos, boa noite.MarcoAtSantiago escreveu:chperonij escreveu:É uma ótima ideia vou levantar o custo se for mais barato que o linear da pra fazer pelo menos vai ser menos "invasivo"
Podes também, não é necessário, acrescentar um terceiro rolamento na parte de cima, para prevenir do eixo se deslocar para cima.
Apenas mais uma sugestão:
Usei uma luva de correr sem os anéis de borracha: https://www.voovirtual.com/t45423-projeto-yoke-compacto#348702
Quanto a placa controladora, usei a Stargate PRO. https://usbi.tech/ com ótimo resultado.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Comprei a Stargate nx agora é esperar chegar sobre o rolamento ou a luva tô avaliando ainda
chperonij escreveu:Comprei a Stargate nx agora é esperar chegar sobre o rolamento ou a luva tô avaliando ainda
Eu, por experiencia, sei que plástico deslizando sobre plástico vai desgastar. Por mais que lubrifique, vai desgastar e dar pequenas travadas. A menos que use uma película de teflon entre as partes e que essas sejam justas.
O rolamento linear é uma excelente opção. Se fores usar ele, o eixo terá que ser de metal, pois o pvc deslizando nele, não vai aguentar.
-
Nacionalidade :
Sim, estou vendo um flangeado como este da imagem, encontrei por R$36,00, sobre o cano estou pensando em usar um eletroduto galvanizado, fico um pouco restrito a medida do rolamento que vai por dentro do cano, vou deixar o pvc pra experimentar mas a ideia é migrar para o metal. gostei muito do seu projeto já me passou pela cabeça comprar dois mancais e mudar para o seu modelo mas o trabalho ta desanimando, pra isso tenho que ir até a casa do meu pai onde tem mais recursos de ferramenta e nesta pandemia ta complicado.
Boaa. Acompanhando e me inspirando. Começando a dar uma estudada para fazer um compensador. Parabéns pelo projeto.
vguelis- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/05/2010
Reputação : 0
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Acompanhando essa obra de arte. Infelizmente desanimei de prosseguir o meu, pois sou péssimo com solda e acabei estragando a placa (ps2/pc). Ansioso por novas postagens!
Eliézer Ruivo- Aspirante
-
Inscrito em : 07/09/2015
Reputação : 0
Nacionalidade :
Trago boas novas do "front ocidental"
Esse fim de semana abri um pouco mais o furo do eixo e fiz a instalação do rolamento, aproveitei pra trocar o trilho, refiz o eixo reposicionei o manche pra uma posição mais confortável e o resultado foi muito bom, movimentos suáveis sem trancos e muito leve, instalei os potenciômetros de 10K removi as placas PS2 e essa semana vou queimar meus dedos instalando a Stargate arrumei uma lupa gambiarrada com meu pai minha visão não vai ser mais um problema, pelo menos não pro projeto kkkkk, em fim projeto andando e vida que segue.
Esse fim de semana abri um pouco mais o furo do eixo e fiz a instalação do rolamento, aproveitei pra trocar o trilho, refiz o eixo reposicionei o manche pra uma posição mais confortável e o resultado foi muito bom, movimentos suáveis sem trancos e muito leve, instalei os potenciômetros de 10K removi as placas PS2 e essa semana vou queimar meus dedos instalando a Stargate arrumei uma lupa gambiarrada com meu pai minha visão não vai ser mais um problema, pelo menos não pro projeto kkkkk, em fim projeto andando e vida que segue.
Última edição por chperonij em Ter 04 Ago 2020, 12:33, editado 1 vez(es)
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos