Projeto Rudder Pedal Compacto
+3
moser
rodrigo mago
Edenio Rodrigues
7 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto Rudder Pedal Compacto
O tico e o teco não dão sossego. Só porque, recentemente (28/10), fui agraciado pelo Altíssimo, com mais um ano de "bônus ou garantia estendida".
Um dos presentes foi a vitoria do Capitão.
Com a cumplicidade das mãos que "pensam mais do que a cabeça", iniciamos o novo projeto.
Os objetivos serão simplificar o Rudder, compactando suas dimensões, aproveitando as técnicas bem sucedidas dos projetos anteriores.
Construindo assim, um modulo de boa qualidade com um custo reduzido.
Como sempre, iniciei o projeto calculando as dimensões minimas, repassando para o gabarito:
Em seguida recortei o MDF e testei o deslocamento longitudinal do pedal em 5 cm. aproximadamente.
O deslocamento rotacional, para acionamento do freio, será determinado pela escolha dos sensores: Chaves ou potenciômetros.
Devo optar pelas chaves porque a instalação em cada pedal (direito e esquerdo), é mais simples e o resultado é praticamente o mesmo.
Dai para frente, desenvolverei todo o mecanismo e assim determinar a largura da caixa das manivelas.
As dimensões finais deverão ficarem aproximadamente em: Altura 21 X largura 41 X Profundidade 22 centímetros.
Então vamos adiante. , abraços
Um dos presentes foi a vitoria do Capitão.
Com a cumplicidade das mãos que "pensam mais do que a cabeça", iniciamos o novo projeto.
Os objetivos serão simplificar o Rudder, compactando suas dimensões, aproveitando as técnicas bem sucedidas dos projetos anteriores.
Construindo assim, um modulo de boa qualidade com um custo reduzido.
Como sempre, iniciei o projeto calculando as dimensões minimas, repassando para o gabarito:
Em seguida recortei o MDF e testei o deslocamento longitudinal do pedal em 5 cm. aproximadamente.
O deslocamento rotacional, para acionamento do freio, será determinado pela escolha dos sensores: Chaves ou potenciômetros.
Devo optar pelas chaves porque a instalação em cada pedal (direito e esquerdo), é mais simples e o resultado é praticamente o mesmo.
Dai para frente, desenvolverei todo o mecanismo e assim determinar a largura da caixa das manivelas.
As dimensões finais deverão ficarem aproximadamente em: Altura 21 X largura 41 X Profundidade 22 centímetros.
Então vamos adiante. , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Projeto Rudder Pedal Compacto
Na construção da Caixa das Manivelas, as dimensões foram sendo ajustadas de acordo com as necessidades:
A Caixa ficou com as seguintes dimensões: Altura 23 cm, largura 11 cm, profundidade 25 cm.
Então as dimensões do Rudder Pedal completo deverão ser:
Altura 25 cm, largura 38 cm, profundidade 25 cm.
A distancia entre as pedaleiras deverá ser de 12 cm.
O ponto crítico da compactação é a distancia minima de 6 cm entre a pedaleira e a base.
Esta distancia necessita ser mantida para que, o calcanhar possa deslizar.
A seguir, irei desenvolver o mecanismo inversor dos movimentos e o centralizador.
Vamos adiante. , abraços
A Caixa ficou com as seguintes dimensões: Altura 23 cm, largura 11 cm, profundidade 25 cm.
Então as dimensões do Rudder Pedal completo deverão ser:
Altura 25 cm, largura 38 cm, profundidade 25 cm.
A distancia entre as pedaleiras deverá ser de 12 cm.
O ponto crítico da compactação é a distancia minima de 6 cm entre a pedaleira e a base.
Esta distancia necessita ser mantida para que, o calcanhar possa deslizar.
A seguir, irei desenvolver o mecanismo inversor dos movimentos e o centralizador.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Eita, seu Edenio nao para de inventar, e vamos acompanhar mais um projeto top.
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Olá Rodrigo, boa noite amigorodrigo mago escreveu:Eita, seu Edenio nao para de inventar, e vamos acompanhar mais um projeto top.
Muito obrigado. , abraços
Hoje acordei mais disposto. Como é bonita a vida.
Aproveitei esse lindo dia e avancei mais um pouco.
Consegui construir e instalar o mecanismo da reversão dos pedais e o centralizador:
O funcionamento está a contento. Faltando apenas resinar os pontos de atrito, para evitar desgastes prematuro.
O próximo passo será instalar as chaves dos freios individuais e o potenciômetro deslizante B 10K para captar os movimentos do Leme.
Estou gostando muito desse projeto porque apenas os dois suportes das pedaleiras, precisam serem usinados.
Os demais componentes são adquiridos semi-prontos, bastando apenas cortar, furar e parafusar.
Enquanto a disposição permitir, vamos em frente. , abraços
-
Nacionalidade :
Seu Edenio, acho.muito bacana essa engenharia que o senhor emprega nos seu trabalhos, muito inspirador!
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
Olá Rodrigo, boa tarde amigorodrigo mago escreveu:Seu Edenio, acho.muito bacana essa engenharia que o senhor emprega nos seu trabalhos, muito inspirador!
Muito obrigado, os incentivos são a mola propulsora , abraços
Depois de muito ajustes, finalmente, os suportes das pedaleiras ficaram prontos:
Elas são realmente a parte crucial do projeto, porque a inclinação no repouso e o giro da ponta dos pés para acionar os freios, precisam ficarem a contento.
Então a parte complicada, já foi superada.
Agora vem a implantação do sensor resistivo (potenciômetro deslizante) do leme e das duas chaves dos freios.
Depois é só plugar tudo na placa eletrônica Stargate NX, calibrar no Windows, mapear no Simulador e realizar os testes de funcionamento.
Se for usar no P3D, é indispensável calibrar também no Simulador. Se for no FS9/FSX é só calibrar no Windows.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Os freios serão botões ou eixos? Ficou massa!
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
Grande Rodrigo, bom dia amigorodrigo mago escreveu:Os freios serão botões ou eixos? Ficou massa!
Muito obrigado.
Quanto aos sensores dos freios, tenho as duas opções:
a) Os botões que custam aproximadamente 1/3 do preço dos potenciômetros deslizante. A instalação é facílima, reduzindo consideravelmente o tempo da mão de obra, atendendo o proposito do projeto de reduzir custos.
b) Os potenciômetros, são mais caros e a sua instalação exige mais mão de obra.
Já experimentei os dois tipos de sensores. E concluir que eles são muito equivalentes. Porque na simulação pode-se ajustar a sensibilidade para obter-se o mesmo efeito.
A rigor, os Simuladores não diferenciam efetivamente, uma leve pressão com os potenciômetros de uma rápida pressão com os botões.
Acho que o mais importante, é que os freios sejam individuais. Porque eles facilitam no taxiamento das curvas fechadas. E no DC3, é indispensável.
Se persistir alguma duvida, é só dizer. , abraços
-
Nacionalidade :
Noticias do nosso Projeto.
As compactações realizadas, não foram aprovadas nos testes ergonômico.
A movimentação dos pedais ficaram muito desconfortáveis.
Portanto as medidas da Caixa das manivelas, necessitam serem modificadas.
Durante o desenvolvimento do projeto, deve-se priorizar as movimentações dos Pedais de modo confortável. E procurar manter a aparência, semelhantes aos Pedais da Aeronave real.
Iniciarei a construção da nova Caixa das manivelas, que atenda os requisitos mínimos de: Conforto, funcionalidade e semelhança.
Vamos em frente, aproveitando o que ainda restam de disposição. , abraços
As compactações realizadas, não foram aprovadas nos testes ergonômico.
A movimentação dos pedais ficaram muito desconfortáveis.
Portanto as medidas da Caixa das manivelas, necessitam serem modificadas.
Durante o desenvolvimento do projeto, deve-se priorizar as movimentações dos Pedais de modo confortável. E procurar manter a aparência, semelhantes aos Pedais da Aeronave real.
Iniciarei a construção da nova Caixa das manivelas, que atenda os requisitos mínimos de: Conforto, funcionalidade e semelhança.
Vamos em frente, aproveitando o que ainda restam de disposição. , abraços
-
Nacionalidade :
Noticias do nosso Rudder Pedal.
Os problemas antes detectados, foram atenuados com algumas providencias:
Entre elas, o desconforto nas movimentações dos pés.
Mudei o ponto de articulação das pedaleiras e elevei a altura da plataforma, nas quais deslizam os calcanhares.
Conclui a instalação dos sensores dos freios com botões, do leme com potenciômetro deslizante e pluguei na placa controladora Stargate NX.
Após a calibração e o mapeamento, iniciei os testes práticos com o Simulador P3D.
O funcionamento do Rudder melhorou muito.
Entretanto, como o P3D é um Simulador avançado, os freios com botões deixaram muito a desejar.
Então vou substituir os botões por potenciômetros.
Vai dar um trabalhinho, mas acho que vai valer muito a pena.
E, vamos em frente, , abraços
Os problemas antes detectados, foram atenuados com algumas providencias:
Entre elas, o desconforto nas movimentações dos pés.
Mudei o ponto de articulação das pedaleiras e elevei a altura da plataforma, nas quais deslizam os calcanhares.
Conclui a instalação dos sensores dos freios com botões, do leme com potenciômetro deslizante e pluguei na placa controladora Stargate NX.
Após a calibração e o mapeamento, iniciei os testes práticos com o Simulador P3D.
O funcionamento do Rudder melhorou muito.
Entretanto, como o P3D é um Simulador avançado, os freios com botões deixaram muito a desejar.
Então vou substituir os botões por potenciômetros.
Vai dar um trabalhinho, mas acho que vai valer muito a pena.
E, vamos em frente, , abraços
-
Nacionalidade :
Mais um projeto de qualidade saindo... impressionante como o sr. tem sempre algum projeto em mente ! Queria ter um décimo dessa criatividade e talento com os materiais !
Um abraço !
Um abraço !
moser- Capitão
-
Inscrito em : 26/12/2013
Reputação : 16
Simulador preferido : x-plane, FSX
Nacionalidade :
Olá Moser, bom dia amigo.moser escreveu:Mais um projeto de qualidade saindo... impressionante como o sr. tem sempre algum projeto em mente ! Queria ter um décimo dessa criatividade e talento com os materiais !
Um abraço !
Muito obrigado
Acho que criatividade é a consequência dos anos de estudo dos princípios de funcionamento de vários dispositivos.
Minha inusitada observação (10 anos de idade), foi o disparo de um lança misseis num carrinho de brinquedo, quando apertava um botão.
Mas só funcionava com as pilhas inseridas.
A questão era; como poderia a energia das pilhas acionar o gatilho de disparo ?
Depois de 4 anos de persistência, descobrir que a atuação era de um pequeno solenoide.
Essa descoberta foi muito importante. Porque abriu a mente para o mundo magico da eletrônica, que pratico com muito prazer. , abraços
Continuando o refinamento do projeto, substituir os botões dos freios por potenciômetros deslizantes lineares.
O resultado no P3D foi excelente
Agora mais animado, vou construir a plataforma, continuar testando e refinando.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Edenio Rodrigues escreveu:
Acho que criatividade é a consequência dos anos de estudo dos princípios de funcionamento de vários dispositivos.
Minha inusitada observação (10 anos de idade), foi o disparo de um lança misseis num carrinho de brinquedo, quando apertava um botão.
Mas só funcionava com as pilhas inseridas...
Foi mais ou menos nessa idade que descobri a revista Saber Eletrônica, do fantástico Newton C. Braga. Passei a colecionar a revista e a estudar eletrônica, hoje tenho ela (eletrônica) como mais um hobby, e aqui no fórum aprendemos com os amigos e suas fantásticas idéias e soluções.
Em breve inicio a reforma do meu yoke, para incluir novas funcionalidades, e claro que compatilharei com vocês . Os desenhos já estão prontos.
-
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 63
Nacionalidade :
Olá Marco, bom dia amigoMarcoAtSantiago escreveu:
Foi mais ou menos nessa idade que descobri a revista Saber Eletrônica, do fantástico Newton C. Braga. Passei a colecionar a revista e a estudar eletrônica, hoje tenho ela (eletrônica) como mais um hobby, e aqui no fórum aprendemos com os amigos e suas fantásticas idéias e soluções.
Em breve inicio a reforma do meu yoke, para incluir novas funcionalidades, e claro que compatilharei com vocês . Os desenhos já estão prontos.
Sua jornada foi bem mais suave do que a minha. Um dos meus primeiros êxitos foi aprender como funcionava as válvulas eletrônica e montar receptores de rádios para comercializar.
Tudo ia muito bem até que surgiram os transistores.
Eita bichinho complicado (para quem não conhece), com três perninhas, fazia tudo que as válvulas faziam instantaneamente.
Os livros e revistas da época confundiam mais do que ensinavam. A transição foi sofrida. Mas aprendi a dominar. , abraços
Continuando os refinamentos do projetos, instalei os potenciômetros assim:
Plugados nessa antiga controladora Stargate NG, retirada de outro protótipo que estava sem uso, a muito tempo.
Vamos em frente para concluir, antes de extraviar todo o 13º, com os presentinhos natalinos , abraços
-
Nacionalidade :
Muito otimista com 2019, o entusiasmo venceu a procrastinação.
E finalmente pude concluir o protótipo:
Acontece que, de compacto não tem nada.
As dimensões finais ficaram assim: Altura 32 cm X Largura 39 cm X Profundidade 36 cm.
Distancia entre as pedaleiras: 13 cm.
A seguir vem a fase dos testes, para determinar os melhores ajustes da Sensibilidade (Velocidade da reação) e da Folga(Movimentação das pedaleiras).
As aeronaves terão ajustes correspondentes. As pesadas e as leves.
Em breve, gravarei um vídeo para visualizar o funcionamento.
Então, vamos em frente. , abraços
E finalmente pude concluir o protótipo:
Acontece que, de compacto não tem nada.
As dimensões finais ficaram assim: Altura 32 cm X Largura 39 cm X Profundidade 36 cm.
Distancia entre as pedaleiras: 13 cm.
A seguir vem a fase dos testes, para determinar os melhores ajustes da Sensibilidade (Velocidade da reação) e da Folga(Movimentação das pedaleiras).
As aeronaves terão ajustes correspondentes. As pesadas e as leves.
Em breve, gravarei um vídeo para visualizar o funcionamento.
Então, vamos em frente. , abraços
-
Nacionalidade :
Hoje aproveitei a colaboração do nosso Luizinho, para fazer o teste ergonômico do protótipo:
Os deslocamentos nas movimentações dos pedais no leme e nos freios, estão satisfatórios. Estável e preciso.
Vou gravar outro videozinho taxiando com o B 737, dentro do cockpit.
Vamos adiante. , abraços
Os deslocamentos nas movimentações dos pedais no leme e nos freios, estão satisfatórios. Estável e preciso.
Vou gravar outro videozinho taxiando com o B 737, dentro do cockpit.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Show.
Meu caro Edênio, me tire uma dúvida, você foi fabricante das antigas placas Mjoy 16 ?
Se sim, o protocolo dela permite usar transistores de efeito hall no lugar dos potenciômetros ?
Meu caro Edênio, me tire uma dúvida, você foi fabricante das antigas placas Mjoy 16 ?
Se sim, o protocolo dela permite usar transistores de efeito hall no lugar dos potenciômetros ?
-
Nacionalidade :
Olá Marco, bom dia amigoMarcoAtSantiago escreveu:Show.
Muito obrigado e desculpe a demora da resposta.
Infelizmente não conheço as placas Mjoys.
Mas acho que não tem problema em fazer um teste. Desde que tenha especial atenção na polarização elétrica do elemento de efeito Hall.
Talvez precise fazer um amplificador adicional.
Nas nossas Stargate, pode-se plugar diretamente, observando apenas a polarização elétrica, do elemento de efeito Hall.
Boa sorte, , abraços
A nossa Adele(6 anos) com o Vô coruja, taxiando pela primeira vez:
É amigos, nossas crianças só precisam de estímulos.
O talento da nova geração nos videos games é incrível.
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Edenio Rodrigues escreveu:Olá Marco, bom dia amigoMarcoAtSantiago escreveu:Show.
Muito obrigado e desculpe a demora da resposta.
Infelizmente não conheço as placas Mjoys.
Mas acho que não tem problema em fazer um teste. Desde que tenha especial atenção na polarização elétrica do elemento de efeito Hall.
Talvez precise fazer um amplificador adicional.
Nas nossas Stargate, pode-se plugar diretamente, observando apenas a polarização elétrica, do elemento de efeito Hall.
Boa sorte, , abraços
Obrigado pela resposta. Vou providenciar uns transistores e vê o resultado
E, parabéns pela netinha pilotando
-
Nacionalidade :
Depois de testado pela "equipe técnica", estou disponibilizando o novo Stargate Rudder (2019).
http://stargate.usbi.com.br/ruddercessna.html#
A descrição do site menciona tipo Cessna. Entretanto a aparência lembra a do Boeing.
Os projetos que tenho compartilhado, tem como objetivo estimular a criatividade, nessa fantástica atividade do voo virtual.
Muito obrigado e vamos em frente. , abraços
http://stargate.usbi.com.br/ruddercessna.html#
A descrição do site menciona tipo Cessna. Entretanto a aparência lembra a do Boeing.
Os projetos que tenho compartilhado, tem como objetivo estimular a criatividade, nessa fantástica atividade do voo virtual.
Muito obrigado e vamos em frente. , abraços
-
Nacionalidade :
Parabéns Sr. Edenio ! Excelente !
Abraço !
Abraço !
moser- Capitão
-
Inscrito em : 26/12/2013
Reputação : 16
Simulador preferido : x-plane, FSX
Nacionalidade :
Está saindo do forno a nova versão 2020.
O mecanismo foi atualizado. Proporcionando mais estabilidade e amplo ajuste da sensibilidade
dos freios proporcionais e do leme:
A maior estabilidade no taxiamento reduz muito o incomodo efeito "Zig Zag".
Pode ser montado com as pedaleiras tipo Boeing ou do tipo Cessna.
Acompanha cabo usb com 3 metros de comprimento.
Então, vamos adiante. , abraços
O mecanismo foi atualizado. Proporcionando mais estabilidade e amplo ajuste da sensibilidade
dos freios proporcionais e do leme:
A maior estabilidade no taxiamento reduz muito o incomodo efeito "Zig Zag".
Pode ser montado com as pedaleiras tipo Boeing ou do tipo Cessna.
Acompanha cabo usb com 3 metros de comprimento.
Então, vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
belo projeto, irei me inspirar e basear nele oara fazer um também, parabéns pelo capricho
Inscrito em : 28/12/2015
Reputação : 7
Simulador preferido : FSX..raiz na ul
Emprego/lazer : piloto aviaçao executiva,simuleiro,creador de home cockpit e acessorios
Nacionalidade :
Olá amigo, bom diaSOUZAELS escreveu:belo projeto, irei me inspirar e basear nele oara fazer um também, parabéns pelo capricho
Muito obrigado.
Estarei honrado em colaborar com seu projeto
Vamos adiante. , abraços
Acredito que muitos praticantes do voo virtual, desejariam construir um Pedal assim, com aparência aeronáutica.
Mas não estão dispostos a enfrentar os desafios construtivo. Então caso desejem, posso disponibiliza-lo no Site.
Vejam como ficou com a plataforma revestida de formica aço escovado e as pedaleiras tipo Boeing:
A principal diferença em relação ao modelo 2019, foi o rebaixamento da Caixa das Manivelas.
Consequentemente as pedaleiras ficaram mais saliente. Para evitar danos no envio, elas seguirão fora dos mancais.
"O Capitão continua pilotando o Jumbo. As cordilheiras já foram ultrapassadas".
Agora é céu de brigadeiro no rumo 2020 , abraços
-
Nacionalidade :
Bom dia mestre! Parabéns por mais um belo trabalho
E vamos com tudo para 2020.
Um abraço!
E vamos com tudo para 2020.