Projeto Sidestick Compacto
+2
rodrigo mago
Ricardo Gonçalves
6 participantes
Página 1 de 1
Projeto Sidestick Compacto
O principal objetivo desse projeto é tentar um novo conceito no funcionamento do tradicional Gimbal. (junta universal)
Acredito que todos os Joystick funcionam entortando o Manche para todos os lados.
Entretanto, observando os movimentos do Sidestick real, notei que ele se desloca para frente e para trás e só entorta para os lados direito ou esquerdo. Posso estar enganado, mas parece que o funcionamento dele, é mesmo assim.
Então vou tentar reproduzir os movimentos de acordo com minha observação:
Sei que vai dar um trabalhinho. Mas é o único meio de aquietar o Tico e o Teco. As mãos que pensam mais do que a cabeça, costumam serem
cúmplice desses dois.
Vamos adiante, , abraços
Acredito que todos os Joystick funcionam entortando o Manche para todos os lados.
Entretanto, observando os movimentos do Sidestick real, notei que ele se desloca para frente e para trás e só entorta para os lados direito ou esquerdo. Posso estar enganado, mas parece que o funcionamento dele, é mesmo assim.
Então vou tentar reproduzir os movimentos de acordo com minha observação:
Sei que vai dar um trabalhinho. Mas é o único meio de aquietar o Tico e o Teco. As mãos que pensam mais do que a cabeça, costumam serem
cúmplice desses dois.
Vamos adiante, , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Projeto Sidestick Compacto
Sr. Edenio, veja este vídeo que dá uma boa ideia do funcionamento do Sidestick do Airbus.
Dá para notar que o comandante faz movimentos quase circulares durante a manobra de pouso. Aliás este canal tem bom material para o que o senhor precisa.
Repare a partir dos 7 minutos quando ele desativa o autopilot.
E para não perder o habito, parabéns por mais um projeto.
Grande abraço.
Dá para notar que o comandante faz movimentos quase circulares durante a manobra de pouso. Aliás este canal tem bom material para o que o senhor precisa.
Grande abraço.
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Ricardo Gonçalves escreveu:Sr. Edenio, veja este vídeo que dá uma boa ideia do funcionamento do Sidestick do Airbus.
Grande abraço.
Esse canal "oh-piloto" é muito bom, ja companho ele a um tempinho.
Por falar em tico e teco, os meus estão me deixando doido. Quero confeccionar um joystick para as simulações de combate. Tô "ruminando" essa ideia já um tempinho e recolhendo fotos dos sticks existentes no mercado. Tá faltando só tempo para pegar na serra
-
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 63
Nacionalidade :
Ricardo Gonçalves escreveu:Sr. Edenio, veja este vídeo que dá uma boa ideia do funcionamento do Sidestick do Airbus.
Grande abraço.
MarcoAtSantiago escreveu:
Esse canal "oh-piloto" é muito bom, ja companho ele a um tempinho.
Por falar em tico e teco, os meus estão me deixando doido. Quero confeccionar um joystick para as simulações de combate. Tô "ruminando" essa ideia já um tempinho e recolhendo fotos dos sticks existentes no mercado. Tá faltando só tempo para pegar na serra
Olá Ricardo e Marco, boa noite amigos
Muito obrigado pela ajuda e os comentários.
Os videos do canal "Oh piloto" são muito bons.
Entretanto ainda tenho duvida quanto aos movimentos do Sidestick, se o Cmte realmente empurra e puxa o Manche
Quanto ao Tico e o Teco, são eles quem mandam. Somos apenas a tela do monitor.
Continuando o desenvolvimento do projeto, implementei o potenciômetro deslizante B 10K para captar os movimentos do profundor:
Pluguei os potenciômetros na plaquinha Stargate NG e iniciei os testes práticos.
O resultado foi excelente. Pousei o "Busão" na primeira tentativa:
A imagem está meia borradinha, mas dá para ver o pouso amanteigado na linha central
Vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Mais uma de seu Edenio, só queria está mais folgado pra adquirir um, deve ser bem preciso e suave, coisa que os saitek nao têm. Grande abraço, mestre Edenio.
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Olá Rodrigo, boa tarde amigorodrigo mago escreveu:Mais uma de seu Edenio, só queria está mais folgado pra adquirir um, deve ser bem preciso e suave, coisa que os saitek nao têm. Grande abraço, mestre Edenio.
Muito obrigado pelos comentários.
Não tenho o joystick citado para fazer a comparação. Mas acredito que o desempenho deve ser muito melhor porque os sensores (potenciômetros) tem uma área maior de atuação e a plaquinha controladora Stargate PRO é muito rápida e precisa.
Continuo otimista com o nosso Capitão. Acho que as coisas vão continuar melhorando. , abraços
Continuando o desenvolvimento do nosso Sidestick, substitui os mancais, instalei o batente limitador e as molas compensadoras:
A função das molas é equalizar o peso do conjunto, suavizando a tendencia natural de pender para os lados.
No FSX funciona muito bem.
Pretendo instalar o Airbus no P3D para testar o desempenho. Acho que ficará perfeito.
Então, vamos adiante, , abraços
-
Nacionalidade :
Instalei o Airbus no P3D e o desempenho, como esperado, ficou sensacional.
Senti uma sensação extraordinária. Maior do que no FSX.
Na decolagem e no pouso, a visão da pista é perfeita, não necessitando elevar a poltrona (Ctrl + Q).
Os movimentos de subida/descida e virar para os lados estão suaves e precisos, como deve ser no real.
O novo mecanismo do projeto Sidestick, está contribuindo com eficiência na independência dos movimentos de subir/descer e virar para os lados.
Resumindo; estou muito satisfeito com os resultados até aqui obtidos.
O prazer de Simular ganhou um renovo.
Então vamos adiante. , abraços
Senti uma sensação extraordinária. Maior do que no FSX.
Na decolagem e no pouso, a visão da pista é perfeita, não necessitando elevar a poltrona (Ctrl + Q).
Os movimentos de subida/descida e virar para os lados estão suaves e precisos, como deve ser no real.
O novo mecanismo do projeto Sidestick, está contribuindo com eficiência na independência dos movimentos de subir/descer e virar para os lados.
Resumindo; estou muito satisfeito com os resultados até aqui obtidos.
O prazer de Simular ganhou um renovo.
Então vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Apesar do bom funcionamento do sistema anterior, o objetivo da compactação não foi alcançado.
Então o Tico e o Teco constrangeram novamente as mãos a buscarem nova alternativa.
Os quatros se ocuparam ontem no sagrado dia de descanso, e conseguiram concluir a montagem do protótipo, por volta da 23 horas.
Ainda queriam me convencer a testar o protótipo imediatamente.
A curiosidade era muita, Mas o sono não permitiu:
Hoje pela manhã, pluguei as tomadinhas dos potenciômetros rotativo lineares de 10K ohms, na plaquinha Stargate PRO, calibrei no Windows e no Prepar3D, designei a função dos eixos do profundor e do ailerons. Selecionei o Airbus e iniciei os testes.
O Side Stick ficou com uma inclinação útil de 45º para cada lado. Essa ampla margem do deslocamento permite ajustes suaves.
Achei um excelente resultado.
Então vamos em frente. , abraços
.
Então o Tico e o Teco constrangeram novamente as mãos a buscarem nova alternativa.
Os quatros se ocuparam ontem no sagrado dia de descanso, e conseguiram concluir a montagem do protótipo, por volta da 23 horas.
Hoje pela manhã, pluguei as tomadinhas dos potenciômetros rotativo lineares de 10K ohms, na plaquinha Stargate PRO, calibrei no Windows e no Prepar3D, designei a função dos eixos do profundor e do ailerons. Selecionei o Airbus e iniciei os testes.
O Side Stick ficou com uma inclinação útil de 45º para cada lado. Essa ampla margem do deslocamento permite ajustes suaves.
.
-
Nacionalidade :
Edenio Rodrigues escreveu:Apesar do bom funcionamento do sistema anterior, o objetivo da compactação não foi alcançado.
.
Sr. Edenio
Voando alto como sempre
marcos1sp- Moderador
-
Inscrito em : 16/11/2010
Reputação : 269
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade :
Olá Marcos, boa noite amigomarcos1sp escreveu:
Sr. Edenio
Voando alto como sempre
Muito obrigado , abraços
Continuando com os testes do protótipo, estava sentindo enorme dificuldade em manter o alinhamento na curta final.
A aeronave sempre apresentava tendencias de derrapar para os lados.
Tentei sem sucesso ajustar os controles do Side Stick, os frames e o cenário.
Desanimado, sem saber o que fazer, encostei o protótipo.
Mas o Tico e o Teco não desistiram, continuaram buscando uma solução.
Hoje ao assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uJaT2RzosjU comentado pelo nosso Lito, de Aviões e Músicas,
sobre um suposto pouso de lado.
Quando ele pronunciou a palavra magica "Drift", ela foi imediatamente captada pelo Tico e o Teco.
Então abrir o Simulador P3D e habilitei o Gyro Drift. (Option/realism/enable gyro drift/ok)
E para nossa alegria, as dificuldades com o alinhamento sumiram.
Vale muito a pena assistir os videos do canal do Lito.
Neles, as duvidas são competentemente esclarecidas.
Vamos adiante. abraços
-
Nacionalidade :
O bom funcionamento do Gimbal (junta universal) reduzido, despertou o desejo de construir novo conjuntos de Comandos, inspirados no Airbus.
Iniciei desmontando um antigo protótipo para reaproveitar os componentes.
Depois confeccionei a base de MDF, medindo 3cm altura - 40cm de largura - 20cm profundidade. Dividido em dois compartimentos:
O compartimento do lado esquerdo, abrigará o Tiller, o Sidestick e um conjunto de chaves.
No compartimento do lado direito, abrigará o Speedbrake, o Throttle, o Flaps, as chaves do Gear, do Parking break e mais algumas outras.
Pretendo utilizar os 6 eixos analógicos (potenciômetros) e algumas entradas digitais (botões e chaves) da placa controladora usb Stargate NX.
O objetivo é fazer um Cockpit de mesa, com os principais Comandos, para realizar a Simulação com ótima imersão, ocupando pouco espaço.
Então, vamos adiante. , abraços
Iniciei desmontando um antigo protótipo para reaproveitar os componentes.
Depois confeccionei a base de MDF, medindo 3cm altura - 40cm de largura - 20cm profundidade. Dividido em dois compartimentos:
O compartimento do lado esquerdo, abrigará o Tiller, o Sidestick e um conjunto de chaves.
No compartimento do lado direito, abrigará o Speedbrake, o Throttle, o Flaps, as chaves do Gear, do Parking break e mais algumas outras.
Pretendo utilizar os 6 eixos analógicos (potenciômetros) e algumas entradas digitais (botões e chaves) da placa controladora usb Stargate NX.
O objetivo é fazer um Cockpit de mesa, com os principais Comandos, para realizar a Simulação com ótima imersão, ocupando pouco espaço.
-
Nacionalidade :
Conclusão do compartimento esquerdo, testado e aprovado:
Instalei um botão no Tiller para servir de freio, imitando assim o funcionamento do Rudder pedal.
Foram disponibilizados 8 chaves para uso geral, com atribuições pelo Simulador.
A finalização foi rápida porque os principais componentes já estavam prontos.
O próximo passo será a montagem do compartimento direito. Esse vai dar um trabalhinho.
Mas, vamos adiante. , abraços
Instalei um botão no Tiller para servir de freio, imitando assim o funcionamento do Rudder pedal.
Foram disponibilizados 8 chaves para uso geral, com atribuições pelo Simulador.
A finalização foi rápida porque os principais componentes já estavam prontos.
O próximo passo será a montagem do compartimento direito. Esse vai dar um trabalhinho.
Mas, vamos adiante. , abraços
-
Nacionalidade :
Avançando no projeto do Cockpit de mesa compactado, foi concluído o Quadrante Throttle.
Inserido no compartimento do lado direito, composto pelo Speedbrake, Throttle (com reverso), Chave do Gear com dois Leds (vermelho e verde), Flaps, Botão Start e a chave do Parking Brake.
Visão inferior do arranjo na distribuição dos componentes:
Painel superior com todos os Comandos testados e aprovados:
Para concluir, só está faltando alguns detalhes de acabamento.
Vamos adiante, antes que o "Corona" me alcance. , abraços
Inserido no compartimento do lado direito, composto pelo Speedbrake, Throttle (com reverso), Chave do Gear com dois Leds (vermelho e verde), Flaps, Botão Start e a chave do Parking Brake.
Visão inferior do arranjo na distribuição dos componentes:
Painel superior com todos os Comandos testados e aprovados:
Para concluir, só está faltando alguns detalhes de acabamento.
Vamos adiante, antes que o "Corona" me alcance. , abraços
-
Nacionalidade :
Concluindo o projeto que resultou num pratico Cockpit de Mesa:
Inspirado no Airbus, foram incluídos os principais Comandos, restringindo assim a necessidade de usar o teclado.
A função do Rudder Pedals pode provisoriamente, ser simulada pelo Tiller Steering e o Botão de freios.
As etiquetas adesivadas, podem serem retiradas ou substituídas por outras.
Tenho realizado as gostosas fases dos testes.
Até aqui, está tudo funcionando perfeitamente.
Depois de tudo devidamente refinado, estarei pronto para reproduzir.
Deverá ser chamado de Stargate Sidestick, tipo Airbus.
Inspirado no Airbus, foram incluídos os principais Comandos, restringindo assim a necessidade de usar o teclado.
A função do Rudder Pedals pode provisoriamente, ser simulada pelo Tiller Steering e o Botão de freios.
-
Nacionalidade :
Edenio Rodrigues escreveu:Concluindo o projeto que resultou num pratico Cockpit de Mesa:
Show. Parabéns
-
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 63
Nacionalidade :
MarcoAtSantiago escreveu:
Show. Parabéns
Muito obrigado caro amigo , abraços
Quando ultrapassei a barreira dos 70 Km, passei a viver de "bônus ou garantia estendida" condescendida pelo Grande Design Inteligente
A quem agradeço todos os dias
Remindo o precioso tempo, disponibilizei o recém-nascido no Site: http://stargate.usbi.com.br/sidestick.html
Nos testes de voo diários, o funcionamento do conjunto tem sido satisfatório.
Naturalmente na reprodução, sempre haverá melhoras na aparência e no funcionamento.
Sem desprezar os cuidados com o novo Corona Vírus, vamos adiante , abraços
-
Nacionalidade :
Parabéns mestre. Mais um belo trabalho
Um abraço!
Um abraço!
moser- Capitão