Dúvida Carta Star SBFL
3 participantes
Página 1 de 1
Dúvida Carta Star SBFL
Boa tarde a todos, sou novo aqui no fórum e tenho uma dúvida, se puderem ajudar agradeço.
No site AISWEB quando realizo uma busca por cartas STAR do aeroporto SBFL o site somente lista procedimentos RNAV.
É normal isso? Este aeroporto somente opera em RNAV?
Acho estranho porque para procedimentos de SAIDA(SID) e POUSO(IAC) os procedimentos convencionais balizados por VOR/NDB estão lá.
O DECEA é ruim mesmo ou impressão minha?
No site AISWEB quando realizo uma busca por cartas STAR do aeroporto SBFL o site somente lista procedimentos RNAV.
É normal isso? Este aeroporto somente opera em RNAV?
Acho estranho porque para procedimentos de SAIDA(SID) e POUSO(IAC) os procedimentos convencionais balizados por VOR/NDB estão lá.
O DECEA é ruim mesmo ou impressão minha?
oscarfilho- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 13/06/2018
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 38
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Analista Sistemas
Nacionalidade :
Re: Dúvida Carta Star SBFL
Nas cartas STAR somente procedimentos RNAV, para os procedimentos VOR/ILS são as cartas IAC ( cartas de aproximação por instrumentos)
Ilson Vale- Capitão
-
Inscrito em : 02/05/2014
Mensagens : 245
Reputação : 20
Idade : 63
Simulador preferido : X-PLANE 11
Nacionalidade :
Re: Dúvida Carta Star SBFL
Obrigado @Ilson Vale!
Porém tem alguma explicação o porque este aeroporto não tem STAR e outros tem?
Ainda estou aprendendo bastante coisa de aviação, porém somente com a SID de São Paulo(decolagem deste ponto) consigo chegar somente com a IAC de SBFL?
Porém tem alguma explicação o porque este aeroporto não tem STAR e outros tem?
Ainda estou aprendendo bastante coisa de aviação, porém somente com a SID de São Paulo(decolagem deste ponto) consigo chegar somente com a IAC de SBFL?
oscarfilho- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 13/06/2018
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 38
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Analista Sistemas
Nacionalidade :
Re: Dúvida Carta Star SBFL
Com a implantação do PBN no Brasil, cada vez mais os procedimentos convencionais estão sendo deixados de lado. Vale ressaltar, que procedimento VOR não é só IAC e que nem todo procedimento ILS é dito convencional. Durante muito tempo, no Brasil e no mundo, aerovias eram balizadas por rádio-auxílios, como o VOR e NDB. Acontece que com a evolução da tecnologia e o advento da navegação por GPS, gradativamente foi ocorrendo a substituição desses procedimentos chamados convencionais pelos procedimentos RNAV.
Saindo de São Paulo, uma rota convencional para Florianópolis somente seria possível em espaço aéreo inferior. Veja aqui no SkyVector por exemplo: https://skyvector.com/. Nele as linhas pretas representam aerovias convencionais - balizadas por VOR - e as azuis são aerovias RNAV. Note que no espaço aéreo superior, elas quase não existem mais no Brasil, embora no espaço inferior, elas existam ainda em expressiva maioria. Isso significa, que você teria de escolher uma aerovia de baixa, como por exemplo, voar na G449 até o VOR CTB e depois seguir na W48 até o destino.
Sobre STAR, já que SBFL não dispõe de STAR convencional, o jeito seria pedir vetoração para o controle para a final de uma IAC convencional, ou cancelar o plano e voar VFR, ou pedir para voar DCT até um ponto da carta de aproximação, por exemplo... As opções são diversas.
Saindo de São Paulo, uma rota convencional para Florianópolis somente seria possível em espaço aéreo inferior. Veja aqui no SkyVector por exemplo: https://skyvector.com/. Nele as linhas pretas representam aerovias convencionais - balizadas por VOR - e as azuis são aerovias RNAV. Note que no espaço aéreo superior, elas quase não existem mais no Brasil, embora no espaço inferior, elas existam ainda em expressiva maioria. Isso significa, que você teria de escolher uma aerovia de baixa, como por exemplo, voar na G449 até o VOR CTB e depois seguir na W48 até o destino.
Sobre STAR, já que SBFL não dispõe de STAR convencional, o jeito seria pedir vetoração para o controle para a final de uma IAC convencional, ou cancelar o plano e voar VFR, ou pedir para voar DCT até um ponto da carta de aproximação, por exemplo... As opções são diversas.
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Dúvida Carta Star SBFL
Obrigado pelas informações @João Pedro!!
oscarfilho- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 13/06/2018
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 38
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Analista Sistemas
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Chegada sem carta VAC, STAR, etc
» Interpretação carta IAC
» Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
» restriçoes da carta
» carta aeronautica x fsx
» Interpretação carta IAC
» Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
» restriçoes da carta
» carta aeronautica x fsx
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos