Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
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Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
Pessoal, estou começando nessa coisa de simulação e tenho uma dúvida relativa aos procedimentos SID, uma rota e uma STAR. Uso FSX com 737NG PMDG e estou tentando fazer via FMC. Estou com o Airac de 201706.
Vejo que muitos tutoriais e cursos dizem que, quando temos essas descontinuidades, provavelmente estamos fazendo o plano de voo errado. Faz todo sentido, mas uma coisa me chamou a atenção e não consegui entender.
O voo é de SBSR para SBKP. Abaixo os links para as cartas.
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&lingua=pt-br&codigo=SBSR
Procedimento SID BARU-RIBE
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBKP
Procedimento STAR RNAV OBMAV 1A-PUPSI 1A RWY 15
Procedimento IAC ILS Y OU/OR LOC Y RWY 15
Seguindo toda a teoria que leio sobre planejamento, a SID citada leva até RIBE com transição em AAQ. Dali eu poderia traçar a rota até SBKP e tudo funciona normalmente, embora isso não faça muito sentido pois ir até AAQ é meio alongar o caminho, pois existe uma aerovia que vai direto de SBSR para SBKP. E, no mundo real, realmente isso não é aplicado (abaixo).
Quando olhamos aquelas rotas dos chamados voos repetitivos, vemos que nenhuma CIA aérea faz alguma rota que saia de AAQ, onde termina a SID. Todos os voos de SBSR para SBKP usam a Z10.
http://portal.cgna.gov.br/files/abas/2017-07-10/painel_rpl/localidades/Loc_SBSR_EOBT.txt
Aqui está o link da enrc L2 para facilitar também:
http://www.aisweb.aer.mil.br/cartas/rotas/xxxs_enrc-l2_enrc_20161013.pdf?CFID=9d0fba78-66f6-4a10-bcf6-baeb33c3910a&CFTOKEN=0
Dúvidas:
1) estou entendendo algo errado ou é isso mesmo que descrevi?
2) é obrigatória a saída usando uma SID? Ou é possível sair de outra forma? Imagino que exista saída visual ou algo assim.
3) quando usando uma SID, ela deve ser executada inteiramente, até a transição, ou pode sair no meio do procedimento, por exemplo, se no meio deste você passa em uma aerovia?
4) neste voo que citei, como as CIAs entram na Z10 ? Não usam SID para saída? Me parece que nenhuma SID de SBSR leva a um ponto da Z10, mas todos os voos são por ela. Fiquei sem entender.
Desde já agradeço a atenção. Valeu, abração!
Vejo que muitos tutoriais e cursos dizem que, quando temos essas descontinuidades, provavelmente estamos fazendo o plano de voo errado. Faz todo sentido, mas uma coisa me chamou a atenção e não consegui entender.
O voo é de SBSR para SBKP. Abaixo os links para as cartas.
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&lingua=pt-br&codigo=SBSR
Procedimento SID BARU-RIBE
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBKP
Procedimento STAR RNAV OBMAV 1A-PUPSI 1A RWY 15
Procedimento IAC ILS Y OU/OR LOC Y RWY 15
Seguindo toda a teoria que leio sobre planejamento, a SID citada leva até RIBE com transição em AAQ. Dali eu poderia traçar a rota até SBKP e tudo funciona normalmente, embora isso não faça muito sentido pois ir até AAQ é meio alongar o caminho, pois existe uma aerovia que vai direto de SBSR para SBKP. E, no mundo real, realmente isso não é aplicado (abaixo).
Quando olhamos aquelas rotas dos chamados voos repetitivos, vemos que nenhuma CIA aérea faz alguma rota que saia de AAQ, onde termina a SID. Todos os voos de SBSR para SBKP usam a Z10.
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Dúvidas:
1) estou entendendo algo errado ou é isso mesmo que descrevi?
2) é obrigatória a saída usando uma SID? Ou é possível sair de outra forma? Imagino que exista saída visual ou algo assim.
3) quando usando uma SID, ela deve ser executada inteiramente, até a transição, ou pode sair no meio do procedimento, por exemplo, se no meio deste você passa em uma aerovia?
4) neste voo que citei, como as CIAs entram na Z10 ? Não usam SID para saída? Me parece que nenhuma SID de SBSR leva a um ponto da Z10, mas todos os voos são por ela. Fiquei sem entender.
Desde já agradeço a atenção. Valeu, abração!
Correajl- Recruta
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Re: Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
Correajl escreveu:Pessoal, estou começando nessa coisa de simulação e tenho uma dúvida relativa aos procedimentos SID, uma rota e uma STAR. Uso FSX com 737NG PMDG e estou tentando fazer via FMC. Estou com o Airac de 201706.
Vejo que muitos tutoriais e cursos dizem que, quando temos essas descontinuidades, provavelmente estamos fazendo o plano de voo errado. Faz todo sentido, mas uma coisa me chamou a atenção e não consegui entender.
O voo é de SBSR para SBKP. Abaixo os links para as cartas.
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Procedimento SID BARU-RIBE
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Procedimento IAC ILS Y OU/OR LOC Y RWY 15
Seguindo toda a teoria que leio sobre planejamento, a SID citada leva até RIBE com transição em AAQ. Dali eu poderia traçar a rota até SBKP e tudo funciona normalmente, embora isso não faça muito sentido pois ir até AAQ é meio alongar o caminho, pois existe uma aerovia que vai direto de SBSR para SBKP. E, no mundo real, realmente isso não é aplicado (abaixo).
Quando olhamos aquelas rotas dos chamados voos repetitivos, vemos que nenhuma CIA aérea faz alguma rota que saia de AAQ, onde termina a SID. Todos os voos de SBSR para SBKP usam a Z10.
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Dúvidas:
1) estou entendendo algo errado ou é isso mesmo que descrevi?
2) é obrigatória a saída usando uma SID? Ou é possível sair de outra forma? Imagino que exista saída visual ou algo assim.
3) quando usando uma SID, ela deve ser executada inteiramente, até a transição, ou pode sair no meio do procedimento, por exemplo, se no meio deste você passa em uma aerovia?
4) neste voo que citei, como as CIAs entram na Z10 ? Não usam SID para saída? Me parece que nenhuma SID de SBSR leva a um ponto da Z10, mas todos os voos são por ela. Fiquei sem entender.
Desde já agradeço a atenção. Valeu, abração!
O que acontece as vezes é que um aeroporto não tem ligação com outro, apesar de haverem as aerovias entre os dois. E não há uma SID que conecte o aeroporto à tal aerovia. Quando se iniciam as operações há de se improvisar um pouquinho.
Outro fato é que uma coisa é a rota colocada no plano e outra é a rota autorizada. Nada impede da rota no PV ser Z10 PUPSI e durante a copia ser rotineiro o ATC autorizar a saida RIBE, após RIBE direto PUPSI, por exemplo.
1) Conforme comentei seu entendimento está correto sim. No plano de voo é necessário jogar uma rota que ligue os dois aeroportos, de preferência uma mais direta. Poderia-se colocar a W19, que é ligada a RIBE e após RPR a W51 até PIR mas isso significa uma volta bem maior. O que é feito é colocar a Z10 e autoriza algo mais direto quando se pede a cópia.
2) É uma das opções. A linha aérea costuma usar sempre saida IFR onde existe uma, deixando a saida visual para aeroportos que somente operam visual. Por mais que a SID não tenha uma ligação direta com a aerovia, pelo menos pra subida inicial é melhor executar uma e assim garante-se a segurança com relação à obstáculos. Após a altitude de segurança do setor é mais provável um DCT.
3) Não sei se há alguma situação em que corta-se a SID no meio pois elas são feitas para levar até uma aerovia. O que acontece é que a transição é opcional, pelo menos ela deve ser executada até o fixo de nome da saida (ex. saida RIBE vai até o fixo RIBE, saida CGO até o VOR CGO). Se há algum caso mais específico não tenho exemplo pra lhe dar agora.
4) Fico lhe devendo o procedimento real mas aposto R$10,00 que saem na RIBE e após tal altitude vão direto AAQ ou voam direto pro fixo LOKAR e seguem na Z10 até PUPSI pra ingressar na STAR.
Espero ter sanado suas duvidas.
PS: Da proxima vez escolhe uma ponte aérea ou uma rota mais fácil
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvida sobre descontinuidade de rota entre SID - rota - STAR e como as CIAs fazem.
Caro Paulo, muito obrigado pelos esclarecimentos. Valeu demais, explicou sim. Acredito que muita gente que esteja começando tenha estas dúvidas e com as cartas e tudo mais explicado, até com os exemplos que você passou, esclarece bem!
Hahaha! Boa. Na verdade eu pensei "vou fazer uns voos aqui no interior de SP que deve ser mais simples do que aeroportos como Congonhas e Santos Dumont". Mas o que aconteceu foi o contrário
Hahaha! Boa. Na verdade eu pensei "vou fazer uns voos aqui no interior de SP que deve ser mais simples do que aeroportos como Congonhas e Santos Dumont". Mas o que aconteceu foi o contrário
Correajl- Recruta
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