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Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.

3 participantes

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Mensagem por sned1331 Sex 11 Ago 2017, 08:18

Prezados Comandantes. Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor a pressão, pois você está alto em altitude e quando se estar alto o ar é rarefeito e a temperatura é mais baixa. Grato e bom final de semana a todos. André
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Mensagem por Gouvêa Sex 11 Ago 2017, 17:45

Boa tarde!

O pensamento tá certo. A pressão realmente diminui mas o que se coloca no altímetro não é a pressão de onde a aeronave está, mas sim a pressão do aeródromo. Como num voo normal, você vai passar muito tempo em cruzeiro, vai passar por locais com as mais diversas pressões, então teria que ficar ajustando o altímetro o tempo todo pra ter a indicação correta, então o que ocorre é que todo mundo fica o mesmo ajuste (1013) pra ter a mesma indicação "errada" de altitude. Então todo mundo voa separado. Altimetria é mais fácil de entender com desenhos, pena que aqui não tem como desenhar rsrs.

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Mensagem por sned1331 Sex 11 Ago 2017, 17:48

Cmte. Gouvêa. Grato. Houve compreensão da minha parte sim, acerca do que foi perguntado. Explicou muito bem Cmte. Grato e um bom final de semana. O Voo Virtual é uma GRANDE ESCOLA. Uma escola de grande quilate!!!!. Att André
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Mensagem por Gouvêa Sex 11 Ago 2017, 18:10

sned1331 escreveu: O Voo Virtual é uma GRANDE ESCOLA. Uma escola de grande quilate!!!!. Att André

E é mesmo! É muito bom fazer parte desse grupo. Ótimo fim de semana. O jeito é voar um pouco Smile

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 11 Ago 2017, 20:08

sned1331 escreveu:Prezados Comandantes. Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor a pressão, pois você está alto em altitude e quando se estar alto o ar é rarefeito e a temperatura é  mais baixa. Grato e bom final de semana a todos. André

O colega já explicou muito bem, vou só fazer um adendo:

QNE não significa pressão ao nivel do mar e nem 1013 é a pressão ao nivel do mar. A pressão ao nivel do mar pode ser qualquer uma, 1011, 1025, 1030, 1001, etc. Porém o que é 1013 é a atmosfera padrão.

Essa atmosfera padrão é utilizada para realizar os cálculos gerais da performance do avião. Por exemplo, quanto de pista ele utiliza, quanto ele sobe em determinada condição, etc. Isso pois é necessário ter dados padronizados (pense o que aconteceria se a boeing medisse isso tudo com a temperatura que eles tem lá no aeroporto deles mas a gol opera em um pais mais quente, haveria bastante confusão). Essa atmosfera é comumente chamada "ISA". O cálculo é feito dentro da "ISA" e são apresentados os valores para condições ISA, ISA+10, ISA+20, etc, etc.

Quando pegamos a tabela de performance comparamos a temperatura real com a temperatura da atmosfera padrão (que ao nivel do mar é 15ºC e decai 2º a cada 1000' se bem me lembro). Portanto se a atmosfera está a 20 graus no nivel do mar, vamos na tabela e encontramos os dados para o caso de ISA+5 (ou seja, 15ºC da ISA + 5ºC fica igual aos 20 que temos no momento).

Fiz essa volta toda pra chegar justamente na conclusão: Setar o QNE (1013) somente significa que você está voando em relação ao nivel do mar teórico (da atmosfera padrão ou ISA) porém não significa que ele seja efetivamente o nivel do mar. Por vezes acontece de o ajuste ser 1013 e nesse caso, sim, setando QNH ou QNE você estaria voando em altitude relativa ao nivel medio do mar.

PS: Espero que a postagem tenha ajudado em vez de confundir mais...
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Mensagem por sned1331 Sáb 12 Ago 2017, 07:12

Cmte. Paulo. Vossa Senhoria melhorou meu conhecimento. Grato e um bom final de semana. É justamente por estas gentilezas de esclarecer dúvidas importantes que o blog tem uma excelente qualidade. Meus voos melhoraram muito. Quando se faz o bem, o bem volta. É isto. Grato Att André
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