Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
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Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
Prezados Comandantes. Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor a pressão, pois você está alto em altitude e quando se estar alto o ar é rarefeito e a temperatura é mais baixa. Grato e bom final de semana a todos. André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
Boa tarde!
O pensamento tá certo. A pressão realmente diminui mas o que se coloca no altímetro não é a pressão de onde a aeronave está, mas sim a pressão do aeródromo. Como num voo normal, você vai passar muito tempo em cruzeiro, vai passar por locais com as mais diversas pressões, então teria que ficar ajustando o altímetro o tempo todo pra ter a indicação correta, então o que ocorre é que todo mundo fica o mesmo ajuste (1013) pra ter a mesma indicação "errada" de altitude. Então todo mundo voa separado. Altimetria é mais fácil de entender com desenhos, pena que aqui não tem como desenhar rsrs.
O pensamento tá certo. A pressão realmente diminui mas o que se coloca no altímetro não é a pressão de onde a aeronave está, mas sim a pressão do aeródromo. Como num voo normal, você vai passar muito tempo em cruzeiro, vai passar por locais com as mais diversas pressões, então teria que ficar ajustando o altímetro o tempo todo pra ter a indicação correta, então o que ocorre é que todo mundo fica o mesmo ajuste (1013) pra ter a mesma indicação "errada" de altitude. Então todo mundo voa separado. Altimetria é mais fácil de entender com desenhos, pena que aqui não tem como desenhar rsrs.
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Re: Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
Cmte. Gouvêa. Grato. Houve compreensão da minha parte sim, acerca do que foi perguntado. Explicou muito bem Cmte. Grato e um bom final de semana. O Voo Virtual é uma GRANDE ESCOLA. Uma escola de grande quilate!!!!. Att André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
sned1331 escreveu: O Voo Virtual é uma GRANDE ESCOLA. Uma escola de grande quilate!!!!. Att André
E é mesmo! É muito bom fazer parte desse grupo. Ótimo fim de semana. O jeito é voar um pouco
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Re: Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
sned1331 escreveu:Prezados Comandantes. Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor a pressão, pois você está alto em altitude e quando se estar alto o ar é rarefeito e a temperatura é mais baixa. Grato e bom final de semana a todos. André
O colega já explicou muito bem, vou só fazer um adendo:
QNE não significa pressão ao nivel do mar e nem 1013 é a pressão ao nivel do mar. A pressão ao nivel do mar pode ser qualquer uma, 1011, 1025, 1030, 1001, etc. Porém o que é 1013 é a atmosfera padrão.
Essa atmosfera padrão é utilizada para realizar os cálculos gerais da performance do avião. Por exemplo, quanto de pista ele utiliza, quanto ele sobe em determinada condição, etc. Isso pois é necessário ter dados padronizados (pense o que aconteceria se a boeing medisse isso tudo com a temperatura que eles tem lá no aeroporto deles mas a gol opera em um pais mais quente, haveria bastante confusão). Essa atmosfera é comumente chamada "ISA". O cálculo é feito dentro da "ISA" e são apresentados os valores para condições ISA, ISA+10, ISA+20, etc, etc.
Quando pegamos a tabela de performance comparamos a temperatura real com a temperatura da atmosfera padrão (que ao nivel do mar é 15ºC e decai 2º a cada 1000' se bem me lembro). Portanto se a atmosfera está a 20 graus no nivel do mar, vamos na tabela e encontramos os dados para o caso de ISA+5 (ou seja, 15ºC da ISA + 5ºC fica igual aos 20 que temos no momento).
Fiz essa volta toda pra chegar justamente na conclusão: Setar o QNE (1013) somente significa que você está voando em relação ao nivel do mar teórico (da atmosfera padrão ou ISA) porém não significa que ele seja efetivamente o nivel do mar. Por vezes acontece de o ajuste ser 1013 e nesse caso, sim, setando QNH ou QNE você estaria voando em altitude relativa ao nivel medio do mar.
PS: Espero que a postagem tenha ajudado em vez de confundir mais...
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Por que quando passamos de QNH para QNE fica uma pressão igual ao do nível do mar? Esperava ser menor.
Cmte. Paulo. Vossa Senhoria melhorou meu conhecimento. Grato e um bom final de semana. É justamente por estas gentilezas de esclarecer dúvidas importantes que o blog tem uma excelente qualidade. Meus voos melhoraram muito. Quando se faz o bem, o bem volta. É isto. Grato Att André
sned1331- Primeiro-Tenente
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