Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


procedimentos de decolagem Gse_multipart13851

procedimentos de decolagem

5 participantes

Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty procedimentos de decolagem

Mensagem por cleisson_fsx_op Sex 08 Nov 2013, 21:17

após a decolagem a redução para a potência de subida é estabelecida pelas restrições em uma carta ou varia de aeronave para aeronave?

cleisson_fsx_op
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 71
Reputação : -6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por Leber Sex 08 Nov 2013, 22:53

Acredito que cada motor possui suas especificações técnicas com os limites de operação em cada etapa do voo, então penso que cada anv possui uma potência de subida específica.
O que as cartar estabelecem, são limites de velocidades e determinado ponto da carta, não limitando potência.

thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por cleisson_fsx_op Sáb 09 Nov 2013, 00:40

valeu

cleisson_fsx_op
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 71
Reputação : -6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por Braconi Dom 10 Nov 2013, 23:16

A potência de decolagem mesmo que reduzida por qualquer artificio, visa apenas tirar a aeronave da condição inicial estática no solo até uma altura segura. Ao decorrer da corrida, decolagem e subida, a limpeza da aeronave torna cada vez menor a resistência ao deslocamento, o que faz com que todo excesso de tração seja convertido em extrema aceleração.

Como existem restrições legais impostas nas cartas e também restrições aerodinâmicas para o avião, esta redução de potência ocorre tanto para enquadramento do perfil e do espaço aéreo, como também para adequação de performance da aeronave em questão.

Exemplo decolagem em congonhas mais especificamente com Airbus motorização IAE (barulhentos), num dado estante o som dos motores é máximo, mas uma vez decolados as restrições impõem a normal redução de potência que chega a assustar os pax que sentam no fundo tamanha e a desaceleração e redução do ruído.


Abraço.thumbsup4
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por cleisson_fsx_op Seg 11 Nov 2013, 21:21

obrigado

cleisson_fsx_op
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 71
Reputação : -6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por Duley Qua 13 Nov 2013, 10:43

Algumas cartas limitam a potência de subida para atender os procedimentos de redução de ruídos.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por Fabbrini Sáb 23 Nov 2013, 01:20

A legislação diz que a altitude de aceleração (altitude em que se reduz a potencia dos motores para a subida) pode ocorrer entre 400 e 1.500 pés. Se a aeronave não impor nenhuma limitação ao operador então ele pode escolher a altitude que ele quiser como altitude aceleração.

Falando sobre a Azul, na versão antiga no SOP, usavamos a altitude de 800 pés, porém depois da ultima revisão passamos a usar 800 pés como altitude de aceleração.

Porém, as vezes, como o Duley comentou, existem cartas que pedem que a aeronave cumpra um perfil de redução de ruído, aonde a redução da manete de potencia ocorre em uma altitude especificada na carta. Recife, por exemplo exemplo.

Abraço.
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

procedimentos de decolagem Empty Re: procedimentos de decolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos