Curvas nos Procedimentos IFR
4 participantes
Página 1 de 1
Curvas nos Procedimentos IFR
Amigos, fui pego com uma dúvida sobretudo para efetuá-la na prática. Sabemos que nos procedimentos de aproximação por instrumento, após o bloqueio do auxílio rádio (VOR ou NDB) efetuamos ou não a órbita e após afastamos, efetuamos curva base e entramos na aproximação final para o pouso. Neste tipo de procedimento a CURVA BASE é efetuada numa razão de 3 graus/segundo, essa é a chamada razão padrão. É muito simples na prática, giramos o heading a uma razão de 3 graus por segundo. Porém no procedimento de saída (SID), por exemplo, TUNA2 do Aeroporto Afonso Pena (SBCT) quem decola da 33 ou 11 após decolagem efetua uma curva, ao que se parece, com razão de 1,5 graus/segundos visto que a curva possui um raio maior. A pergunta é, como se faz isso na prática já que se trabalha neste caso com um valor de ângulo "quebrado" (1,5°)? Tentei fazer o procedimento e não obtive muito êxito.
Desde já muito grato.
Eis o procedimento: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/87/procedimento.jpg/
Desde já muito grato.
Eis o procedimento: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/87/procedimento.jpg/
ricardotoffoli- Aspirante
-
Inscrito em : 14/11/2012
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: Curvas nos Procedimentos IFR
"Ressuscitando tópico"
Como a curva eh de 1,5 graus, quer dizer que vc fara 180graus em 2 minutos, o segredo eh ativar o cronometro no inicio da curva e ir comparando o tempo e o angulo, a cada 10 segundos vc tera que ter efetuado 15 graus, se passou disso diminua o angulo e veja se em 20 segundos vai bater os 30 graus, se ficou pra trás, aumente o angulo e vai comparando...
Espero que tenha ficado claro, e perdao pelo português do teclado automático do celular, Rsrs.
Um Abraço
Como a curva eh de 1,5 graus, quer dizer que vc fara 180graus em 2 minutos, o segredo eh ativar o cronometro no inicio da curva e ir comparando o tempo e o angulo, a cada 10 segundos vc tera que ter efetuado 15 graus, se passou disso diminua o angulo e veja se em 20 segundos vai bater os 30 graus, se ficou pra trás, aumente o angulo e vai comparando...
Espero que tenha ficado claro, e perdao pelo português do teclado automático do celular, Rsrs.
Um Abraço
_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
Alan Garcia- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade :
Re: Curvas nos Procedimentos IFR
Atenção Alan Garcia, às Regras do Forum
Não está a cumprir ( e já não é a 1ª vez) a regra 21;
Citando
21. Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não é recomendável trazer de volta uma discussão que já terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando tópico" ou "Reativando tópico" no início da sua mensagem. Usuários que ressuscitem tópicos sem conteúdo adicional relevante ou que não escrevam "Ressuscitando tópico" no início da mensagem serão advertidos.
Alterei a sua postagem a fim de ficar de acordo com as regras em vigor.
Não está a cumprir ( e já não é a 1ª vez) a regra 21;
Citando
21. Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não é recomendável trazer de volta uma discussão que já terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando tópico" ou "Reativando tópico" no início da sua mensagem. Usuários que ressuscitem tópicos sem conteúdo adicional relevante ou que não escrevam "Ressuscitando tópico" no início da mensagem serão advertidos.
Alterei a sua postagem a fim de ficar de acordo com as regras em vigor.
_________________
João Sant'Ana
Jacsantana- Brigadeiro
-
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 83
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade :
Re: Curvas nos Procedimentos IFR
Jacsantana escreveu:Atenção Alan Garcia, às Regras do Forum
Não está a cumprir ( e já não é a 1ª vez) a regra 21;
Citando
21. Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não é recomendável trazer de volta uma discussão que já terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando tópico" ou "Reativando tópico" no início da sua mensagem. Usuários que ressuscitem tópicos sem conteúdo adicional relevante ou que não escrevam "Ressuscitando tópico" no início da mensagem serão advertidos.
Alterei a sua postagem a fim de ficar de acordo com as regras em vigor.
Regras...regras...regras... Basta as que temos que cumprir no dia-a-dia, em casa, na companhia aérea.
Logico aqui temos que ter regras, mas, estamos em um ambiente de distração e aprendizado.
Desculpe-me Jacsantana por intrometer, mas... mesmo o tópico sendo escrito em 2012 ninguém desde fórum até hoje colocou a resposta.
Achei positiva a atitude do Alan Garcia de ter nos brindado com a resposta, mesmo sendo um tópico antigo.
Abraços
_________________
PC - I5/16gb/gtx 970 4gb/Saitek
X-Plane 11 - B737-800 Zibo / Carenado Cessna Citation II / JustFlight Piper Arrow III/IV
Guilherme Aufer- Capitão
-
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 224
Reputação : -2
Idade : 35
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Azul Linhas Aéreas
Nacionalidade :
Re: Curvas nos Procedimentos IFR
Caro Sr. Cmte Barros,
Quando não concordar com a chamada de atenção do moderador a um membro do forum, que não cumpriu o que está determinado nas Regras que gerem este forum, deverá enviar um MP ao moderador que a publicou ou ao Administrador do Voo Virtual, para apresentar a sua reclamação e não dentro do tópico.
Vejo que não leu as referidas Regras, pois que no final diz:
Cito
Qualquer contestação a uma advertência ou suspensão deve ser feita por MP ou email.
Citei
Os meus cumprimentos
Cmdt. João Sant'Ana - aka Jacsantana
Quando não concordar com a chamada de atenção do moderador a um membro do forum, que não cumpriu o que está determinado nas Regras que gerem este forum, deverá enviar um MP ao moderador que a publicou ou ao Administrador do Voo Virtual, para apresentar a sua reclamação e não dentro do tópico.
Vejo que não leu as referidas Regras, pois que no final diz:
Cito
Qualquer contestação a uma advertência ou suspensão deve ser feita por MP ou email.
Citei
Os meus cumprimentos
Cmdt. João Sant'Ana - aka Jacsantana
_________________
João Sant'Ana
Jacsantana- Brigadeiro
-
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 83
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Procedimentos IFR
» Curvas no PMDG 777
» Aprenda os procedimentos de uma IAL NDB
» Dificuldade de fazer curvas no Cessna 172 A2A durante o taxiamento
» Procedimentos VOR
» Curvas no PMDG 777
» Aprenda os procedimentos de uma IAL NDB
» Dificuldade de fazer curvas no Cessna 172 A2A durante o taxiamento
» Procedimentos VOR
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos