Procedimentos IFR
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Procedimentos IFR
Existe alguma forma tipo: Notam, ou algum site tipo: icao.dk, para se saber quais procedimentos IFR estão em uso num determinado aeroporto ???
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
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Re: Procedimentos IFR
Kleiton tudo bom? Não sei se é essa a sua dúvida, mais se entendi certinho acho que é.
Cabe a torre de controle determinar qual procedimento será usado, isso é, variando conforme, visibilidade, ventos e outros fatores. Isso consta na consulta do ATIS o qual irá informar pista e procedimento em uso fora mais algumas impostantes informações relacionadas ao clima, segue um vídeo mostrando como funciona essa informação:
Seria essa sua dúvida meu amigo?
Abraços
Cabe a torre de controle determinar qual procedimento será usado, isso é, variando conforme, visibilidade, ventos e outros fatores. Isso consta na consulta do ATIS o qual irá informar pista e procedimento em uso fora mais algumas impostantes informações relacionadas ao clima, segue um vídeo mostrando como funciona essa informação:
Seria essa sua dúvida meu amigo?
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Procedimentos IFR
Caro cwbspotter, é exatamente isso, por exemplo, como saber os procedimentos em uso de acordo com o vento e etc. agora em SBNT, sem ter acesso ao ATIS, quero dizer: tal informação é publicada em algum canto ???
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
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Re: Procedimentos IFR
Não sei se isso é publicado em algum lugar em tempo real, isso realmente não sei lhe informar. O que pode ser feito é através de uma escuta aérea como a mostrada no vídeo você escutar o ATIS atual e assim ficar sabendo. A fequência de SBNT 132.65! O que sei que temos como ter acesso é somente o METAR, agora o ATIS fico lhe devendo..
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Procedimentos IFR
A idéia é usar do mais preciso para o menos preciso.
Ou seja, você começaria por um ILS. Caso não exista, vai para um VOR e se não tiver também, NDB.
Dentro de cada um, você pode utilizar o que se encaixar melhor na sua rota.
Se por exemplo você vir em um procedimento VOR que tem perna de afastamento na radial 028º, e sua rota chega pela radial 220º, você já sairá quase na perna de afastamento. Mas tudo depende do que ficar melhor para você.
Isso, é claro, falando dentro do FS (onde o ATC normalmente não passa procedimento).
Como já falado, no real, o controle passa um procedimento. Você pode tentar solicitar outro, mas fica sujeito ao tráfego e ele pode não aceitar.
Em princípio, todos os procedimentos publicados no Aisweb estão em uso. A não ser que tenha NOTAM proibindo o uso do procedimento em si ou de algum auxílio básico de algum procedimento em pane, todos podem ser usados. É claro que há aquele mais costumeiro.
Ou seja, você começaria por um ILS. Caso não exista, vai para um VOR e se não tiver também, NDB.
Dentro de cada um, você pode utilizar o que se encaixar melhor na sua rota.
Se por exemplo você vir em um procedimento VOR que tem perna de afastamento na radial 028º, e sua rota chega pela radial 220º, você já sairá quase na perna de afastamento. Mas tudo depende do que ficar melhor para você.
Isso, é claro, falando dentro do FS (onde o ATC normalmente não passa procedimento).
Como já falado, no real, o controle passa um procedimento. Você pode tentar solicitar outro, mas fica sujeito ao tráfego e ele pode não aceitar.
Kleiton Matias escreveu:Existe alguma forma tipo: Notam, ou algum site tipo: icao.dk, para se saber quais procedimentos IFR estão em uso num determinado aeroporto ???
Em princípio, todos os procedimentos publicados no Aisweb estão em uso. A não ser que tenha NOTAM proibindo o uso do procedimento em si ou de algum auxílio básico de algum procedimento em pane, todos podem ser usados. É claro que há aquele mais costumeiro.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Procedimentos IFR
Amigos cwbspotter e pjspiloto, obrigado pelas respostas, era isso que eu queria saber.
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
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Re: Procedimentos IFR
Deixa eu dar minha contribuição e somar explicações já dadas pelos colegas:
O procedimento é definido pela TWR, em conjunto com a pista em uso (pode acontecer de uma cabeceira não ter os mesmos procedimentos que a outra, como explico mais abaixo) e sempre em coordenação com o APP, para avaliar se a mudança é possível naquela hora, se não há aeronave aproximando, se vai complicar o planejamento do tráfego em aproximação do APP.
Todas informações do aeródromo são atualizadas no ATIS de hora cheia em hora cheia, ou quando ocorrer uma mudança significativa das condições, sempre mudando a letra do alfabeto. Caso o aeroporto não tenha ATIS, se "paga" todas informações de partida no contato inicial com a aeronave.
Cabendo aqui uma ressalva: em aeroportos que existem procedimentos RNAV, não se pode colocar o mesmo como procedimento para pouso padrão, pois nem toda aeronave é habilitada e tripulação checada para voar este procedimento, devendo assim sempre ser o ILS (caso tenha), VOR ou VOR/DME ou NDB.
Para exemplo: Aqui em SBTE temos o VOR/DME para pista 20, VOR (sem DME) para pista 02, RNAV para 20 (RNAV 02 suspenso devido antenas que ferem o gabarito do procedimento) e NDB para as duas cabeceiras. Usamos sempre o VOR como procedimento e em caso de degradação do mesmo, ai passamos a usar o NDB, pelo fato do VOR ser de maior alcance, mais confiável e preciso do que o NDB.
Em condições meteorológicas visuais, o piloto pode solicitar para interceptar a final direta do procedimento, caso seja vantajoso para ele. Desde que o mesmo esteja com referências visuais e o tráfego assim o permita...
O procedimento é definido pela TWR, em conjunto com a pista em uso (pode acontecer de uma cabeceira não ter os mesmos procedimentos que a outra, como explico mais abaixo) e sempre em coordenação com o APP, para avaliar se a mudança é possível naquela hora, se não há aeronave aproximando, se vai complicar o planejamento do tráfego em aproximação do APP.
Todas informações do aeródromo são atualizadas no ATIS de hora cheia em hora cheia, ou quando ocorrer uma mudança significativa das condições, sempre mudando a letra do alfabeto. Caso o aeroporto não tenha ATIS, se "paga" todas informações de partida no contato inicial com a aeronave.
Cabendo aqui uma ressalva: em aeroportos que existem procedimentos RNAV, não se pode colocar o mesmo como procedimento para pouso padrão, pois nem toda aeronave é habilitada e tripulação checada para voar este procedimento, devendo assim sempre ser o ILS (caso tenha), VOR ou VOR/DME ou NDB.
Para exemplo: Aqui em SBTE temos o VOR/DME para pista 20, VOR (sem DME) para pista 02, RNAV para 20 (RNAV 02 suspenso devido antenas que ferem o gabarito do procedimento) e NDB para as duas cabeceiras. Usamos sempre o VOR como procedimento e em caso de degradação do mesmo, ai passamos a usar o NDB, pelo fato do VOR ser de maior alcance, mais confiável e preciso do que o NDB.
Em condições meteorológicas visuais, o piloto pode solicitar para interceptar a final direta do procedimento, caso seja vantajoso para ele. Desde que o mesmo esteja com referências visuais e o tráfego assim o permita...
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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