[Brasil] Equipamento ajuda a evitar esses transtornos
Página 1 de 1
[Brasil] Equipamento ajuda a evitar esses transtornos
Equipamento ajuda a evitar esses transtornos
Google
Segundo um comissário de voo - que também possui brevê de piloto, mas de aeronaves menores -, e estava a bordo, essa situação só ocorreu porque os aeroportos brasileiros não possuem, ou quando ele existe, não está operando, o equipamento ILS 3 (Instrument Landing System), que permite o pouso mesmo em situações críticas de visibilidade.
Os aviões de grande porte, via de regra, já dispõem deste sistema, mas precisam do correspondente em solo, que dará as coordenadas para que o pouso seja realizado com segurança. “Há informações que existe o ILS 3 instalado no Rio de Janeiro e São Paulo, que junto com Curitiba e Porto Alegre, são as cidades que mais enfrentam problemas de neblina, mas ainda não foram homologados e, portanto, não podem entrar em operação, provocando transtornos como este”, afirmou.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), o Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) destina-se a proporcionar às aeronaves e tripulações, especificamente certificadas e habilitadas para uso desse sistema, informações eletrônicas mais precisas na execução dos procedimentos de pouso em aeroportos afetados por condições meteorológicas desfavoráveis. O ILS pode ser classificado em três categorias (CAT) distintas: CAT I, que proporciona informações para a aproximação e pouso de precisão com condições de até 60 metros de Teto e 800 metros de alcance visual na pista (RVR).
O CAT II permite operações em condições de até 30 metros de Teto e de 350 metros de RVR. No Brasil, esta categoria está presente em três importantes aeroportos, Galeão, Guarulhos e Curitiba.
Projeta-se instalar sistemas dessa mesma categoria nos aeroportos de Porto Alegre, Brasília, Campinas, São José dos Campos, Florianópolis, entre outros. Já o CAT III divide-se em três sub-categorias: CAT III-A, para operação em condições entre 30 e 15 metros de Teto e de 200 metros de RVR; CAT III-B, em condições entre 15 e 0 metros de Teto e entre 200 e 50 metros de RVR; e CAT III-C, que proporciona operações sem condições de Teto e RVR não requeridas, ou seja, 0/0 metros para os dois parâmetros.
IMPLANTAÇÃO
Com referência à implantação do ILS CAT III, sua instalação é recomendada para aeródromos onde operem empresas de transporte aéreo regular internacional, em países cujas condições climáticas apresentem frequentes ocorrências de fenômenos meteorológicos severos, que possam afetar significativamente as operações regulares dos aeródromos por seguidos dias, tais como presença de neve, nevasca, nevoeiro, brumas, dentre outros.
“A operação do CAT III também exige a contrapartida pelas empresas exploradoras do transporte aéreo regular, em termos de capacitar as aeronaves - assim como as respectivas tripulações -, com os cursos e treinamentos estabelecidos, proporcionando, desse modo, uma interação do segmento terrestre (sistemas localizados no aeródromo) com o segmento aéreo (instrumentação da aeronave e proficiência da tripulação).
Do contrário, mesmo contando com esses recursos no solo, as restrições para pouso em condições adversas continuarão a existir. Atualmente, há a previsão de instalação do equipamento ILS CAT III somente em três Aeroportos Internacionais brasileiros: Galeão (Tom Jobim), Guarulhos e Curitiba (Afonso Pena)”, ressaltou a Assessoria da FAB.
Fonte: Jornal do Estado (CE)
Via: NOTIMP
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Brasileiro ajuda a evitar tragédia
» [Brasil] Voo cancelado e transtornos
» [Brasil] Transtornos no aeroporto
» [Brasil] Nevoeiro causa transtornos no Afonso Pena
» [Brasil] Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil
» [Brasil] Voo cancelado e transtornos
» [Brasil] Transtornos no aeroporto
» [Brasil] Nevoeiro causa transtornos no Afonso Pena
» [Brasil] Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos