[Brasil] Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil
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[Brasil] Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil
Siemens fará equipamento para aeroportos no Brasil
Companhia vai produzir localmente desde esteira de bagagens até balcões de check-in
A alemã Siemens está desenvolvendo uma estratégia para produzir no Brasil uma série de equipamentos para a operação de aeroportos, que hoje são importados.
A lista inclui desde esteiras e carregadores de bagagem até sistemas eletrônicos de informação sobre voos e balcões de check-in. De acordo com Paulo Alvarenga, diretor-executivo da divisão de mobilidade da companhia no Brasil, o objetivo é atender a demanda que virá por equipamentos do gênero. "Existe uma determinação da presidência do país para que as coisas na área aconteçam", diz.
Os principais aeroportos do país operam hoje acima da capacidade e a demanda cresce rapidamente.
Além disso, será necessário preparar terreno para os picos de demanda que acontecerão com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Preocupado com a questão, o governo está licitando a compra de novos planos diretores para os principais aeroportos do país. E estuda como destravar investimentos na área e repassar à iniciativa privada parte da tarefa de administrar e ampliar os aeroportos do país.
A maioria dos projetos deverá demorar ainda para sair do papel.
Mas Alvarenga acredita que existam oportunidades para a Siemens no curto prazo. Como produz tudo o que é necessário para a operação de um terminal aeroportuário, a companhia desenvolveu um conceito de terminais de aluguel, projetados sob medida, que pode atender aos aumentos de demanda enquanto a infraestrutura definitiva é construída.
Batizado Capacity Plus, ele foi criado pela equipe portuguesa da companhia para a Eurocopa de 2004, e foi implantado também no aeroporto de Doha, no Qatar, em 2006, durante os XV Jogos Asiáticos, e em duas cidades da África do Sul na Copa de 2010 - Port Elizabeth e Bloemfontein.
"As soluções em operação hoje são muito emergenciais", diz o executivo, referindo-se às estruturas batizadas de puxadinhos, que consistem basicamente em ampliações precárias das salas de embarque, mas que não aumentam efetivamente a capacidade operacional dos aeroportos.
No Brasil, a Siemens ainda mantém em sigilo as perspectivas de venda do Capacity Plus.
Lá fora, porém, o modelo já gerou mais de EUR 40 milhões. No médio e longo prazos, a ideia é vender os equipamentos para grandes projetos de expansão e construção de aeroportos no Brasil, afirma Alvarenga.
O processo de nacionalização está em fase de transferência de tecnologia, com a preparação do departamento local de engenharia.
Segundo o executivo, a ideia é desenhar as peças no país e terceirizar a produção. Com fornecedores locais desenvolvidos, a Siemens se encarregaria de fazer a montagem e implantação dos equipamentos, além da comercialização. "Só continuaríamos a trazer de fora alguns componentes sem escala de produção", diz Alvarenga.
Apesar do câmbio A decisão de produzir localmente em um momento de câmbio favorável à importação segue outras lógicas, que não somente a financeira. De acordo com o executivo, a companhia acredita que no longo prazo a localização será um fator necessário para fortalecer sua posição no mercado. Até pela capacidade de adaptação de tecnologias desenvolvidas lá fora para às necessidades locais. Além disso, eventualmente facilitará o acesso a financiamentos e reduzirá o custo final dos produtos, uma vez que não incidirão sobre eles impostos de importação.
No Brasil, a companhia vai enfrentar a concorrência de uma série de empresas de pequeno e médio portes, além de tradicionais multinacionais com atuação na área. São nomes como Sita, Atech, ATC Systems e Rucker Equipamentos Industriais.
"A maioria das grandes têm escritórios comerciais no Brasil", afirma Mozart Mascarenhas Alemão, consultor especialista em infraestrutura aeroportuária.
Mas não necessariamente produzem no país.
Segundo o consultor, nenhuma delas têm uma gama completa de produtos, como a Siemens.
Mas algumas podem reunir equipamentos de diversas fabricantes e oferecer projetos semelhantes ao Capacity Plus.
No mundo, a divisão de mobilidade, que inclui a área de equipamentos para aeroportos, corresponde a 8% da receita mundial da Siemens. Em termos absolutos, o percentual significa cerca de EUR 6 bilhões.
VENDAS
EUR 40 mi foi o quanto já renderam à Siemens as vendas do Capacity Plus. O conceito foi usado pela primeira vez na Eurocopa de 2004, em Portugal.
MOBILIDADE
8% é a participação da divisão de mobilidade, que inclui a linha para aeroportos, no faturamento da Siemens, que foi de EUR 76 bilhões no ano passado.
Vantagens locais
Nacionalização facilita adaptação de tecnologias desenvolvidas no exterior.
Sem impostos de importação, produtos são mais competitivos.
"Existe uma determinação da presidência do país para que as coisas na área de aeroportos aconteçam Paulo Alvarenga
Fonte: Brasil Econômico/AC
Via: Direto da pista
Companhia vai produzir localmente desde esteira de bagagens até balcões de check-in
A alemã Siemens está desenvolvendo uma estratégia para produzir no Brasil uma série de equipamentos para a operação de aeroportos, que hoje são importados.
A lista inclui desde esteiras e carregadores de bagagem até sistemas eletrônicos de informação sobre voos e balcões de check-in. De acordo com Paulo Alvarenga, diretor-executivo da divisão de mobilidade da companhia no Brasil, o objetivo é atender a demanda que virá por equipamentos do gênero. "Existe uma determinação da presidência do país para que as coisas na área aconteçam", diz.
Os principais aeroportos do país operam hoje acima da capacidade e a demanda cresce rapidamente.
Além disso, será necessário preparar terreno para os picos de demanda que acontecerão com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Preocupado com a questão, o governo está licitando a compra de novos planos diretores para os principais aeroportos do país. E estuda como destravar investimentos na área e repassar à iniciativa privada parte da tarefa de administrar e ampliar os aeroportos do país.
A maioria dos projetos deverá demorar ainda para sair do papel.
Mas Alvarenga acredita que existam oportunidades para a Siemens no curto prazo. Como produz tudo o que é necessário para a operação de um terminal aeroportuário, a companhia desenvolveu um conceito de terminais de aluguel, projetados sob medida, que pode atender aos aumentos de demanda enquanto a infraestrutura definitiva é construída.
Batizado Capacity Plus, ele foi criado pela equipe portuguesa da companhia para a Eurocopa de 2004, e foi implantado também no aeroporto de Doha, no Qatar, em 2006, durante os XV Jogos Asiáticos, e em duas cidades da África do Sul na Copa de 2010 - Port Elizabeth e Bloemfontein.
"As soluções em operação hoje são muito emergenciais", diz o executivo, referindo-se às estruturas batizadas de puxadinhos, que consistem basicamente em ampliações precárias das salas de embarque, mas que não aumentam efetivamente a capacidade operacional dos aeroportos.
No Brasil, a Siemens ainda mantém em sigilo as perspectivas de venda do Capacity Plus.
Lá fora, porém, o modelo já gerou mais de EUR 40 milhões. No médio e longo prazos, a ideia é vender os equipamentos para grandes projetos de expansão e construção de aeroportos no Brasil, afirma Alvarenga.
O processo de nacionalização está em fase de transferência de tecnologia, com a preparação do departamento local de engenharia.
Segundo o executivo, a ideia é desenhar as peças no país e terceirizar a produção. Com fornecedores locais desenvolvidos, a Siemens se encarregaria de fazer a montagem e implantação dos equipamentos, além da comercialização. "Só continuaríamos a trazer de fora alguns componentes sem escala de produção", diz Alvarenga.
Apesar do câmbio A decisão de produzir localmente em um momento de câmbio favorável à importação segue outras lógicas, que não somente a financeira. De acordo com o executivo, a companhia acredita que no longo prazo a localização será um fator necessário para fortalecer sua posição no mercado. Até pela capacidade de adaptação de tecnologias desenvolvidas lá fora para às necessidades locais. Além disso, eventualmente facilitará o acesso a financiamentos e reduzirá o custo final dos produtos, uma vez que não incidirão sobre eles impostos de importação.
No Brasil, a companhia vai enfrentar a concorrência de uma série de empresas de pequeno e médio portes, além de tradicionais multinacionais com atuação na área. São nomes como Sita, Atech, ATC Systems e Rucker Equipamentos Industriais.
"A maioria das grandes têm escritórios comerciais no Brasil", afirma Mozart Mascarenhas Alemão, consultor especialista em infraestrutura aeroportuária.
Mas não necessariamente produzem no país.
Segundo o consultor, nenhuma delas têm uma gama completa de produtos, como a Siemens.
Mas algumas podem reunir equipamentos de diversas fabricantes e oferecer projetos semelhantes ao Capacity Plus.
No mundo, a divisão de mobilidade, que inclui a área de equipamentos para aeroportos, corresponde a 8% da receita mundial da Siemens. Em termos absolutos, o percentual significa cerca de EUR 6 bilhões.
VENDAS
EUR 40 mi foi o quanto já renderam à Siemens as vendas do Capacity Plus. O conceito foi usado pela primeira vez na Eurocopa de 2004, em Portugal.
MOBILIDADE
8% é a participação da divisão de mobilidade, que inclui a linha para aeroportos, no faturamento da Siemens, que foi de EUR 76 bilhões no ano passado.
Vantagens locais
Nacionalização facilita adaptação de tecnologias desenvolvidas no exterior.
Sem impostos de importação, produtos são mais competitivos.
"Existe uma determinação da presidência do país para que as coisas na área de aeroportos aconteçam Paulo Alvarenga
Fonte: Brasil Econômico/AC
Via: Direto da pista
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