[Brasil] Primórdios da pressurização
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[Brasil] Primórdios da pressurização
Primórdios da pressurização
No museu de Bebedouro encontra-se o único exemplar do Convair CV-240 no Brasil, o primeiro avião de linha aérea pressurizado
A família “Convair-Liner” foi desenvolvida pela Convair com o propósito de substituir o Douglas DC-3 por uma aeronave mais moderna. O CV-240 era uma aeronave com trem de pouso triciclo para 40 passageiros. Este foi o primeiro projeto de avião bimotor de linha aérea pressurizado, garantindo mais conforto para os passageiros voando acima da zona de turbulência. Posteriormente, outras versões mais modernas da família foram construídas.
Inicialmente o CV-240 não estava nos planos de expansão da Varig. A ideia era adquirir mais Curtiss C-46 Commando. Tanto é verdade que em 1952 e 1953 a empresa já havia reservado mais de duas dezenas de matrículas para os futuros C-46. Mas em 1954 surgiu a oportunidade de comprar aviões CV-240 usados, porém mais potentes e modernos que os C-46.
Em 1954, a Varig comprou dois CV240 da Pan American (Pan Am), seguidos por outros três. Ela foi a terceira e última empresa a introduzir a família “Convair-Liner” no Brasil (Real e Cruzeiro do Sul eram as outras duas). Os aviões haviam sido comprados novos pela PAA em 1948 e tinham sido modificados pela companhia com novos motores e trem de pouso.
Posteriormente, a Varig incorporou mais oito CV-240. Segundo algumas informações pesquisadas, o avião exposto em Bebedouro (PP-VDG) foi um dos últimos CV-240 adquirido pela Varig. Ele foi adquirido em janeiro de 1959, depois de ter sido utilizado pela Northeast Airlines e pela PAA.
No entanto, a placa explicativa logo abaixo do nariz do avião (imagem acima) diz que o mesmo foi comprado pela Varig em 1954, e não em 1959. Além disso, diz que foi comprado da “Northwest”, e não Northeast. Após ser desativado no final da década de 1960, o avião seguiu para o museu em março de 1976.
É interessante notar que alguns CV-240 ainda voam no mundo, havendo exemplares transformados em aeronaves de combate a incêndios. No início deste ano, um CV-240 de carga acidentou-se em Porto Rico.
Para saber mais sobre o CV-240 no Brasil e outras interessantes histórias sobre a aviação comercial no país, leia o blog do comandante Bordini. Leitura obrigatória para aficionados.
Fonte: Poder Aéreo
No museu de Bebedouro encontra-se o único exemplar do Convair CV-240 no Brasil, o primeiro avião de linha aérea pressurizado
A família “Convair-Liner” foi desenvolvida pela Convair com o propósito de substituir o Douglas DC-3 por uma aeronave mais moderna. O CV-240 era uma aeronave com trem de pouso triciclo para 40 passageiros. Este foi o primeiro projeto de avião bimotor de linha aérea pressurizado, garantindo mais conforto para os passageiros voando acima da zona de turbulência. Posteriormente, outras versões mais modernas da família foram construídas.
Inicialmente o CV-240 não estava nos planos de expansão da Varig. A ideia era adquirir mais Curtiss C-46 Commando. Tanto é verdade que em 1952 e 1953 a empresa já havia reservado mais de duas dezenas de matrículas para os futuros C-46. Mas em 1954 surgiu a oportunidade de comprar aviões CV-240 usados, porém mais potentes e modernos que os C-46.
Em 1954, a Varig comprou dois CV240 da Pan American (Pan Am), seguidos por outros três. Ela foi a terceira e última empresa a introduzir a família “Convair-Liner” no Brasil (Real e Cruzeiro do Sul eram as outras duas). Os aviões haviam sido comprados novos pela PAA em 1948 e tinham sido modificados pela companhia com novos motores e trem de pouso.
Posteriormente, a Varig incorporou mais oito CV-240. Segundo algumas informações pesquisadas, o avião exposto em Bebedouro (PP-VDG) foi um dos últimos CV-240 adquirido pela Varig. Ele foi adquirido em janeiro de 1959, depois de ter sido utilizado pela Northeast Airlines e pela PAA.
No entanto, a placa explicativa logo abaixo do nariz do avião (imagem acima) diz que o mesmo foi comprado pela Varig em 1954, e não em 1959. Além disso, diz que foi comprado da “Northwest”, e não Northeast. Após ser desativado no final da década de 1960, o avião seguiu para o museu em março de 1976.
É interessante notar que alguns CV-240 ainda voam no mundo, havendo exemplares transformados em aeronaves de combate a incêndios. No início deste ano, um CV-240 de carga acidentou-se em Porto Rico.
Para saber mais sobre o CV-240 no Brasil e outras interessantes histórias sobre a aviação comercial no país, leia o blog do comandante Bordini. Leitura obrigatória para aficionados.
Fonte: Poder Aéreo
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] Primórdios da pressurização
Mas que é um pecado eles estarem nesta situação ao relento concerteza isto é.
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jailton- Coronel
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