Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
2 participantes
Página 1 de 1
Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
Boa tarde.
Este é meu primeiro post neste fórum e venho com um pedido de ajuda.
Esses dias eu desci em SBNF, sem os procedimentos RNAV disponíveis, então tive que realizar o NDB da 25.
Nestes casos é conveniente adicionar PBDs para facilitar a aproximação.
Aí está minha dúvida. Não sei como adicionar um PBD no Wilco 737Evo. Não tenho esse mesmo problema em outras aeronaves que utilizo, como o E-Jets Series e o Airbus Evolution. Tive que realizar a aproximação na mão.
Se possível, gostaria que alguém colocasse um manual de formatos de entrada, como um que eu encontrei para o E-Jets.
Desde já agradeço.
MZAlmeida
Este é meu primeiro post neste fórum e venho com um pedido de ajuda.
Esses dias eu desci em SBNF, sem os procedimentos RNAV disponíveis, então tive que realizar o NDB da 25.
Nestes casos é conveniente adicionar PBDs para facilitar a aproximação.
Aí está minha dúvida. Não sei como adicionar um PBD no Wilco 737Evo. Não tenho esse mesmo problema em outras aeronaves que utilizo, como o E-Jets Series e o Airbus Evolution. Tive que realizar a aproximação na mão.
Se possível, gostaria que alguém colocasse um manual de formatos de entrada, como um que eu encontrei para o E-Jets.
Desde já agradeço.
MZAlmeida
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
PBD? Essa você me pegou, nunca ouvi falar disso.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
PBD = Place/Bearing/Distance
Place - Auxílio rádio (VOR, NDB)
Bearing - Radial do auxílio rádio em questão
Distance - Distância em NM do auxílio rádio
Ex:
NVG/098/7
Isso deveria criar um Waypoint temporário na rota. Porém nesse formato o FMC do 737 não aceita.
MZAlmeida
Place - Auxílio rádio (VOR, NDB)
Bearing - Radial do auxílio rádio em questão
Distance - Distância em NM do auxílio rádio
Ex:
NVG/098/7
Isso deveria criar um Waypoint temporário na rota. Porém nesse formato o FMC do 737 não aceita.
MZAlmeida
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
MZAlmeida escreveu:PBD = Place/Bearing/Distance
Place - Auxílio rádio (VOR, NDB)
Bearing - Radial do auxílio rádio em questão
Distance - Distância em NM do auxílio rádio
Ex:
NVG/098/7
Isso deveria criar um Waypoint temporário na rota. Porém nesse formato o FMC do 737 não aceita.
MZAlmeida
Tinha certeza que era isso mas preferi confirmar.
No 737 o correto é NVG098/7. Nos NG da PMDG aceita assim, não sei se o FMC da Wilco vai aceitar. As vezes pra NDB é preciso colocar NB ao lado do indicativo, ficando NVGNB098/7. Coisas de AIRAC...
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
Acabei de testar e funcionou perfeitamente, Paulo!
Mas agora vem ao caso o formato P/B/P/B, que seria útil numa aproximação como o NDB B do SBRJ.
Mas de qualquer forma agradeço pela ajuda!
MZAlmeida
Somente acrescentando que no caso de o auxílio rádio ser NDB, não é necessário adicionar o NB, pois após inserido o PBD aparece uma lista com todos os rádios com o mesmo nome (Ex: CAX VORDME, CAX NDB). Aliás, desta forma acima não é aceito pelo FMC.
Mas agora vem ao caso o formato P/B/P/B, que seria útil numa aproximação como o NDB B do SBRJ.
Mas de qualquer forma agradeço pela ajuda!
MZAlmeida
Somente acrescentando que no caso de o auxílio rádio ser NDB, não é necessário adicionar o NB, pois após inserido o PBD aparece uma lista com todos os rádios com o mesmo nome (Ex: CAX VORDME, CAX NDB). Aliás, desta forma acima não é aceito pelo FMC.
Última edição por MZAlmeida em Sáb 21 Jul 2012, 18:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentar observação)
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
MZAlmeida escreveu:Acabei de testar e funcionou perfeitamente, Paulo!
Mas agora vem ao caso o formato P/B/P/B, que seria útil numa aproximação como o NDB B do SBRJ.
Mas de qualquer forma agradeço pela ajuda!
MZAlmeida
Somente acrescentando que no caso de o auxílio rádio ser NDB, não é necessário adicionar o NB, pois após inserido o PBD aparece uma lista com todos os rádios com o mesmo nome (Ex: CAX VORDME, CAX NDB). Aliás, desta forma acima não é aceito pelo FMC.
Te agradeço pela pergunta pois fui atrás de algo que eu gostaria muito de saber para melhorar meus procedimentos para as aeronaves da PMDG.
Para P/B/P/B o formato é: SEA330/OLM020 ou seja, seria AFS300/CAX200 por exemplo.
Vou testar mais tarde.
Add: Vide manual FCOMv2 pg. 870 do NGX.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
Paulo Stavis escreveu:MZAlmeida escreveu:Acabei de testar e funcionou perfeitamente, Paulo!
Mas agora vem ao caso o formato P/B/P/B, que seria útil numa aproximação como o NDB B do SBRJ.
Mas de qualquer forma agradeço pela ajuda!
MZAlmeida
Somente acrescentando que no caso de o auxílio rádio ser NDB, não é necessário adicionar o NB, pois após inserido o PBD aparece uma lista com todos os rádios com o mesmo nome (Ex: CAX VORDME, CAX NDB). Aliás, desta forma acima não é aceito pelo FMC.
Te agradeço pela pergunta pois fui atrás de algo que eu gostaria muito de saber para melhorar meus procedimentos para as aeronaves da PMDG.
Para P/B/P/B o formato é: SEA330/OLM020 ou seja, seria AFS300/CAX200 por exemplo.
Vou testar mais tarde.
Add: Vide manual FCOMv2 pg. 870 do NGX.
Obrigado pela ajuda!
O formato P/B/P/B funcionou perfeitamente também, tanto é que eu consegui realizar uma aproximação perfeita para o Santos Dumont!
Agora irei colocar em teste alguns outros formatos de entrada como P//D e entrada de Coordenadas.
Agradeço pela sua atenção e tenha bons voos!
MZAlmeida
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
MZAlmeida escreveu:Obrigado pela ajuda!
O formato P/B/P/B funcionou perfeitamente também, tanto é que eu consegui realizar uma aproximação perfeita para o Santos Dumont!
Agora irei colocar em teste alguns outros formatos de entrada como P//D e entrada de Coordenadas.
Agradeço pela sua atenção e tenha bons voos!
MZAlmeida
P/D funciona também. Por exemplo: CGO/25 é 25nm depois de CGO na rota que está no FMC. CGO/-30 é 30nm de CGO da rota.
Coordenada é assim, por exemplo: S23° 64.3’ W049° 15.4 = S2364.3W04915.4.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
Maravilha! Todas as entradas funcionam perfeitamente, exceto para P//D, o qual não tive a oportunidade de testar.
Agora tenho outra dúvida, agora quanto ao HOLD do FMC
Hoje mesmo eu fiz SBSV/SBBR, e por falta de sorte (ou não) voei quase a rota toda com vento de cauda, o que fez com que eu chegasse na aproximação com mais combustível que o limite de pouso e antes do horário, coisa que o FSPAX não deixa barato. Nesse caso, tive que fazer uma espera no fixo VINY (APINO 2 RWY11L). Como não havia tráfego, para poupar algumas curvas, coloquei uma espera de 20NM (completamente fora dos padrões). Incrivelmente, o meu querido FMC resolveu simplesmente ignorar a espera e partir para o próximo fixo. Isso é uma ação normal do FMC do 737, foi causado devido à um erro de entrada na página HOLD ou pode ser um BUG?
Agora tenho outra dúvida, agora quanto ao HOLD do FMC
Hoje mesmo eu fiz SBSV/SBBR, e por falta de sorte (ou não) voei quase a rota toda com vento de cauda, o que fez com que eu chegasse na aproximação com mais combustível que o limite de pouso e antes do horário, coisa que o FSPAX não deixa barato. Nesse caso, tive que fazer uma espera no fixo VINY (APINO 2 RWY11L). Como não havia tráfego, para poupar algumas curvas, coloquei uma espera de 20NM (completamente fora dos padrões). Incrivelmente, o meu querido FMC resolveu simplesmente ignorar a espera e partir para o próximo fixo. Isso é uma ação normal do FMC do 737, foi causado devido à um erro de entrada na página HOLD ou pode ser um BUG?
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
MZAlmeida escreveu:Maravilha! Todas as entradas funcionam perfeitamente, exceto para P//D, o qual não tive a oportunidade de testar.
Agora tenho outra dúvida, agora quanto ao HOLD do FMC
Hoje mesmo eu fiz SBSV/SBBR, e por falta de sorte (ou não) voei quase a rota toda com vento de cauda, o que fez com que eu chegasse na aproximação com mais combustível que o limite de pouso e antes do horário, coisa que o FSPAX não deixa barato. Nesse caso, tive que fazer uma espera no fixo VINY (APINO 2 RWY11L). Como não havia tráfego, para poupar algumas curvas, coloquei uma espera de 20NM (completamente fora dos padrões). Incrivelmente, o meu querido FMC resolveu simplesmente ignorar a espera e partir para o próximo fixo. Isso é uma ação normal do FMC do 737, foi causado devido à um erro de entrada na página HOLD ou pode ser um BUG?
Quanto a bug eu não sei, mas não faltou você dar um "exec" na espera? Ela constava na página Legs?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Formatos de entrada do FMC Wilco 737PIC Evo
Paulo Stavis escreveu:MZAlmeida escreveu:Maravilha! Todas as entradas funcionam perfeitamente, exceto para P//D, o qual não tive a oportunidade de testar.
Agora tenho outra dúvida, agora quanto ao HOLD do FMC
Hoje mesmo eu fiz SBSV/SBBR, e por falta de sorte (ou não) voei quase a rota toda com vento de cauda, o que fez com que eu chegasse na aproximação com mais combustível que o limite de pouso e antes do horário, coisa que o FSPAX não deixa barato. Nesse caso, tive que fazer uma espera no fixo VINY (APINO 2 RWY11L). Como não havia tráfego, para poupar algumas curvas, coloquei uma espera de 20NM (completamente fora dos padrões). Incrivelmente, o meu querido FMC resolveu simplesmente ignorar a espera e partir para o próximo fixo. Isso é uma ação normal do FMC do 737, foi causado devido à um erro de entrada na página HOLD ou pode ser um BUG?
Quanto a bug eu não sei, mas não faltou você dar um "exec" na espera? Ela constava na página Legs?
Não, não. Tava tudo certo. Inseri os dados (Inbound Course 272 C/ L/TRN, 230KIAS), confirmei e executei, conferi na página LEGS e no ND aparecia a linha magenta indicando que a rota estava ativa. mas mesmo assim o FMS ignorou e foi direto pra GOLA. Tentei até programar uma espera rapidamente nesse WPT, mas não deu tempo. No caso eu arremeti e mantive a espera pré-programada no MAHF BR042 por mais ou menos 30 minutos (sim, tinha bastante combustível) pra depois tentar o ILS de novo. Faço o seguinte então: Mais tarde tento refazer esta mesma aproximação e reprogramar a espera com os mesmos parâmetros e vejo no que que dá. Logo após, volto aqui e posto os resultados.
MZAlmeida- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 03/07/2012
Mensagens : 32
Reputação : 5
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Entrada paralela, deslocada e direta
» Wilco Airbus Vol 1 e Wilco Airbus Evolution
» 737 PIC Wilco
» [Portugal] Falta de reciprocidade dificulta entrada de pilotos portugueses no mercado brasileiro.
» [Internacional] Nasa publica vídeo da entrada da Orion na Terra pela perspectiva dos astronautas
» Wilco Airbus Vol 1 e Wilco Airbus Evolution
» 737 PIC Wilco
» [Portugal] Falta de reciprocidade dificulta entrada de pilotos portugueses no mercado brasileiro.
» [Internacional] Nasa publica vídeo da entrada da Orion na Terra pela perspectiva dos astronautas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos