Configurando o painel de pressurização
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Configurando o painel de pressurização
Estava observando em minhas simulações com o 737-200 constantes avisos "AUTO FAIL" ou "OFF SCHED DESCENT" (maiúsculas mesmo, como consta nas luzes indicativas).
Eis o painel:
http://www.b737.org.uk/
O primeiro aviso surgia durante a subida, creio eu depois de 10.000 pés e o segundo aviso quando eu retornava ao aeroporto de partida ou descia em um alternativo e às vezes durante a decida para o destino.
De acordo com o artigo Pressurisation do site supracitado, não há tanto problema com o aviso "OFF SCHED DESCENT" quando do retorno para o aeródromo de partida. O sistema de pressurização irá configurar a cabine para a elevação do aeródromo em questão.
O chato é o aviso "AUTO FAIL". Ele pode ser apagado, segundo o artigo, movendo o seletor de modo (botão inferior ao lado direito) da posição "AUTO" para a posição "STBY".
Mas como evitar este aviso? Encontrei a solução, bem simpática por sinal, no livro "737 Checkride" do Comandante Mike Ray, 2000, que aborda as operações técnicas nos 737-300/400/500.
Diz o seguinte:
1. Mode Selector ................. AUTO
2. Flt Alt Indicator ............... altitude de cruzeiro do plano de voo
3. Land Alt Indicator ........... altitude da pista de pouso do aeroporto de destino
4. Standby Cabin Rate ........ ajustar de acordo com a tabelinha na parte inferior do painel
5. Standby Cabin Altitude .... calcular
5.1 Cálculo:
Obter o índice de acordo com o nível de cruzeiro planejado: vamos dizer FL 330, assim obtemos 7.1, ou seja 7.100 pés;
subtrair 200 pés da altitude da pista de pouso do destino, vamos dizer 2588 pés (17R de Congonhas), obtemos 2388 pés;
comparamos a altitude obtida (2388 pés) e a altitude referente ao índice (7100 pés) e consideramos a maior.
Finalmente teremos:
FLT ALT: 35000
LAND ALT: 2588
CAB ALT: 7100 (a cabine subirá até 7100 pés a uma taxa, aproximadamente, de 300 fpm).
Não tive mais problemas com isso.
Colegas, sintam-se à vontade para criticar, corrigir ou acrescentar mais informações.
Desculpem as maiúsculas mas quis ser fiel ao que está escrito no painel.
Eis o painel:
http://www.b737.org.uk/
O primeiro aviso surgia durante a subida, creio eu depois de 10.000 pés e o segundo aviso quando eu retornava ao aeroporto de partida ou descia em um alternativo e às vezes durante a decida para o destino.
De acordo com o artigo Pressurisation do site supracitado, não há tanto problema com o aviso "OFF SCHED DESCENT" quando do retorno para o aeródromo de partida. O sistema de pressurização irá configurar a cabine para a elevação do aeródromo em questão.
O chato é o aviso "AUTO FAIL". Ele pode ser apagado, segundo o artigo, movendo o seletor de modo (botão inferior ao lado direito) da posição "AUTO" para a posição "STBY".
Mas como evitar este aviso? Encontrei a solução, bem simpática por sinal, no livro "737 Checkride" do Comandante Mike Ray, 2000, que aborda as operações técnicas nos 737-300/400/500.
Diz o seguinte:
1. Mode Selector ................. AUTO
2. Flt Alt Indicator ............... altitude de cruzeiro do plano de voo
3. Land Alt Indicator ........... altitude da pista de pouso do aeroporto de destino
4. Standby Cabin Rate ........ ajustar de acordo com a tabelinha na parte inferior do painel
5. Standby Cabin Altitude .... calcular
5.1 Cálculo:
Obter o índice de acordo com o nível de cruzeiro planejado: vamos dizer FL 330, assim obtemos 7.1, ou seja 7.100 pés;
subtrair 200 pés da altitude da pista de pouso do destino, vamos dizer 2588 pés (17R de Congonhas), obtemos 2388 pés;
comparamos a altitude obtida (2388 pés) e a altitude referente ao índice (7100 pés) e consideramos a maior.
Finalmente teremos:
FLT ALT: 35000
LAND ALT: 2588
CAB ALT: 7100 (a cabine subirá até 7100 pés a uma taxa, aproximadamente, de 300 fpm).
Não tive mais problemas com isso.
Colegas, sintam-se à vontade para criticar, corrigir ou acrescentar mais informações.
Desculpem as maiúsculas mas quis ser fiel ao que está escrito no painel.
Bayma- Tenente-Coronel
-
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Re: Configurando o painel de pressurização
AUTO FAIL: Verifique se não há nenhuma porta aberta. Provavelmente você está esquecendo de fechar. Verifique também se você está com os engine bleeds abertos, isolation on ou auto e packs normal.
OFF SCHED DESCENT: Você não subiu até a altitude setada de cruzeiro e começou a descer. Caso você suba até uma altitude diferente da setada na pressurização, lembre de setar a nova altitude na pressurização também.
OFF SCHED DESCENT: Você não subiu até a altitude setada de cruzeiro e começou a descer. Caso você suba até uma altitude diferente da setada na pressurização, lembre de setar a nova altitude na pressurização também.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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