[Internacional] Testes de decolagens abortadas no Boeing 747-8F
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[Internacional] Testes de decolagens abortadas no Boeing 747-8F
VÍDEO: Testes de decolagens abortadas no Boeing 747-8F
O novo Boeing 747-8F é uma aeronave majestosa e comprova a descendência da família dos jumbos. Juntamente com toda sua majestade, vem muito peso, e quando falamos em peso, significa quase 1 milhão de libras (cerca de 442 mil quilos). Para ele poder decolar totalmente carregado com todo esse peso, a Boeing precisa ter certeza que a aeronave pode abortar a decolagem com sucesso caso ocorra algum problema. Para testar isso, a Boeing carregou totalmente sua mais recente aeronave de carga, colocou os freios de cerâmica de carbono mais desgastados possíveis (algo que não aconteceria numa manutenção normal) e iniciou a corrida de decolagem conforme pode ser visto no vídeo acima.
O testes de Decolagem Abortada (ou Rejected Take-off) inicia quando o grande jato atinge a velocidade de 200 mph (321 km/h) e então o piloto de testes da Boeing, o Capitão Kirk Vinicius, aciona os freios. Durante teste normal de decolagem abortada o piloto também usaria os reversores das turbinas, mas nesse teste nem esses são utilizados. Toda a energia utilizada na frenagem é direcionada para o teste de frenagem.
O 747-8F foi capaz de parar cerca de 200 metros antes do esperado pela Boeing. No entanto, parar a aeronave é apenas um dos resultados testados. Como pode ser visto no vídeo, uma vez que o avião para totalmente, os freios ainda continuam vermelhos, após atingirem 1.400ºC! Normalmente a equipe de bombeiros chegaria no local em 3 minutos, para “refrescar” o sistema de freios, mas no testes aguardaram cinco minutos antes de agir.
O teste mostrado no vídeo ilustra um dos piores cenários possíveis nesse caso, servindo para demonstrar que é extremamente segura a operação de grandes aeronaves como o jumbo mesmo em condições críticas.
Assista o vídeo aqui: http://www.boeing.com/Features/2011/05/bca_747-8_RTO_05_04_11.html
Fonte: Boeing
Via: Cavok
O novo Boeing 747-8F é uma aeronave majestosa e comprova a descendência da família dos jumbos. Juntamente com toda sua majestade, vem muito peso, e quando falamos em peso, significa quase 1 milhão de libras (cerca de 442 mil quilos). Para ele poder decolar totalmente carregado com todo esse peso, a Boeing precisa ter certeza que a aeronave pode abortar a decolagem com sucesso caso ocorra algum problema. Para testar isso, a Boeing carregou totalmente sua mais recente aeronave de carga, colocou os freios de cerâmica de carbono mais desgastados possíveis (algo que não aconteceria numa manutenção normal) e iniciou a corrida de decolagem conforme pode ser visto no vídeo acima.
O testes de Decolagem Abortada (ou Rejected Take-off) inicia quando o grande jato atinge a velocidade de 200 mph (321 km/h) e então o piloto de testes da Boeing, o Capitão Kirk Vinicius, aciona os freios. Durante teste normal de decolagem abortada o piloto também usaria os reversores das turbinas, mas nesse teste nem esses são utilizados. Toda a energia utilizada na frenagem é direcionada para o teste de frenagem.
O 747-8F foi capaz de parar cerca de 200 metros antes do esperado pela Boeing. No entanto, parar a aeronave é apenas um dos resultados testados. Como pode ser visto no vídeo, uma vez que o avião para totalmente, os freios ainda continuam vermelhos, após atingirem 1.400ºC! Normalmente a equipe de bombeiros chegaria no local em 3 minutos, para “refrescar” o sistema de freios, mas no testes aguardaram cinco minutos antes de agir.
O teste mostrado no vídeo ilustra um dos piores cenários possíveis nesse caso, servindo para demonstrar que é extremamente segura a operação de grandes aeronaves como o jumbo mesmo em condições críticas.
Assista o vídeo aqui: http://www.boeing.com/Features/2011/05/bca_747-8_RTO_05_04_11.html
Fonte: Boeing
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