[Internacional] Porque os críticos da ‘shortlist’ do MMRCA estão errados
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[Internacional] Porque os críticos da ‘shortlist’ do MMRCA estão errados
Artigo: Porque os críticos da ‘shortlist’ do MMRCA estão errados
defenceaviation.com
Menos de seis meses atrás, o presidente Barack Obama descreveu a relação crescente entre o seu país e a Índia como “uma das parcerias indispensáveis do século 21.” A decisão da Índia de selecionar aviões europeus para o MMRCA em vez de concorrentes dos Estados Unidos levou alguns a argumentar que a relação já atingiu um beco sem saída.
Sadanand Dhume, escrevendo no jornal do American Enterprise Institute, argumentou que a Índia “recusou a oferta dos EUA de uma parceria estratégica mais estreita”, e Ashley Tellis da Carnegie Endowment for International Peace alegou que Nova Délhi “escolhia um avião, e não um relacionamento”. Especialistas indianos parecem concordar: Nitin Pai, o editor da revista estratégica Pragati, classificou a Índia como “gratuitamente generosa” para a Europa, e Chidanand Rajghatta do The Times of India disse que a decisão tinha provocado “um golpe significativo” na parceria Índia-EUA.
Esses críticos são analistas que precisam ser levados a sério. Mas eles também estão errados.
Como todos os outros negócios transacionais entre Estados, compras de armas, de fato, tem implicações estratégicas. A Índia deve, por razões de bom senso, buscar um relacionamento forte com os Estados Unidos. Não está claro, porém, porque a compra deste sistema de armas particular deve pôr em causa a maior relação estratégica entre a Índia e os EUA.
Se países como o Reino Unido e a França podem realmente produzir e operar jatos de combate não produzidos pelos seu principal parceiro estratégico, os EUA, não há nenhuma razão específica para que a decisão da Índia deva ser vista como uma afronta estratégica. No início deste ano, a Índia escolheu motores fabricados nos EUA para equipar seus aviões de combate Tejas diante de concorrentes europeus e a sua relação estratégica com a Europa não desmoronou por causa disso. Nem a Índia e a Rússia terminaram seu relacionamento militar duradouro porque o MiG-35 foi desclassificado.
Em segundo lugar, os EUA definiram múltiplas relações estratégicas que melhor serviam aos seus interesses – e na Índia, como qualquer outro Estado-nação, fez o mesmo.
Desde os trágicos acontecimentos de 9/11, os EUA têm fornecido ao Paquistão com uma série de meios militares que poderiam ser empregados contra a Índia – entre eles, oito aviões de vigilância marítima P-3C, 32 caças F-16, mísseis anti-navio Harpoon, mísseis ar-ar Sidewinder e radares de artilharia. Um levantamento feito em 2009 para o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA mostra que grande parte desse equipamento foi pago por meio de doações de assistência militar.
Diplomatas norte-americanos tomaram conhecimento das preocupações da Índia. Em 2004, Robert O. Blake, da embaixada dos EUA em Nova Deli, havia advertido que a venda de caças F-16 para o Paquistão poderia “ser um duro golpe para aqueles que procuravam aprofundar a nossa parceria com a Índia.” Blake voltou a advertir, em 2005, a “forte oposição da Índia para o fornecimento de armas sofisticadas para o Paquistão , como os F-16, simbolizando o compromisso dos EUA para a atualização das forças armadas paquistanesas”.
Mas a administração do presidente George W. Bush argumentou que tais concessões ajudariam o Paquistão a cumprir as suas “necessidades de legítima defesa” – e afirmou, mais ingenuamente, que a aeronave seria usada para apoio aéreo próximo na guerra contra os jihadistas.
A única pergunta deveria ser: a Índia selecionou os melhores caças?
Não existe nada como “o melhor caça”.
“Imagine”, disse um alto oficial da Força Aérea da Índia “, que você é convidado a escolher entre uma top de linha da Mercedes, BMW, Jaguar e Ferrari. Seria estúpido pensar em um carro de alto desempenho é melhor do que outro. Por exemplo, poderíamos ter uma melhor aceleração, uma outra escala maior, um tratamento de terceira melhor “.
A Força Aérea da Índia solicitou a apresentação de propostas para o consórcio europeu Eurofighter Typhoon, a francesa Dassault Rafale-made, o Grippen sueco, o russo MiG-35, e os Estados Unidos com os F16IN e FA18.
Cada avião tem vantagens distintas: embora tenha uma baixa velocidade superior em comparação com o Eurofighter Typhoon, o F-16IN ou o MiG-35, o Grippen tinha uma melhor ‘sustained turn’, o Rafale não manobra bem em alta velocidade, mas demonstrou excelente taxas de giro instantâneas, o F-16IN da Lockheed Martin-produzido e seu rival da Boeing, o FA18, tinham o melhor radar.
O MiG-35,mesmo com alegados problemas de manutenção e ainda não testado em serviço na Rússia, tinha capacidade verdadeira multi-função, e custaria apenas US $ 45 milhões cada, e contaria com generosas transferências de tecnologia.
Poucos estão surpresos que o Eurofighter parece estar liderando a corrida: a aeronave ganhou a admiração dos pilotos indianos que encontraram em exercícios com os seus homólogos britânicos. Em novembro de 2010, o Telegraph de Londres informou que o Eurofighter estava se aproximando de um negócio do multi-milionário.
Tellis observou, em uma cuidadosa avaliação científica, que o Eurofighter “está mais próximo das exigências da Força Aérea da Índia em um sentido puramente técnico, sem dúvida, continua a ser o avião mais sofisticado – pelo menos em sua plena configuração madura, que ainda encontra-se em desenvolvimento”. O Eurofighter, entre outras coisas, foi o único dos contendores que demonstrou certas capacidades de supercruzeiro - o que significa que pode alcançar velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustão, melhorando a resistência e reduzindo a sua assinatura radar.
Pilotos também disseram ao Hindu que ficaram impressionados com a interface homem-máquina da aeronave, que apresenta os dúzias de fluxos de dados provenientes de diversos sensores de bordo em uma única tela.
Mas a aeronave, como as suas congéneres europeias e o MiG-35, também tinha uma fraqueza significativa – a ausência de radar de varredura eletrônica ativa ou AESA. O AESA transmite sinais em uma faixa de freqüências, permitindo que o radar ao mesmo tempo possa ser forte e furtivo. O radar AESA do Eurofighter, chamado Caesar, deverá entrar em serviço por volta de 2015 – mas ao contrário daqueles do F-16 e do FA-18, ainda não foi testado.
Cada concorrente apresentado pelos EUA também foi um avião notável: embora o F-16 tenha entrado m serviço em 1979, a variante oferecida para a Índia encontrava-se no estado-da-arte e comprovado em combate. Phadke Ramesh, um ex-piloto da Força Aérea, que serve como um analista do Instituto para Estudos de Defesa e Análises em Nova Deli, observou o F-16 “está destinado a ser lembrado como o melhor caça multi-função que já existiu.” O FA-18 foi também testado em combate e ganhou mais de seus concorrentes em algumas esferas.
No final, a IAF pré-selecionou os dois principais candidatos depois de colocar os competidores através de uma série de complexos testes técnicos – testes que ainda ninguém reivindicou foram distorcidas ou manipuladas. Cada um dos concorrentes recebeu uma apreciação técnica do porquê de sua oferta ter sido rejeitada.
Nova Deli, agora terá de determinar qual dos dois candidatos que vão escolher – e financiamento pode desempenhar um papel fundamental. O Eurofighter deve custar cerca de US$ 125 milhões dólares cada, o que significa que a compra inicial de 126 jatos custarão à Índia 15,75 bilhões dólares, e uma provável ordem final de cerca de 200 aeronaves, 20 bilhões. O Rafale é susceptível de ser indexada em torno de 85 milhões dólares cada.
Embora o Grippen teria custado aproximadamente o mesmo que o Rafale, o F-16IN e FA-18 teria chegado a cerca de US $ 60 milhões cada, e os MiG-35 uma relativamente modesta 45 milhões dólares – embora o ciclo de vida em geral do jato russo pode não ter sido muito menor do que seus concorrentes dos EUA.
É imperativo, porém, que a decisão seja feita rapidamente. Já em 1969, a IAF determinou que ele precisava 64 esquadrões, 45 deles composto de aviões de combate, para defender o país. A situação económica da Índia, no entanto, significava que ele poderia ter apenas 45 esquadrões, 40 deles com jatos de combate. Mesmo que isso significasse uma vantagem de quase 3:1 sobre o Paquistão durante grande parte da década de 1980.
Desde então a IAF sofreu de obsolescência em bloco com os MiG-21, MiG-23 e MiG-27. Hoje o Paquistão tem 22 esquadrões de aviões de combate, ou cerca de 380 para 29 na Índia esquadrões, ou 630 caças.
O Paquistão, aliás, recebeu novos jatos de os EUA, bem como o JF-17 da China, e comprou radares avançados e mísseis. As suas capacidades de defesa aérea deverão ser reforçadas com quatro SAAB-2000, aviões equipados com radares Erieye e plataformas chinesas Y8 de guerra eletrônica.
Mesmo com a vantagem da Índia sobre o Paquistão, é a China que deve ser considerada – não porque uma guerra é provável, nem plausível, mas porque as forças armadas devem se planejar e se preparar para os piores cenários.
Durante a maior parte de sua história, a Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China teve um estoque enorme de aeronaves, totalizando mais de 5.000 aviões, mas mais de três quintos deste consistia de obsoletos caças MiG-19 de segunda geração. Nos últimos anos, a China passou para se tornar um verdadeiro poder aeroespacial: em 2020, a PLAAF terá mais caças de quarta geração, que a frota inteira da IAF.
É quase certo que o governo do primeiro-ministro Manmohan Singh estará sob intensa pressão para rever a sua decisão. Ele faria bem em aceitar a avaliação de peritos que entendem de aviação de combate – as mulheres e os homens que podem ou não, um dia, ter que voá-los.
Fonte: Hangar 20
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Menos de seis meses atrás, o presidente Barack Obama descreveu a relação crescente entre o seu país e a Índia como “uma das parcerias indispensáveis do século 21.” A decisão da Índia de selecionar aviões europeus para o MMRCA em vez de concorrentes dos Estados Unidos levou alguns a argumentar que a relação já atingiu um beco sem saída.
Sadanand Dhume, escrevendo no jornal do American Enterprise Institute, argumentou que a Índia “recusou a oferta dos EUA de uma parceria estratégica mais estreita”, e Ashley Tellis da Carnegie Endowment for International Peace alegou que Nova Délhi “escolhia um avião, e não um relacionamento”. Especialistas indianos parecem concordar: Nitin Pai, o editor da revista estratégica Pragati, classificou a Índia como “gratuitamente generosa” para a Europa, e Chidanand Rajghatta do The Times of India disse que a decisão tinha provocado “um golpe significativo” na parceria Índia-EUA.
Esses críticos são analistas que precisam ser levados a sério. Mas eles também estão errados.
Como todos os outros negócios transacionais entre Estados, compras de armas, de fato, tem implicações estratégicas. A Índia deve, por razões de bom senso, buscar um relacionamento forte com os Estados Unidos. Não está claro, porém, porque a compra deste sistema de armas particular deve pôr em causa a maior relação estratégica entre a Índia e os EUA.
Se países como o Reino Unido e a França podem realmente produzir e operar jatos de combate não produzidos pelos seu principal parceiro estratégico, os EUA, não há nenhuma razão específica para que a decisão da Índia deva ser vista como uma afronta estratégica. No início deste ano, a Índia escolheu motores fabricados nos EUA para equipar seus aviões de combate Tejas diante de concorrentes europeus e a sua relação estratégica com a Europa não desmoronou por causa disso. Nem a Índia e a Rússia terminaram seu relacionamento militar duradouro porque o MiG-35 foi desclassificado.
Em segundo lugar, os EUA definiram múltiplas relações estratégicas que melhor serviam aos seus interesses – e na Índia, como qualquer outro Estado-nação, fez o mesmo.
Desde os trágicos acontecimentos de 9/11, os EUA têm fornecido ao Paquistão com uma série de meios militares que poderiam ser empregados contra a Índia – entre eles, oito aviões de vigilância marítima P-3C, 32 caças F-16, mísseis anti-navio Harpoon, mísseis ar-ar Sidewinder e radares de artilharia. Um levantamento feito em 2009 para o Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA mostra que grande parte desse equipamento foi pago por meio de doações de assistência militar.
Diplomatas norte-americanos tomaram conhecimento das preocupações da Índia. Em 2004, Robert O. Blake, da embaixada dos EUA em Nova Deli, havia advertido que a venda de caças F-16 para o Paquistão poderia “ser um duro golpe para aqueles que procuravam aprofundar a nossa parceria com a Índia.” Blake voltou a advertir, em 2005, a “forte oposição da Índia para o fornecimento de armas sofisticadas para o Paquistão , como os F-16, simbolizando o compromisso dos EUA para a atualização das forças armadas paquistanesas”.
Mas a administração do presidente George W. Bush argumentou que tais concessões ajudariam o Paquistão a cumprir as suas “necessidades de legítima defesa” – e afirmou, mais ingenuamente, que a aeronave seria usada para apoio aéreo próximo na guerra contra os jihadistas.
A única pergunta deveria ser: a Índia selecionou os melhores caças?
Não existe nada como “o melhor caça”.
“Imagine”, disse um alto oficial da Força Aérea da Índia “, que você é convidado a escolher entre uma top de linha da Mercedes, BMW, Jaguar e Ferrari. Seria estúpido pensar em um carro de alto desempenho é melhor do que outro. Por exemplo, poderíamos ter uma melhor aceleração, uma outra escala maior, um tratamento de terceira melhor “.
A Força Aérea da Índia solicitou a apresentação de propostas para o consórcio europeu Eurofighter Typhoon, a francesa Dassault Rafale-made, o Grippen sueco, o russo MiG-35, e os Estados Unidos com os F16IN e FA18.
Cada avião tem vantagens distintas: embora tenha uma baixa velocidade superior em comparação com o Eurofighter Typhoon, o F-16IN ou o MiG-35, o Grippen tinha uma melhor ‘sustained turn’, o Rafale não manobra bem em alta velocidade, mas demonstrou excelente taxas de giro instantâneas, o F-16IN da Lockheed Martin-produzido e seu rival da Boeing, o FA18, tinham o melhor radar.
O MiG-35,mesmo com alegados problemas de manutenção e ainda não testado em serviço na Rússia, tinha capacidade verdadeira multi-função, e custaria apenas US $ 45 milhões cada, e contaria com generosas transferências de tecnologia.
Poucos estão surpresos que o Eurofighter parece estar liderando a corrida: a aeronave ganhou a admiração dos pilotos indianos que encontraram em exercícios com os seus homólogos britânicos. Em novembro de 2010, o Telegraph de Londres informou que o Eurofighter estava se aproximando de um negócio do multi-milionário.
Tellis observou, em uma cuidadosa avaliação científica, que o Eurofighter “está mais próximo das exigências da Força Aérea da Índia em um sentido puramente técnico, sem dúvida, continua a ser o avião mais sofisticado – pelo menos em sua plena configuração madura, que ainda encontra-se em desenvolvimento”. O Eurofighter, entre outras coisas, foi o único dos contendores que demonstrou certas capacidades de supercruzeiro - o que significa que pode alcançar velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustão, melhorando a resistência e reduzindo a sua assinatura radar.
Pilotos também disseram ao Hindu que ficaram impressionados com a interface homem-máquina da aeronave, que apresenta os dúzias de fluxos de dados provenientes de diversos sensores de bordo em uma única tela.
Mas a aeronave, como as suas congéneres europeias e o MiG-35, também tinha uma fraqueza significativa – a ausência de radar de varredura eletrônica ativa ou AESA. O AESA transmite sinais em uma faixa de freqüências, permitindo que o radar ao mesmo tempo possa ser forte e furtivo. O radar AESA do Eurofighter, chamado Caesar, deverá entrar em serviço por volta de 2015 – mas ao contrário daqueles do F-16 e do FA-18, ainda não foi testado.
Cada concorrente apresentado pelos EUA também foi um avião notável: embora o F-16 tenha entrado m serviço em 1979, a variante oferecida para a Índia encontrava-se no estado-da-arte e comprovado em combate. Phadke Ramesh, um ex-piloto da Força Aérea, que serve como um analista do Instituto para Estudos de Defesa e Análises em Nova Deli, observou o F-16 “está destinado a ser lembrado como o melhor caça multi-função que já existiu.” O FA-18 foi também testado em combate e ganhou mais de seus concorrentes em algumas esferas.
No final, a IAF pré-selecionou os dois principais candidatos depois de colocar os competidores através de uma série de complexos testes técnicos – testes que ainda ninguém reivindicou foram distorcidas ou manipuladas. Cada um dos concorrentes recebeu uma apreciação técnica do porquê de sua oferta ter sido rejeitada.
Nova Deli, agora terá de determinar qual dos dois candidatos que vão escolher – e financiamento pode desempenhar um papel fundamental. O Eurofighter deve custar cerca de US$ 125 milhões dólares cada, o que significa que a compra inicial de 126 jatos custarão à Índia 15,75 bilhões dólares, e uma provável ordem final de cerca de 200 aeronaves, 20 bilhões. O Rafale é susceptível de ser indexada em torno de 85 milhões dólares cada.
Embora o Grippen teria custado aproximadamente o mesmo que o Rafale, o F-16IN e FA-18 teria chegado a cerca de US $ 60 milhões cada, e os MiG-35 uma relativamente modesta 45 milhões dólares – embora o ciclo de vida em geral do jato russo pode não ter sido muito menor do que seus concorrentes dos EUA.
É imperativo, porém, que a decisão seja feita rapidamente. Já em 1969, a IAF determinou que ele precisava 64 esquadrões, 45 deles composto de aviões de combate, para defender o país. A situação económica da Índia, no entanto, significava que ele poderia ter apenas 45 esquadrões, 40 deles com jatos de combate. Mesmo que isso significasse uma vantagem de quase 3:1 sobre o Paquistão durante grande parte da década de 1980.
Desde então a IAF sofreu de obsolescência em bloco com os MiG-21, MiG-23 e MiG-27. Hoje o Paquistão tem 22 esquadrões de aviões de combate, ou cerca de 380 para 29 na Índia esquadrões, ou 630 caças.
O Paquistão, aliás, recebeu novos jatos de os EUA, bem como o JF-17 da China, e comprou radares avançados e mísseis. As suas capacidades de defesa aérea deverão ser reforçadas com quatro SAAB-2000, aviões equipados com radares Erieye e plataformas chinesas Y8 de guerra eletrônica.
Mesmo com a vantagem da Índia sobre o Paquistão, é a China que deve ser considerada – não porque uma guerra é provável, nem plausível, mas porque as forças armadas devem se planejar e se preparar para os piores cenários.
Durante a maior parte de sua história, a Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China teve um estoque enorme de aeronaves, totalizando mais de 5.000 aviões, mas mais de três quintos deste consistia de obsoletos caças MiG-19 de segunda geração. Nos últimos anos, a China passou para se tornar um verdadeiro poder aeroespacial: em 2020, a PLAAF terá mais caças de quarta geração, que a frota inteira da IAF.
É quase certo que o governo do primeiro-ministro Manmohan Singh estará sob intensa pressão para rever a sua decisão. Ele faria bem em aceitar a avaliação de peritos que entendem de aviação de combate – as mulheres e os homens que podem ou não, um dia, ter que voá-los.
Fonte: Hangar 20
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