Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
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Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
Prezados Comandantes. Um dos primeiros procedimentos que faço antes de decolar é usar a tecla B. Isto tem haver com a pressão atmosférica no local da minha decolagem. Tenho notado que plugando minha aeronave a 37.000 pés, percebo que no altímetro ela altera em quase 1000 pés ou 1300 ou mais pés acima do que foi plugado (voando com atualização de tempo a cada 15 minutos do clima). Gostaria de saber o que faz isto?. É a pressão atmosférica? Mas como? Outra dúvida. Se o meu planejador me deu um mínimo de 1500 pés. Quanto devo ficar acima deste 1500 pés (MDA) quando o teto está muito baixo. Eu sei que é via carta, mas se não tiver carta no aeródromo? Att André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
sned1331 escreveu:Prezados Comandantes. Um dos primeiros procedimentos que faço antes de decolar é usar a tecla B. Isto tem haver com a pressão atmosférica no local da minha decolagem. Tenho notado que plugando minha aeronave a 37.000 pés, percebo que no altímetro ela altera em quase 1000 pés ou 1300 ou mais pés acima do que foi plugado (voando com atualização de tempo a cada 15 minutos do clima). Gostaria de saber o que faz isto?. É a pressão atmosférica? Mas como? Outra dúvida. Se o meu planejador me deu um mínimo de 1500 pés. Quanto devo ficar acima deste 1500 pés (MDA) quando o teto está muito baixo. Eu sei que é via carta, mas se não tiver carta no aeródromo? Att André
A tecla B ajusta o altimetro para o ajuste correto no local que você está. A altitude até a qual o B ajusta em QNH é 18.000 pés, acima disso apertando B ele ajusta em QNE. Em muitos paises a altitude de transição e o nivel de transição são diferentes do padrão usado no FS, que é o padrão dos Estados Unidos, onde a altitude e o nivel de transição ficam fixados em 18.000. Portanto essa diferença vem do reajuste do altimetro feito ao apertar B acima de 18.000 pés.
QNH: Ajuste local
QNE: Ajuste padrão (1013/2992).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
Cmte Paulo. Grato. Agora a pouco, estava voando de Prudente para SBKP e como Campinas é mais alto, a pressão lá é menor, quando na aproximação a Torre SBKP pediu que ajustasse meu barômetro (Altímetro). Aí minha pressão saiu de 1013 e foi para valores acima. Não era para esta pressão baixar, pois Viracorpos tem 2156 pés? Grato André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
sned1331 escreveu:Cmte Paulo. Grato. Agora a pouco, estava voando de Prudente para SBKP e como Campinas é mais alto, a pressão lá é menor, quando na aproximação a Torre SBKP pediu que ajustasse meu barômetro (Altímetro). Aí minha pressão saiu de 1013 e foi para valores acima. Não era para esta pressão baixar, pois Viracorpos tem 2156 pés? Grato André
Realmente quanto mais você sobe menor é a pressão porém não podemos esquecer que a pressão não sofre influencia somente da altitude mas também sofre os efeitos dos sistemas de pressão (ciclone, anti-ciclone). Isso faz com que um aeroporto no litoral possa ter pressão maior ou menor do que um mais alto. Cito um exemplo de agora: SBJV está com ajuste 1021, SBRJ 1023, SBKP 1021 e SBCT 1023.
Veja que mesmo SBJV sendo litoral (teoricamente pressão maior) há uma zona de maior pressão sobre SBCT, causando o aumento na pressão.
É bom ressaltar também que 1013 é o ajuste padrão pois é impraticável você manter o altimetro corretamente ajustando em voo de cruzeiro. Pense o quanto o altimetro seria ajustado em um voo de 12h passando por diferentes paises? Praticamente a cada 15' haveria um novo ajuste. Portanto o altimetro é colocado em 1013 pois assim todas as aeronaves voando em uma determinada localidade terão o mesmo erro em relação a sua altitude real e, por consequencia, irão manter a mesma altitude.
Sugiro dar uma pesquisada sobre QNH, QNE e altimetria em geral, é bem interessante.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
Cmte Paulo. Agora conseguir compreender. Aqui é Canavieiras-BA. Acho que é 13 metros. Se esfriar vai sair de 1013 para cima. Ok. Se o avião tiver pesado, mais pista e mais flap ele vai precisar. Outra dúvida. Desculpa, primeiramente. Se meu mínimo é 4000 pés em um aeroporto "X". Quanto devo ficar acima deste 4000 pés? Via carta só? Se não tiver carta? Fica como. Almenara-MG está a 608 pés e lá é montanha (paliteiro). Se o tempo não tiver legal eu preciso ficar a uns 2000 pés? Att André (Canavieiras-BA) DESCULPA!!!!!!!!!!!!
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
sned1331 escreveu:Cmte Paulo. Agora conseguir compreender. Aqui é Canavieiras-BA. Acho que é 13 metros. Se esfriar vai sair de 1013 para cima. Ok. Se o avião tiver pesado, mais pista e mais flap ele vai precisar. Outra dúvida. Desculpa, primeiramente. Se meu mínimo é 4000 pés em um aeroporto "X". Quanto devo ficar acima deste 4000 pés? Via carta só? Se não tiver carta? Fica como. Almenara-MG está a 608 pés e lá é montanha (paliteiro). Se o tempo não tiver legal eu preciso ficar a uns 2000 pés? Att André (Canavieiras-BA) DESCULPA!!!!!!!!!!!!
O seu voo é VFR ou IFR? Estando VFR você precisa seguir os requisitos (ficar distante de nuvens tantos M, visibilidade do solo, etc). E só pode voar se estiver em condições visuais. Já voando IFR você segue os mínimos da região (fora de aerovia você pega sua rota, vê se tem elevações em um eixo de tantas nm, coloca tantos pés acima, etc) e voa nele até atingir o ponto ideal de descida, desce até a altitude minima do aeroporto (mostrado nas cartas de aproximação).
Onde não há carta, não há voo IFR e, portanto, se estiver abaixo de 5km de visibilidade/1500 pés de teto não se pode aproximar VFR.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
Prezado Cmte Paulo. Muito grato mesmo. Tirou muitas dúvidas. Agradeço de coração. Att André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Cmte Paulo. GRATO!!!!!!!!
Cmte Paulo. GRATO!!!!!!!! Desde 1998 que efetuo voos sem colocar tempo ruim na rota. Coloquei uma vez e me ferrei lá em Magdan-Rússia. Agora, depois de tanto tempo, chegou a hora de enfrentar o bicho de frente. Agora meus voos estão sendo com a meteorologia atualizada a cada 15 minutos. Vou aprendendo aos poucos. Um dos motivos de não voar com a meteorologia atualizada, era por conta da internet em Canavieiras (BA) ser muito lenta e complicava. Coragem eu tinha e precisava muito de conhecimento. Aos poucos vai se ganhando um conhecimento aqui, outro ali e vou voando às vezes no tudo branco. Grato mesmo. Att André
sned1331- Primeiro-Tenente
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
Boa tarde amigos, me tirem uma duvida, eu percebo que na IVAO qundo se fala em ajustar o altimetro é falado em millibars (exemplo 1013mb) e na aeronave da PMDG está em inches (exemplo 29.92 in), eu normalmente aperto o atalho "B" para ajustar automaticamente, gostaria de saber se em como alterar o PMDG para millibars?
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Enzo Augusto
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Re: Altitude, Altímetro e Pressão Atmosférica. (Importante!)
enzoaugusto escreveu:Boa tarde amigos, me tirem uma duvida, eu percebo que na IVAO qundo se fala em ajustar o altimetro é falado em millibars (exemplo 1013mb) e na aeronave da PMDG está em inches (exemplo 29.92 in), eu normalmente aperto o atalho "B" para ajustar automaticamente, gostaria de saber se em como alterar o PMDG para millibars?
No EFIS (http://www.flightvectors.com/_Media/b737-efis-control-panel_med.png) tem dois knobs, um pros minimos e um pra setar o altimetro. Se você girar esse do altimetro ele troca de milibar pra polegada (é só posicionar corretamente o mouse que ele muda a mãozinha e você consegue trocar).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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