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Cálculos de altitude pressão

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Mensagem por biazi Ter 11 Set 2012, 11:29

Olá! Minha banca da ANAC está marcada para esta sexta-feira (14/09) e estou fazendo simulados na internet para avaliar o meu conhecimento.

Tenho dúvida nas seguinte questões:

1) Uma aeronave sobrevoa a 3.000 pés de altura um aeródromo cuja a elevação é de 1.140 pés, com o QFE no momento do sobrevoo de 968,2 hPa, sabe-se que a referida aeronave estará na altitude pressão de:

a) 4.350 pés
b) 3.930 pés
c) 3.000 pés
d) 4.140 pés

2) Uma aeronave encontra-se pousada numa pista, cuja elevação é de 2.500 pés. A pressão reduzida ao nível do mar é de 1003,2 hPa. Com tais informações, pode-se afirmar que a altitude pressão da aeronave é de:

a) 2.200 pés
b) 2.500 pés
c) 2.800 pés
d) 3.100 pés

Respostas corretas em negrito.
Pois bem, fiz a questão baseada no meu livro de Meteorologia do João Baptista Sonnemaker, ou seja, Pressão NMM - Pressão Padrão.

Questão 1:

968,2 - 1013,2 = -45hPa x 30Ft = -1.350Ft
Resposta, para mim, seria: 1.650Ft

Questão 2:

1003,2 - 1013,2 = -10hPa x 30Ft = 300Ft
Resposta, para mim, seria: 2.200Ft

O que estou fazendo de errado? confused
Grato pela ajuda.
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 11 Set 2012, 12:04

Isso aí é um inferno de fazer, odiava. Bora lá:

1) Sabe-se que altitude pressão é dada quando o altímetro é setado em 1013 e QFE é quando o altímetro indica a altura, ou seja, o ajuste a 0.

Como o exercício indica que a aeronave sobrevoa o AD de elevação 1.140' e o QFE é 968hpa, podemos então definir onde o ajuste padrão (1013) estará localizado com relação ao QFE.
A pressão diminui conforme a altitude. Portanto como o QNE é maior que o QFE, significa que o QNE está abaixo do QFE. Pode-se traduzir isso no esquema abaixo:

Esquema

O que precisamos saber é a diferença entre o QNE e o QFE. 1013 - 968 = 45hpa -> 1350'.
E como sabemos se temos que somar ou diminuir? O melhor método é fazer esses esquemas que fiz. Facilmente descobrimos que devemos somar esses 1350' da diferença entre o QNE e o QFE com os 3000' da altura da aeronave para obtermos a diferença total entre o nível da aeronave e o ajuste QNE.
Portanto: 1350 + 3000 = 4350'.

2) Outra que é melhor compreendida através de esquemas.
Sabe-se que a tal pressão reduzida ao nível do mar significa QNH.

Portanto o que precisamos fazer é descobrir qual a diferença entre o QNH e o QNE. 1013 - 1003 = 10hpa -> 10hpa x 30ft = 300ft.

Novamente, somamos ou diminuímos? Veja o esquema.

Somamos então 300' + 2500' = 2800ft.

Como você pode ver é indispensável fazer esquemas para evitar perder uma questão boba como essa.
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Mensagem por biazi Ter 11 Set 2012, 13:00

Paulo Stavis escreveu:Isso aí é um inferno de fazer, odiava. Bora lá:

1) Sabe-se que altitude pressão é dada quando o altímetro é setado em 1013 e QFE é quando o altímetro indica a altura, ou seja, o ajuste a 0.

Como o exercício indica que a aeronave sobrevoa o AD de elevação 1.140' e o QFE é 968hpa, podemos então definir onde o ajuste padrão (1013) estará localizado com relação ao QFE.
A pressão diminui conforme a altitude. Portanto como o QNE é maior que o QFE, significa que o QNE está abaixo do QFE. Pode-se traduzir isso no esquema abaixo:

Esquema

O que precisamos saber é a diferença entre o QNE e o QFE. 1013 - 968 = 45hpa -> 1350'.
E como sabemos se temos que somar ou diminuir? O melhor método é fazer esses esquemas que fiz. Facilmente descobrimos que devemos somar esses 1350' da diferença entre o QNE e o QFE com os 3000' da altura da aeronave para obtermos a diferença total entre o nível da aeronave e o ajuste QNE.
Portanto: 1350 + 3000 = 4350'.

2) Outra que é melhor compreendida através de esquemas.
Sabe-se que a tal pressão reduzida ao nível do mar significa QNH.

Portanto o que precisamos fazer é descobrir qual a diferença entre o QNH e o QNE. 1013 - 1003 = 10hpa -> 10hpa x 30ft = 300ft.

Novamente, somamos ou diminuímos? Veja o esquema.

Somamos então 300' + 2500' = 2800ft.

Como você pode ver é indispensável fazer esquemas para evitar perder uma questão boba como essa.

Entendi... Você usou para os cálculos os esquemas e Padrão (1013,2) - NMM. Porém no meu livro diz o seguinte:

1) Pressão ao NMM maior que o valor padrão: o nível padrão estará acima do NMM.
Ex.: 1017,2 - 1013,2 = 4hPa x 30Ft = 120Ft

2) Pressão ao NMM menor que o valor padrão: o nível padrão estará abaixo do NMM.
Ex.: 1006,2 - 1013,2 = -7hPa x 30Ft = -210Ft

Isso me deixa confuso hmmm
Acho que vou ter que fazer os esquemas que você colocou...
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 11 Set 2012, 13:35

biazi escreveu:Entendi... Você usou para os cálculos os esquemas e Padrão (1013,2) - NMM. Porém no meu livro diz o seguinte:

1) Pressão ao NMM maior que o valor padrão: o nível padrão estará acima do NMM.
Ex.: 1017,2 - 1013,2 = 4hPa x 30Ft = 120Ft

2) Pressão ao NMM menor que o valor padrão: o nível padrão estará abaixo do NMM.
Ex.: 1006,2 - 1013,2 = -7hPa x 30Ft = -210Ft

Isso me deixa confuso hmmm
Acho que vou ter que fazer os esquemas que você colocou...

A regra está corretíssima, o problema é interpretar o resultado que ela lhe fornece.
O fato é que no 1º cálculo não é utilizado o QNH, somente QFE e QNE, não entrando nessa regra.

No segundo cálculo pode ser usado isso. Porém ela não é de grande valia além de induzir o erro. Vou fazer seguindo a regra:

O QNH do exercício é 1003hpa, portanto menor que os 1013. Vamos então fazer a conta 1003 - 1013 = -10hpa x 30ft = -300ft. Isso significa que o nível padrão está 300ft abaixo do NM. Isso é deduzido do próprio enunciado da regra: "Pressão ao NMM menor que o valor padrão: o nível padrão estará abaixo do NMM

A altitude pressão vai do nível padrão até onde a aeronave está. Se a aeronave já está a 2500 acima do nível do mar, é só somar os 300ft da diferença entre o 1013 e o NM que chegaremos aos 2800 do exercício.

Entende porque é confuso e induz ao erro? Pode ver como o exercício ajuda você a errar. Se você fizer igual o cálculo que você fez, e chegou a 2.200ft, é a primeira opção (letra A). Assim você vai todo feliz que fez rapidão, marca a letra A e toma bomba.
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Mensagem por biazi Ter 11 Set 2012, 19:31

Paulo Stavis escreveu:

A regra está corretíssima, o problema é interpretar o resultado que ela lhe fornece.
O fato é que no 1º cálculo não é utilizado o QNH, somente QFE e QNE, não entrando nessa regra.

No segundo cálculo pode ser usado isso. Porém ela não é de grande valia além de induzir o erro. Vou fazer seguindo a regra:

O QNH do exercício é 1003hpa, portanto menor que os 1013. Vamos então fazer a conta 1003 - 1013 = -10hpa x 30ft = -300ft. Isso significa que o nível padrão está 300ft abaixo do NM. Isso é deduzido do próprio enunciado da regra: "Pressão ao NMM menor que o valor padrão: o nível padrão estará abaixo do NMM

A altitude pressão vai do nível padrão até onde a aeronave está. Se a aeronave já está a 2500 acima do nível do mar, é só somar os 300ft da diferença entre o 1013 e o NM que chegaremos aos 2800 do exercício.

Entende porque é confuso e induz ao erro? Pode ver como o exercício ajuda você a errar. Se você fizer igual o cálculo que você fez, e chegou a 2.200ft, é a primeira opção (letra A). Assim você vai todo feliz que fez rapidão, marca a letra A e toma bomba.

Agora entendi! Muito obrigado. thumbsup
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 11 Set 2012, 19:36

Qualquer coisa é só postar e boa sorte com a banca!
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Mensagem por Leber Ter 11 Set 2012, 21:23

Boa sorte na banca Biazi ! thumbsup

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Mensagem por biazi Ter 11 Set 2012, 21:29

Obrigado Paulo Stavis e Leber happy
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Mensagem por eduarda maciel Seg 19 Nov 2012, 15:15

assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar

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Mensagem por Alvega Seg 19 Nov 2012, 15:45

eduarda maciel escreveu: assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar assobiar

Olá Eduarda,

Bem-vinda ao fórum.
Não entendi o que quis dizer com esses assobios, se puder esclarecer...

E recomendo que leia as regras do fórum em https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum pois não está respeitando a regra 21.



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Mensagem por danndias Seg 24 Mar 2014, 21:20

Ressuscitando tópico

Entendi... Você usou para os cálculos os esquemas e Padrão (1013,2) - NMM. Porém no meu livro diz o seguinte:

1) Pressão ao NMM maior que o valor padrão: o nível padrão estará acima do NMM.
Ex.: 1017,2 - 1013,2 = 4hPa x 30Ft = 120Ft

2) Pressão ao NMM menor que o valor padrão: o nível padrão estará abaixo do NMM.
Ex.: 1006,2 - 1013,2 = -7hPa x 30Ft = -210Ft

Isso me deixa confuso  hmmm
Acho que vou ter que fazer os esquemas que você colocou...[/quote]

A melhor forma que encontrei é:
Sabemos que a regra é 1hpa para cada 30ft.


- ACFT - 3000ft (altura)
.
.
.
- AD - 1140 (elevação) / 968,2 hpa
.
.  > (1140 hpa/30 ft=38 hpa)
.
- QNH = 1006
.
. > (1013-1006 = 7hpa*30ft = 210)
.
- QNE 1013

Então: 1140/30 = 38 (é a elevação do aeródromo)

Logo, 968+38=1006 (descendo, você soma a pressão, SUBindo você SUBtrai)* Dica

Beleza, agora temos 1013-1006=7hpa e 7*30=210 e chegamos ao QNE altitude pressão, basta somar e/ou subtrair  as pressões.

3000 altura
1140 elevação do aeródromo
0210 diferença do QNH e QNE (soma pq QNH acima do QNE "1006" acima de "1013")
4350 ft

Espero ter ajudado


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Mensagem por andre_sp Ter 25 Mar 2014, 08:34

Caro dandias, seja  Welcome ao VooVirtual.

De acordo com as regras:

21. Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não é recomendável trazer de volta uma discussão que já terminou. Se achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "Ressuscitando tópico" ou "Reativando tópico" no início da sua mensagem. Usuários que ressuscitem tópicos sem conteúdo adicional relevante ou que não escrevam "Ressuscitando tópico" no início da mensagem serão advertidos.
Esta regra não se aplica aos fóruns "Parceiros", "Aproximações Difíceis", "Reviews", "Cockpits Caseiros", "Sondagens", História da aviação" e "Compra e venda".

O último comentário neste tópico, é de 2012.

Vou editar seu post para ficar de acordo.  hmm 

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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
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