[Internacional] Segredos da aviação comercial
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andre_sp
Amilckar
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[Internacional] Segredos da aviação comercial
Segredos da aviação comercial
Machados e algemas a bordo, comissários "bons de briga", comandante poderoso... Existem alguns detalhes dos aviões e tripulantes que as companhias preferem não divulgar
Em alguns pontos, as companhias aéreas preferem ser discretas para não causarem pânico… (Airbus)
Companhias aéreas e profissionais aeronautas trabalham para manter as viagens de avião sempre seguras e confortáveis para os passageiros. E isso envolve manter alguns detalhes sobre os aviões e tripulantes em segredo.
O principal objetivo desses segredos “velados” é fazer com que os passageiros não se preocupem durante a viagem de avião e, principalmente, para evitar pânico a bordo da aeronave e também sobre o mercado da aviação comercial.
Não que esses mistérios representem ameaças, seja ao voo ou aos passageiros, mas alguns pontos realmente podem surpreender, principalmente quem é novato em viagens de avião. Já outros detalhes das operações e especialmente o treinamento de comissários são mantidos em sigilo do grande público para manter o “elemento surpresa”, como veremos a seguir:
Comissários “bons de briga”
A função de um comissário de bordo vai muito além de servir refeições aos passageiros e realizar os tradicionais “speeches”. Também chamados de “técnicos de segurança de voo”, esses profissionais passam por diversos treinamentos, que vão desde lições de etiqueta, formas de combater incêndios e, acredite, aulas de artes marciais.
A técnica de defesa pessoal mais praticada por comissários é o Krav Maga. Esse tipo de luta, desenvolvido pelo exército de Israel, envolve técnicas de torções de membros, defesa contra armas de fogo, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos. O foco dos golpes nesse estilo é sempre em áreas sensíveis do agressor, como genitais, olhos, mandíbula, garganta e joelhos.
Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)
No caso de incidentes com “passageiros indisciplinados”, comissários de bordo podem ser obrigados a usar seus conhecimentos “combativos”. Contida a ameaça a bordo, o passageiro descontrolado pode ser algemado (sim, o avião também leva algemas) e amarrado no assento.
Piloto todo poderoso
O comandante é a autoridade máxima em um avião, mesmo que a bordo da aeronave viaje um presidente ou um rei. O piloto–chefe pode mandar prender passageiros, aplicar multas e até mesmo registrar o testamento de um passageiro que esteja morrendo durante um voo.
Nem presidente, nem rei: quem manda e desmanda no avião é o comandante (Montagem – Airway)
E essa autoridade também vale quando o avião está em solo: o piloto principal pode impedir a entrada de passageiros que estiverem causando problemas na aeronave, antes mesmo da decolagem. Se alguma eventualidade acontecer com o comandante, o poder é repassado ao co-piloto.
Alarme de incêndio “bonitinho”
Se por acaso um incêndio começar no toalete de um avião comercial, em vez de um sirene escandalosa, o que se escuta é um discreto alarme em baixo volume. Os passageiros podem nem perceber o alerta, mas é o suficiente para fazer os comissários correrem pelos corredores da aeronave com as ferramentas de combate ao fogo.
O som do alarme de incêndio dos toaletes de aviões não é encontrado na internet e as empresas aéreas também não o revelam. Quem ouviu, diz que o ruído do alarme é até “bonitinho”. A discrição desse alerta serve para não causar pânico entre os passageiros, situação que pode acabar dificultando ainda mais o combate ao fogo.
Machados a bordo
Todo avião comercial possui machados escondidos (dos passageiros) pela cabine. Dependendo do tamanho da aeronave, podem haver até três dessas ferramentas a bordo. O equipamento pode ser utilizado no combate a incêndios na cabine ou para arrombar a porta do toalete, no caso de algum passageiro tentar obstruir a porta, seja por indisciplina ou durante uma emergência.
O machado que os aviões carregam é exatamente como esse na foto (Ebay)
As companhias aéreas também fazem de tudo para manter essa informação distante de seus clientes. Vale destacar que o machado é utilizado apenas em situações de emergência e jamais deve ser utilizado como uma arma dos comissários para conter passageiros indisciplinados.
Luzes suavizadas durante o pouso
Em voos noturnos, algumas companhias aéreas ainda insistem em dizer que as luzes da cabine são reduzidas durante o pouso “para economia de energia”. Pura balela. Esse procedimento é uma espécie de preparação para uma possível emergência.
Em voos noturnos, a luz da cabine é reduzida para adaptar os olhos dos passageiros a baixa luminosidade (Divulgação)
Ao diminuir a intensidade da iluminação a bordo, os olhos dos passageiros se ajustam a baixa luminosidade. Se algo der errado durante o pouso, os ocupantes terão melhores chances de enxergar no escuro e assim evacuar a aeronave de forma mais rápida e segura.
Refeições diferentes para os pilotos
Em longos voos, geralmente viagens internacionais, se o comandante pedir uma macarronada com molho bolonhesa no jantar, o co-piloto será obrigado a pedir arroz com frango. Ou vice-versa. Equipes de pilotos que voam longos trechos nunca comem a mesma refeição.
Essa medida serve para evitar que o piloto e co-piloto sofram intoxicações alimentares simultâneas. Se o comandante ingerir algo contaminado, o co-piloto, que comeu outro prato e passa bem, pode assumir o comando da aeronave.
Comendo refeições diferentes, as chances de intoxicação dos dois pilotos é menor (reprodução/Instagram)
Trava secreta dos toaletes
A trava “secreta” fica atrás da pequena placa acima do aviso sobre ocupação do toalete (Lifehacker)
Você não tem 100% de privacidade no avião, nem na primeira classe e nem no toalete. Mesmo trancada por dentro, é possível abrir a porta do banheiro de um avião facilmente por fora.
Uma pequena placa de metal na porta, logo acima do aviso sobre a disponibilidade do toalete, esconde a “trava secreta”. Quando viajar de avião preste atenção: antes do pouso os comissários vão aos toaletes e discretamente travam todas as portas.
As portas dos toaletes são trancadas antes do pouso também como medida de segurança. Essa ação evita que passageiros em pânico entrem nos banheiros em caso de incêndio na cabine, o que seria ainda mais perigoso.
Fonte: Airway
Machados e algemas a bordo, comissários "bons de briga", comandante poderoso... Existem alguns detalhes dos aviões e tripulantes que as companhias preferem não divulgar
Em alguns pontos, as companhias aéreas preferem ser discretas para não causarem pânico… (Airbus)
Companhias aéreas e profissionais aeronautas trabalham para manter as viagens de avião sempre seguras e confortáveis para os passageiros. E isso envolve manter alguns detalhes sobre os aviões e tripulantes em segredo.
O principal objetivo desses segredos “velados” é fazer com que os passageiros não se preocupem durante a viagem de avião e, principalmente, para evitar pânico a bordo da aeronave e também sobre o mercado da aviação comercial.
Não que esses mistérios representem ameaças, seja ao voo ou aos passageiros, mas alguns pontos realmente podem surpreender, principalmente quem é novato em viagens de avião. Já outros detalhes das operações e especialmente o treinamento de comissários são mantidos em sigilo do grande público para manter o “elemento surpresa”, como veremos a seguir:
Comissários “bons de briga”
A função de um comissário de bordo vai muito além de servir refeições aos passageiros e realizar os tradicionais “speeches”. Também chamados de “técnicos de segurança de voo”, esses profissionais passam por diversos treinamentos, que vão desde lições de etiqueta, formas de combater incêndios e, acredite, aulas de artes marciais.
A técnica de defesa pessoal mais praticada por comissários é o Krav Maga. Esse tipo de luta, desenvolvido pelo exército de Israel, envolve técnicas de torções de membros, defesa contra armas de fogo, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos. O foco dos golpes nesse estilo é sempre em áreas sensíveis do agressor, como genitais, olhos, mandíbula, garganta e joelhos.
Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)
No caso de incidentes com “passageiros indisciplinados”, comissários de bordo podem ser obrigados a usar seus conhecimentos “combativos”. Contida a ameaça a bordo, o passageiro descontrolado pode ser algemado (sim, o avião também leva algemas) e amarrado no assento.
Piloto todo poderoso
O comandante é a autoridade máxima em um avião, mesmo que a bordo da aeronave viaje um presidente ou um rei. O piloto–chefe pode mandar prender passageiros, aplicar multas e até mesmo registrar o testamento de um passageiro que esteja morrendo durante um voo.
Nem presidente, nem rei: quem manda e desmanda no avião é o comandante (Montagem – Airway)
E essa autoridade também vale quando o avião está em solo: o piloto principal pode impedir a entrada de passageiros que estiverem causando problemas na aeronave, antes mesmo da decolagem. Se alguma eventualidade acontecer com o comandante, o poder é repassado ao co-piloto.
Alarme de incêndio “bonitinho”
Se por acaso um incêndio começar no toalete de um avião comercial, em vez de um sirene escandalosa, o que se escuta é um discreto alarme em baixo volume. Os passageiros podem nem perceber o alerta, mas é o suficiente para fazer os comissários correrem pelos corredores da aeronave com as ferramentas de combate ao fogo.
O som do alarme de incêndio dos toaletes de aviões não é encontrado na internet e as empresas aéreas também não o revelam. Quem ouviu, diz que o ruído do alarme é até “bonitinho”. A discrição desse alerta serve para não causar pânico entre os passageiros, situação que pode acabar dificultando ainda mais o combate ao fogo.
Machados a bordo
Todo avião comercial possui machados escondidos (dos passageiros) pela cabine. Dependendo do tamanho da aeronave, podem haver até três dessas ferramentas a bordo. O equipamento pode ser utilizado no combate a incêndios na cabine ou para arrombar a porta do toalete, no caso de algum passageiro tentar obstruir a porta, seja por indisciplina ou durante uma emergência.
O machado que os aviões carregam é exatamente como esse na foto (Ebay)
As companhias aéreas também fazem de tudo para manter essa informação distante de seus clientes. Vale destacar que o machado é utilizado apenas em situações de emergência e jamais deve ser utilizado como uma arma dos comissários para conter passageiros indisciplinados.
Luzes suavizadas durante o pouso
Em voos noturnos, algumas companhias aéreas ainda insistem em dizer que as luzes da cabine são reduzidas durante o pouso “para economia de energia”. Pura balela. Esse procedimento é uma espécie de preparação para uma possível emergência.
Em voos noturnos, a luz da cabine é reduzida para adaptar os olhos dos passageiros a baixa luminosidade (Divulgação)
Ao diminuir a intensidade da iluminação a bordo, os olhos dos passageiros se ajustam a baixa luminosidade. Se algo der errado durante o pouso, os ocupantes terão melhores chances de enxergar no escuro e assim evacuar a aeronave de forma mais rápida e segura.
Refeições diferentes para os pilotos
Em longos voos, geralmente viagens internacionais, se o comandante pedir uma macarronada com molho bolonhesa no jantar, o co-piloto será obrigado a pedir arroz com frango. Ou vice-versa. Equipes de pilotos que voam longos trechos nunca comem a mesma refeição.
Essa medida serve para evitar que o piloto e co-piloto sofram intoxicações alimentares simultâneas. Se o comandante ingerir algo contaminado, o co-piloto, que comeu outro prato e passa bem, pode assumir o comando da aeronave.
Comendo refeições diferentes, as chances de intoxicação dos dois pilotos é menor (reprodução/Instagram)
Trava secreta dos toaletes
A trava “secreta” fica atrás da pequena placa acima do aviso sobre ocupação do toalete (Lifehacker)
Você não tem 100% de privacidade no avião, nem na primeira classe e nem no toalete. Mesmo trancada por dentro, é possível abrir a porta do banheiro de um avião facilmente por fora.
Uma pequena placa de metal na porta, logo acima do aviso sobre a disponibilidade do toalete, esconde a “trava secreta”. Quando viajar de avião preste atenção: antes do pouso os comissários vão aos toaletes e discretamente travam todas as portas.
As portas dos toaletes são trancadas antes do pouso também como medida de segurança. Essa ação evita que passageiros em pânico entrem nos banheiros em caso de incêndio na cabine, o que seria ainda mais perigoso.
Fonte: Airway
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
Deve haver outros ainda mais "secretos"
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
andre_sp escreveu:Deve haver outros ainda mais "secretos"
hahahaha!
boa!
Alguns destes eram secretos para mim.
Sempre desconfiei das luzes diminuídas no pouso e o fato de ter que manter as janelas abertas também(apesar de não ter sido mencionado).
Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
alberto escreveu:andre_sp escreveu:Deve haver outros ainda mais "secretos"
hahahaha!
boa!
Alguns destes eram secretos para mim.
Sempre desconfiei das luzes diminuídas no pouso e o fato de ter que manter as janelas abertas também(apesar de não ter sido mencionado).
Explica sobre as janelas Alberto, confesso que desconheço!
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
Amilckar escreveu:
Explica sobre as janelas Alberto, confesso que desconheço!
huummmm...
Usei o termo errado, então não sei se você está me zoando
Ok, sempre que o avião vai aterrissar eles mandam levantar as persianas das janelas...
e não exatamente abrir as janelas
deve ser pelo mesmo motivo de segurança.
no google, mas não entrei em nenhum link:
https://www.google.com.br/search?q=persianas+avi%C3%A3o&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gfe_rd=cr&ei=KwQ_V8C3CKPL8gfl45pA
Acabei entrando lá em um link e gostei da explicação abaixo, como ele diz nem todas as empresas mandam abrir as persianas, a TAP sei que sempre mandou nos voos em que estive. Segue:
Bom, nos atuais procedimentos de segurança que os comissários de bordo apresentam por lei antes da decolagem, não ouvimos na maioria das companhias aéreas a importância da persiana da janela do avião permanecer aberta durante os procedimentos de decolagem e pouso.
Hoje no Brasil que nossa equipe sabe somente à Azul Brazilian Airlines S/A e a Avianca Brasil Linhas Aéreas S/A, realizam a chamada para seus usuários da importância deste procedimento.
Mais o porque é importante a persiana da janela estar aberta?
No ato da decolagem como é um procedimento perigoso tão quanto no procedimento para pouso da aeronave, se houver um acidente e a aeronave vir à cair no solo ou na àgua, as persianas das janelas estando abertas a visibilidade de dentro do avião para fora será bem clara, tão quanto para você usuário ou para a tripulação realizar a vistoria do que está acontecendo lá fora, aonde foi feito o pouso de emergência, em qual porta ou janela de saída de emergência será aberta para a evacuação da aeronave. Com as persianas das janelas fechadas se houver um pouso de emergência a tripulação ou até mesmo o usuário terá dificuldade de ver aonde foi realizado o pouso de emergência, em que tipo de solo ou àgua (rio, mar) se à fogo do lado de fora entre outros.
Essa é a importância da Persiana da Janela do Avião estar aberta durante os procedimentos de Decolagem e Pouso.
Pode ser simples para quem é leigo, mais é uma medida de segurança muito importânte durante um voo.
Agradecimentos
Comandante Neves Andrade
Postado há 4th April 2012 por Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo
link: http://aeroportointernacionaldeguarulhos.blogspot.com.br/2012/04/persianas-das-janelas-de-um-aviao.html?view=classic
Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
Sem zoeira amigo!!!
Agora lendo o seu post entendi, na verdade só tenho voado pela Gol, fiz no dia 06/05 SBSP-SBPS e SBPS-SBGR no dia 08/05, falam sempre sobre os procedimentos de segurança, mas nunca vi a Gol falar sobre janelas
Agora lendo o seu post entendi, na verdade só tenho voado pela Gol, fiz no dia 06/05 SBSP-SBPS e SBPS-SBGR no dia 08/05, falam sempre sobre os procedimentos de segurança, mas nunca vi a Gol falar sobre janelas
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
[offtopic]
Essas da janela me lembrou uma vez que eu fui de trem pra Cuzco (Lá no Peru, perto de Machu Pichu)... chegando na cidade de trem, escuto no auto-falante que era obrigatório que todas as persianas das janelas fossem fechadas por segurança e que estavam ligando as luzes para iluminação artificial (Era umas 14hs).
Curioso, assim que um funcionário passou pelo meu lado, puxei pela blusa e perguntei misturando espanhol com brasileiro: Desculpe amigo , pero por qué cerrar las ventanas ?
Ele, super prestativo respondeu: Sí , el crime organizado en la ciudad practica tiro con los pasajeros del tren.
Me abaixei na mesa e fiquei lá até o trem parar na estação.
Essas da janela me lembrou uma vez que eu fui de trem pra Cuzco (Lá no Peru, perto de Machu Pichu)... chegando na cidade de trem, escuto no auto-falante que era obrigatório que todas as persianas das janelas fossem fechadas por segurança e que estavam ligando as luzes para iluminação artificial (Era umas 14hs).
Curioso, assim que um funcionário passou pelo meu lado, puxei pela blusa e perguntei misturando espanhol com brasileiro: Desculpe amigo , pero por qué cerrar las ventanas ?
Ele, super prestativo respondeu: Sí , el crime organizado en la ciudad practica tiro con los pasajeros del tren.
Me abaixei na mesa e fiquei lá até o trem parar na estação.
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
Caras de brava das comissárias.
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Re: [Internacional] Segredos da aviação comercial
Amilckar escreveu:
O som do alarme de incêndio dos toaletes de aviões não é encontrado na internet e as empresas aéreas também não o revelam.
Ah duvido. Em 10 segundos de busca já achei 2 :
https://www.youtube.com/watch?v=qvsi2QkMxLI
https://www.youtube.com/watch?v=5BhMjFc-5rs
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