Dúvida planejamento de voo - IFR
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvida planejamento de voo - IFR
Boa tarde senhores,
Estou com uma duvida bem básica com relação ao IFR.
Estou fazendo o planejamento de uma rota (IVAO IFR Tour Leg 01) entre GMMX e DAAG para treinar.
Utilizo o PFPX para facilitar esse planejamento e para esse caso a rota ficou a seguinte:
OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR
Ou seja, o último fixo é o VOR ALR que está praticamente na vertical de DAAG.
A dúvida começa agora:
O PFPX me informou que a pista que eu deveria pousar (voando offline e considerando a meteorologia) é a 27.
Verifiquei as cartas de chegada da pista 27 e constatei que possui apenas a VOR DME RWY 27.
O primeiro fixo dessa carta é o VOR ZEM, o qual não consta na minha rota planejada.
Como devo prosseguir nesse caso? Teria que ser feito DCT para ZEM e seguir a carta? Ou podemos ignorar o fixo ZEM e fazer um arco DME quando eu estiver na proa de ALR até atingir a radial da cabeceira da pista?
Obrigado!
Estou com uma duvida bem básica com relação ao IFR.
Estou fazendo o planejamento de uma rota (IVAO IFR Tour Leg 01) entre GMMX e DAAG para treinar.
Utilizo o PFPX para facilitar esse planejamento e para esse caso a rota ficou a seguinte:
OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR
Ou seja, o último fixo é o VOR ALR que está praticamente na vertical de DAAG.
A dúvida começa agora:
O PFPX me informou que a pista que eu deveria pousar (voando offline e considerando a meteorologia) é a 27.
Verifiquei as cartas de chegada da pista 27 e constatei que possui apenas a VOR DME RWY 27.
O primeiro fixo dessa carta é o VOR ZEM, o qual não consta na minha rota planejada.
Como devo prosseguir nesse caso? Teria que ser feito DCT para ZEM e seguir a carta? Ou podemos ignorar o fixo ZEM e fazer um arco DME quando eu estiver na proa de ALR até atingir a radial da cabeceira da pista?
Obrigado!
-
Inscrito em : 25/10/2012
Reputação : 11
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Re: Dúvida planejamento de voo - IFR
Considerando a tua meteorologia, você pode despachar a rota que você propôs e incluir a aerovia UM986 e o fixo ZEM, ficando assim:
OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR UM986 ZEM
Ou dá pra prosseguir na rota OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR e, conforme a pista em uso ao chegar mais proximo do destino, voar DCT ZEM.
OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR UM986 ZEM
Ou dá pra prosseguir na rota OBOGA TIXAL UG850 FES UA411 ALR e, conforme a pista em uso ao chegar mais proximo do destino, voar DCT ZEM.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Dúvida planejamento de voo - IFR
Obrigado pelo esclarecimento, Paulo.
Fiz ontem o vôo conforme explicado e foi tudo 100%. Vou treinar mais um pouco e vou iniciar o tour IFR da IVAO.
Fiz ontem o vôo conforme explicado e foi tudo 100%. Vou treinar mais um pouco e vou iniciar o tour IFR da IVAO.
-
Inscrito em : 25/10/2012
Reputação : 11
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :