Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
+3
gooddark
Ricardo Gonçalves
Ecosta
7 participantes
Página 1 de 1
Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
Olá Pessoal
Gostaria de apresentar um circuito interessante no seu propósito de funcionamento, simples na montagem e prático no uso de painéis de simuladores de voo. Este projeto eu encontrei pela WEB após estar pesquisando sobre a forma de como acender um LED (alimentação contínua de corrente) e, de forma simultânea, enviar um comando para o simulador de voo (gerar um pulso elétrico). A maior dificuldade seria como utilizar uma chave de alavanca (toggle switch) para realizar a função de gerar apenas um pulso, conforme animação abaixo:
Pulso com um toggle switch Fonte: Desktop Aviator
Com chaves momentâneas (push buttons) a solução seria simples, porém com uma chave de alavanca eu precisaria de um circuito que gerasse um pulso toda vez que mudasse a posição da chave de alavanca porque o simulador de voo entenderia a mudança da chave de alavanca como um constante comando acionado.
Segue abaixo a ilustração do esquema elétrico que eu encontrei como solução para a minha situação-problema:
O circuito elétrico utiliza um CI chamado de opto-isolador. O lado esquerdo do circuito demonstra o esquema de ligação do LED e o lado direito do circuito demonstra a geração do pulso simultâneo para o envio do comando para o simulador de voo através de uma placa controladora de joy (placa controladora de joystick, placa controladora de teclado, circuito retirado de um joy pad, etc).
A montagem do circuito é simples, o material necessário inclui 01 capacitor eletrolítico de 220 µF, 02 resistores de 330 Ohm, um LED, a chave do tipo alavanca 01 polo e 02 posições, um diodo para prevenir o retorno de corrente da placa controladora e o item mais importante do circuito, o opto-isolador modelo H11AA2, ou o H11AA1 ou modelo similar (diodos duplos entre o pino 1 e 2).
Abaixo segue a montagem do circuito realizada numa placa prototipada e numa placa de circuito projetada.
Segue abaixo o link de um vídeo que demonstra a forma de funcionamento do circuito:
No exemplo de funcionamento, eu utilizei o comando de Parking Break do 737, porque na situação em que o parking break do 737 está acionado, o led indicador fica acesso, porém para o simulador é necessário acionar apenas uma vez o comando correspondente (no caso, o comando default no FS para Parking break set/ release é CRTL + .)
De forma resumida, o opto-isolador (ou também chamado de opto-acoplador ou foto-acoplador) funciona como um interruptor ótico na qual um circuito aciona um outro circuito.
Outro detalhe importante é que este circuito pode ser alimentado por voltagens diferentes, ou seja, o circuito de alimentação do LED pode ter voltagem diferente da placa controladora UBS, via de regra 5 volts.
A figura abaixo ilustra tal afirmação:
Tal circuito pode ser utilizado, por exemplo, num painel na qual a placa controladora do painel não disponha de slot livre para energizar o LED (a exemplo de joy pads utilizados para painéis).
O Opto-isolador deve ser necessariamente do modelo H11AA1 ou similar (ver datasheet do componente para compreender tal necessidade). Não adianta utilizar outros modelos de opto-isolador, como por exemplo o 4N25, porque o circuito até funciona, mas de forma diferente do seu propósito. No Brasil, eu encontrei o modelo H11AA1 na empresa BLUPEL de Blumenau ou aqui
Se alguém quiser o PDF do PCB para montar e testar o circuito, eu posso disponibilizar para download.
[]`s e Salute
Ecosta
Gostaria de apresentar um circuito interessante no seu propósito de funcionamento, simples na montagem e prático no uso de painéis de simuladores de voo. Este projeto eu encontrei pela WEB após estar pesquisando sobre a forma de como acender um LED (alimentação contínua de corrente) e, de forma simultânea, enviar um comando para o simulador de voo (gerar um pulso elétrico). A maior dificuldade seria como utilizar uma chave de alavanca (toggle switch) para realizar a função de gerar apenas um pulso, conforme animação abaixo:
Pulso com um toggle switch Fonte: Desktop Aviator
Com chaves momentâneas (push buttons) a solução seria simples, porém com uma chave de alavanca eu precisaria de um circuito que gerasse um pulso toda vez que mudasse a posição da chave de alavanca porque o simulador de voo entenderia a mudança da chave de alavanca como um constante comando acionado.
Segue abaixo a ilustração do esquema elétrico que eu encontrei como solução para a minha situação-problema:
O circuito elétrico utiliza um CI chamado de opto-isolador. O lado esquerdo do circuito demonstra o esquema de ligação do LED e o lado direito do circuito demonstra a geração do pulso simultâneo para o envio do comando para o simulador de voo através de uma placa controladora de joy (placa controladora de joystick, placa controladora de teclado, circuito retirado de um joy pad, etc).
A montagem do circuito é simples, o material necessário inclui 01 capacitor eletrolítico de 220 µF, 02 resistores de 330 Ohm, um LED, a chave do tipo alavanca 01 polo e 02 posições, um diodo para prevenir o retorno de corrente da placa controladora e o item mais importante do circuito, o opto-isolador modelo H11AA2, ou o H11AA1 ou modelo similar (diodos duplos entre o pino 1 e 2).
Abaixo segue a montagem do circuito realizada numa placa prototipada e numa placa de circuito projetada.
Segue abaixo o link de um vídeo que demonstra a forma de funcionamento do circuito:
No exemplo de funcionamento, eu utilizei o comando de Parking Break do 737, porque na situação em que o parking break do 737 está acionado, o led indicador fica acesso, porém para o simulador é necessário acionar apenas uma vez o comando correspondente (no caso, o comando default no FS para Parking break set/ release é CRTL + .)
De forma resumida, o opto-isolador (ou também chamado de opto-acoplador ou foto-acoplador) funciona como um interruptor ótico na qual um circuito aciona um outro circuito.
Outro detalhe importante é que este circuito pode ser alimentado por voltagens diferentes, ou seja, o circuito de alimentação do LED pode ter voltagem diferente da placa controladora UBS, via de regra 5 volts.
A figura abaixo ilustra tal afirmação:
Tal circuito pode ser utilizado, por exemplo, num painel na qual a placa controladora do painel não disponha de slot livre para energizar o LED (a exemplo de joy pads utilizados para painéis).
O Opto-isolador deve ser necessariamente do modelo H11AA1 ou similar (ver datasheet do componente para compreender tal necessidade). Não adianta utilizar outros modelos de opto-isolador, como por exemplo o 4N25, porque o circuito até funciona, mas de forma diferente do seu propósito. No Brasil, eu encontrei o modelo H11AA1 na empresa BLUPEL de Blumenau ou aqui
Se alguém quiser o PDF do PCB para montar e testar o circuito, eu posso disponibilizar para download.
[]`s e Salute
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2011
Reputação : 44
Nacionalidade :
Re: Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
Boa noite Edson, não sei se entendi errado mas esse esquema faz com que ao acionarmos a chave alavanca Liga/Desliga ela envia apenas um comando ao FS, ou seja, para o parking brakes liga=acionado desliga=desacionado e o led acende no ON?
Fiz um painel de chaves e leds com chaves push-button e alavanca, utilizando 8 slots para as chaves e 8 slots para energizar os leds de uma placa de joy cobra, configurando alguns comandos no FSUIPC (acho que foi você que me deu alguns toques!).
O parking brakes consegui com chave push button e led aceso em acionado, mas tive que configurar o comando no FSUIPC.
Não manjo nada de eletrônica, então esse esquema seria uma alternativa mais simples para um comando de chaves/leds?
Um abraço.
Fiz um painel de chaves e leds com chaves push-button e alavanca, utilizando 8 slots para as chaves e 8 slots para energizar os leds de uma placa de joy cobra, configurando alguns comandos no FSUIPC (acho que foi você que me deu alguns toques!).
O parking brakes consegui com chave push button e led aceso em acionado, mas tive que configurar o comando no FSUIPC.
Não manjo nada de eletrônica, então esse esquema seria uma alternativa mais simples para um comando de chaves/leds?
Um abraço.
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Re: Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
Boa noite Ricardo, você liga o LED e o circuito envia um pulso para a placa controladora do joy que por sua vez envia o comando para o FS e aciona Park Breaking. Você desliga o LED e o circuito envia um pulso para a placa controladora do joy que por sua vez desliga o Park Breaking. Quando você acende/apaga o LED, gera um pulso de saída a cada evento.Ricardo Gonçalves escreveu:Boa noite Edson, não sei se entendi errado mas esse esquema faz com que ao acionarmos a chave alavanca Liga/Desliga ela envia apenas um comando ao FS, ou seja, para o parking brakes liga=acionado desliga=desacionado e o led acende no ON?
Lembro sim e te mandei até fotos do esquema e que ótimo que conseguiu. Quando eu estava escrevendo o sobre assunto, tentava escrever levando em consideração alguns questionamentos e um dos primeiros questionamentos que me veio à mente foi a questão da configuração de botões via software (FSUIPC, joytoKey, SVMapper, e outros). A resposta é que você pode configurar via FSUIPC, para aqueles que tem o programa registrado e tenham noção de como configurar.Ricardo Gonçalves escreveu:Fiz um painel de chaves e leds com chaves push-button e alavanca, utilizando 8 slots para as chaves e 8 slots para energizar os leds de uma placa de joy cobra, configurando alguns comandos no FSUIPC (acho que foi você que me deu alguns toques!).
Outro detalhe é que o circuito é para aplicação em simuladores (de vôo, de corrida, etc) com um vídeo-exemplo no FS, ou seja, o circuito é uma solução para utiliza uma chave de alavanca do tipo toggle com uma forma de atuação do tipo push buttom. Pode ser aplicado em outro software simulador (eu inicialmente iria colocar o vídeo-exemplo de um acionamento que de luz de painel num Bf 109 do IL-2, mas preferi fazer um vídeo no FS por causa da popularidade em termos de simulador).
No seu caso em específico, este circuito iria liberar os 8 slots que estão energizando os LEDs para outros comandos. Bastaria construir o circuito (tenho exemplo de PCB com 5 slots) e você ter um fonte alternativa para energizar o circuito (ex: um conector molex livre da fonte do PC).
Tem construtores de painéis que planejam seus projetos e preferem utilizar as chaves de alavanca do que push buttons. Este circuito é uma solução adequada para este tipo de acionador de comando. Como citei anteriormente, este esquema é uma solução para um circuito ativar outro circuito por uma ligação ótica - passando informação de um circuito para outro e com a vantagem de se utilizar voltagens diferentes. No caso em específico, demonstrei uma solução de utilização em simuladores com o acionamento por chave de alavanca em substituição as chaves de contato momentâneo.Ricardo Gonçalves escreveu:O parking brakes consegui com chave push button e led aceso em acionado, mas tive que configurar o comando no FSUIPC.
Concordo com você em afirmar que "eletromecanicamente" é uma alternativa simples para um comando de chaves/ leds e com a vantagem de ser de fácil construção e aplicação.
[]s
Ecosta
Um abraço.[/quote]
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Bom dia a todos !
Interessante a postagem, mas vou colocar uma opção aqui para verificar se é possível com este esquema.
Temos luzes de indicação de falhas, tanto nos eicas quanto no overhead. Vou exemplificar:
Temos os painéis de pressurização, hidráulica, pneumática e daí durante o vôo ocorre uma falha no sistema de pneumático, fica fora uma bleed por exemplo, no real de imediato vai acender no overhead no pushbuttom "BLEED" a luz de "FAULT" indicando falha naquele sistema. Quero saber então se com este sistema quando ocorrer uma falha em alguns dos sistemas o led irá acender como aviso ?
Interessante a postagem, mas vou colocar uma opção aqui para verificar se é possível com este esquema.
Temos luzes de indicação de falhas, tanto nos eicas quanto no overhead. Vou exemplificar:
Temos os painéis de pressurização, hidráulica, pneumática e daí durante o vôo ocorre uma falha no sistema de pneumático, fica fora uma bleed por exemplo, no real de imediato vai acender no overhead no pushbuttom "BLEED" a luz de "FAULT" indicando falha naquele sistema. Quero saber então se com este sistema quando ocorrer uma falha em alguns dos sistemas o led irá acender como aviso ?
Olá gooddarkgooddark escreveu:... Quero saber então se com este sistema quando ocorrer uma falha em alguns dos sistemas o led irá acender como aviso ?
A reposta é não até porque o circuito tem apenas a finalidade de envio de informação.
Para situações na qual necessita o acendimento de um LED de aviso, você precisa de uma placa controladora dedicada a tal função, como por exemplo a placa LED dos sistemas FSBUS e IOCARDS, a STARGATE LED ou uma PhidgetLED-64
[]`s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Olá Ecosta,
... hmmm..bem bacana esse esquema, gostaria de receber sim. Pode enviar-me?
Outra coisa, eu testei um formato bem simples de transformar o pulso continuo do teclado em momentaneo. Na verdade foi um esqueminha pego em alguma pagina antiga na web. (tentei achar mas ainda não consegui, para dar os creditos).
O processo consiste em ativar o pulso do teclado por meio de um rele. No meu esquema, para não correr riscos com a porta usb (rs) eu uso uma fonte de celular (que somam-se aos montes já, em casa). Quando ligo uma chave toggle, ela energiza o rele e este ativa o teclado momentaneamente. Ele desarma porque uso capacitores no circuito (usei tres para controlar o tempo). Preciso checar, mas acho que é 47mF x 25v. O rele é de 5v (ja que minha fonte é de 5v também). Na ultima semana, na minha peregrinação pela St.Efigenia (centro eletronico de SP) atrás dos componentes para o radio do Jim, peguei mais alguns reles e capacitores para multiplicar esse tipo de acionamento. Ah, uso um resistor para descarregar o capacitor. No momento o unico sistema desse tipo que fiz está em uma alavanca de acionamento do flap, 'dentada'. Dei uma 'incrementada' e coloquei uma chave que aciono uma linha para descer o flap, e outra linha para subir.
Na figura abaixo, marcado em circulo, o micro switch que é acionado pelos 'dentes' do atuador do flap. Na seta, o pequeno e simples circuito acionador do relê. Este enviará o sinal do teclado em momentâneo.
" />
A 'vantagem' desse sistema é que a 'placa controladora' pode ser a placa de um teclado, que permite toda a composição de teclas ja prevista no fs.2004 e sem fazer uso de nenhum software. No meu micro em uma porta usb esta o teclado normal...em outra porta 'o segundo teclado' e não há conflito. Porém, o que se programa para um teclado o outro ira responder da mesma forma. Ja aconteceu de eu ter pane em um botão...e recorrer ao teclado para poder concluir o voo. (depois procedi a troca do botão).
---------------------------
PS:Ecosta, sigo no aprendizado... e o horizonte começa a surgir..hehehe. Valeu pela apostila e pela indicação do livro, que baixei. Muito bom.
Outra coisa, eu testei um formato bem simples de transformar o pulso continuo do teclado em momentaneo. Na verdade foi um esqueminha pego em alguma pagina antiga na web. (tentei achar mas ainda não consegui, para dar os creditos).
O processo consiste em ativar o pulso do teclado por meio de um rele. No meu esquema, para não correr riscos com a porta usb (rs) eu uso uma fonte de celular (que somam-se aos montes já, em casa). Quando ligo uma chave toggle, ela energiza o rele e este ativa o teclado momentaneamente. Ele desarma porque uso capacitores no circuito (usei tres para controlar o tempo). Preciso checar, mas acho que é 47mF x 25v. O rele é de 5v (ja que minha fonte é de 5v também). Na ultima semana, na minha peregrinação pela St.Efigenia (centro eletronico de SP) atrás dos componentes para o radio do Jim, peguei mais alguns reles e capacitores para multiplicar esse tipo de acionamento. Ah, uso um resistor para descarregar o capacitor. No momento o unico sistema desse tipo que fiz está em uma alavanca de acionamento do flap, 'dentada'. Dei uma 'incrementada' e coloquei uma chave que aciono uma linha para descer o flap, e outra linha para subir.
Na figura abaixo, marcado em circulo, o micro switch que é acionado pelos 'dentes' do atuador do flap. Na seta, o pequeno e simples circuito acionador do relê. Este enviará o sinal do teclado em momentâneo.
" />
A 'vantagem' desse sistema é que a 'placa controladora' pode ser a placa de um teclado, que permite toda a composição de teclas ja prevista no fs.2004 e sem fazer uso de nenhum software. No meu micro em uma porta usb esta o teclado normal...em outra porta 'o segundo teclado' e não há conflito. Porém, o que se programa para um teclado o outro ira responder da mesma forma. Ja aconteceu de eu ter pane em um botão...e recorrer ao teclado para poder concluir o voo. (depois procedi a troca do botão).
---------------------------
PS:Ecosta, sigo no aprendizado... e o horizonte começa a surgir..hehehe. Valeu pela apostila e pela indicação do livro, que baixei. Muito bom.
Olá meu camarada!juliomendes escreveu:Olá Ecosta,
A página que você cita na qual tem um circuitinho para transformar um toggle switch em pulso momentâneo é esta aqui.
Inclusive um dos meus projetos de circuito de acionamento de trem de pouso com a indicação de luzes tem este circuito utilizando um relê com um capacitor eletrolítico. O circuito é uma adaptação do esquema do REDMASTER (forum terrabrasilis) com a adição do disparador utilizando este esquema. A foto do circuito que eu adaptei e construi está abaixo:
O relê na parte superior e o capacitor eletrolítico do lado esquerdo fazem a função de gerar um pulso.
A recomendação do Roland (autor do projeto) é utilizar um capacitor de valores entre 330 a 470uF, pois, segundo ele, tais valores são suficientes para gerar o pulso. Este seria um próximo assunto para apresentar aqui no fórum, mas já está sendo compartilhado.juliomendes escreveu:O processo consiste em ativar o pulso do teclado por meio de um rele... Preciso checar, mas acho que é 47mF x 25v. O rele é de 5v (ja que minha fonte é de 5v também).
Você pode utilizar um programa chamado AUTOHOTKEY para otimizar o acionamento do circuito de flaps.juliomendes escreveu:Na ultima semana, na minha peregrinação pela St.Efigenia (centro eletronico de SP) atrás dos componentes para o radio do Jim... peguei mais alguns reles e capacitores para multiplicar esse tipo de acionamento. Ah, uso um resistor para descarregar o capacitor. No momento o unico sistema desse tipo que fiz está em uma alavanca de acionamento do flap, 'dentada'. Dei uma 'incrementada' e coloquei uma chave que aciono uma linha para descer o flap...
Eu ia te mandar um e-mail perguntando sobre o progresso de aprendizado com a ARDUINO. Também observei o seu post no forum do mycockpit.org sobre a implementação de display de sete segmentos no MCP. Como eu te falei, inicie entendendo a estrutura dos sketches (VOID SETUP, VOID LOOP, as variáveis, qual pino recebe sinal e qual pino envia sinal) e fazendo os exercícios. O aprendizado de programação em sistemas embarcados é mais atraente e palpável do que ficar programando em C para calcular as variáveis de uma equação de 2º grau.juliomendes escreveu:PS:Ecosta, sigo no aprendizado... e o horizonte começa a surgir..hehehe. Valeu pela apostila e pela indicação do livro, que baixei. Muito bom.
Passei a tarde lendo sobre quais os chips encarregados de fazer o sistema de LEDs com sete segmentos funcionar recebendo as informações da ARDUINO e as fontes de consulta citam quatro CIs: os MAX 7219 e 7221, os TM 1638 e 1640 e o 74HC595 (encontrei apenas este no Brasil). De qualquer forma se quiser utilizar estes LEDs no seu projeto, terá que baixar as bibliotecas daqui e fazer a referência no código de programação.
[]`s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Ola Ecosta,
To parecendo o Number5, aquele robo de short circuit. Só absorvendo materia...de apostila em apostila. Consegui 2 softwares bacanas para simular o funcionamento da protboard antes de proceder à montagem. Uma grande luz surgiu no horizonte e inclusive para a arquitetura do programa, mas vou te falar isso por email para não fugir do topico. E claro, todo o desenrolar sera aqui compartilhado.
Sobre o site...hehehe..bem legal esse, mas não era esse, era outro...rs...
Esse circuito apresentado é digamos um passo seguinte, hehehe...uma evolução bem bacana com mais incremento no universo da eletronica e tudo o mais.
Como sabe, é bem comum encontrar a reprodução, mesmice... e a procura deve ser incansável. Então, quando alternativas surgem, a mescla produz uma multiplicação de variaveis e só assim ha o enriquecimento. Sair da zona de conforto e tentar coisas novas não é facil... mas... seria tão bom se houvessem mais pessoas dispostas a isso...na nossa lingua!
So para ilustrar, a propria questão de usar o display de 7 seguimentos...rs... ha algumas propostas interessantissimas. Sao caminhos, a serem decididos pelo conceito escolhido. Se fosse só um modelo, seria muito chato...ainda que a receita fosse pronta.
. Sim. No entanto encontrei o Max 7219. O TM so por encomenda. Já o 595...cheguei a ver, até no ML por 5 reais cada um (e é necessario, quando uso deste CI, um por display.). No entanto...encontrei uma pequenina loja no centro...com o mesmo ci ao custo de R$1,00!!!Ecosta escreveu:itam quatro CIs: os MAX 7219 e 7221, os TM 1638 e 1640 e o 74HC595 (encontrei apenas este no Brasil)
To parecendo o Number5, aquele robo de short circuit. Só absorvendo materia...de apostila em apostila. Consegui 2 softwares bacanas para simular o funcionamento da protboard antes de proceder à montagem. Uma grande luz surgiu no horizonte e inclusive para a arquitetura do programa, mas vou te falar isso por email para não fugir do topico. E claro, todo o desenrolar sera aqui compartilhado.
Sobre o site...hehehe..bem legal esse, mas não era esse, era outro...rs...
O sistema que apliquei é bem mais elementar, talvez por isso use capacitores menores. O circuito do rele é independente do circuito do teclado, em que este nada mais é do que chavear o circuito. Ao circuito do rele compete a função mecanica e eles não se interligam eletronicamente. Isso diminui o numero de componentes e layout da placa. No caso, as chaves para estender e recolher os flaps são duas simples, como por exemplo as próprias F7 e F6. No inicio usei um programa de mapeamento que retorna a chave quando voce fecha os polos. Mas...veja, um notepad faz isso também! Exemplo, se abro o notepad e uso o atuador de flap, tanto quantos forem os 'graus' que eu articular, será cada pulso do teclado..e no notepad ficara impresso a letra tantas quantas forem as vezes. Serve ate como um Debug...caso o circuito esteja passando mais de um pulso ou nenhum por exemplo.Ecosta escreveu:A recomendação do Roland (autor do projeto) é utilizar um capacitor de valores entre 330 a 470uF, pois, segundo ele, tais valores são suficientes para gerar o pulso.
Esse circuito apresentado é digamos um passo seguinte, hehehe...uma evolução bem bacana com mais incremento no universo da eletronica e tudo o mais.
Como sabe, é bem comum encontrar a reprodução, mesmice... e a procura deve ser incansável. Então, quando alternativas surgem, a mescla produz uma multiplicação de variaveis e só assim ha o enriquecimento. Sair da zona de conforto e tentar coisas novas não é facil... mas... seria tão bom se houvessem mais pessoas dispostas a isso...na nossa lingua!
So para ilustrar, a propria questão de usar o display de 7 seguimentos...rs... ha algumas propostas interessantissimas. Sao caminhos, a serem decididos pelo conceito escolhido. Se fosse só um modelo, seria muito chato...ainda que a receita fosse pronta.
Para quem está em São Paulo, a Santa Efigênia é uma benção... eu tenho que me contentar como que eu encontro aqui em Lages ou comprar via INTERNET. Segundo a consulta aos datasheets e esquemáticos, a quantidade de CIS empregadas vai depender do modelo utilizado. Nas placas que contém o TM1640, eu vi apenas um CI gerenciando 16 displays. No caso do 74HC595, eu vi um CI para cada conjunto de displays. Eu terei que rever os artigos novamente para ter a noção exata da quantidade.juliomendes escreveu:Sim. No entanto encontrei o Max 7219. O TM so por encomenda. Já o 595...cheguei a ver, até no ML por 5 reais cada um (e é necessario, quando uso deste CI, um por display.). No entanto...encontrei uma pequenina loja no centro...com o mesmo ci ao custo de R$1,00!!!
Esse "trick" de debug do notepad eu utilizo até hoje para verificação de emulação de HIDsjuliomendes escreveu:O sistema que apliquei é bem mais elementar, talvez por isso use capacitores menores. O circuito do rele é independente do circuito do teclado, em que este nada mais é do que chavear o circuito. Ao circuito do rele compete a função mecanica e eles não se interligam eletronicamente. Isso diminui o numero de componentes e layout da placa. No caso, as chaves para estender e recolher os flaps são duas simples, como por exemplo as próprias F7 e F6. No inicio usei um programa de mapeamento que retorna a chave quando voce fecha os polos. Mas...veja, um notepad faz isso também! Exemplo, se abro o notepad e uso o atuador de flap, tanto quantos forem os 'graus' que eu articular, será cada pulso do teclado..e no notepad ficara impresso a letra tantas quantas forem as vezes. Serve ate como um Debug...caso o circuito esteja passando mais de um pulso ou nenhum por exemplo.
:hmmm2:para muitos a solução de uma situação- problema constitui-se mais como um obstáculo desmotivador do que um desafio de oportunidade.juliomendes escreveu:Como sabe, é bem comum encontrar a reprodução, mesmice... Sair da zona de conforto e tentar coisas novas não é facil... mas... seria tão bom se houvessem mais pessoas dispostas a isso...na nossa lingua!
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Olá Ecosta, grande prazer te encontrar, amigo...
Para adiantar, a seguir veja dois esquemas (lembrando que não são palavras definitivas. Dentre eles aiinda ha variações)
Conforme for localizando os esquemas posso lhe passar.
" />
Os melhores trabalhos que vi pronto foram com os modulos TM1638/1640 (8 e 16 digitos).
São:
" />
A biblioteca desse modulo voce pode ver aqui: code.google.com/p/tm1638-library/wiki/Reference
Dentre os esquemas elaborados, os ideias, principalmente para quem usa a Uno como eu, é o que utiliza apenas 3 portas do Arduino, como ja havia citado o Joz.
'O meu problema' estava residindo mais na questão do CI. Me é por demais dificil adquirir algo do exterior. Tendo encontrado o sn74hc595b1 a 1,00 foi estimulante. A parte complicada, ou chata, é elaborar o circuito com transistores. Até porque não 'sou do ramo'. Assim o max7619 pareceu mais promissor. Esse... só existe uma loja fisica no centro, careeeeerrima que vende o max... 24,00. Contato dado por outro vendedor, o mesmo sai por 7,00!!! Há os modulos prontos, e nem são tão caros assim...comprando pela DX ou outra loja web. Nas lojas fisicas...impossivel. Se esta pesquisando sobre isso e quiser referencias. posso tentar salvar o links em listagem e voce da uma vasculhada.
lembrando...os esquemas mostrados aqui são so os que estavam mais a mão...quando escrevi esta resposta. Há outros bem interessantes.
O 74hc595 na verdade, pelo que eu li, funciona melhor com um ci por digito, e com uma ligação contendo um transistor trabalhando como 'interruptor' do CI. Eu vi muinta coisa nesses ultimos dias, e ate é dificil localizar de pronto e copy/past aqui. Só de paginas web/sites salvos estão na ordem de 300! Estou tentando catalogar por temas, tipo, concentrando paginas de display, por exemplo, em pasta display.Ecosta escreveu:Nas placas que contém o TM1640, eu vi apenas um CI gerenciando 16 displays. No caso do 74HC595, eu vi um CI para cada conjunto de displays. Eu terei que rever os artigos novamente para ter a noção exata da quantidade.
Para adiantar, a seguir veja dois esquemas (lembrando que não são palavras definitivas. Dentre eles aiinda ha variações)
Conforme for localizando os esquemas posso lhe passar.
" />
Os melhores trabalhos que vi pronto foram com os modulos TM1638/1640 (8 e 16 digitos).
São:
" />
A biblioteca desse modulo voce pode ver aqui: code.google.com/p/tm1638-library/wiki/Reference
Dentre os esquemas elaborados, os ideias, principalmente para quem usa a Uno como eu, é o que utiliza apenas 3 portas do Arduino, como ja havia citado o Joz.
'O meu problema' estava residindo mais na questão do CI. Me é por demais dificil adquirir algo do exterior. Tendo encontrado o sn74hc595b1 a 1,00 foi estimulante. A parte complicada, ou chata, é elaborar o circuito com transistores. Até porque não 'sou do ramo'. Assim o max7619 pareceu mais promissor. Esse... só existe uma loja fisica no centro, careeeeerrima que vende o max... 24,00. Contato dado por outro vendedor, o mesmo sai por 7,00!!! Há os modulos prontos, e nem são tão caros assim...comprando pela DX ou outra loja web. Nas lojas fisicas...impossivel. Se esta pesquisando sobre isso e quiser referencias. posso tentar salvar o links em listagem e voce da uma vasculhada.
lembrando...os esquemas mostrados aqui são so os que estavam mais a mão...quando escrevi esta resposta. Há outros bem interessantes.
Naquele exemplo do "Laboratório de Garagem", o autor do artigo utiliza apenas 03 74HC595 para gerenciar 4X3 displays de sete segmentos, mas a aplicação não era específica para a montagem de um MCP.juliomendes escreveu:Olá Ecosta, grande prazer te encontrar, amigo...
O 74hc595 na verdade, pelo que eu li, funciona melhor com um ci por digito, e com uma ligação contendo um transistor trabalhando como 'interruptor' do CI. Eu vi muita coisa nesses ultimos dias, e ate é dificil localizar de pronto e copy/past aqui. Só de paginas web/sites salvos estão na ordem de 300! Estou tentando catalogar por temas, tipo, concentrando paginas de display, por exemplo, em pasta display.
Se precisar de algum CI do exterior, me avisa.juliomendes escreveu:'O meu problema' estava residindo mais na questão do CI. Me é por demais dificil adquirir algo do exterior. Tendo encontrado o sn74hc595b1 a 1,00 foi estimulante.
Achei o MAX7219 , o TM1638, o 74HC595 e o módulo TM1640 todos no EBAY. O problema é espera 30 dias no mínimo para os componentes chegaremjuliomendes escreveu:A parte complicada, ou chata, é elaborar o circuito com transistores. Até porque não 'sou do ramo'. Assim o max7619 pareceu mais promissor. Esse... só existe uma loja fisica no centro, careeeeerrima que vende o max... 24,00. Contato dado por outro vendedor, o mesmo sai por 7,00!!! Há os modulos prontos, e nem são tão caros assim...comprando pela DX ou outra loja web. Nas lojas fisicas...impossivel. Se esta pesquisando sobre isso e quiser referencias. posso tentar salvar o links em listagem e voce da uma vasculhada.
Quanto a montagem do esquema elétrico, dá para montar sem problema. Eu tenho que olhar se o PROTEUS tem os CIs nas suas bibliotecas para fazer o esquemático. A parte boa é que o PROTEUS traz a ARDUINO UNO na sua biblioteca e você pode fazer o bootloader dos códigos-fontes no ATMEGA da UNO.
[]`s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Boa Tarde Pessoal!!!
Sou novo por aqui, e fiquei enteressado no esquema que utiliza o relê e o capacitor.
Estou a construir um simulador..
Juliomendes, poderia enviar o esquema, ou mais fotos por favor?
Cássio
Sou novo por aqui, e fiquei enteressado no esquema que utiliza o relê e o capacitor.
Estou a construir um simulador..
Juliomendes, poderia enviar o esquema, ou mais fotos por favor?
Cássio
cassiociuffa- Recruta
-
Inscrito em : 05/11/2013
Reputação : 0
Nacionalidade :
Olá Cassio,
conforme dito em MP, vamos tratar de forma publica para que outros possam ver o problema e a solução e assim deixar disponivel para outros que venham a ter o mesmo questionamento.
Me falou na MP que conseguiu fechar o circuito mas o problema é descarregar o capacitor e ter novamente o circuito. Até aí, sem maiores problemas, mas...sua questão é o de usando a chave on/of ela funcione como tal. Como então descarregar?
No sistema que fiz o teste e coloquei em pratica (no atuador do flap) esse problema teve uma outra solução.
Para o seu caso, é um pouco diferente. Como eu pretendo simular algumas chaves assim no meu novo painel e assim dinamizar mais a então 'caixa de botões', eu não quis rachar muito a cabeça e parti para algo beeeem simples.
Fazendo uso de uma chave on/off porem com 6 polos, isto é...6 perninhas, proceda o seguinte:
Voce faz dois circuitos semelhantes. Quando um liga, descarrega o capacitor do outro e vice-versa. Compreendeu? Pode por exemplodeixar o capacitor ligado no fio central. Vi sua reposta so agora la na MP. Vou elaborar um esqueminha e posto aqui de qualquer maneira. Mas...pelo que disse que articulou lá...rs.. vai conseguir. O importante é que a chave precisa ter 6 polos.
Ainda exemplificando:
A (ON) a (off) (Quando o interruptor liga para cima, fecha contato 'A-B' e 'a-b'
B b
C (OFF) c (on) (quando o interruptor 'liga para baixo', fecha contato 'B-C' e 'b-c'
Cada coluna é independente. Assim fazendo um circuito ON em A-B e outro em 'b-c', e fazendo o circuito de 'curto' em B-C e a-b. Deixe o capacitor de cada circuito ligado em B-b, em 'A' e 'c' vai ao rele e 'C' e 'a' vai ao resistor de descarga. assim terá o efeito desejado.
conforme dito em MP, vamos tratar de forma publica para que outros possam ver o problema e a solução e assim deixar disponivel para outros que venham a ter o mesmo questionamento.
Me falou na MP que conseguiu fechar o circuito mas o problema é descarregar o capacitor e ter novamente o circuito. Até aí, sem maiores problemas, mas...sua questão é o de usando a chave on/of ela funcione como tal. Como então descarregar?
No sistema que fiz o teste e coloquei em pratica (no atuador do flap) esse problema teve uma outra solução.
Para o seu caso, é um pouco diferente. Como eu pretendo simular algumas chaves assim no meu novo painel e assim dinamizar mais a então 'caixa de botões', eu não quis rachar muito a cabeça e parti para algo beeeem simples.
Fazendo uso de uma chave on/off porem com 6 polos, isto é...6 perninhas, proceda o seguinte:
Voce faz dois circuitos semelhantes. Quando um liga, descarrega o capacitor do outro e vice-versa. Compreendeu? Pode por exemplodeixar o capacitor ligado no fio central. Vi sua reposta so agora la na MP. Vou elaborar um esqueminha e posto aqui de qualquer maneira. Mas...pelo que disse que articulou lá...rs.. vai conseguir. O importante é que a chave precisa ter 6 polos.
Ainda exemplificando:
A (ON) a (off) (Quando o interruptor liga para cima, fecha contato 'A-B' e 'a-b'
B b
C (OFF) c (on) (quando o interruptor 'liga para baixo', fecha contato 'B-C' e 'b-c'
Cada coluna é independente. Assim fazendo um circuito ON em A-B e outro em 'b-c', e fazendo o circuito de 'curto' em B-C e a-b. Deixe o capacitor de cada circuito ligado em B-b, em 'A' e 'c' vai ao rele e 'C' e 'a' vai ao resistor de descarga. assim terá o efeito desejado.
Caros Cmtes, certamente vocês ainda não leram o tópico https://www.voovirtual.com/t10236-led-associado-a-chave?highlight=Leds+associado+a+chaves
Achamos que não vale mais a pena recorrer as soluções do passado, onde praticamente não haviam outras opções.
Também sofremos muito, chegamos a canibalizar mouses para aproveitar os eixos.
As placas Stargate foram criadas justamente para eliminar essas dificuldades.
O nosso objetivo é que vocês sejam livres para criar , abraços
Achamos que não vale mais a pena recorrer as soluções do passado, onde praticamente não haviam outras opções.
Também sofremos muito, chegamos a canibalizar mouses para aproveitar os eixos.
As placas Stargate foram criadas justamente para eliminar essas dificuldades.
O nosso objetivo é que vocês sejam livres para criar , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Olá pessoal que frita o dedo na solda..hehehe....
Querer ter um cockpit não é desejo acalentado apenas por alguns e tão pouco se restringe somente ao fs.
O que, 'eu', tenho visto nestes ultimos anos é que em uma grande parcela parece que o desejo por um cockpit é inversamente proporcional a condição de obte-lo.
Não vivemos em um pais abastado e no entanto sonhar possui 'asas' e não 'pernas'.
Em tão pouco tempo, comparado e de muitos por aqui e de outros foruns/comunidades, vi das mais variadas engenhocas e soluções, fantasticas diga-se de passagem, para dar cabo ao sonho, promover o acalento e a felicidade de quem utiliza simuladores para dar vazão aos sonhos mais profundamente contidos.
Deixo inclusive este link para verem que coisa interessante e quão criativa é a capacidade humana... e como vale tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=hLBqE2RZrNs
Como podem ver, e ler nos comentarios do video, a coisas que devemos aplaudir, não pela magnitude do valor financeiro aplicado, mas pela magnitude da criatividade e manipulação de tecnologia promovendo algo funcional a baixo custo.
Os equipamentos Saitek pareciam estar para baixo do meio termo entre os 'tupiniquins' e as replicas perfeitas de cockpits de jatos principalmente. Assim... diante do obstaculo financeiro... nem chegava a perder noites de sono por desejar equipamentos assim (é algo como...achamos uma ferrari f50 ou aston martin fantasticos. Mas..somos mortais..e te-los não nos é real. Então..viramos e dormimos).
Foi então que o famigerado e conhecido, popular site do Pedro Teixeira 'surgiu' na minha tela...e tudo começou a mudar. E não poderia ser apenas uma caixa...sobre a estante... e la fui eu começando a dar vida ao meu 'lampadinha'.
O que mudou? a possibilidade...o acesso. Foi preciso um teclado de uns 12 reais e mais alguns botões...e tudo ganhou vida pra caramba... mas...tudo isso, ainda longe de poder dizer ser um cockpit.
Então...um certo sujeito chamado Manoel Carvalho resolveu mostrar sua capacidade inventiva e de sustentabilidade.
Tudo bem, que logo a seguir, vi um outro russo...(acho que é russo, mas o Manoel sabe mais disso) que utilizou outros materiais. Mas...foi o trabalho do Manoel o principal motivador para acender a chama de construir um HC.
É claro que conforme o projeto vai ganhando forma...ganhando volume (na arquitetura é o chamado planta de conservação, para ampliar e/ou modificar um imovel), os valores dispendidos vão aumentando.
Creio que a ideia de alguns, como o Ecosta, o proprio Manoel e mais alguns outros que não lembro para citar, é sempre passar sugestões alternativas justamente a minimizar ainda mais o custo de um empreendimento em sua faze inicial. Principalmente naquele momento de enamoramento com o software.
Como seria bom sair da loja com tudo pronto para plug and play e chegar em casa...e pow! ...mas não dá.
Indicar materiais e soluções que fogem tanta a alçada financeira quanto tecnica daqueles que estão adentrando a uma atividade...é assassinar um sonho, matar o vislumbramento. (Esse é um filme que ja vi em varias esferas...sendo as mais tragicas no hobby e modelismo).
Os grandes tutores são aqueles que germinam a semente (pois ela ja está ali).
Humildemente passei meu 'ridiculo e simplista' modelo de ligação de chave (tão simplista quanto falar de um flip-flop para quem usa apple) ao cassio porque julguei, pela solicitação, que ele esta nessa escalada inicial...querendo fazer o simulador mais verossímel e talvez...sem poder dispor no momento de um grande investimento ou simplesmente porque quer por a mão na solda (poxa...recebi a MP dele...todo feliz por ter dado certo um experimento...e isso é muito show!!!).
É bem provavel para aqueles que estão no estagio inicial, como eu, querer cada vez mais ir incrementando seu home (poxa..o HC1 tava 10...o Manoel desmontou tudo e fez o 2...rs...o ser humano é assim, um incansável) e então placas mais elaboradas podem vir a ser o foco no horizonte.
Eu particularmente tomei contato agora com o Arduino...e vendo comunidades e foruns do exterior da para ver o quanto esse sistema é fantástico...ainda que venha a exigir um conhecimento mais aprofundado. Mas... a equação $ x qualidade x tempo x conhecimento é algo que cada um deve aplicar com seus índices.
Indo um pouco mais alem...sempre penso que o caminho é disseminar a atividade. Isso provoca demanda...e então produtos aparecem para ofertar. quanto mais demanda, mais produtos...mais a produzir...melhor a racionalização dos custos...e com isso...melhor os preços. O hobby ganha...os usuarios ganham, os fabricantes ganham.
..realmente não tinha visto mesmo.Inventor escreveu:Caros Cmtes, certamente vocês ainda não leram o tópico
Aspirante a Aspirante...quem sou eu para falar alguma coisa!!! ...a não ser pela percepção. Desde que instalei o fs na minha maquina a vida de webgarimpo passou a ser uma constante, nas mais variadas áreas. E diga-se...solitária. Diferente da maioria dos meios dos quais participo (ou participei), o modelismo, os FS-man não parecem ter um point fisico de encontro (salvo à aqueles...alguns pares ou trios, que estão na mesma cidade e/ou forum-comunidade).Inventor escreveu:Achamos que não vale mais a pena recorrer as soluções do passado, onde praticamente não haviam outras opções.
Também sofremos muito, chegamos a canibalizar mouses para aproveitar os eixos
Querer ter um cockpit não é desejo acalentado apenas por alguns e tão pouco se restringe somente ao fs.
O que, 'eu', tenho visto nestes ultimos anos é que em uma grande parcela parece que o desejo por um cockpit é inversamente proporcional a condição de obte-lo.
Não vivemos em um pais abastado e no entanto sonhar possui 'asas' e não 'pernas'.
Em tão pouco tempo, comparado e de muitos por aqui e de outros foruns/comunidades, vi das mais variadas engenhocas e soluções, fantasticas diga-se de passagem, para dar cabo ao sonho, promover o acalento e a felicidade de quem utiliza simuladores para dar vazão aos sonhos mais profundamente contidos.
Deixo inclusive este link para verem que coisa interessante e quão criativa é a capacidade humana... e como vale tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=hLBqE2RZrNs
Como podem ver, e ler nos comentarios do video, a coisas que devemos aplaudir, não pela magnitude do valor financeiro aplicado, mas pela magnitude da criatividade e manipulação de tecnologia promovendo algo funcional a baixo custo.
De fato não há duvidas quanto a praticidade do uso das placas (ainda que eu particularmente não a tenha adquirido ainda, mas que muito me impressionou desde a primeira vez que a vi. Responsavel por não haver comprado um M-Joy. rs... mas, deixe dizer:Inventor escreveu:As placas Stargate foram criadas justamente para eliminar essas dificuldades.
O nosso objetivo é que vocês sejam livres para criar Very Happy , abraços
Os equipamentos Saitek pareciam estar para baixo do meio termo entre os 'tupiniquins' e as replicas perfeitas de cockpits de jatos principalmente. Assim... diante do obstaculo financeiro... nem chegava a perder noites de sono por desejar equipamentos assim (é algo como...achamos uma ferrari f50 ou aston martin fantasticos. Mas..somos mortais..e te-los não nos é real. Então..viramos e dormimos).
Foi então que o famigerado e conhecido, popular site do Pedro Teixeira 'surgiu' na minha tela...e tudo começou a mudar. E não poderia ser apenas uma caixa...sobre a estante... e la fui eu começando a dar vida ao meu 'lampadinha'.
O que mudou? a possibilidade...o acesso. Foi preciso um teclado de uns 12 reais e mais alguns botões...e tudo ganhou vida pra caramba... mas...tudo isso, ainda longe de poder dizer ser um cockpit.
Então...um certo sujeito chamado Manoel Carvalho resolveu mostrar sua capacidade inventiva e de sustentabilidade.
Tudo bem, que logo a seguir, vi um outro russo...(acho que é russo, mas o Manoel sabe mais disso) que utilizou outros materiais. Mas...foi o trabalho do Manoel o principal motivador para acender a chama de construir um HC.
É claro que conforme o projeto vai ganhando forma...ganhando volume (na arquitetura é o chamado planta de conservação, para ampliar e/ou modificar um imovel), os valores dispendidos vão aumentando.
Creio que a ideia de alguns, como o Ecosta, o proprio Manoel e mais alguns outros que não lembro para citar, é sempre passar sugestões alternativas justamente a minimizar ainda mais o custo de um empreendimento em sua faze inicial. Principalmente naquele momento de enamoramento com o software.
Como seria bom sair da loja com tudo pronto para plug and play e chegar em casa...e pow! ...mas não dá.
Indicar materiais e soluções que fogem tanta a alçada financeira quanto tecnica daqueles que estão adentrando a uma atividade...é assassinar um sonho, matar o vislumbramento. (Esse é um filme que ja vi em varias esferas...sendo as mais tragicas no hobby e modelismo).
Humildemente passei meu 'ridiculo e simplista' modelo de ligação de chave (tão simplista quanto falar de um flip-flop para quem usa apple) ao cassio porque julguei, pela solicitação, que ele esta nessa escalada inicial...querendo fazer o simulador mais verossímel e talvez...sem poder dispor no momento de um grande investimento ou simplesmente porque quer por a mão na solda (poxa...recebi a MP dele...todo feliz por ter dado certo um experimento...e isso é muito show!!!).
É bem provavel para aqueles que estão no estagio inicial, como eu, querer cada vez mais ir incrementando seu home (poxa..o HC1 tava 10...o Manoel desmontou tudo e fez o 2...rs...o ser humano é assim, um incansável) e então placas mais elaboradas podem vir a ser o foco no horizonte.
Eu particularmente tomei contato agora com o Arduino...e vendo comunidades e foruns do exterior da para ver o quanto esse sistema é fantástico...ainda que venha a exigir um conhecimento mais aprofundado. Mas... a equação $ x qualidade x tempo x conhecimento é algo que cada um deve aplicar com seus índices.
Indo um pouco mais alem...sempre penso que o caminho é disseminar a atividade. Isso provoca demanda...e então produtos aparecem para ofertar. quanto mais demanda, mais produtos...mais a produzir...melhor a racionalização dos custos...e com isso...melhor os preços. O hobby ganha...os usuarios ganham, os fabricantes ganham.
É caro amigo, esses tutores tem estimulado a cabeça dos principiantes, indicando soluções que o tempo tem mostrado serem irrealizável.juliomendes escreveu:
Temos acompanhado muitos projetos, infelizmente inconclusivos.
Certamente resultando em frustração com as despesas e com o tempo perdido. , abraços
-
Nacionalidade :
Ola Sr.Edenio, antes de tudo quero mais uma vez lembrar que desde o primeiro topico que vi tenho seus topicos salvos no meu micro e que volta e meia são fonte de consulta e/ou estimulo.
De fato as vezes, aqui mesmo, consulto um topico...e conforme voce vai seguindo as respostas percebe que quem iniciou 'sumiu'...e não se sabe sequer se as soluções apresentadas chegaram a algum ponto.
Por isso seja qual for a esfera sou a favor das soluções simples e alternativas que permitam aos iniciantes, limitados, seja pelo conhecimento, pelo poder aquisitivo, disponibilidade de tempo e/ou espaço, de irem conforme sua capacidade conquistando mais e mais as possibilidade.
Mas...orientar para que aquele novo adepto va galgando degraus...daqui..dali...ele chega la. É preciso orientar o iniciante como iniciante. Essa é a minha opinião...
Se uma tampa de frasco pode virar um Knob... heheheehe que o seja!
----------
Para 'afiançar' o que eu disse nas duas ultimas respostas, um exemplo aqui do forum só para ilustrar, e que com certeza não é o unico:
O topico é este:
''Preciso de ajuda pra montar um manche e um throttle com reversos caseiro''
neste link:
https://www.voovirtual.com/t27291-preciso-de-ajuda-pra-montar-um-manche-e-um-throttle-com-reversos-caseiro
)Segue o transcrição do texto que abriu o topico;
''Por favor galera, me ajuda, eu já procurei vários tutorias de pessoas montando o cockpit com pedais e tudo, mas eu só quero o manche o throttle, por favor, me ajuda, e além disso quando eu acho um tutorial ajudando eles fazem coisas muito avançadas, por favor galera, eu não quero um negócio avançado daqueles, nem tenho esses materiais em casa, e além disso eu não posso sair pra comprar coisas pra fazer um manche porque minha mãe não deixa, por favor, só quero o manche e o throttle pelo amor de deus, se não eu vou desistir. thanks''
(o grifo é meu)
Este...ainda pediu socorro...
E o mais legal é ler isso:
''Mal começou e já vai desistir ?Não pense assim, se você realmente for de uberlândia passa via mp o teu email de contato, msn ou até mesmo um celular, dai posso te ajudar a construir o manche ok? ''
Eu editei esta resposta antes de publicar e retirei um trecho que justamente falava dessa troca acontecendo na realidade. Comparando as oficinas que o Sesc, entre outros,promove. Na maioria das vezes para começar não se precisa muito...e muitos precisam de um começo.
Pois é Sr.Edenio, por isso disse o quanto é importante fornecer ao iniciante o subsidio basico. Sempre repito por aí um conceito do filosofo brasileiro Rubem Alves de que 'a utopia deve se-la no degrau atingível e tanto quanto se conquiste, avance esse horizonte e assim se chega mais proximo do objetivo final sem ser vencido pelo desanimo ou frustração. Uma utopia que coloque o sonho muito distante o torna irreal e consequentemente deixa de existir antes mesmo de tomar forma.Inventor escreveu:Temos acompanhado muitos projetos, infelizmente inconclusivos.
De fato as vezes, aqui mesmo, consulto um topico...e conforme voce vai seguindo as respostas percebe que quem iniciou 'sumiu'...e não se sabe sequer se as soluções apresentadas chegaram a algum ponto.
É isso mesmo, Sr.Edenio. Esse resultado é fruto de orientação errônea. Não o de semear o apaixonar-se, mas por depositar horizontes com anseios em quem ainda não tem como atingi-los.Inventor escreveu:Certamente resultando em frustração com as despesas e com o tempo perdido.Sad , abraços
Por isso seja qual for a esfera sou a favor das soluções simples e alternativas que permitam aos iniciantes, limitados, seja pelo conhecimento, pelo poder aquisitivo, disponibilidade de tempo e/ou espaço, de irem conforme sua capacidade conquistando mais e mais as possibilidade.
Mas...orientar para que aquele novo adepto va galgando degraus...daqui..dali...ele chega la. É preciso orientar o iniciante como iniciante. Essa é a minha opinião...
----------
Para 'afiançar' o que eu disse nas duas ultimas respostas, um exemplo aqui do forum só para ilustrar, e que com certeza não é o unico:
O topico é este:
''Preciso de ajuda pra montar um manche e um throttle com reversos caseiro''
neste link:
https://www.voovirtual.com/t27291-preciso-de-ajuda-pra-montar-um-manche-e-um-throttle-com-reversos-caseiro
)Segue o transcrição do texto que abriu o topico;
''Por favor galera, me ajuda, eu já procurei vários tutorias de pessoas montando o cockpit com pedais e tudo, mas eu só quero o manche o throttle, por favor, me ajuda, e além disso quando eu acho um tutorial ajudando eles fazem coisas muito avançadas, por favor galera, eu não quero um negócio avançado daqueles, nem tenho esses materiais em casa, e além disso eu não posso sair pra comprar coisas pra fazer um manche porque minha mãe não deixa, por favor, só quero o manche e o throttle pelo amor de deus, se não eu vou desistir. thanks''
(o grifo é meu)
Este...ainda pediu socorro...
E o mais legal é ler isso:
''Mal começou e já vai desistir ?Não pense assim, se você realmente for de uberlândia passa via mp o teu email de contato, msn ou até mesmo um celular, dai posso te ajudar a construir o manche ok? ''
Eu editei esta resposta antes de publicar e retirei um trecho que justamente falava dessa troca acontecendo na realidade. Comparando as oficinas que o Sesc, entre outros,promove. Na maioria das vezes para começar não se precisa muito...e muitos precisam de um começo.
Caro Julio, muito obrigado amigo. Nos sentimos realizados quando somos úteis.juliomendes escreveu:Ola Sr.Edenio, antes de tudo quero mais uma vez lembrar que desde o primeiro topico que vi tenho seus topicos salvos no meu micro e que volta e meia são fonte de consulta e/ou estimulo.
por isso disse o quanto é importante fornecer ao iniciante o subsidio basico. Sempre repito por aí um conceito do filosofo brasileiro Rubem Alves de que 'a utopia deve se-la no degrau atingível e tanto quanto se conquiste, avance esse horizonte e assim se chega mais proximo do objetivo final sem ser vencido pelo desanimo ou frustração. Uma utopia que coloque o sonho muito distante o torna irreal e consequentemente deixa de existir antes mesmo de tomar forma.
Esse resultado é fruto de orientação errônea. Não o de semear o apaixonar-se, mas por depositar horizontes com anseios em quem ainda não tem como atingi-los.
Gostamos muito de ler seus comentários. Apreciamos sua filosofia.
Você já conhece o nosso tópico: https://www.voovirtual.com/t31939-filosofando ???
Esperamos sua contribuição.
Concordamos totalmente com o seu ponto de vista.
Reconhecemos que as nossas plaquinha são caras, mas valem a pena o investimento, principalmente para o principiante.
Mesmo com todas as facilidades que elas oferecem, respondemos diariamente a muitas consultas.
Portanto achamos que não devemos mais apoiar, o desmonte de teclados e afins, para se construir, mesmo que seja um simples painel. Com esses materiais, é quase impossível prestarmos uma ajuda consciente e consistente. , abraços
-
Nacionalidade :
Ola,
As plaquinhas não são caras não...mas o investimento não se resumem no custo delas mesmas, no que são parte de um conjunto de investimentos.
Penso que quem chegou na 'caixa-de-botoes' ela o curso natural seguinte. Há os 'iluminados'...mas essa não é apenas uma parcela do todo (mais uma vez...é so minha opnião).
Acho o MCP-kit stargate fantastico. Baita iniciativa...e da ultima vez que vi o valor...achei o valor atrativo...e atingível. Não teria duvida na aquisição pudesse eu dispor do valor atualmente (mas...questões particulares no momento fazem a censura e monitoramento moral e de bom senso de meus gastos. Que consiga transpor rapido e poder ter liberdade moral para direcionar verba a algo que...de certa forma é 'superfulo'. Ha momentos, não é seu Edenio, que a razão precisa sobrepor a paixão e a emoção).
A sua participação oferecendo uma solução de vanguarda sem duvida que é imprescindível. Acho que ha uma boa mescla e cada comece de onde suponha ter o embasamento substancial para dar curso no projeto,não é mesmo?
Poxa...que grande prazer ter trocado essas ideias com o Sr. e que honra. Ha um tempo remoto atras eu o lia...de modo omisso... e sonhando em me aventurar nas peripecias do universo do serrote, solda e afins...rs...e cá estou eu!
Grande abraço e uma boa semana.
Vida longa a Stargate e que continuem a fomentar novas ideias e projetos...que novos produtos possam surgir para melhor ainda poder atender a esse bando de sonhadores que somos...incansáveis...e invencíveis.
Obrigado.
PS: Sr. Edenio, porque o fundo da minha outra mensagem ficou verde? sabes?
E são muito sim. Basta navegar pelos topicos e conferir. E ser util é uma necessidade humana, não é mesmo?Inventor escreveu:Caro Julio, muito obrigado amigo. Nos sentimos realizados quando somos úteis.
Puxa! não conheço...mas vou passar por la, sem duvida...e deixar meus pitacos...hehehe... (dizem que tenho uma veia feminina no meu cerebro..porque falo pra caramba! para não dizer outra palavra xula...rs.. mas... por favor, jamais recebam de forma negativa qualquer coisa que diga).Inventor escreveu:Gostamos muito de ler seus comentários. Apreciamos sua filosofia.
Você já conhece o nosso tópico: https://www.voovirtual.com/t31939-filosofando ???
Nãaao! Seu Edenio, não penso que seja caro não, no maximo um valor não tão atraente. Mas entendo perfeitamente quanto às questões tecnicas (tanto tecnologica quanto planilha de custo e afins de produção, impostos..etc) que acabam por onerar um produto. Até por isso é fato que quanto mais se produz menor o valor unitário. Não creio que haja quem possa se arrepender de adquirir o produto. Penso que o principiante ainda precise superar certas etapas para estar apto a tirar proveito das plaquinhas, pois como diz:Inventor escreveu:Reconhecemos que as nossas plaquinha são caras, mas valem a pena o investimento, principalmente para o principiante.
mostra o quanto a plasticidade do uso evocam duvidas na aplicação.inventor escreveu:Mesmo com todas as facilidades que elas oferecem, respondemos diariamente a muitas consultas.
As plaquinhas não são caras não...mas o investimento não se resumem no custo delas mesmas, no que são parte de um conjunto de investimentos.
Penso que quem chegou na 'caixa-de-botoes' ela o curso natural seguinte. Há os 'iluminados'...mas essa não é apenas uma parcela do todo (mais uma vez...é so minha opnião).
Acho o MCP-kit stargate fantastico. Baita iniciativa...e da ultima vez que vi o valor...achei o valor atrativo...e atingível. Não teria duvida na aquisição pudesse eu dispor do valor atualmente (mas...questões particulares no momento fazem a censura e monitoramento moral e de bom senso de meus gastos. Que consiga transpor rapido e poder ter liberdade moral para direcionar verba a algo que...de certa forma é 'superfulo'. Ha momentos, não é seu Edenio, que a razão precisa sobrepor a paixão e a emoção).
Quem dera todas empresas dessem o suporte que voces dão! puxa! Sim, Sr.Edenio, acho que é impossivel não encontrar algum parecer do senhor em algum topico. Sempre intuitivo e sugestivo.Inventor escreveu: respondemos diariamente a muitas consultas.
Entendo. Fica dificil mesmo. Mas que cada um tente por sua conta e risco...e penso que existam topicos por aqui que ja destrincharam isso...e/ou pessoas como o Ecosta e o Ricardo Gonçalves, ainda com energia e propostas para oferecer.inventor escreveu:Portanto achamos que não devemos mais apoiar, o desmonte de teclados e afins, para se construir, mesmo que seja um simples painel. Com esses materiais, é quase impossível prestarmos uma ajuda consciente e consistente.
A sua participação oferecendo uma solução de vanguarda sem duvida que é imprescindível. Acho que ha uma boa mescla e cada comece de onde suponha ter o embasamento substancial para dar curso no projeto,não é mesmo?
Poxa...que grande prazer ter trocado essas ideias com o Sr. e que honra. Ha um tempo remoto atras eu o lia...de modo omisso... e sonhando em me aventurar nas peripecias do universo do serrote, solda e afins...rs...e cá estou eu!
Grande abraço e uma boa semana.
Vida longa a Stargate e que continuem a fomentar novas ideias e projetos...que novos produtos possam surgir para melhor ainda poder atender a esse bando de sonhadores que somos...incansáveis...e invencíveis.
Obrigado.
Olá Julio, obrigado amigojuliomendes escreveu:
A pagina toda verdinha é um "muito obrigado" do nosso amigo Ecosta, lhe premiando também com os seus 3 primeiros pontinhos de reputação
O Ecosta é mesmo especial, não levou em conta termos desvirtuado o seu tópico.
Aceite um pontinho amigo , abraços
-
Nacionalidade :
Boa Tarde, Pessoal!!!
Caramba, como vocês falam heim... rsrsrs e ainda falam bonito..... rsrsrs. Julio, deveria ser colunista de algum jornal grande em circulação cara...
Bom, moro no interior de São Paulo e sempre fui fascinado pela aviação, quando criança passava horas e horas observando os aviões que decolavam e pousavam aqui no aeroporto, sempre aeronaves de pequeno porte devido a cidade ser pequena e tal e já achava lindo aquela maquina cheia de botões e marcadores, rádios, gps etc... Fiquei mais encantado ainda quando presenciei ao vivo um avião de grande porte, ai sim confirmou ainda mais minha paixão. Meu sonho era ser piloto um dia, no entanto a vida nos leva a caminhos diferentes, e são vários os fatores, as vezes por influencias de pessoas, as vezes pela dificuldade, pela falta de condições financeiras, esta ultima a razão pelo qual não me tornei um piloto... Venho da tradicional família brasileira, não pobre a ponto de passar necessidade, graças a Deus, mais também sem muitas condições. No entanto comecei a trabalhar em um banco para poder ajudar em casa, e também comprar minhas coisas, para poder ganhar mais e crescer, fui indicado a fazer uma faculdade de ADM, no qual me formei graças a Deus... e assim estou hoje com 27 anos, já não trabalho mais no banco, hoje sou comprador de uma indústria química.. No entanto esse meu sonho de pilotar, sempre ficou de lado, pois como irei abandonar meu serviço para fazer uma faculdade de aviação, como irei me manter??? O meu jeito de suprir este sonho estou descontando nos simuladores... rsrsrsrsr
Bem galera, já contei um pouquinho da minha humilde história, sou novíssimo aqui no fórum, já troquei MP com o Sr. Julio Mendes no qual preciso citar aqui que foi muito atencioso em minhas duvidas... Meu dilema é o seguinte... Tenho varias chaves On/ Off aqui em casa... também por não deter muito conhecimento em eletrônica, queria começar com algo mais básico e aos poucos ir aprofundando até um dia ficar como vocês, com placas controladoras usb e um monte de parafernálhas avançadas...
Como disse, tenho chaves on / off,tenho relês também, e capacitores.. devido as orientações do Julio, consegui montar o circuito, só estou com dificuldades em depois que o circuito é ativado, descarregar o capacitor para que possa utilizar novamente...
Julio, será que com chaves com apenas 3 polos não conseguiremos fazer???
Caramba, como vocês falam heim... rsrsrs e ainda falam bonito..... rsrsrs. Julio, deveria ser colunista de algum jornal grande em circulação cara...
Bom, moro no interior de São Paulo e sempre fui fascinado pela aviação, quando criança passava horas e horas observando os aviões que decolavam e pousavam aqui no aeroporto, sempre aeronaves de pequeno porte devido a cidade ser pequena e tal e já achava lindo aquela maquina cheia de botões e marcadores, rádios, gps etc... Fiquei mais encantado ainda quando presenciei ao vivo um avião de grande porte, ai sim confirmou ainda mais minha paixão. Meu sonho era ser piloto um dia, no entanto a vida nos leva a caminhos diferentes, e são vários os fatores, as vezes por influencias de pessoas, as vezes pela dificuldade, pela falta de condições financeiras, esta ultima a razão pelo qual não me tornei um piloto... Venho da tradicional família brasileira, não pobre a ponto de passar necessidade, graças a Deus, mais também sem muitas condições. No entanto comecei a trabalhar em um banco para poder ajudar em casa, e também comprar minhas coisas, para poder ganhar mais e crescer, fui indicado a fazer uma faculdade de ADM, no qual me formei graças a Deus... e assim estou hoje com 27 anos, já não trabalho mais no banco, hoje sou comprador de uma indústria química.. No entanto esse meu sonho de pilotar, sempre ficou de lado, pois como irei abandonar meu serviço para fazer uma faculdade de aviação, como irei me manter??? O meu jeito de suprir este sonho estou descontando nos simuladores... rsrsrsrsr
Bem galera, já contei um pouquinho da minha humilde história, sou novíssimo aqui no fórum, já troquei MP com o Sr. Julio Mendes no qual preciso citar aqui que foi muito atencioso em minhas duvidas... Meu dilema é o seguinte... Tenho varias chaves On/ Off aqui em casa... também por não deter muito conhecimento em eletrônica, queria começar com algo mais básico e aos poucos ir aprofundando até um dia ficar como vocês, com placas controladoras usb e um monte de parafernálhas avançadas...
Como disse, tenho chaves on / off,tenho relês também, e capacitores.. devido as orientações do Julio, consegui montar o circuito, só estou com dificuldades em depois que o circuito é ativado, descarregar o capacitor para que possa utilizar novamente...
cassiociuffa- Recruta
-
Inscrito em : 05/11/2013
Reputação : 0
Nacionalidade :
Olá Cassio, seja bem vindocassiociuffa escreveu:Boa Tarde, Pessoal!!!
Uma bela historia de dificuldades e de superação, parabéns amigo
Recomendamos uma leitura do nosso eterno professor Newton C Braga, para identificar os diversos tipos de chaves.
Geralmente fazemos muita confusão entre polos e posições.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/1367-alm217.html
Lá no site, você também vai encontrar muitas informações sobre eletrônica básica. , abraços
-
Nacionalidade :
Ola,
E muito obrigado mais uma vez ao Sr. pelo seu pontinho! (serão 4 então? nem sabia que funcionava assim isso...rs...a bem dizer...ainda não sei ao certo...rs)
É destoamos ligeiramente do topico, mas...digamos que foi um suporte filosofico para os 'aventureiros' iniciantes...hehehe. Que sirva de apoio moral ao incentivo a quem quiser começar o projeto que ele divulgou aqui.
jornalista? rs...eu tento...nos meus blogs...
Cassio, em resposta a sua pergunta, na pagina 1 deste topico eu ja deixara um esqueminha, veja a resposta que contem isso:
''Ainda exemplificando:
B b
Cada coluna é independente. Assim fazendo um circuito ON em A-B e outro em 'b-c', e fazendo o circuito de 'curto' em B-C e a-b. Deixe o capacitor de cada circuito ligado em B-b, em 'A' e 'c' vai ao rele e 'C' e 'a' vai ao resistor de descarga. assim terá o efeito desejado. ''
Caso tenha alguma duvida, ou não esteja claro, ou queira acrescentar algo...diga aí, Cassio, que terei o maior prazer de trocar informações.
Detalhe:
Na montagem que vou fazer vou aplicar (porque penso ser necessario) um diodo Zener para quando alternar o circuito não haver retorno, o que o Zener funciona como bloqueador, aplicado em série. Pretendo montar 7 chaves assim, so não montei uma ainda para lhe exempiificar porque estou meio debilitado devido a uma gripe, por esses dias.
Montei na protboard e claro...funciona...rs... mas..não estava ligado com a chave, que neste caso, mantem parte de um circuito ligado enquanto o outro liga completamente. É isso que quero testar. Tenho apenas dois Zeners aqui...e não sei se estão bons...ou validade vencida...é material de meus tempos de hobby na eletronica...vão-se aaaaanos.
Também quero montar o sistema que o Ecosta publicou aqui, e vou pesquisar o Ci pelo centro de sampa...ver se acho. Veja então se fica claro a dica ou voltamos a nos falar. Se der certo...retorne com um Obrigado aqui para constar no profile (acho que é assim que funciona...rs...).
---------------------
editado
Cassio, veja a dica do Sr. Edenio...bem bacana.
Mas como disse, lendo a resposta da pagina um, entenderá porque precisa ser com 6 polos.
[Sr.Edenio é mesmo uma entidade...rs...sempre presente...a qualquer hora..hehehehe]
Cassio, veja um dos modelos que vou usar. Quando comprei a ideia era ligar leds em paralelo. Vou tentar incrementar o esqueminha...acompanhe.
" />
uau!!! é mesmo?! que bom jeito de começar a semana. Obrigado por me avisar Sr.Edenio.Inventor escreveu:Olá Julio, obrigado amigo thumbsup
A pagina toda verdinha é um "muito obrigado" do nosso amigo Ecosta, lhe premiando também com os seus 3 primeiros pontinhos de reputação Very Happy
Sim, o Ecosta é uma pessoa muito especial mesmo, e tem me dado bastante suporte tecnico.Sou muito grato a ele por isso.Inventor escreveu:
O Ecosta é mesmo especial, não levou em conta termos desvirtuado o seu tópico. reverencia
Aceite um pontinho amigo thumbsup , abraços
E muito obrigado mais uma vez ao Sr. pelo seu pontinho! (serão 4 então? nem sabia que funcionava assim isso...rs...a bem dizer...ainda não sei ao certo...rs)
É destoamos ligeiramente do topico, mas...digamos que foi um suporte filosofico para os 'aventureiros' iniciantes...hehehe. Que sirva de apoio moral ao incentivo a quem quiser começar o projeto que ele divulgou aqui.
...é eu falo. Dizem que tenho uma veia feminina na area do cerebro destinada a fala! rs...cassiociuffa escreveu:Caramba, como vocês falam heim... rsrsrs e ainda falam bonito..... rsrsrs. Julio, deveria ser colunista de algum jornal grande em circulação cara...
jornalista? rs...eu tento...nos meus blogs...
creio que a maior parcela dos simuleiros vem daí (ainda que 'a mais evidente' as vezes aponte para pilotos reais e/ou pessoas ligadas a aviação real de forma geral. Minha frustração chegou perto dos 18 anos...quando minha estatura de 1,66m não me permitia adentrar a aeronautica. Depois, havia a possibilidade de uma bolsa do entao 2grau.. la pelo CTA...mas... me envolvi com rabo de saia...e ficar 'longe de familia e ''amor''' pesou.cassiociuffa escreveu:No entanto esse meu sonho de pilotar, sempre ficou de lado, pois como irei abandonar meu serviço para fazer uma faculdade de aviação, como irei me manter??? O meu jeito de suprir este sonho estou descontando nos simuladores... rsrsrsrsr
...apesar do meio segulo no compartimento de bagagem, pode tirar o 'Sr.', cassio...rs...cassiociuffa escreveu:Sr. Julio Mendes
Cassio, em resposta a sua pergunta, na pagina 1 deste topico eu ja deixara um esqueminha, veja a resposta que contem isso:
''Ainda exemplificando:
B b
Cada coluna é independente. Assim fazendo um circuito ON em A-B e outro em 'b-c', e fazendo o circuito de 'curto' em B-C e a-b. Deixe o capacitor de cada circuito ligado em B-b, em 'A' e 'c' vai ao rele e 'C' e 'a' vai ao resistor de descarga. assim terá o efeito desejado. ''
Caso tenha alguma duvida, ou não esteja claro, ou queira acrescentar algo...diga aí, Cassio, que terei o maior prazer de trocar informações.
Detalhe:
Na montagem que vou fazer vou aplicar (porque penso ser necessario) um diodo Zener para quando alternar o circuito não haver retorno, o que o Zener funciona como bloqueador, aplicado em série. Pretendo montar 7 chaves assim, so não montei uma ainda para lhe exempiificar porque estou meio debilitado devido a uma gripe, por esses dias.
Montei na protboard e claro...funciona...rs... mas..não estava ligado com a chave, que neste caso, mantem parte de um circuito ligado enquanto o outro liga completamente. É isso que quero testar. Tenho apenas dois Zeners aqui...e não sei se estão bons...ou validade vencida...é material de meus tempos de hobby na eletronica...vão-se aaaaanos.
Também quero montar o sistema que o Ecosta publicou aqui, e vou pesquisar o Ci pelo centro de sampa...ver se acho. Veja então se fica claro a dica ou voltamos a nos falar. Se der certo...retorne com um Obrigado aqui para constar no profile (acho que é assim que funciona...rs...).
---------------------
editado
Cassio, veja a dica do Sr. Edenio...bem bacana.
Mas como disse, lendo a resposta da pagina um, entenderá porque precisa ser com 6 polos.
[Sr.Edenio é mesmo uma entidade...rs...sempre presente...a qualquer hora..hehehehe]
Cassio, veja um dos modelos que vou usar. Quando comprei a ideia era ligar leds em paralelo. Vou tentar incrementar o esqueminha...acompanhe.
" />
gostaria do esquema pois interesei muito sobre esse prototipo
ola gostaria se posivel o esquema pois gostei da luz acendendo, estava atras de um sistema assim, se posivel me manda a relacao dos componentes tambem para eu comprar, estou em um projeto tambem fazendo meu painel nao vejo a hora de terminar, estou bem empolgado com isso... meu email e ehor2010@bol.com.br
umbrella2010- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2015
Reputação : 18
Simulador preferido : fsx .. xplane
Emprego/lazer : tecnico automotivo
Nacionalidade :