Imagens finais do Projeto HC2.
+9
Allan Prim
Thiago
Edenio Rodrigues
Flavio Ribeiro
maykokmc
Larrubia
alberto
Ricardo Gonçalves
Manoel Carvalho
13 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Imagens finais do Projeto HC2.
Bom dia Cmtes!
Estou publicando mais algumas imagens finais do HC2 (versão 1.0). Após a breve conclusão da construção, foram quase 2 meses só para configurar, resolver problemas e ajustar os softwares e interfaces!
Em breve divulgaremos o vídeo de apresentação.
Seguem as imagens.
Detalhes do interior. As novidades estão no canto esquerdo, com um teclado exclusivo para o controle do GPS e um pequeno volante de direção no solo (assim como as aeronaves Boeing, o Bandeirante também possui este tipo de controle). Utilizamos também perfilados de borracha em "U" para dar acabamento aos cortes do MDF no painel.
Somente com a iluminação do painel.
Visão do lado direito, com informações sobre a aeronave adesivadas na lateral.
Detalhes dos mouses, podendo ser visto também o porta "gelados" no canto inferior esquerdo do banco.
Detalhe do piso que desta vez, além do carpete, recebeu placas de borracha.
Detalhes do jump, podendo ser visualizado o "porta objetos" localizado atrás do banco.
Neste detalhe, vemos o "porta alimentos" do serviço de bordo... Foi adesivado também uma imagem da cabine de passageiros do Bandeirante na parte de trás do banco.
Nosso painel superior, onde foi fixado também o teclado do pc.
Detalhe da lateral externa.
Detalhe da entrada do simulador.
Detalhe da cabine suspensa pelo macaco elétrico.
Visão frontal da cabine suspensa. Lembrando que adotamos somente este movimento do eixo por questões de segurança de fixação da cabine quando estiver sendo transportada. O sistema anterior do HC1 não seria apropriado (nem seguro) para esta finalidade. Portanto o movimento ficou restrito ao "subir e descer".
Nosso bandeco virtual do projeto já pintado nas cores de Asas de Socorro.
Estou publicando mais algumas imagens finais do HC2 (versão 1.0). Após a breve conclusão da construção, foram quase 2 meses só para configurar, resolver problemas e ajustar os softwares e interfaces!
Em breve divulgaremos o vídeo de apresentação.
Seguem as imagens.
Detalhes do interior. As novidades estão no canto esquerdo, com um teclado exclusivo para o controle do GPS e um pequeno volante de direção no solo (assim como as aeronaves Boeing, o Bandeirante também possui este tipo de controle). Utilizamos também perfilados de borracha em "U" para dar acabamento aos cortes do MDF no painel.
Somente com a iluminação do painel.
Visão do lado direito, com informações sobre a aeronave adesivadas na lateral.
Detalhes dos mouses, podendo ser visto também o porta "gelados" no canto inferior esquerdo do banco.
Detalhe do piso que desta vez, além do carpete, recebeu placas de borracha.
Detalhes do jump, podendo ser visualizado o "porta objetos" localizado atrás do banco.
Neste detalhe, vemos o "porta alimentos" do serviço de bordo... Foi adesivado também uma imagem da cabine de passageiros do Bandeirante na parte de trás do banco.
Nosso painel superior, onde foi fixado também o teclado do pc.
Detalhe da lateral externa.
Detalhe da entrada do simulador.
Detalhe da cabine suspensa pelo macaco elétrico.
Visão frontal da cabine suspensa. Lembrando que adotamos somente este movimento do eixo por questões de segurança de fixação da cabine quando estiver sendo transportada. O sistema anterior do HC1 não seria apropriado (nem seguro) para esta finalidade. Portanto o movimento ficou restrito ao "subir e descer".
Nosso bandeco virtual do projeto já pintado nas cores de Asas de Socorro.
-
Inscrito em : 30/03/2013
Reputação : 101
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Re: Imagens finais do Projeto HC2.
Grande Manoel, está uma perfeição... (três vezes...)
E um grande trabalho que você realiza no Asas de Socorro.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho e dedicação à aviação virtual e porque não, a real!
Um abraço.
E um grande trabalho que você realiza no Asas de Socorro.
Que tipo de sistema você utilizou para fazer este volante e ele é configurado no FSUIPC? E o GPS também, pois tentei utilizar o teclado para ele e não consegui configurá-lo.Manoel Carvalho escreveu:As novidades estão no canto esquerdo, com um teclado exclusivo para o controle do GPS e um pequeno volante de direção no solo (assim como as aeronaves Boeing, o Bandeirante também possui este tipo de controle).
Mais uma vez parabéns pelo trabalho e dedicação à aviação virtual e porque não, a real!
Um abraço.
Última edição por Ricardo Gonçalves em Sex 01 Nov 2013, 15:17, editado 1 vez(es)
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Muitos parabéns! Está lindo mesmo! Mais ainda para o Asas de Socorro!
Olá Manoel,
Simplesmente maravilhoso seu HC2.
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação a esse projeto em
prol a Asas de Socorro.
Abraços
Simplesmente maravilhoso seu HC2.
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação a esse projeto em
prol a Asas de Socorro.
Abraços
Larrubia- Brigadeiro
-
Inscrito em : 10/09/2008
Reputação : 183
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade :
Obrigado Cmtes! Vocês são os grandes incentivadores de nosso trabalho.
Quanto ao GPS, utilizei um teclado numérico USB e configurei as teclas no próprio FS. Detalhe: Tem que desligar a tecla que ativa o teclado numérico, ou seja, tem que configurá-lo no FS com a luz apagada. Depois é só etiquetar.
Sim amigo Ricardo, é um potenciômetro ligado num dos eixos da Stargate NX e configurado no FSUIPC.Ricardo Gonçalves escreveu:Que tipo de sistema você utilizou para fazer este volante e ele é configurado no FSUIPC? E o GPS também, pois tentei utilizar o teclado para ele e não consegui configurá-lo.
Quanto ao GPS, utilizei um teclado numérico USB e configurei as teclas no próprio FS. Detalhe: Tem que desligar a tecla que ativa o teclado numérico, ou seja, tem que configurá-lo no FS com a luz apagada. Depois é só etiquetar.
-
Nacionalidade :
maykokmc- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 07/01/2010
Reputação : 46
Simulador preferido : FS 2004
Nacionalidade :
Oi Manoel!
Parabéns mais uma vez! Fiquei doido pra conhecer pessoalmente essa obra prima!
Que tipo de monitor usou para o GPS?
Parabéns mais uma vez! Fiquei doido pra conhecer pessoalmente essa obra prima!
Utilizei um velho monitor de 15" CRT da Sansung. Na frente dele tem um filtro de vidro escuro que deixa a tela com aparência de plana.
-
Nacionalidade :
Grande Manoel, mais uma vez parabéns amigo
Aceite mais um pontinho , abraços
Aceite mais um pontinho , abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Um grande salto em qualidade do 1o para essa 2a versão do seu home cockpit caro Manoel, parabéns pela rapidez na execução e pelo trabalho que vem desenvolvendo com ele. Grande abraço!
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 55
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade :
Ficou maravilhoso esse novo cockpit, meus parabéns!
Inscrito em : 11/12/2012
Reputação : 22
Simulador preferido : P3D/X-Plane 11
Emprego/lazer : Engenharia
Nacionalidade :
lindo lindo... Manoel, entre tanta curiosidade ao software, hardware e tal...uma bem simples...rs..,
diga-me, essas 'pastas azuis' e o efeito iluminado delas. A fonte de luz, 'back' está blindada? porque não vasa luz, somente a placa azul é iluminada. E qual ao certo é a placa? as de acetato tipo encadernação?
abraço
diga-me, essas 'pastas azuis' e o efeito iluminado delas. A fonte de luz, 'back' está blindada? porque não vasa luz, somente a placa azul é iluminada. E qual ao certo é a placa? as de acetato tipo encadernação?
abraço
O que seria fonte de luz "blindada" Julio? Eu utilizei 2 lampadas brancas de vários led´s para lanterna de automóveis (tinha 2 sobrando aqui) e elas ficam afastadas da placa (foram fixadas nas extremidades dianteiras internas do simulador e servem também para iluminar os equipamentos numa possível manutenção). As placas azuis são feitas daquelas pastas de PVC semi-translúcido com elástico, utilizadas para colocar folhas de papel. Escolhi uma na tonalidade apropriada e utilizei as 2 bandas dela. O fato de não vazar luz é justamente por que as lâmpadas estão afastadas e as placas não recebem a luz direta.juliomendes escreveu:lindo lindo... Manoel, entre tanta curiosidade ao software, hardware e tal...uma bem simples...rs..,
abraço
O conceito foi tirado daqueles televisores que possuem luzes traseiras que, ao iluminarem a parede, dão uma sensação de amplitude da tela. Em voos com "céu de brigadeiro" (ou seja, tudo azulzinho) o efeito fica muito interessante.
-
Nacionalidade :
Olá Manoe, que grande prazer falar contigo! Sigo no progresso com o Arduino, graças inicialmente a você pelo incentivo e apoio em participar do forum de forma ativa. (E meus agradecimentos se estendem sempre para o Joz e o Ecosta, este ultimo que deu um belo empurrão tecnico, desafogando um pouco o Joz. hehehe).
Vamos lá:
" />
Imaginava que para se ter esse efeito seria preciso que fosse montado dessa forma:
Vou de forma empirica repetir sua aplicação e depois lhe falo o resultado
Mais uma vez, muitissimo obrigado Manoel.
Abraços
Vamos lá:
Assim designei supondo a folha de pvc ser a parte de uma caixa onde estivesse a luz. Porquê? porque não é visivel na foto 'noturna' a luz vazar pelo que seriam as molduras das janelas (da placa, dos monitores), ficando concentrada somente na placa. Dando outro exemplo, não ha um 'bloom' de luminância à margem das placas e tvs. Como há um vão (não há?) entre o posicionamento da placa e o teto por exemplo (na primeira foto, no canto esquerdo superior, sugere que a janela falsa esta afastada do fundo e que ha um vão. Por esse vão a luz artificial não 'vasa' e fica concentrada apenas na placa.Manoel Carvalho escreveu:O que seria fonte de luz "blindada" Julio?
Exatamente. mas mesmo assim me surpreendo em ver que não vasa. Mas está aí a prova que não vasa...rs...Manoel Carvalho escreveu:O fato de não vazar luz é justamente por que as lâmpadas estão afastadas e as placas não recebem a luz direta.
" />
Imaginava que para se ter esse efeito seria preciso que fosse montado dessa forma:
Sim, fica shoooooow. Manoel, o mais engraçado é que antes de chegar ao teu blog, antes de conhecer todo o projeto, só vira coisas tais como as reproduções de cockpit reais de jatos. De proporções gigantescas para um espaço comum. Então, a mente fertil de um inventor rsrs(não engenheiro, mas aquele que faz um submarino de uma garrafa pet, entende? rs...) resolveu fazer uns testes, fundamentado em algumas questões de cognição e neurociencia (e também arte visual), a saber: o nosso cerebro se atem à informação centrada pelo foco de visão (e não vou destrinchar isso aqui neste post). Retirar ou adequar referencias visuais conferem uma sugestão de realidade. Meu primeiro teste foi retirar. rs... Fiz 3 grandes paineis com papelão ondulado (oriundos de uma caixa de tv lcd) e armei o mesmo e pintei-o de preto. A ideia era bloquear toda a informação visual não condizente. Eureka! funcionou! ...e então...logo depois, encontro o blog. A ideia da janela azul...perfeita. Excelente. Deus provendo os caminhos...Manoel Carvalho escreveu:dão uma sensação de amplitude da tela. Em voos com "céu de brigadeiro" (ou seja, tudo azulzinho) o efeito fica muito interessante. yes
Vou de forma empirica repetir sua aplicação e depois lhe falo o resultado
Mais uma vez, muitissimo obrigado Manoel.
Abraços
Oi Manoel. Lindo seu simulador.Manoel Carvalho escreveu:
O que seria fonte de luz "blindada" Julio? Eu utilizei 2 lampadas brancas de vários led´s para lanterna de automóveis (tinha 2 sobrando aqui) e elas ficam afastadas da placa (foram fixadas nas extremidades dianteiras internas do simulador e servem também para iluminar os equipamentos numa possível manutenção). As placas azuis são feitas daquelas pastas de PVC semi-translúcido com elástico, utilizadas para colocar folhas de papel. Escolhi uma na tonalidade apropriada e utilizei as 2 bandas dela. O fato de não vazar luz é justamente por que as lâmpadas estão afastadas e as placas não recebem a luz direta.
O conceito foi tirado daqueles televisores que possuem luzes traseiras que, ao iluminarem a parede, dão uma sensação de amplitude da tela. Em voos com "céu de brigadeiro" (ou seja, tudo azulzinho) o efeito fica muito interessante.
Inspirado em você irei construir o meu.
Minha pergunta ainda é quanto a refrigeração. Não fica quente com duas pessoas fechadas ai dentro? Já pensou em construir um sistema de ar condicionado usando placas de peltier?
Outra pergunta. Qual a marca do teu fone de ouvido. Estou querendo comprar um o mais parecido possível com um headset de aviação, porem sem gastar muito.
Inscrito em : 11/06/2013
Reputação : 6
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Químico / Simulação de Voo
Nacionalidade :
Parabéns Manoel, excelente trabalho. Quando usava o FS2004 eu tinha um Bandeirante do Esquadrão Rumba. Era muito bom usar o painel superior para dar partida nos motores, muito fidedigno. O modelo que vc está utilizando é bem completo também? Serve no FSX? Usei bastante o Bandeirante e gostaria de obter o arquivo novamente. Abs.
Paulo Cesar Alievi- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 8
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Reserva/Voo
Nacionalidade :
Obrigado Cmte!geonobre escreveu:
Oi Manoel. Lindo seu simulador.
Minha pergunta ainda é quanto a refrigeração. Não fica quente com duas pessoas fechadas ai dentro? Já pensou em construir um sistema de ar condicionado usando placas de peltier?
Outra pergunta. Qual a marca do teu fone de ouvido. Estou querendo comprar um o mais parecido possível com um headset de aviação, porem sem gastar muito.
O ventilador que utilizo produz um grande fluxo de ar (3 velocidades) que passa pelo teto e desce pelos monitores (a maior fonte eletrônica de calor dentro da cabine). Existem também 2 exaustores para retirada do ar quente. Em dias normais, funciona bem. Porém em dias muito quentes, joga o ar quente de fora para dentro da cabine...
Abaixo da base do mini-mouse, fica um relógio digital que permite consultar a temperatura e a umidade dentro da cabine.
Interessante... Eu desconhecia as placas de peltier e após pesquisar, vi que podem até gelar minha geladeirinha... Vou estudar mais sobre o assunto.
Valeu pela dica!
Quanto ao fone, utilizo um destes bem genérico.
-
Nacionalidade :
Oi Paulo! Eu diria que este modelo do cubano é uma evolução do Rumba em vários aspectos.Paulo Cesar Alievi escreveu:Parabéns Manoel, excelente trabalho. Quando usava o FS2004 eu tinha um Bandeirante do Esquadrão Rumba. Era muito bom usar o painel superior para dar partida nos motores, muito fidedigno. O modelo que vc está utilizando é bem completo também? Serve no FSX? Usei bastante o Bandeirante e gostaria de obter o arquivo novamente. Abs.
Infelizmente ele foi projetado só para o FS2004, mas já vi gente utilizando ele no FSX (não sei se com alguma alteração, mas vale testar). No link do blog do Projeto Bandeirante que está na minha assinatura, você encontra todos os bandecos disponíveis para o Flight Simulator até o momento.
O único problema dele é que ainda não consegui adaptar o painel deste bandeco para o HC2... Tem uns comandos de acionamento que nem os macros do FSUIPC estão resolvendo... Enquanto isso, vou utilizando o painel default do King Air.
-
Nacionalidade :
Para ajudar, segue um link que me deu uma ideia a qual eu vou tentar utilizar quando construir a minha cabine, afinal, moro em Manaus e seria inviável esta cabine sem refrigeração.Manoel Carvalho escreveu:Obrigado Cmte!geonobre escreveu:
Oi Manoel. Lindo seu simulador.
O ventilador que utilizo produz um grande fluxo de ar (3 velocidades) que passa pelo teto e desce pelos monitores (a maior fonte eletrônica de calor dentro da cabine). Existem também 2 exaustores para retirada do ar quente. Em dias normais, funciona bem. Porém em dias muito quentes, joga o ar quente de fora para dentro da cabine...
Abaixo da base do mini-mouse, fica um relógio digital que permite consultar a temperatura e a umidade dentro da cabine.
Interessante... Eu desconhecia as placas de peltier e após pesquisar, vi que podem até gelar minha geladeirinha... Vou estudar mais sobre o assunto.
Valeu pela dica!
Quanto ao fone, utilizo um destes bem genérico.
http://www.tecmundo.com.br/area-42/31505-area-42-como-construir-um-ar-condicionado-para-o-seu-computador-video-.htm
A ideia é utilizar o mesmo conceito para soprar ar frio para dentro da cabine, imagino que dois destes dispositivos seriam suficientes para baixar em alguns graus a temperatura.
Abraço.
Inscrito em : 11/06/2013
Reputação : 6
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Químico / Simulação de Voo
Nacionalidade :
Amigo Manoel Carvalho,
Gostaria que me dissesse como reaproveitou esse yoke. Estou pensando em ressuscitar o meu (tenho um irmão gêmeo desse que estas usando). Abri ele ontem para dar uma olhada nos valores dos potenciômetros mas eles estavam envoltos numa peça de plástico e não consegui ver.
Me diga:
Você colocou novos potenciômetros, nova placa e tudo o mais ou conseguiu reaproveitar os potenciômetros?
Meu projeto vai atrasar mais que imaginava... por isso pretendo já ir utilizando o que já tá ficando pronto... pra não desanimar.
Gostaria que me dissesse como reaproveitou esse yoke. Estou pensando em ressuscitar o meu (tenho um irmão gêmeo desse que estas usando). Abri ele ontem para dar uma olhada nos valores dos potenciômetros mas eles estavam envoltos numa peça de plástico e não consegui ver.
Me diga:
Você colocou novos potenciômetros, nova placa e tudo o mais ou conseguiu reaproveitar os potenciômetros?
Meu projeto vai atrasar mais que imaginava... por isso pretendo já ir utilizando o que já tá ficando pronto... pra não desanimar.
Me diga:
Eu fiz o seguinte: Retirei toda a eletrônica dele (que era analógica), inclusive os potenciômetros, e substituí tudo pela eletrônica (placa e pontenciômetros) de outro joy digital da Genius (com sistema de vibration). Só mantive o potenciômetro central original do acelerador (que no HC2 é utilizado como controle da mistura de combustível).
Detalhe: A placa não encaixou perfeitamente no espaço disponível da base e tive que fazer alguns cortes, adaptações e derretimentos no plástico.
-
Nacionalidade :
Obrigado Manoel,
Queria saber se eles (os potenciômetros originais) são compatíveis com a placa stargate? se você ainda os tiver por aí poderia ver os valores deles pra mim?
Caso algum colega tenha curiosidade: é desse yoke que estamos falando...
É coisa antiga anos 80 imagino... só não sei por que esses genéricos não são populares... quebrariam um galho... mesmo quando só pudessemos utilizar a "casca". O meu comprei num bazar... mas já sei funcionamento
Valeu amigo!
Queria saber se eles (os potenciômetros originais) são compatíveis com a placa stargate? se você ainda os tiver por aí poderia ver os valores deles pra mim?
Caso algum colega tenha curiosidade: é desse yoke que estamos falando...
É coisa antiga anos 80 imagino... só não sei por que esses genéricos não são populares... quebrariam um galho... mesmo quando só pudessemos utilizar a "casca". O meu comprei num bazar... mas já sei funcionamento
Valeu amigo!
Hehehe... Nem tão antigo assim Flávio... Década de 80 eram os Atari, TK´s, dos processadores Z80. Este joy foi lançado em 1998, para o então revolucionário FS98! Apesar das nuvens "quadradinhas", amo esta versão.
Os potenciômetros são de 100k e podem ser utilizados perfeitamente. No caso da Stargate, a adaptação é bem mais fácil.
Realmente, nunca mais vi um joy deste em forma de manche convencional... é uma raridade! Com um bom sistema de fixação (ocupa pouco espaço) e com um sistema de eixos verticais bem eficiente (sem "agarradinhas" comuns dos eixos horizontais).
Seguindo este princípio, só vi o da Stargate Yoke que o professor Edenio desenvolveu.
Os potenciômetros são de 100k e podem ser utilizados perfeitamente. No caso da Stargate, a adaptação é bem mais fácil.
Realmente, nunca mais vi um joy deste em forma de manche convencional... é uma raridade! Com um bom sistema de fixação (ocupa pouco espaço) e com um sistema de eixos verticais bem eficiente (sem "agarradinhas" comuns dos eixos horizontais).
Seguindo este princípio, só vi o da Stargate Yoke que o professor Edenio desenvolveu.
-
Nacionalidade :
Olá Manoel tenho acompanhado no seu site a construção do HC1 e e hoje quando vi o HC2 ate esqueci a panela no fogo a agua evaporou e fundiu a panela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (minha esposa ta querendo me trucidar aqui, a casa ta fedendo aluminio fundido...kkkkkkkkk). Acompanhando os seus projetos cada vez mais me da vontade de montar o meu, porem vou montar um de 737, só a metade do Capitão, vai me dar trabalho, mas cada vez que vejo as novidades do HC2 só me da mais vontade de começar logo...... Eu fiz um manche aqui em casa só pra dar um pouco mais de realismo, porem desmontei ele pra uns refinamentos...
Lupaixao707- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/11/2013
Reputação : 2
Simulador preferido : Fs 2004
Emprego/lazer : Funcionário Publico Municipal
Nacionalidade :
Hehehe... Bem vindo amigo! Só lembrando que a garantia do HC2 não cobre danos provocados pelas esposas...Lupaixao707 escreveu:Olá Manoel tenho acompanhado no seu site a construção do HC1 e e hoje quando vi o HC2 ate esqueci a panela no fogo a agua evaporou e fundiu a panela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (minha esposa ta querendo me trucidar aqui, a casa ta fedendo aluminio fundido...kkkkkkkkk). Acompanhando os seus projetos cada vez mais me da vontade de montar o meu, porem vou montar um de 737, só a metade do Capitão, vai me dar trabalho, mas cada vez que vejo as novidades do HC2 só me da mais vontade de começar logo...... Eu fiz um manche aqui em casa só pra dar um pouco mais de realismo, porem desmontei ele pra uns refinamentos...
Que legal você sentir-se motivado pelo nosso projeto... Aqui é um ótimo local para ficarmos inspirados.
Sucesso em teu projeto e conte sempre conosco!
-
Nacionalidade :
Página 1 de 2 • 1, 2