Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
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Rafael Mendrot
Fontenele
Rodrigo Sotto-Maior
Alvega
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Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Sobre a McDonnell Douglas
A empresa foi fundada em 1921 por Donald Willis Douglas, que em 1967 se fundiu com a McDonnell Aircraft por conta de problemas financeiros recebendo o nome de McDonnell Douglas e em 1997 se fundiu com a Boeing. A empresa é mais conhecida pela "DC" ("Douglas Commercial") série de aviões comerciais, incluindo o que é muitas vezes considerado como o avião de transporte mais importante de todos os tempos: o Douglas DC-3, que também foi produzido como um transporte militar conhecido como o C-47 Skytrain ou "Dakota" no serviço britânico. Muitos aviões Douglas tiveram longa vida útil e ainda servem pelo mundo.
Sobre a Coolsky
Para falar da empresa, entrei em contato por e-mail com Espen Øijordsbakken, fundador da empresa, que foi muito solícito. Abaixo as perguntas e respectivas respostas:
F- Quem fundou a empresa?
EO- Eu, Espen Øijordsbakken, fundei a Coolsky em 2004. Antes de fundar a Coolsky eu já tinha feito alguns trabalhos em add-ons. Durante vários anos eu estava trabalhando e liberando versões diferentes do meu projeto de painéis para o Fokker 50 (www.fokker50.com) como freeware. Comecei a fazer add-ons com o Fokker 50, mas depois de vários anos me divertir fazendo o F50, eu decidi que era hora de tentar algo novo e tentar ir para a área comercial. Foi então que a Coolsky e o Super 80, o meu primeiro produto comercial, nasceu.
F- Onde a empresa está localizada?
EO- Como eu sou norueguês, a Coolsky foi fundada e operada na Noruega por vários anos. No entanto, há alguns anos, minha família e eu nos mudamos da Noruega para Espanha, onde vivemos agora. Nós gostamos muito de viver na Espanha.
F- Por favor, faça uma descrição de quantos desenvolvedores a Coolsky tem.
EO-Como uma empresa, a Coolsky sou eu e eu sou Coolsky. Existe apenas uma; eu. Mas isso não implica de modo algum que eu faço todo o trabalho sobre os produtos Coolsky sozinho. Eu sempre tento trabalhar com um número de pessoas com uma variedade de habilidades e talentos para fazer as diferentes partes que entram em um add-on de aeronave. Como você pode ver na tela DC-9 Classic, onde os créditos são listados, que levou algumas pessoas para completar a aeronave. E ainda há mais pessoas, que não foram mencionadas, que fizeram contribuições valiosas. Eu não tenho nenhum funcionário, mas sim trabalho com diversas pessoas em uma base de projeto a projeto.
F- McPhat e Coolsky têm o mesmo proprietário?
EO- McPhat Studios e Coolsky são duas empresas diferentes, de propriedade e operados por pessoas diferentes. Nós cooperamos em uma base de projeto a projeto. Nós trabalhamos bem juntos e nos divertimos muitos desenvolvendo add-ons juntos. Nós nos complementamos com as habilidades e talentos, eu sou bom em programação, eles são bons em gráficos. Enquanto estamos nos divertindo fazendo add-ons juntos, vamos continuar nossa cooperação.
F- Há algum piloto profissional ou privada que trabalha para a empresa?
EO- Eu tenho uma licença de piloto. Eu tenho uma licença comercial com instrumentos e multimotores, um certificado de instrutor e de teoria ATPL. Acho que este plano de fundo em aviação é uma grande ajuda no desenvolvimento de aeronaves para o Flight Simulator. Eu sempre achei que o meu conhecimento de aeronaves e a teoria da aviação que aprendi quando comecei a tirar minhas licenças e qualificações me ajudaram a obter todos os detalhes de forma correta. Se os detalhes não vão bem, toda a imagem é errada. Nós também sempre temos pilotos reais, que voaram a aeronave em que estamos trabalhando, dando consultoria em nossos projetos. Os detalhes e insights sobre sistemas e operações que um piloto real pode lhe dar é essencial para um projeto add-on do Flight Simulator.
F- Existe algum novo projeto em andamento?
EO- A Coolsky, juntamente com McPhat Studios, está atualmente trabalhando em um Fokker 50. Estamos muito entusiasmados com este projeto. Eu não tenho uma data de lançamento para você ainda, mas posso dizer-lhe que o desenvolvimento e produção estão indo de vento em popa.
Sobre o DC-9
O Douglas DC-9 é uma antiga aeronave bimotor turbo jato, foi fabricado pela primeira vez em 1965, com seu voo inaugural no final daquele ano pela então Douglas Aircraft Company (posteriormente McDonnell Douglas) para uso na aviação comercial no transporte doméstico de passageiros. Ela tem dois motores na parte traseira, fixados no cone de cauda e tem dois estabilizadores no cone de cauda que são o estabilizador vertical, e fixado nele o estabilizador horizontal, que formam a cauda em T. O DC-9 foi projetado para voos frequentes e curtos. O DC-9 final foi entregue em Outubro de 1982.
O projeto do Douglas DC-9 foi utilizado posteriormente como base pela Douglas Aircraft Company / Mc Donnell Douglas e pela Boeing para dar origem aos modelos da série MD-80, MD-90 e Boeing 717, produzidos até a década de 2000.
Toda essa família de aeronaves bimotoras para uso no transporte comercial de passageiros, incluindo os derivados com motorização turbofan, é um dos maiores sucessos de vendas da aviação, com mais de 2.000 unidades produzidas, mas no Brasil, curiosamente, estes modelos não tiveram praticamente nenhuma penetração de mercado, e até os dias atuais, tenta-se entender o porquê disso...
A Douglas Aircraft utilizou o projeto do antigo jato comercial quadrimotor DC-8 para dar origem ao bimotor DC-9, mas os aspectos externos das duas aeronaves são bem diferentes.
Como legado, o conceito de aeronave bimotora projetada para atender principalmente os mercados de aviação regional e doméstica, com os motores fixados no cone de cauda, parecido com os conceitos dos antigos bimotores Sud-Aviation Caravelle e BAC-1-11, foi utilizado posteriormente como exemplo pela Bombardier e Embraer para dar origem aos modelos da séries CRJ e ERJ, respectivamente.
O DC-9 também deixou um legado de aeronaves, sendo que a última delas, o Boeing 717, foi produzida até 2006. As aeronaves derivadas do DC-9 são o MD-82, MD-83, MD-87, MD-88, MD-90, MD-95 e Boeing 717.
Abaixo uma tabela sobre suas variantes:
Sobre o DC-9 Classic da Coolsky
O produto foi lançado comercialmente em 13/09/2012 e de cara vou lhes dizendo que é fantástico!
Instalação
Para a compra e instalação, você deve se dirigir ao site da Flight1, baixar um arquivo executável de mais ou menos 214 Mb, após o download, executá-lo e através das telas, você será levado ao ponto onde você insere ou cria sua conta na Flight1 e processa o pagamento (USD $49.95), que pode ser por cartão de crédito internacional ou pelo Paypal. Após a confirmação do pagamento, você continua a instalação através das telas de maneira usual e que dispensam maiores explicações.
Documentação
A documentação consiste em dois arquivos pdf no idioma inglês que podem ser acessados através do menu iniciar, “Flight One Software\Ultimate Airliners – The DC-9 Classic” ou diretamente através do caminho padrão “C:\Program Files (x86)\Microsoft Games\Microsoft Flight Simulator X\SimObjects\Airplanes\F1 DC-9”
Vamos a um pequeno descritivo de cada um:
DC-9 Classic - Aircraft Operating Manual.pdf – Arquivo com 505 páginas trazendo sobre os sistemas, procedimentos corriqueiros e de emergência, limitações, dados sobre a performance do DC-9 em diferentes situações, proteção contra gelo e chuva, parte elétrica, proteção contra fogo, combustível, pneumática e hidráulica, controles de voo, comunicação, motores, peso e balanço e procedimentos de manobra. Com 505 páginas, só poderia abranger esta enormidade de detalhes. Parabéns desde já a Coolsky por esta preocupação.
DC-9 Classic - User Manual.pdf – Com 45 páginas, trata do produto simulado em si, dando um breve histórico da aeronave real, uso de todas as funções da aeronave e dicas e checklists. Por ele é que você vai se basear no que o produto comprado oferece em si e lhes digo que é bem completo e diferente, para melhor, em relação a muitos outros add-ons pagos.
Liveries
O produto básico traz seis texturas clássicas: AeroMexico, Eastern, Hawaiian, Scandinavian, Alitalia e Ansett. Qualidade da McPhat Studios, que dispensa apresentações. Pinturas de primeira qualidade.
A disposição estão à venda separadamente pacotes com novas texturas, painéis com texturas diferentes e a versão cargueira:
DC-9 World Airliners 1 - Aeromexico, Ansett, CEBU, Continental (Meatball), Hawaiian, SBA Airlines – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 2 - Continental, Eastern Air Lines US Airways, Alitalia, PSA, KLM – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 3 - Republic, Air Canada, US Air, Iberia, Northwest Airlines (Bowling shoe), Scandinavian (SAS) – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 4 - Martinair, BMI British Midland, US Air (blue), Air Canada (Red), Northwest Airlines, Delta (2007) – 13 euros - Link
DC-9 MEGAPACK - Air Canada (2x), British Midland, Cebu Pacific, Continental Airlines (2x), Delta Air Lines, Iberia, KLM, Martinair, Northwest Airlines (2x), PSA, Republic, SBA, USAir (2x), US Airways – 22 euros - Link
DC-9 Flightdecks – Variante azul – 4096, Variante cinza - 2048 e 4096, Variante marrom - 2048 e 4096 – 12,50 euros - Link
DC-9 UHDT expansão cargo - - DC-9-32CF modelo cargueiro, UHDT (azul) Cockpit com os liveries da DHL, Scandinavian, Airborne Express, Alitalia Cargo e Swiss Cargo – 22,60 euros - Link
Para maiores informações sobre a compra destes produtos, clique neste link
Gentileza observar que com o decorrer do tempo os preços podem não ser mais o mesmo e este links podem mudar.
Se você quiser pintar seu próprio livery basta usar o arquivo deste link
Flight Center
O Coolsky DC-9 Classic traz um diferencial que o Flight Center, considero o cérebro do add-on, onde você tem acesso unificado a diversas opções e informações da aeronave. Quando não em uso, fica colocado discretamente no lado direito do cockpit a um toque de tecla ou combinação de atalho aparece em primeira mão. Traz as seguintes opções:
Auto aircraft config – Através desta opção, de maneira simples, fácil e rápida, pode definir em qual fase do voo a aeronave deve ter seus sistemas ajustados, sendo eles cold cockpit (cold’n’dark), motores acionados e prontos para o push, liberado para decolagem, subindo, em nível de cruzeiro, descendo, liberado para pouso, checagem após pouso e estacionamento. Ainda há opções de acionamento do APU e conexão com unidade de força em solo.
Training – Nesta parte, o treinamento é interativo e se dá em diversas instâncias, como checklists, procedimentos normais, emergências, anomalias, navegação e dicas e truques. Cada um destes tópicos tem diversos sub-tópicos.
Dispatch – Aqui você configura a quantidade de passageiros, carga e combustível a serem carregados na aeronave. Simples e prático e de quebra, o sistema traz um sumário com velocidades V1, V2, VR, configuração adequada dos flaps e trim.
Options – Opções da aeronave tais como gerais, display, som, ajuda e mensagens.
Failure – Aqui há a possibilidade de simular diversas falhas, desde a ausência ou fogo em um dos motores até colisão com pássaros.
Ground ops –Apresenta duas seções. Na seção Pushback & Startup você tem a opção de selecionar e iniciar pushback do portão ou suporte, colocação dos motores, ou ambos pushback e inicialização. Seu primeiro oficial entrará em contato com a equipe de terra e iniciará a ação selecionada. Esta seção permite você abrir / fechar todas as portas de carga, saídas e escadas de ar modeladas no modelo de aeronave externo. As peças de animação disponíveis são marcadas em cinza claro quando fechada e verde quando aberta. Clique diretamente sobre a aeronave e a porta ou escada que você deseja abrir / fechar. Você também pode conectar o Ground Power Unit (GPU) para fornecer energia para a aeronave, enquanto no chão.
Navsim – O Simulador de Navegação é uma ferramenta para ajudar você a aprender e entender melhor os prós e contras de rádio-navegação. Ele usa um display de mapa em movimento para mostrar sua posição em relação aos VORs e NDBs ao seu redor. As opções permitem a você mostrar o seu rumo atual, seu plano de vôo planejado, sua trajetória de vôo real, os rolamentos e as distâncias da estação selecionada, e muito mais.
Schematics – Desenhos esquemáticos que permitem ver claramente como alguns dos mais importantes dos sistemas da aeronave funcionam. Você aprende mais sobre esses sistemas, ajudando a descobrir que os procedimentos cotidianos e checklists passam a fazer mais sentido.
Planejador de uso de combustível
Andei observando e o programa que uso para fazer os cálculos de combustível é o FS Commander, porém o DC-9 não está figurado e olhando o site da Coolsky, há à disposição uma planilha para Excel, fruto do trabalho de Pavel Brodsky que calcula bem fácil o quanto de combustível será necessário ao seu voo com precisão. Links abaixo:
Peso em quilos - http://files.flight1.net/super80/download/fuel-planner_kilograms.zip
Peso em libras - http://files.flight1.net/super80/download/fuel-planner.zip
Sons
São de alta qualidade e tem também as chamadas do cockpit tais como 80 knots, V1, V2, rotate callouts, freios aplicados ou liberados, comunicação com os marshalls, rampa do ILS capturada dentre outros. De primeira qualidade. No site do desenvolvedor há um link para baixar e instalar os sons da turbina mais altos, chama-se DC-9 Classic "Loud & Powerful" Sound Set, um trabalho de Raymond Norum e que pode ser baixado através deste link http://files.flight1.net/super80/dc9_sound_set_loud.zip
Análise
Gostei imensamente do produto, realmente foi um dinheiro muito bem investido, a começar pela ampla gama de opções de configuração que o Coolsky DC-9 traz, documentação farta além da simplicidade por não usar FMC, não ter auto-throttle e outros melhoramentos tecnológicos (opinião pessoal, por gentileza) e sim voo baseado em VOR e NDB, a exemplo do outro review que fiz, do 727 da Captain Sim. Aqui não pesou o framerate e ficou dentro do aceitável, contando também com o painel de instrumentos bem representado, belíssima iluminação noturna e os modelos externos tem a assinatura da McPhat Studios, que dispensa apresentações.
Quanto a pontos negativos, pelo momento, nada me chamou atenção, depois de ter feito 4 vôos, SBRF-SBFZ, SBFZ-SBRF, SBBR-SBFZ e SBFZ-SBBR, dois curtos e dois medianos.
Por ser um produto que, de acordo com seu desenvolvedor, Espen Øijordsbakken, conseguiu reunir vários talentos e se destacando na parte de programação, considero um feito notável. Esse foi meu primeiro produto Coolsky, porém, caso os outros aviões que estão disponíveis a venda tenham a mesma qualidade do DC-9, pretendo adquirí-los posteriormente, com total certeza. Recomendo ter esta beleza em seu hangar virtual também.
Screenshots
Referências
http://en.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_DC-9
http://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_DC-9
http://www.boeing.com/boeing/commercial/dc-9/
http://forum.avsim.net/page/index.html/_/interviews/coolsky-introduces-the-dc9-classic-r848
http://coolsky.no/
Review de Marcelo Fontenele para o Voo Virtual
A empresa foi fundada em 1921 por Donald Willis Douglas, que em 1967 se fundiu com a McDonnell Aircraft por conta de problemas financeiros recebendo o nome de McDonnell Douglas e em 1997 se fundiu com a Boeing. A empresa é mais conhecida pela "DC" ("Douglas Commercial") série de aviões comerciais, incluindo o que é muitas vezes considerado como o avião de transporte mais importante de todos os tempos: o Douglas DC-3, que também foi produzido como um transporte militar conhecido como o C-47 Skytrain ou "Dakota" no serviço britânico. Muitos aviões Douglas tiveram longa vida útil e ainda servem pelo mundo.
Sobre a Coolsky
Para falar da empresa, entrei em contato por e-mail com Espen Øijordsbakken, fundador da empresa, que foi muito solícito. Abaixo as perguntas e respectivas respostas:
F- Quem fundou a empresa?
EO- Eu, Espen Øijordsbakken, fundei a Coolsky em 2004. Antes de fundar a Coolsky eu já tinha feito alguns trabalhos em add-ons. Durante vários anos eu estava trabalhando e liberando versões diferentes do meu projeto de painéis para o Fokker 50 (www.fokker50.com) como freeware. Comecei a fazer add-ons com o Fokker 50, mas depois de vários anos me divertir fazendo o F50, eu decidi que era hora de tentar algo novo e tentar ir para a área comercial. Foi então que a Coolsky e o Super 80, o meu primeiro produto comercial, nasceu.
F- Onde a empresa está localizada?
EO- Como eu sou norueguês, a Coolsky foi fundada e operada na Noruega por vários anos. No entanto, há alguns anos, minha família e eu nos mudamos da Noruega para Espanha, onde vivemos agora. Nós gostamos muito de viver na Espanha.
F- Por favor, faça uma descrição de quantos desenvolvedores a Coolsky tem.
EO-Como uma empresa, a Coolsky sou eu e eu sou Coolsky. Existe apenas uma; eu. Mas isso não implica de modo algum que eu faço todo o trabalho sobre os produtos Coolsky sozinho. Eu sempre tento trabalhar com um número de pessoas com uma variedade de habilidades e talentos para fazer as diferentes partes que entram em um add-on de aeronave. Como você pode ver na tela DC-9 Classic, onde os créditos são listados, que levou algumas pessoas para completar a aeronave. E ainda há mais pessoas, que não foram mencionadas, que fizeram contribuições valiosas. Eu não tenho nenhum funcionário, mas sim trabalho com diversas pessoas em uma base de projeto a projeto.
F- McPhat e Coolsky têm o mesmo proprietário?
EO- McPhat Studios e Coolsky são duas empresas diferentes, de propriedade e operados por pessoas diferentes. Nós cooperamos em uma base de projeto a projeto. Nós trabalhamos bem juntos e nos divertimos muitos desenvolvendo add-ons juntos. Nós nos complementamos com as habilidades e talentos, eu sou bom em programação, eles são bons em gráficos. Enquanto estamos nos divertindo fazendo add-ons juntos, vamos continuar nossa cooperação.
F- Há algum piloto profissional ou privada que trabalha para a empresa?
EO- Eu tenho uma licença de piloto. Eu tenho uma licença comercial com instrumentos e multimotores, um certificado de instrutor e de teoria ATPL. Acho que este plano de fundo em aviação é uma grande ajuda no desenvolvimento de aeronaves para o Flight Simulator. Eu sempre achei que o meu conhecimento de aeronaves e a teoria da aviação que aprendi quando comecei a tirar minhas licenças e qualificações me ajudaram a obter todos os detalhes de forma correta. Se os detalhes não vão bem, toda a imagem é errada. Nós também sempre temos pilotos reais, que voaram a aeronave em que estamos trabalhando, dando consultoria em nossos projetos. Os detalhes e insights sobre sistemas e operações que um piloto real pode lhe dar é essencial para um projeto add-on do Flight Simulator.
F- Existe algum novo projeto em andamento?
EO- A Coolsky, juntamente com McPhat Studios, está atualmente trabalhando em um Fokker 50. Estamos muito entusiasmados com este projeto. Eu não tenho uma data de lançamento para você ainda, mas posso dizer-lhe que o desenvolvimento e produção estão indo de vento em popa.
Sobre o DC-9
O Douglas DC-9 é uma antiga aeronave bimotor turbo jato, foi fabricado pela primeira vez em 1965, com seu voo inaugural no final daquele ano pela então Douglas Aircraft Company (posteriormente McDonnell Douglas) para uso na aviação comercial no transporte doméstico de passageiros. Ela tem dois motores na parte traseira, fixados no cone de cauda e tem dois estabilizadores no cone de cauda que são o estabilizador vertical, e fixado nele o estabilizador horizontal, que formam a cauda em T. O DC-9 foi projetado para voos frequentes e curtos. O DC-9 final foi entregue em Outubro de 1982.
O projeto do Douglas DC-9 foi utilizado posteriormente como base pela Douglas Aircraft Company / Mc Donnell Douglas e pela Boeing para dar origem aos modelos da série MD-80, MD-90 e Boeing 717, produzidos até a década de 2000.
Toda essa família de aeronaves bimotoras para uso no transporte comercial de passageiros, incluindo os derivados com motorização turbofan, é um dos maiores sucessos de vendas da aviação, com mais de 2.000 unidades produzidas, mas no Brasil, curiosamente, estes modelos não tiveram praticamente nenhuma penetração de mercado, e até os dias atuais, tenta-se entender o porquê disso...
A Douglas Aircraft utilizou o projeto do antigo jato comercial quadrimotor DC-8 para dar origem ao bimotor DC-9, mas os aspectos externos das duas aeronaves são bem diferentes.
Como legado, o conceito de aeronave bimotora projetada para atender principalmente os mercados de aviação regional e doméstica, com os motores fixados no cone de cauda, parecido com os conceitos dos antigos bimotores Sud-Aviation Caravelle e BAC-1-11, foi utilizado posteriormente como exemplo pela Bombardier e Embraer para dar origem aos modelos da séries CRJ e ERJ, respectivamente.
O DC-9 também deixou um legado de aeronaves, sendo que a última delas, o Boeing 717, foi produzida até 2006. As aeronaves derivadas do DC-9 são o MD-82, MD-83, MD-87, MD-88, MD-90, MD-95 e Boeing 717.
Abaixo uma tabela sobre suas variantes:
DC-9-10 | DC-9-21 | DC-9-30 | DC-9-40 | DC-9-50 | |
Passageiros Config. 3ª Classe Config. 2ª Classe Config. 1ª Classe | N/A 80 90 | N/A 80 90 | N/A 80 90 | N/A 80 90 | N/A 80 90 |
Carga | 600 ft3 (17.0 m3) | 600 ft3 (17.0 m3) | 895 ft3 (25.3 m3) | 1019 ft3 (28.8 m3) | 1034 ft3 (29.2 m3) |
Motores Potência Máxima | JT8D-7 14,000 lbs (6,350 kg) | JT8D-9 15,000 lbs (6,804 kg) | JT8D-15 15,500 lbs (7,031 kg) | JT8D-15 15,500 lbs (7,031 kg) | JT8D-17 16,000 lbs (7,257 kg) |
Capacidade Máxima de Combustível | 3,693 U.S. gal (13,978 L) | 3,679 U.S. gal (13,925 L) | 3,679 U.S. gal (13,925 L) | 3,679 U.S. gal (13,925 L) | 4,259 U.S. gal (16,120 L) |
Peso Máximo de Decolagem | 90,700 lbs (41,177 kg) | 98,000 lbs (44,492) | 110,000 lbs (49,940 kg) | 114,000 lbs (51,756 kg) | 121,000 lbs (54,934 kg) |
Alcance Máximo | 1,265 statute miles (2,036 km) | 1,850 statute miles (2,977 km) | 1,635 statute miles (2,631 km) | 1,685 statute miles (2,712 km) | 1,635 statute miles (2,631 km) |
Velocidade Típica de Cruzeiro | 561 mph 903 km/h | 557 mph 896 km/h | 570 mph 917 km/h | 561 mph 917 km/h | 558 mph 898 km/h |
Dimensões Básicas | |||||
Envergadura | 89.4 ft (27.3 m) | 93.3 ft (28.5 m) | 93.3 ft (28.5 m) | 93.3 ft (28.5 m) | 93.3 ft (28.5 m) |
Comprimento Total | 104.4 ft (31.8 m) | 104.4 ft (31.8 m) | 119.3 ft (36.3 m) | 125.6 ft (38.3 m) | 133.5 ft (40.7 m) |
Altura da Cauda | 27.5 ft (8.38 m) | 27.5 ft (8.38 m) | 27.5 ft (8.38 m) | 27.5 ft (8.38 m) | 27.5 ft (8.38 m) |
O produto foi lançado comercialmente em 13/09/2012 e de cara vou lhes dizendo que é fantástico!
Instalação
Para a compra e instalação, você deve se dirigir ao site da Flight1, baixar um arquivo executável de mais ou menos 214 Mb, após o download, executá-lo e através das telas, você será levado ao ponto onde você insere ou cria sua conta na Flight1 e processa o pagamento (USD $49.95), que pode ser por cartão de crédito internacional ou pelo Paypal. Após a confirmação do pagamento, você continua a instalação através das telas de maneira usual e que dispensam maiores explicações.
Documentação
A documentação consiste em dois arquivos pdf no idioma inglês que podem ser acessados através do menu iniciar, “Flight One Software\Ultimate Airliners – The DC-9 Classic” ou diretamente através do caminho padrão “C:\Program Files (x86)\Microsoft Games\Microsoft Flight Simulator X\SimObjects\Airplanes\F1 DC-9”
Vamos a um pequeno descritivo de cada um:
DC-9 Classic - Aircraft Operating Manual.pdf – Arquivo com 505 páginas trazendo sobre os sistemas, procedimentos corriqueiros e de emergência, limitações, dados sobre a performance do DC-9 em diferentes situações, proteção contra gelo e chuva, parte elétrica, proteção contra fogo, combustível, pneumática e hidráulica, controles de voo, comunicação, motores, peso e balanço e procedimentos de manobra. Com 505 páginas, só poderia abranger esta enormidade de detalhes. Parabéns desde já a Coolsky por esta preocupação.
DC-9 Classic - User Manual.pdf – Com 45 páginas, trata do produto simulado em si, dando um breve histórico da aeronave real, uso de todas as funções da aeronave e dicas e checklists. Por ele é que você vai se basear no que o produto comprado oferece em si e lhes digo que é bem completo e diferente, para melhor, em relação a muitos outros add-ons pagos.
Liveries
O produto básico traz seis texturas clássicas: AeroMexico, Eastern, Hawaiian, Scandinavian, Alitalia e Ansett. Qualidade da McPhat Studios, que dispensa apresentações. Pinturas de primeira qualidade.
A disposição estão à venda separadamente pacotes com novas texturas, painéis com texturas diferentes e a versão cargueira:
DC-9 World Airliners 1 - Aeromexico, Ansett, CEBU, Continental (Meatball), Hawaiian, SBA Airlines – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 2 - Continental, Eastern Air Lines US Airways, Alitalia, PSA, KLM – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 3 - Republic, Air Canada, US Air, Iberia, Northwest Airlines (Bowling shoe), Scandinavian (SAS) – 13 euros - Link
DC-9 World Airliners 4 - Martinair, BMI British Midland, US Air (blue), Air Canada (Red), Northwest Airlines, Delta (2007) – 13 euros - Link
DC-9 MEGAPACK - Air Canada (2x), British Midland, Cebu Pacific, Continental Airlines (2x), Delta Air Lines, Iberia, KLM, Martinair, Northwest Airlines (2x), PSA, Republic, SBA, USAir (2x), US Airways – 22 euros - Link
DC-9 Flightdecks – Variante azul – 4096, Variante cinza - 2048 e 4096, Variante marrom - 2048 e 4096 – 12,50 euros - Link
DC-9 UHDT expansão cargo - - DC-9-32CF modelo cargueiro, UHDT (azul) Cockpit com os liveries da DHL, Scandinavian, Airborne Express, Alitalia Cargo e Swiss Cargo – 22,60 euros - Link
Para maiores informações sobre a compra destes produtos, clique neste link
Gentileza observar que com o decorrer do tempo os preços podem não ser mais o mesmo e este links podem mudar.
Se você quiser pintar seu próprio livery basta usar o arquivo deste link
Flight Center
O Coolsky DC-9 Classic traz um diferencial que o Flight Center, considero o cérebro do add-on, onde você tem acesso unificado a diversas opções e informações da aeronave. Quando não em uso, fica colocado discretamente no lado direito do cockpit a um toque de tecla ou combinação de atalho aparece em primeira mão. Traz as seguintes opções:
Auto aircraft config – Através desta opção, de maneira simples, fácil e rápida, pode definir em qual fase do voo a aeronave deve ter seus sistemas ajustados, sendo eles cold cockpit (cold’n’dark), motores acionados e prontos para o push, liberado para decolagem, subindo, em nível de cruzeiro, descendo, liberado para pouso, checagem após pouso e estacionamento. Ainda há opções de acionamento do APU e conexão com unidade de força em solo.
Training – Nesta parte, o treinamento é interativo e se dá em diversas instâncias, como checklists, procedimentos normais, emergências, anomalias, navegação e dicas e truques. Cada um destes tópicos tem diversos sub-tópicos.
Dispatch – Aqui você configura a quantidade de passageiros, carga e combustível a serem carregados na aeronave. Simples e prático e de quebra, o sistema traz um sumário com velocidades V1, V2, VR, configuração adequada dos flaps e trim.
Options – Opções da aeronave tais como gerais, display, som, ajuda e mensagens.
Failure – Aqui há a possibilidade de simular diversas falhas, desde a ausência ou fogo em um dos motores até colisão com pássaros.
Ground ops –Apresenta duas seções. Na seção Pushback & Startup você tem a opção de selecionar e iniciar pushback do portão ou suporte, colocação dos motores, ou ambos pushback e inicialização. Seu primeiro oficial entrará em contato com a equipe de terra e iniciará a ação selecionada. Esta seção permite você abrir / fechar todas as portas de carga, saídas e escadas de ar modeladas no modelo de aeronave externo. As peças de animação disponíveis são marcadas em cinza claro quando fechada e verde quando aberta. Clique diretamente sobre a aeronave e a porta ou escada que você deseja abrir / fechar. Você também pode conectar o Ground Power Unit (GPU) para fornecer energia para a aeronave, enquanto no chão.
Navsim – O Simulador de Navegação é uma ferramenta para ajudar você a aprender e entender melhor os prós e contras de rádio-navegação. Ele usa um display de mapa em movimento para mostrar sua posição em relação aos VORs e NDBs ao seu redor. As opções permitem a você mostrar o seu rumo atual, seu plano de vôo planejado, sua trajetória de vôo real, os rolamentos e as distâncias da estação selecionada, e muito mais.
Schematics – Desenhos esquemáticos que permitem ver claramente como alguns dos mais importantes dos sistemas da aeronave funcionam. Você aprende mais sobre esses sistemas, ajudando a descobrir que os procedimentos cotidianos e checklists passam a fazer mais sentido.
Planejador de uso de combustível
Andei observando e o programa que uso para fazer os cálculos de combustível é o FS Commander, porém o DC-9 não está figurado e olhando o site da Coolsky, há à disposição uma planilha para Excel, fruto do trabalho de Pavel Brodsky que calcula bem fácil o quanto de combustível será necessário ao seu voo com precisão. Links abaixo:
Peso em quilos - http://files.flight1.net/super80/download/fuel-planner_kilograms.zip
Peso em libras - http://files.flight1.net/super80/download/fuel-planner.zip
Sons
São de alta qualidade e tem também as chamadas do cockpit tais como 80 knots, V1, V2, rotate callouts, freios aplicados ou liberados, comunicação com os marshalls, rampa do ILS capturada dentre outros. De primeira qualidade. No site do desenvolvedor há um link para baixar e instalar os sons da turbina mais altos, chama-se DC-9 Classic "Loud & Powerful" Sound Set, um trabalho de Raymond Norum e que pode ser baixado através deste link http://files.flight1.net/super80/dc9_sound_set_loud.zip
Análise
Gostei imensamente do produto, realmente foi um dinheiro muito bem investido, a começar pela ampla gama de opções de configuração que o Coolsky DC-9 traz, documentação farta além da simplicidade por não usar FMC, não ter auto-throttle e outros melhoramentos tecnológicos (opinião pessoal, por gentileza) e sim voo baseado em VOR e NDB, a exemplo do outro review que fiz, do 727 da Captain Sim. Aqui não pesou o framerate e ficou dentro do aceitável, contando também com o painel de instrumentos bem representado, belíssima iluminação noturna e os modelos externos tem a assinatura da McPhat Studios, que dispensa apresentações.
Quanto a pontos negativos, pelo momento, nada me chamou atenção, depois de ter feito 4 vôos, SBRF-SBFZ, SBFZ-SBRF, SBBR-SBFZ e SBFZ-SBBR, dois curtos e dois medianos.
Por ser um produto que, de acordo com seu desenvolvedor, Espen Øijordsbakken, conseguiu reunir vários talentos e se destacando na parte de programação, considero um feito notável. Esse foi meu primeiro produto Coolsky, porém, caso os outros aviões que estão disponíveis a venda tenham a mesma qualidade do DC-9, pretendo adquirí-los posteriormente, com total certeza. Recomendo ter esta beleza em seu hangar virtual também.
Screenshots
Referências
http://en.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_DC-9
http://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas_DC-9
http://www.boeing.com/boeing/commercial/dc-9/
http://forum.avsim.net/page/index.html/_/interviews/coolsky-introduces-the-dc9-classic-r848
http://coolsky.no/
Review de Marcelo Fontenele para o Voo Virtual
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Belo review, meu caro! Rico em informações e imagens.
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Obrigado pelas palavras caro Rodrigo. Um abraço a você e a todos do fórum Voo Virtual
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Excelente review, e o produto também parece ser incrível.
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Muito show Fontenele. Eu tenho o pacote da Sky Simulations. Seu review foi ótimo para comparação e ver que este é bem mais completo em termos de sistemas. Obrigado +1
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Obrigado Rafael, Flávio e Alberto. Abraços!!
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Já tinha agradecido no email, mas agora deixei o meu pontinho.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Obrigado e bom dia Alvega!
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Sensacional o review, muito obrigado!
Teria como dizer algo sobre o FDE da aeronave se é que é possível avaliar sem conhecer a aeronave no real?!?
Teria como dizer algo sobre o FDE da aeronave se é que é possível avaliar sem conhecer a aeronave no real?!?
eduphn- Coronel
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Ótimo trabalho, como de costume, Fontenele.
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andre_sp- Moderador
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Boa noite e obrigado eduphn! Se FDE significa "Fault Detection and Exclusion", acredito que este tipo de aeronave, por conta de sua idade não disponho atualmente de navegação GPS em seus sistemas. Peço perdão desde já se estiver passando informação errônea ou imprecisa.
Andre_sp, obrigado também. Ótimo domingo para todos!
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Fontenele- Coronel
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Fontenele, o FDE é o Flight Dynamics Engine, que define as características de voo da aeronave e é constituído pelo arquivo *.air e pelo aircraft.cfg. Quando o FDE não foi bem feito pelo desenvolvedor, a aeronave apresenta características de voo muito diferentes da aeronave real.
Normalmente, sem ter voado a aeronave no real fica difícil opinar sobre o FDE, daí a pergunta do eduphn.
Normalmente, sem ter voado a aeronave no real fica difícil opinar sobre o FDE, daí a pergunta do eduphn.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Alvega escreveu:Fontenele, o FDE é o Flight Dynamics Engine, que define as características de voo da aeronave e é constituído pelo arquivo *.air e pelo aircraft.cfg. Quando o FDE não foi bem feito pelo desenvolvedor, a aeronave apresenta características de voo muito diferentes da aeronave real.
Normalmente, sem ter voado a aeronave no real fica difícil opinar sobre o FDE, daí a pergunta do eduphn.
Exatamente, desse FDE que eu perguntava... Uma pena que vejo na maioria das aeronaves (experiência que vivia no FSX) se preocuparem com modelos externo e esquecerem o que dá mais prazer, que é simular. Mas enfim, obrigado Alvega!
eduphn- Coronel
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Alvega, Obrigado pelo esclarecimento.
eduphn, irei perguntar ao desenvolvedor sobre o assunto então, assim que obtiver a resposta lhe aviso.
eduphn, irei perguntar ao desenvolvedor sobre o assunto então, assim que obtiver a resposta lhe aviso.
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Fontenele escreveu:Alvega, Obrigado pelo esclarecimento.
eduphn, irei perguntar ao desenvolvedor sobre o assunto então, assim que obtiver a resposta lhe aviso.
Opa, ansioso pela resposta deles, pois é difícil ter um clássico de qualidade!
eduphn- Coronel
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Bom dia a todos,
eduphn, pode ficar tranquilo e comprar o produto pois o Espen, desenvolvedor do produto garantiu ter FDE. Vamos então a pergunta e resposta:
Fontenele: At Coolksy DC-9 it was used Flight Dynamics Engine to be close as it gets from the real DC-9?
Espen: Yes, the flight dynamics were designed to match the performance and handling of the real DC-9 aircraft. We had real DC-9 pilots on the project helping us get all the details correct.
Abraços!!!
eduphn, pode ficar tranquilo e comprar o produto pois o Espen, desenvolvedor do produto garantiu ter FDE. Vamos então a pergunta e resposta:
Fontenele: At Coolksy DC-9 it was used Flight Dynamics Engine to be close as it gets from the real DC-9?
Espen: Yes, the flight dynamics were designed to match the performance and handling of the real DC-9 aircraft. We had real DC-9 pilots on the project helping us get all the details correct.
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Re: Coolsky DC-9 Classic (Review de Fontenele)
Hummmm, de fato está tendendo a ser uma boa aeronave, vou apenas esperar algum review de um site que conheça da aeronave. Obrigado mesmo!
eduphn- Coronel
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