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Altitude de cruzeiro x Economia

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Mensagem por Fontenele Qui 16 maio 2013, 11:24

Bom dia,

Gostaria da opinião de vocês. Pretendo fazer um voo no PMDG 737-800 (que produto!!! recomendo a todos o terem em seu hangar, vale cada centavo) de Las Vegas a Honolulu, que dá um pouco menos de 3.000 nm. Qual o mais vantajoso em relação a com maior economia de combustível, voar a 32.000 pés ou a 40.000 pés ou é indiferente?

Um abraço a todos!

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Mensagem por Paulo Stavis Qui 16 maio 2013, 12:05

Fontenele escreveu:Bom dia,

Gostaria da opinião de vocês. Pretendo fazer um voo no PMDG 737-800 (que produto!!! recomendo a todos o terem em seu hangar, vale cada centavo) de Las Vegas a Honolulu, que dá um pouco menos de 3.000 nm. Qual o mais vantajoso em relação a com maior economia de combustível, voar a 32.000 pés ou a 40.000 pés ou é indiferente?

Um abraço a todos!

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FL400 será mais econômico porém tem que ver se a aeronave sobe direto ao FL400, se este realmente é o melhor nível (chuto que seria o 380 talvez). Isso o FMC lhe informará durante o planejamento após inserir os pesos, CI, etc.
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Mensagem por Duley Qui 16 maio 2013, 13:59

O nível ótimo vai depender muito do seu GW. Quando os dados são inseridos no FMC (principalmente GW e CI) o FMC vai calcular este nível automaticamente.
Pelo tamanho da rota, acredito que deverá ficar entre FL350 e FL380. E acredito que seja interessante um step climb.
A economia em voar no FL400 pode ser perdida enquanto se tenta chegar no FL400.

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Mensagem por Fontenele Sex 17 maio 2013, 10:38

Obrigado Paulo Stavis e Duley pelo retorno. Bom dia e um abraço a todos!

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Mensagem por Pimentel Sex 17 maio 2013, 18:22

Fontenele escreveu:Bom dia,

Gostaria da opinião de vocês. Pretendo fazer um voo no PMDG 737-800 (que produto!!! recomendo a todos o terem em seu hangar, vale cada centavo) de Las Vegas a Honolulu, que dá um pouco menos de 3.000 nm. Qual o mais vantajoso em relação a com maior economia de combustível, voar a 32.000 pés ou a 40.000 pés ou é indiferente?

Um abraço a todos!

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Mas no final das contas, qual foi o nível mais economico Fontenele....vc puxou via FMC?
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Mensagem por virtualroutes Sáb 18 maio 2013, 14:49

O FMC calcula, é simples assim!
Além disso uma rota com essa distancia o FMC vai calcular alguns step climbs, também de forma automática.
Tudo depende do peso de decolagem, distancia, e condições da atmosfera em especial desvio ISA.
edit: Caso você queira voar acima do que o FMC calculou, ele informa se isso vai acarretar em economia ou desperdício de combustível em termos de %. Outra coisa: o ETOPS, vc precisa ficar a 180 minutos de alguma alternativa durante a rota inteira sobre oceano. wink

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Mensagem por Braconi Sáb 18 maio 2013, 15:41

O interessante é que em uma frota grande, uma pequena economia faz uma grande diferença ao operador. Ainda bem que no computador podemos brincar de qualquer jeito sem se preocupar com custo ou pane seca.


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Mensagem por Fontenele Dom 19 maio 2013, 19:10

Pimentel, não fiz o voo ainda. Obrigado ao Virtualroutes pelo esclarecimento. Abraços ao Braconi.

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Mensagem por Zulu Sex 24 maio 2013, 08:26

Como saber a altitude ou nivel de voo ideal em aeronaves que nao possui FMC?
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 24 maio 2013, 10:15

Achamos essa relação bastante estranha porque a superficie da terra é circular, onde maior altitude (raio) maior a distancia (perimetro). wink

Então como pode haver economia, voando mais alto? scratch
Complicado não é mesmo? Very Happy , abraços

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Mensagem por Braconi Sex 24 maio 2013, 11:10

Inventor escreveu:Achamos essa relação bastante estranha porque a superficie da terra é circular, onde maior altitude (raio) maior a distancia (perimetro). wink

Então como pode haver economia, voando mais alto? scratch
Complicado não é mesmo? Very Happy , abraços

Se fossemos analisar sua questão apenas pelo ponto de vista geométrico, seria necessário uma altura muito maior do que os aviões voam em cruzeiro para que a distancia de um ponto para o outro aumentasse de modo a ser considerado.

Olhando pelo lado do motor jato, a quantidade de combustível que ele queima por hora diminui a longo que se aumenta a altitude, então quanto mais alto o motor puder funcionar, menor será seu consumo.

Não considere apenas o motor, pois montado sobre o pylon de cada motor existe uma pesada aeronave para ele puxar, então é preciso considerar suas características aerodinâmicas além de detalhes como peso para se chegar a uma altitude onde passamos extrair o máximo do projeto do motor quanto da célula. Partindo deste ponto empregamos os diversos tipos de regime de cruzeiro, cada um com uma proposta diferente oras considerando o menor consumo, oras o menor tempo em rota ou até a maior quantidade de tempo voando que se usa para fins de espera, foras os regimes econômicos que você obtêm inserindo um índice numérico que a engenharia estipula a uma rota.

Quanto ao step climb, considerando a forma com que consumo, alcance se relacionam, durante uma longa perna ao longo que a aeronave diminui seu peso queimando combustível, respeitando todos os critérios de espaço aéreo, de projeto do avião, nº da mach e até mesmo o vento, será possível subir mais para se obter um menor consumo.



Última edição por Braconi em Sex 24 maio 2013, 12:32, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Paulo Stavis Sex 24 maio 2013, 11:24

Zulu escreveu:Como saber a altitude ou nivel de voo ideal em aeronaves que nao possui FMC?

Tabelas de performance da aeronave. Ali dá pra saber qual seria o gasto e a velocidade no nível e condições especificadas. Teoricamente sempre escolhe-se o maior nível pois é o mais econômico mas na realidade diversos fatores como a distância da rota (saber se a distância permite subir até o nivel proposto e se vale a pena), autorização de ATC, etc.
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Mensagem por Zulu Sex 24 maio 2013, 11:32

Quanto mais alto menor a pressão, ar mais rarefeito que é igual a menor esforço do motor devido menor arrasto da célula. Se eu escrevi besteira, favor me corrigirem.


Última edição por Zulu em Sex 24 maio 2013, 12:01, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Braconi Sex 24 maio 2013, 11:38

Paulo Stavis escreveu:
Zulu escreveu:Como saber a altitude ou nivel de voo ideal em aeronaves que nao possui FMC?

Tabelas de performance da aeronave. Ali dá pra saber qual seria o gasto e a velocidade no nível e condições especificadas. Teoricamente sempre escolhe-se o maior nível pois é o mais econômico mas na realidade diversos fatores como a distância da rota (saber se a distância permite subir até o nivel proposto e se vale a pena), autorização de ATC, etc.

Cuidado para não mandar o cara para o canto do caixão.... affraid
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 24 maio 2013, 13:17

Braconi escreveu:
Inventor escreveu:Achamos essa relação bastante estranha porque a superficie da terra é circular, onde maior altitude (raio) maior a distancia (perimetro). wink

Então como pode haver economia, voando mais alto? scratch
Complicado não é mesmo? Very Happy , abraços

Se fossemos analisar sua questão apenas pelo ponto de vista geométrico, seria necessário uma altura muito maior do que os aviões voam em cruzeiro para que a distancia de um ponto para o outro aumentasse de modo a ser considerado.

Olhando pelo lado do motor jato, a quantidade de combustível que ele queima por hora diminui a longo que se aumenta a altitude, então quanto mais alto o motor puder funcionar, menor será seu consumo.

Não considere apenas o motor, pois montado sobre o pylon de cada motor existe uma pesada aeronave para ele puxar, então é preciso considerar suas características aerodinâmicas além de detalhes como peso para se chegar a uma altitude onde passamos extrair o máximo do projeto do motor quanto da célula. Partindo deste ponto empregamos os diversos tipos de regime de cruzeiro, cada um com uma proposta diferente oras considerando o menor consumo, oras o menor tempo em rota ou até a maior quantidade de tempo voando que se usa para fins de espera, foras os regimes econômicos que você obtêm inserindo um índice numérico que a engenharia estipula a uma rota.

Quanto ao step climb, considerando a forma com que consumo, alcance se relacionam, durante uma longa perna ao longo que a aeronave diminui seu peso queimando combustível, respeitando todos os critérios de espaço aéreo, de projeto do avião, nº da mach e até mesmo o vento, será possível subir mais para se obter um menor consumo.

Tudo muito bem explicadinho e nos minimos detalhes aplauso
Obrigado pela aula amigo Very Happy , abraços

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Mensagem por Duley Sex 24 maio 2013, 20:13

Inventor, sua observaçao é pertinente. O voo deve seguir em frente e não pra cima. E a distancia a percorrer no alto é maior que "no baixo".
Mas a economia do motor a reação voando no alto, compensa toda essa distancia a mais que é percorrida.

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Mensagem por Braconi Sex 24 maio 2013, 20:26

Duley escreveu:Inventor, sua observaçao é pertinente. O voo deve seguir em frente e não pra cima. E a distancia a percorrer no alto é maior que "no baixo".
Mas a economia do motor a reação voando no alto, compensa toda essa distancia a mais que é percorrida.

A diferença é tão pequena que nem é considerada, levando em conta a dimensão do globo a projeção de uma rota e a minúscula distância referente ao nível médio do mar em que ocorre o deslocamento em voo pela aeronave.

Só adicionando: Com base no conceito geométrico de calculo de perímetro de um círculo abordado pelo Inventor transposto ao globo terrestre a diferença será muitíssimo pequena como eu disse acima, porém caso seja dito que uma rota loxodrômica requer um deslocamento maior em voo do que o real existente entre os dois pontos na terra, cabe lembrar que esta diferença é fruto da projeção espiralada que a rota sofre devido ao fato de cruzar os meridianos todos em ângulos iguais e não devido a altura que o voo ocorre.

Os voos comerciais optam por rotas ortodrômicas tb conhecidas como rotas de circulo máximo que unem os pontos pela menor distancia possível ( as retas).
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