[Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
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[Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
Ao custo de R$ 8,9 milhões, o sistema antinevoeiro prestes a entrar em operação no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), atenderá a minoria dos voos e será usado raramente --pouco mais de um dia a cada ano.
Chamado de "ILS (sistema de pouso por instrumentos, na sigla em inglês) categoria 3a", o equipamento estará em funcionamento neste inverno, disse a Infraero, estatal que o comprou e o instalou.
A maioria dos passageiros que usa Cumbica não será beneficiada pelo equipamento.
Isso porque usar o antinevoeiro requer que as companhias aéreas tenham aviões certificados e pilotos treinados --o que TAM, Gol, Azul e Avianca Brasil não têm.
Elas são responsáveis por 70% dos voos no aeroporto.
Assim, quando houver nevoeiro em Cumbica, o que deve ocorrer principalmente no mês que vem, os voos dessas empresas terão que ser desviados para outros lugares.
justificativa
A justificativa das empresas é o custo: treinar pilotos é caro e exige treinamento constante. Em Cumbica, que fecha cerca de 40 horas (0,4% do ano) ao ano por causa da neblina, o investimento não compensa, diz Ronaldo Jenkins, diretor da Abear, associação que reúne TAM, Gol, Azul e Avianca.
As maiores companhias, diz ele, são habilitadas para o ILS 2, na qual os pousos ocorrem com visibilidade horizontal mínima de 350 metros. Enquadram-se nesse requisito quase todas as operações em Cumbica, afirmou.
O equipamento prestes a operar permite pousar com visibilidade ainda menor, de 175 metros.
Serão beneficiadas as companhias aéreas americanas e europeias, que, por atuar em condições climáticas adversas em seus países de origem, são certificadas para usar o equipamento. A alemã Lufthansa, por exemplo, afirmou que está apta a fazê-lo.
OUTRAS TECNOLOGIAS
Na Europa e nos EUA está em discussão a adoção de outras tecnologias como alternativa ao ILS 3, considerado caro, com o uso de satélites para ajudar o avião a pousar, em vez de aparelhos no solo.
A Anac informou que os requisitos para o sistema antinevoeiro funcionar ainda não foram cumpridos integralmente para liberar o seu uso.
A agência informou estar em contato com a nova administração de Cumbica, a concessionária GRU Airport, para que haja as alterações necessárias para o ILS categoria 3 começar a funcionar.
ATRASO
O equipamento está instalado desde janeiro do ano passado em Cumbica, mas ainda não têm autorização da Anac para operar.
A implantação deveria ter sido feita em dezembro de 2011, um ano e meio atrás, segundo estimativa da própria Infraero.
OUTRO LADO
A Infraero não se manifestou sobre o fato de o equipamento de R$ 8,9 milhões atender a uma pequena parte dos voos de Cumbica. A Folha enviou questões à estatal anteontem à noite.
À reportagem um dirigente da companhia mostrou insatisfação com o fato de as companhias aéreas não treinarem tripulações para usar o equipamento antineblina.
A TAM informou que está em processo de pedir à Anac aval para usá-lo nos seus aviões maiores, que fazem rotas intercontinentais (Boeings 767 e 777 e Airbus A330), assim como treinar as tripulações a fazê-lo.
A Gol informou que aguardará a implantação do ILS 3 antes de se manifestar. Em janeiro de 2012, a empresa havia dito à Folha não ter interesse em adotá-lo, pois seus aviões são autorizados a usar o ILS 2, tido como suficiente.
A Azul diz que tem interesse em habilitar parte da frota. A Avianca não respondeu.
Fonte: Uol
Link:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1274410-sistema-antineblina-do-aeroporto-de-cumbica-servira-so-para-30-dos-voos.shtml
Chamado de "ILS (sistema de pouso por instrumentos, na sigla em inglês) categoria 3a", o equipamento estará em funcionamento neste inverno, disse a Infraero, estatal que o comprou e o instalou.
A maioria dos passageiros que usa Cumbica não será beneficiada pelo equipamento.
Isso porque usar o antinevoeiro requer que as companhias aéreas tenham aviões certificados e pilotos treinados --o que TAM, Gol, Azul e Avianca Brasil não têm.
Elas são responsáveis por 70% dos voos no aeroporto.
Assim, quando houver nevoeiro em Cumbica, o que deve ocorrer principalmente no mês que vem, os voos dessas empresas terão que ser desviados para outros lugares.
justificativa
A justificativa das empresas é o custo: treinar pilotos é caro e exige treinamento constante. Em Cumbica, que fecha cerca de 40 horas (0,4% do ano) ao ano por causa da neblina, o investimento não compensa, diz Ronaldo Jenkins, diretor da Abear, associação que reúne TAM, Gol, Azul e Avianca.
As maiores companhias, diz ele, são habilitadas para o ILS 2, na qual os pousos ocorrem com visibilidade horizontal mínima de 350 metros. Enquadram-se nesse requisito quase todas as operações em Cumbica, afirmou.
O equipamento prestes a operar permite pousar com visibilidade ainda menor, de 175 metros.
Serão beneficiadas as companhias aéreas americanas e europeias, que, por atuar em condições climáticas adversas em seus países de origem, são certificadas para usar o equipamento. A alemã Lufthansa, por exemplo, afirmou que está apta a fazê-lo.
OUTRAS TECNOLOGIAS
Na Europa e nos EUA está em discussão a adoção de outras tecnologias como alternativa ao ILS 3, considerado caro, com o uso de satélites para ajudar o avião a pousar, em vez de aparelhos no solo.
A Anac informou que os requisitos para o sistema antinevoeiro funcionar ainda não foram cumpridos integralmente para liberar o seu uso.
A agência informou estar em contato com a nova administração de Cumbica, a concessionária GRU Airport, para que haja as alterações necessárias para o ILS categoria 3 começar a funcionar.
ATRASO
O equipamento está instalado desde janeiro do ano passado em Cumbica, mas ainda não têm autorização da Anac para operar.
A implantação deveria ter sido feita em dezembro de 2011, um ano e meio atrás, segundo estimativa da própria Infraero.
OUTRO LADO
A Infraero não se manifestou sobre o fato de o equipamento de R$ 8,9 milhões atender a uma pequena parte dos voos de Cumbica. A Folha enviou questões à estatal anteontem à noite.
À reportagem um dirigente da companhia mostrou insatisfação com o fato de as companhias aéreas não treinarem tripulações para usar o equipamento antineblina.
A TAM informou que está em processo de pedir à Anac aval para usá-lo nos seus aviões maiores, que fazem rotas intercontinentais (Boeings 767 e 777 e Airbus A330), assim como treinar as tripulações a fazê-lo.
A Gol informou que aguardará a implantação do ILS 3 antes de se manifestar. Em janeiro de 2012, a empresa havia dito à Folha não ter interesse em adotá-lo, pois seus aviões são autorizados a usar o ILS 2, tido como suficiente.
A Azul diz que tem interesse em habilitar parte da frota. A Avianca não respondeu.
Fonte: Uol
Link:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1274410-sistema-antineblina-do-aeroporto-de-cumbica-servira-so-para-30-dos-voos.shtml
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A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
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Re: [Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
Sistema antinevoeiro? Isso soa como se o sistema nao permitisse o acumulo de nevoreiro proximo ao aeroporto.
Enfim.... Se a TAM, GOL, e cia nao querem investir em treinamento pra usar, azar delas. O sistema esta la pra ser usado correto? Senti um certo tom de ironia na noticia, porisso fui um pouco ironico
Enfim.... Se a TAM, GOL, e cia nao querem investir em treinamento pra usar, azar delas. O sistema esta la pra ser usado correto? Senti um certo tom de ironia na noticia, porisso fui um pouco ironico
cafejava- Tenente-Coronel
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Re: [Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
Eu tambem acho que tem mais é que instalar sistemas de ILS 3 pelo Brasil, se não querem usar, problema, acho que o proximo aeroporto a ganhar o ILS 3 deveria ser Porto Alegre, o tempo pro lá não anda ajudando muito e o ILS 2 não está sendo suficiente, o aeroporto acaba fechando muito.
Última edição por G.Friedrich em Qua 08 maio 2013, 16:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de uma palavra.)
G.Friedrich- Tenente-Coronel
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Re: [Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
Também estou no mesmo barco. O sistema está lá, usa quem for apto. Não é apto e o pau tá quebrando? Problema seu!
Quer dizer, nem tão "seu" assim... se um de nós estivermos a bordo e tiver q descer na alternativa por conta da falta de certificação do equipamento/tripulação será bem frustrante.
Agora, estou curioso pra saber como funciona esse sistema antineblina. É um ventilador gigante soprando as nuvens?
Quer dizer, nem tão "seu" assim... se um de nós estivermos a bordo e tiver q descer na alternativa por conta da falta de certificação do equipamento/tripulação será bem frustrante.
Agora, estou curioso pra saber como funciona esse sistema antineblina. É um ventilador gigante soprando as nuvens?
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Re: [Brasil] Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica servirá só para 30% dos voos
Depois quando querem liberar companhia do exterior para fazer voos domésticos por aqui, tem gente que acha ruim...
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