Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina Gse_multipart13851

[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina Empty [Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina

Mensagem por cwbspotter Seg 02 Jul 2012, 10:31

ZERO HORA
02 de julho de 2012
LUZ NAS OPERAÇÕES
Começa preparação para instalação de antineblina
Serão abertas hoje propostas de empresas interessadas em colocar luzes na pista do Salgado Filho
JOANA COLUSSI
joana.colussi@zerohora.com.br

À espera de um sistema que garanta operações de aviões em dias de denso nevoeiro há pelo menos 15 anos, o aeroporto Salgado Filho verá hoje um avanço nessa rota. Serão abertas pela Infraero as propostas da licitação para escolher a empresa interessada em dar início à primeira fase do processo para receber o ILS categoria 2, equipamento que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas.

– Se não houver recurso, em menos de um mês teremos a empresa escolhida – assegura o superintendente do aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina.

A empresa contratada fará o fornecimento e a instalação de luminárias embutidas no eixo da pista, uma antiga reivindicação para melhorar a operação no terminal.

As luminárias são necessárias para a Infraero dar início à instalação efetiva do ILS2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês, categoria 2), que tende a diminuir os fechamentos do Salgado Filho em dias de nevoeiro. A implantação do sistema inclui ainda outras duas licitações: uma para o acostamento e outra para o sistema de luzes do pátio e da pista de táxi (onde circulam os aviões antes da decolagem e depois do pouso). O custo fica em torno de R$ 40 milhões.

Ainda dentro das obras para a chegada do ILS2, em setembro deverá estar pronta a casa de força, que vai garantir eletricidade para todo o sistema de operação por instrumento.

Herdina confirmou que o ILS2 começará a ser instalado antes mesmo da ampliação da pista de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros – projeto que segue ainda em estudos depois de sucessivos adiamentos.

– Uma obra irá complementar a outra – explica o superintendente.

Sistema trará mais segurança quando pronto, diz especialista

A instalação do ILS2 antes da ampliação da pista chegou a gerar controvérsias, em razão do comprimento limitado e de obstáculos no entorno – como a linha do trensurb, viadutos e a BR-116.

– O ideal seria estender a pista e depois instalar o novo sistema. Mas, diante de tanta espera, talvez seja melhor iniciar de uma vez – afirma o professor Elones Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

Com o novo sistema, passageiros, tripulação e companhias aéreas devem enfrentar menos contratempos em dias de nevoeiro.

– Os aeroportos do Sul são os que mais sofrem por falta de visibilidade. Em Porto Alegre, é inquestionável, por segurança e por estar na rota do Cone Sul – diz Nicolau Gualda, professor da Escola Politécnica da USP.


Quase pronta, casa de força garantirá energia para sistema de operações por instrumentos

_________________
Rafael
[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina Empty Re: [Brasil] Começa preparação para instalação de antineblina

Mensagem por Duley Seg 02 Jul 2012, 11:23

Melhor do que nada, com certeza. Mas é vergonhoso nosso atraso. Esses dias andei voando em alguns aeroportos regionais da Europa no FSX e o pior ILS que encontrei neles foi CAT II. A maioria tinha CAT III.

Enquanto isso aqui a gente luta por manter funcionando CAT I em aeroportos principais.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos