[Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
+3
Cmte_Azevedo
Paulo Stavis
Hiago Sales
7 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Olá pessoal. Recentemente, quando fiz um voo fora do Brasil com esse avião, percebi uma diferença enorme entre o peso dele no último voo (com uma textura da AA), e o mesmo nos voos passados (somente com texturas da Gol).
Bom, primeiramente, olhando em uma folha de Checklist da Gol que tenho aqui, os pesos máximos de operação do Boeing 737-800 se dão nos seguintes valores:
Pois bem. Quando inicio o 737NGX WL aqui, com uma textura da Gol (baixada no site da PMDG), o combustível vem nos seguintes valores (por padrão):
Reparem que não há passageiros nem carga, o valor do combustível (20669) e na porcentagem dele (98,9 %), e que o ZFW está em 41,4.
Até aí tudo bem, consigo fazer meus cálculos de combustível, voos e etc. normalmente. Mas quando escolho uma aeronave que não seja com a textura da Gol, a situação muda totalmente.
No exemplo a seguir, utilizei o 737NGX WL com textura padrão da PMDG. Vejam as imagens e se atentem aos mesmos valores que destaquei acima (fuel, pax, cargo, zfw).
Aí está o problema. Padrão do combustível: 45568 (98,9 % -mesma porcentagem das imagens 2 e 3-); ZFW 91.3; Sem passageiros e sem carga.
Quando fui realizar o voo fora do Brasil que citei no inicio do post, o tal voo era Miami - St. Maarten. Um voo de aproximadamente 3 horas e que, de acordo com meus calculos, eu utilizaria pouco mais de 9000 kg de combustível.
Após ter colocado esse valor, planejado a rota e etc, era hora de ir para o Perf Init, e foi lá que meu problema começou. Quando já estava terminando de fazer as configurações dessa página, quando coloquei o valor de 25 no Cost Index, deu que o combustível era insuficiente. Depois de muita dor de cabeça refazendo o cálculo, eu não estava errado, já suspeitava do próprio ZFW, que no momento ultrapassava o valor de 120. No final das contas, eu ignorei o problema e acabei inserindo mais do que o dobro de combustível planejado, pois queria fazer o voo para conhecer a aproximação... No final das contas, cheguei lá com menos de 2 toneladas de combustivel, sendo que decolei com mais de 18 toneladas.
Ontem, quando fui realizar um voo que faço pelo menos 3 vezes por semana, BSB-CGH, tive o mesmo problema, mas a textura da vez era da nova Varig. No voo em que utilizo cerca de 7500 kg de combustível, quando cheguei na parte do Cost Index, Insufficient fuel...
Sinceramente, estou sem entender nada. Acredito que o valor que eu utilizo nas texturas da Gol é o real, pois como vocês puderam ver na primeira imagem, o valor máximo de operação em ZFW é de 62235kg. Sendo assim, porque, por valor padrão, as aeronaves com outras texturas tem o valor do ZFW de 91300kg? Obrigado à todos.
Bom, primeiramente, olhando em uma folha de Checklist da Gol que tenho aqui, os pesos máximos de operação do Boeing 737-800 se dão nos seguintes valores:
Pois bem. Quando inicio o 737NGX WL aqui, com uma textura da Gol (baixada no site da PMDG), o combustível vem nos seguintes valores (por padrão):
Reparem que não há passageiros nem carga, o valor do combustível (20669) e na porcentagem dele (98,9 %), e que o ZFW está em 41,4.
Até aí tudo bem, consigo fazer meus cálculos de combustível, voos e etc. normalmente. Mas quando escolho uma aeronave que não seja com a textura da Gol, a situação muda totalmente.
No exemplo a seguir, utilizei o 737NGX WL com textura padrão da PMDG. Vejam as imagens e se atentem aos mesmos valores que destaquei acima (fuel, pax, cargo, zfw).
Aí está o problema. Padrão do combustível: 45568 (98,9 % -mesma porcentagem das imagens 2 e 3-); ZFW 91.3; Sem passageiros e sem carga.
Quando fui realizar o voo fora do Brasil que citei no inicio do post, o tal voo era Miami - St. Maarten. Um voo de aproximadamente 3 horas e que, de acordo com meus calculos, eu utilizaria pouco mais de 9000 kg de combustível.
Após ter colocado esse valor, planejado a rota e etc, era hora de ir para o Perf Init, e foi lá que meu problema começou. Quando já estava terminando de fazer as configurações dessa página, quando coloquei o valor de 25 no Cost Index, deu que o combustível era insuficiente. Depois de muita dor de cabeça refazendo o cálculo, eu não estava errado, já suspeitava do próprio ZFW, que no momento ultrapassava o valor de 120. No final das contas, eu ignorei o problema e acabei inserindo mais do que o dobro de combustível planejado, pois queria fazer o voo para conhecer a aproximação... No final das contas, cheguei lá com menos de 2 toneladas de combustivel, sendo que decolei com mais de 18 toneladas.
Ontem, quando fui realizar um voo que faço pelo menos 3 vezes por semana, BSB-CGH, tive o mesmo problema, mas a textura da vez era da nova Varig. No voo em que utilizo cerca de 7500 kg de combustível, quando cheguei na parte do Cost Index, Insufficient fuel...
Sinceramente, estou sem entender nada. Acredito que o valor que eu utilizo nas texturas da Gol é o real, pois como vocês puderam ver na primeira imagem, o valor máximo de operação em ZFW é de 62235kg. Sendo assim, porque, por valor padrão, as aeronaves com outras texturas tem o valor do ZFW de 91300kg? Obrigado à todos.
Última edição por Hiago Sales em Qua 24 Abr 2013, 15:16, editado 1 vez(es)
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Posso contar um segredo? No NGX dá pra selecionar se é em libras ou quilos.
O primeiro caso está em quilos, 41.4t. O segundo está em libras, 91,3 mil libras, que convertendo (conta rápida, divide por 2.2) dá 41.5t.
O primeiro caso está em quilos, 41.4t. O segundo está em libras, 91,3 mil libras, que convertendo (conta rápida, divide por 2.2) dá 41.5t.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Foi como o amigo disse acima, a segunda aeronave esta em libras.
Escolha uma aeronave configure a ela em kgs no FMC, depois você pode fixa-la como padrão para todas as demais texturas que vc instalar.
Escolha uma aeronave configure a ela em kgs no FMC, depois você pode fixa-la como padrão para todas as demais texturas que vc instalar.
_________________
Cmte_Azevedo- Capitão
-
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 109
Reputação : 22
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Empresário / Voar e fotografar
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Pegando carona no tópico, alguém sabe dizer a média de carga carregada no 738? Digo com uns 80% de passageiros ou até mesmo full pax. Sei que isso varia, mas gostaria de saber a quantidade mais ou menos. Eu normalmente carrego entre 3.000kg e 4.000kg de bagagem.
Trovis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Paulo Stavis escreveu:Posso contar um segredo? No NGX dá pra selecionar se é em libras ou quilos.
O primeiro caso está em quilos, 41.4t. O segundo está em libras, 91,3 mil libras, que convertendo (conta rápida, divide por 2.2) dá 41.5t.
Perfeito!!
1 Lbs= 0,4536 Kg.
ou
1 Quilo = 2,20 Kilos
91'300 klibras = 41'400 Kg
juniorpasini- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Off Topic: Essa foi a causa do acidente do primeiro 767 da Air Canada novinho, o comandante mandou abastecer em kg e abasteceram em lbs, resultado, no meio do voo....Insufficient Fuel.
_________________
ASUS:P8H61-M Processador:Core i7 2600 3.40GHz Memória:8.00GB Sistema: Windows 7 64 bits HD:2T Placa de Video: GTX580 1.5GHz Monitor: LG D2342 Wide 29" Control: CyborgX 5
Último Addon: FS2Crew 737NGX (Nota 10, deveria ter para TODAS aeronaves)
Franham- Major
-
Inscrito em : 10/03/2012
Mensagens : 277
Reputação : 24
Idade : 41
Simulador preferido : P3D v3.4
Emprego/lazer : Estatístico/Dormir
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Trovis escreveu:Pegando carona no tópico, alguém sabe dizer a média de carga carregada no 738? Digo com uns 80% de passageiros ou até mesmo full pax. Sei que isso varia, mas gostaria de saber a quantidade mais ou menos. Eu normalmente carrego entre 3.000kg e 4.000kg de bagagem.
Tenho aqui um loadsheet real CWB-CGH, os pesos são os seguintes:
2 pilotos + 4 comissários
Carga nos porões: 1333kg sendo 394 na frente e 939 atrás.
Peso dos pax + bagagem na cabine: 11650kg sendo 151 adultos, 9 crianças e 1 infante.
Franham escreveu:Off Topic: Essa foi a causa do acidente do primeiro 767 da Air Canada novinho, o comandante mandou abastecer em kg e abasteceram em lbs, resultado, no meio do voo....Insufficient Fuel.
Na verdade foi ao contrário, estavam mudando de lbs para kg e o "gimli glider" foi o primeiro da frota a vir em kgs.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
juniorpasini escreveu:Paulo Stavis escreveu:Posso contar um segredo? No NGX dá pra selecionar se é em libras ou quilos.
O primeiro caso está em quilos, 41.4t. O segundo está em libras, 91,3 mil libras, que convertendo (conta rápida, divide por 2.2) dá 41.5t.
Perfeito!!
1 Lbs= 0,4536 Kg.
ou
1 Quilo = 2,20 Kilos
91'300 klibras = 41'400 Kg
Só não entendi toda essa graça toda que você viu na dúvida do colega.
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Leber escreveu:Só não entendi toda essa graça toda que você viu na dúvida do colega.
Não sei se foi pra mim ou não porém só coloquei o "segredo" porque bem dizer ele pensou em tudo, fez vários cálculos mas esqueceu da conversão dos pesos.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Paulo Stavis escreveu:Leber escreveu:Só não entendi toda essa graça toda que você viu na dúvida do colega.
Não sei se foi pra mim ou não porém só coloquei o "segredo" porque bem dizer ele pensou em tudo, fez vários cálculos mas esqueceu da conversão dos pesos.
Claro que não Paulo, pra variar você deu mais uma aula sobre aviação o que só enriquece o VV. Comentei o post do colega juniorpasini.
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Opa, obrigado pela informação, Paulo.Paulo Stavis escreveu:Trovis escreveu:Pegando carona no tópico, alguém sabe dizer a média de carga carregada no 738? Digo com uns 80% de passageiros ou até mesmo full pax. Sei que isso varia, mas gostaria de saber a quantidade mais ou menos. Eu normalmente carrego entre 3.000kg e 4.000kg de bagagem.
Tenho aqui um loadsheet real CWB-CGH, os pesos são os seguintes:
2 pilotos + 4 comissários
Carga nos porões: 1333kg sendo 394 na frente e 939 atrás.
Peso dos pax + bagagem na cabine: 11650kg sendo 151 adultos, 9 crianças e 1 infante.
Trovis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 09/08/2011
Mensagens : 591
Reputação : 9
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Paulo Stavis escreveu:Posso contar um segredo? No NGX dá pra selecionar se é em libras ou quilos.
O primeiro caso está em quilos, 41.4t. O segundo está em libras, 91,3 mil libras, que convertendo (conta rápida, divide por 2.2) dá 41.5t.
Falta de experiência dá nisso...
Como eu mencionei, praticamente só uso o NGX para voos no Brasil, e com as texturas da Gol, então nunca reparei nessa quesito libras - quilos.
No próprio site da PMDG, na seção de download de texturas, algumas delas tem um asterísco vermelho, que na explicação deste, eles falam que a textura foi modificada para o padrão da linha aérea, que no caso da Gol, usa quilos.
Bom, sendo assim, problema resolvido. Muito obrigado Paulo e aos outros colegas
_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales- Major
-
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Hiago Sales escreveu:No próprio site da PMDG, na seção de download de texturas, algumas delas tem um asterísco vermelho, que na explicação deste, eles falam que a textura foi modificada para o padrão da linha aérea, que no caso da Gol, usa quilos.
Não só isso, elas contém as opções de equipamento da cia (ETOPS/HUD/SFP/etc). Precisando é só postar.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
Leber escreveu:Paulo Stavis escreveu:
Não sei se foi pra mim ou não porém só coloquei o "segredo" porque bem dizer ele pensou em tudo, fez vários cálculos mas esqueceu da conversão dos pesos.
Claro que não Paulo, pra variar você deu mais uma aula sobre aviação o que só enriquece o VV. Comentei o post do colega juniorpasini.
Nisso Leber:
Paulo Stavis escreveu:
Posso contar um segredo?
juniorpasini- Capitão
-
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 133
Reputação : -7
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Eng Civil
Nacionalidade :
Re: [Resolvido] Dúvida sobre o peso do PMDG 737 NGX
juniorpasini escreveu:Leber escreveu:
Claro que não Paulo, pra variar você deu mais uma aula sobre aviação o que só enriquece o VV. Comentei o post do colega juniorpasini.
Nisso Leber:
Paulo Stavis escreveu:
Posso contar um segredo?
Tranquilo Junior, foi o que eu tinha imaginado.
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Iniciante- Dúvida sobre como ligar o motor do CESSNA 172
» Uma duvida sobre a triplice atualização da PMDG
» Duvida sobre portas MD11 PMDG
» Dúvida sobre o 737 NGX da PMDG e o Airbus Extended X da Aerosoft
» [Resolvido] PMDG 777 - Equip Cooling Ovrd
» Uma duvida sobre a triplice atualização da PMDG
» Duvida sobre portas MD11 PMDG
» Dúvida sobre o 737 NGX da PMDG e o Airbus Extended X da Aerosoft
» [Resolvido] PMDG 777 - Equip Cooling Ovrd
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos