Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


 TAM 3054 Gse_multipart13851

TAM 3054

+6
Alexandre da Silva
Whipple
Edenio Rodrigues
Pimentel
Fortunati
Amilckar
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

 TAM 3054 Empty TAM 3054

Mensagem por Amilckar Ter 23 Abr 2013, 09:06



Fiel ou fantasiaram demais?  TAM 3054 286198

_________________
Carlos Amilckar
 TAM 3054 Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Fortunati Sex 26 Abr 2013, 15:59

Assisti ao vídeo e tirei minhas conclusões. Em primeiro lugar quero dizer que não sou nenhum especialista no assunto, mas colocar a culpa em quem não pode mais se defender é muito fácil. Há 5 ou 10 minutos antes, havia pousado na 35L com as mesmas condições climáticas e com o mesmo piso, um outro A320 sem nenhum problema. Tocou a pista e parou onde deveria. Pois bem. Se o comandante ao pousar houvesse realmente colocado a manete da esquerda em idle e usado o reverso e deixado a manete da direita no lugar em que se encontrava, ou seja, com o motor em regime de decolagem como estão supondo, a aeronave simplesmente curvaria no exato momento em que fosse acionado o reverso. Porque somente no fim da pista ele curvou-se? Não acredito jamais que tenha sido culpa do piloto, mas sim falha mecanica, mesmo que o comandante estivesse preocupado com a situação do tempo e da pista. Bem, essa é a minha opinião.
Um abraço.
João

_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Pimentel Sex 26 Abr 2013, 18:30

A produção pode até ser razoável e contar com testemunho de especialistas, mas o produto final desta série deixa a desejar e só supre mesmo a curiosidade do público leigo.

Em 26:05 o narrador diz que o motor pinado estava em potencia de decolagem damn mentira absurda.! ...Se o motor pinado tivesse atingido PMD, principalmente ali na zona de toque, a >mega< assimetria de potência teria jogado o avião no terminal de passageiros.

Com referência à esta afirmação do video:

A gravador de dados indicou a posição física da manete do motor pinado era o detentor CL, o que no caso de um sistema autothrust não delimita sequer a tração, pois o FADEC poderá reajustar a potência em qualquer momento. No caso desta motorização PW, a tração dos motores é indicada com base em EPR, sendo que o motor pinado atingiu no momento da frenagem e permaneceu até o choque com uma EPR de 1.18 (bem menor que uma indicação real de potencia de decolagem, por volta e/ou maior que 1.40)

Enquanto o motor pinado gerava tração, o motor com o reversor ativo atingiu um EPR de 1.03, o que aliado ao fato do empuxo reverso e a velocidade de pouso "ainda" não afetarem tanto tanto a tragetória da acft, por conta " ainda" das reações aerodinâmicas resultantes das correções de Leme.

Ambos motores permaneceram com os mesmos parâmetros e configurações até o choque. percebeu-se assim que a tendencia da trajetória curva foi amentando com a diminuição da velocidade, até o ponto em que trequilha e leme não conseguiram se sobrepor à assimetria de potência. (vide principio de VMCg). Então o avião foi catapultado e o final ja se sabe Sad


Culpados?

TAM: CRM de 5ª categoria, Manutenção meia boca, Prevenção a acidentes precária, Pressão sobre os aeronautas, Não treinaram devidamente a tripulação, não mantinha as aeronaves com seus sistemas atualizados, só visavam/visam lucro, Não acatavam as DA´s emitidas para os modelos operados se não fosse de aspecto mandatório.

Engenharia: Parece que eram alheios à realidade de congonhas.

DOV : Ciente das condições reinantes em CGH, histórico recente de derrapagem/ aquaplanagem. Aceitou despachar uma acft muito próxima do peso permissível para a situação sabendo que havia restrição em um reverso.

Tripulantes: Assumiram o risco mesmo ciente de tudo, existiu antes do acidente e existem pilotos que mesmo cientes de que vão arrumar dor de cabeça, ainda optam em dizer ...>Não< !

A culpa da ANAC, Infraêrro é na verdada nossa culpa... O povo brasileiro é o culpado, eu e todos nós!


Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 26 Abr 2013, 18:57

Analizando as informações do video scratch

Então uma aeronave pousa com potencia maxima?
O procedimento normal não seria a desaceleração até o toque?
Então porque o pedido desesperado para desacelerar?
E porque a resposta de que não era possivel?

Sem desmereçer as opiniões dos amigos, a conclusão que podemos chegar é : Manete inoperante thumbsdown

Obrigado Amilckar thumbsup , abraços

_________________
 TAM 3054 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Sex 26 Abr 2013, 21:43

O avião não pousa com potência máxima, mas como o trem de pouso e flaps geram muito arrasto é necessário potência considerável para manter a velocidade de aproximação (uns 50-60%) , e provavelmente foi essa potência que se manteve no motor pinado após o toque. O que o Pimentel disse é verdade, o avião só tende a sair da linha quando a velocidade diminui, aí a diferença de empuxo em ambos os lados se sobressai. Se foi a manete que quebrou ou o piloto que não puxou para idle na hora do toque eu não sei mas acho difícil a manete quebrar pois é um sistema muito confiável em sua construção.

_________________
i7 2600K @ 4,5Ghz com 1,33 Vcore
GTX 780 overclocked Gigabyte
16Gb RAM @ 1600Mhz KIngston HiperX
SSD 120Gb Corsair Force GT
Watercooler Corsair H100
Saitek Cessna Yoke, Quadrant, Pedals e Track IR5

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Pimentel Sex 26 Abr 2013, 22:22

Whipple escreveu:O avião não pousa com potência máxima, mas como o trem de pouso e flaps geram muito arrasto é necessário potência considerável para manter a velocidade de aproximação (uns 50-60%) , e provavelmente foi essa potência que se manteve no motor pinado após o toque. O que o Pimentel disse é verdade, o avião só tende a sair da linha quando a velocidade diminui, aí a diferença de empuxo em ambos os lados se sobressai. Se foi a manete que quebrou ou o piloto que não puxou para idle na hora do toque eu não sei mas acho difícil a manete quebrar pois é um sistema muito confiável em sua construção.

Foi mais ou menos 50% a tração com o EPR em 1.18. A manete foi deixada em CL pelo PF, como não havia sido instalada pela TAM a rotina de alerta para a tripulação de que havia divergência na posição das manetes, então somente perceberiam isto no cockpit escuro se olhassem ao ECAM e visse o EPR do 2 com a indicação elevada, pois a posição na manete visualmente fica dificil detectar.

A própria AIRBUS havia sugerido o recuo da manete para idle e o acionamento do reverso mesmo em caso de reverso pinado ...para minimizar o risco de erro do piloto e penalizando apenas poucos metros de distancia necessária para o pouso. damn Só que na época a TAM não havia padronizado isto.

Percebia a ausência de um padrão que a mesma tripulação efetuou pousos operando as manetes de forma diferente, inclusive em congonhas.


Resumindo... quando se voa um computador com asas que vive em piloto automático e alguma coisa por menor que seja sai do padrão.... as vezes é preciso >tempo< para detectar a real origem da falha para então agir.... cansados , a noite , com chuva , apreensivos com N elementos e por final com apenas poucos segundos para domar uma máquina que pensa por si só ....exatamente pouco segundos para montarem um complexo quebra cabeças!

Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Sex 26 Abr 2013, 22:55

Concordo, porém não "puxar" as manetes para idle no momento do toque é algo muito difícil de entender. É um procedimento praticamente automático, e lógico para um piloto. Em resumo o avião pousou com um motor acelerado numa pista de 1900m e sem área de escape. O autobrake e o spoiler não funcionaram devido ao motor acelerado.

_________________
i7 2600K @ 4,5Ghz com 1,33 Vcore
GTX 780 overclocked Gigabyte
16Gb RAM @ 1600Mhz KIngston HiperX
SSD 120Gb Corsair Force GT
Watercooler Corsair H100
Saitek Cessna Yoke, Quadrant, Pedals e Track IR5

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Pimentel Sex 26 Abr 2013, 23:16

Whipple escreveu:Concordo, porém não "puxar" as manetes para idle no momento do toque é algo muito difícil de entender. É um procedimento praticamente automático, e lógico para um piloto. Em resumo o avião pousou com um motor acelerado numa pista de 1900m e sem área de escape. O autobrake e o spoiler não funcionaram devido ao motor acelerado.

De fato comprovar 100% que o PF deixou o 2 no detentor CL nunca será possível saber. Mas a chance de ocorrer falha nos componentes do sistema de manete é baixa demais de acordo com a Airbus.


Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 27 Abr 2013, 10:03

Whipple escreveu:Concordo, porém não "puxar" as manetes para idle no momento do toque é algo muito difícil de entender. É um procedimento praticamente automático, e lógico para um piloto.
Exatamente, atitude como essa não é pensada. É automaticamente executada. thumbsup

Acreditamos que é a mesma reação de um motorista experiente, quando aciona o freio do veiculo. Ele não pensa, ele faz wink
Dizem que os membros do corpo tambem pensam. E ajem mais rapido do que o cerebro scratch , abraços

_________________
 TAM 3054 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Alexandre da Silva Sáb 27 Abr 2013, 16:57

Inventor escreveu:
Whipple escreveu:Concordo, porém não "puxar" as manetes para idle no momento do toque é algo muito difícil de entender. É um procedimento praticamente automático, e lógico para um piloto.
Exatamente, atitude como essa não é pensada. É automaticamente executada. thumbsup

Acreditamos que é a mesma reação de um motorista experiente, quando aciona o freio do veiculo. Ele não pensa, ele faz wink
Dizem que os membros do corpo tambem pensam. E ajem mais rapido do que o cerebro scratch , abraços

No livro perda total do Ivan Sant'anna ele conta que realmente aconteceu isso, ele teve acesso a todos os documentos do Cenipa e da caixa preta do avião, na caixa preta de parâmetros está descrito que um dos motores estava na posição errada.

scratch

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Braconi Sáb 27 Abr 2013, 18:06

Pimentel escreveu:No caso desta motorização PW, a tração dos motores é indicada com base em EPR,
Bem coerente sua abordagen referente ao documentário, porém a motorização do MBK era IAE, embora tambem seja utilizado o EPR parametro em ambos motores.


Inventor escreveu:Exatamente, atitude como essa não é pensada. É automaticamente executada. thumbsup

Acreditamos que é a mesma reação de um motorista experiente, quando aciona o freio do veiculo. Ele não pensa, ele faz wink
Dizem que os membros do corpo tambem pensam. E ajem mais rapido do que o cerebro scratch , abraços

Infelizmente somos passivos de cometer falhas. No caso do posicionamento da manete, na epoca do acidente da TAM, haviam dez ocorrencias em diversos tipos de aeronaves que também terminaram em acidente.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Pimentel Sáb 27 Abr 2013, 21:48

Braconi escreveu:
Pimentel escreveu:No caso desta motorização PW, a tração dos motores é indicada com base em EPR,
Bem coerente sua abordagen referente ao documentário, porém a motorização do MBK era IAE, embora tambem seja utilizado o EPR parametro em ambos motores.

IAE!!! nem tinha percebido! assobiar

Vou editar!
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 10:09

Alexandre da Silva escreveu:No livro perda total do Ivan Sant'anna ele conta que realmente aconteceu isso, ele teve acesso a todos os documentos do Cenipa e da caixa preta do avião, na caixa preta de parâmetros está descrito que um dos motores estava na posição errada. scratch

Ou seja... Falha da tripulação.... scratch

Engraçado que sempre quem morre leva a culpa... thumbsdown

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Dom 28 Abr 2013, 12:57

Augusto Sposito escreveu:Ou seja... Falha da tripulação.... scratch

Engraçado que sempre quem morre leva a culpa... thumbsdown


A principal causa de acidentes aéreos é erro humano. O homem é o elo mais fraco da corrente.
Existem também muitos pilotos que sobreviveram que foram culpados e nunca mais pilotaram. Tem inclusive o caso do 737 nos EUA que caiu porque o piloto desligou o motor bom achando que estava com fogo e acabou ficando sem os dois motores. Ele foi inclusive indiciado.

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 28 Abr 2013, 13:05

Augusto Sposito escreveu:
Alexandre da Silva escreveu:No livro perda total do Ivan Sant'anna ele conta que realmente aconteceu isso, ele teve acesso a todos os documentos do Cenipa e da caixa preta do avião, na caixa preta de parâmetros está descrito que um dos motores estava na posição errada. scratch

Ou seja... Falha da tripulação.... scratch

Engraçado que sempre quem morre leva a culpa... thumbsdown
Então a aeronave pousa com velocidade 3 vezes acima do normal e a culpa é dos experientes e atentos pilotos? confused
Achamos que a caixa preta aponta para um defeito tecnico e não para uma atitude errada dos pilotos. shame on you
Coitado deles, verem a visão da morte sem poder evitar Sad , abraços

_________________
 TAM 3054 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 13:30

O pessoal que me conhece sabe o que eu realmente acho dos Airbus... assobiar

A tripulação teve uma pequena parcela de culpa, sim, mas 95% da culpa é da Aeronave. hmm

Não é a primeira vez que a automação do Airbus se mostra perigosa... assobiar


_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Dom 28 Abr 2013, 13:55

O sistema do reverso da Airbus dava margem para esse erro mesmo. Porém já havia uma orientação geral de puxar ambas as manetes para reverso mesmo em motores pinados para evitar o erro de puxar apenas uma para idle. Agora se a cia aérea passou essa orientação da Airbus nos treinamentos eu não sei.

_________________
i7 2600K @ 4,5Ghz com 1,33 Vcore
GTX 780 overclocked Gigabyte
16Gb RAM @ 1600Mhz KIngston HiperX
SSD 120Gb Corsair Force GT
Watercooler Corsair H100
Saitek Cessna Yoke, Quadrant, Pedals e Track IR5

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 13:59

Whipple escreveu:Agora se a cia aérea passou essa orientação da Airbus nos treinamentos eu não sei.

E jamais iremos descobrir... hmmm

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Hiago Sales Dom 28 Abr 2013, 14:00

Essa história de que o piloto esqueceu de puxar a manete direita para idle não me convence de jeito nenhum. Muito mal explicado isso aí. E outra, pra mim, mesmo que seja possível, é inadmissível um avião operar sem uma das partes mais essenciais para a sua frenagem, o reverso. Quer dizer, a aeronave já apresentava um problema e mesmo assim a culpa ainda é dos pilotos? E a Tam? Levou alguma culpa desse acidente?
Reparem em outra coisa: O mesmo motor que tinha problema no reverso foi que continuou acelerando. Na minha opnião o problema estava nas manetes sim, e os pilotos só erraram em uma coisa nessa tragédia: Assumir a responsabilidade de poderem controlar uma aeronave com defeitos no aeroporto mais perigoso do Brasil em um dia de chuva.

_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales
Hiago Sales
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 14:03

Só me responde uma coisa Hiago, porque então, na metade da pista, ainda ganhando velocidade, nenhum deles optou por decolar novamente? Havia velocidade o suficiente para isso. assobiar

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Whipple Dom 28 Abr 2013, 14:06

Augusto Sposito escreveu:Só me responde uma coisa Hiago, porque então, na metade da pista, ainda ganhando velocidade, nenhum deles optou por decolar novamente? Havia velocidade o suficiente para isso. assobiar

Ouvindo o voice recorder me deu a sensação de ter sido muito rápido. Inicialmente eles estranharam não estarem desacelerando, mas aí já haviam percorrido muita pista, tentaram pisar dos freios, mas o motor continuou acelerado. Aí...

O principal sistema de freios do avião são os freios das rodas. O reverso é auxiliar.

Whipple
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/01/2012
Mensagens : 312
Reputação : 4
Idade : 43
Simulador preferido : X - Plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 14:13

Pelo Voice Recorder percebe-se que houve poucos diálogos no pouso... Tentaram jogar a aeronave no pátio... Fico pensando, e se conseguissem??? A tragédia poderia ser bem maior.... pinch

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Hiago Sales Dom 28 Abr 2013, 14:16

Augusto Sposito escreveu:Só me responde uma coisa Hiago, porque então, na metade da pista, ainda ganhando velocidade, nenhum deles optou por decolar novamente? Havia velocidade o suficiente para isso. assobiar

Também tenho essa dúvida martelando na minha cabeça Augusto. Talvez ele possa ter tentado a arremetida, mas pode ter sido nesse momento em que a aeronave se curvou e o comandante perdeu o controle.
Faltou muito conteúdo nessa reportagem, por isso não se dá para ter uma noção do que realmente aconteceu dentro daquela cabine. Não me lembro, em momento nenhum do vídeo, eles falando sobre arremeter, mas acho que o piloto tinha em mente fazer isso.

_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales
Hiago Sales
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Augusto Sposito Dom 28 Abr 2013, 14:19

Esse é o problema de termos um áudio editado pela Airbus... pinch
Vai ser como no AF447... nunca saberemos ao certo o que ocorreu. hmmm

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Hiago Sales Dom 28 Abr 2013, 14:21

Augusto Sposito escreveu:Esse é o problema de termos um áudio editado pela Airbus... pinch
Vai ser como no AF447... nunca saberemos ao certo o que ocorreu. hmmm

Mais uma história muito mal contada...

_________________
CPU: AMD Ryzen 7 PRO 1700 3.7GHz | GPU: GIGABYTE GEFORCE GTX 980 4GB GDDR5 256 bits | MB: ASUS PRIME B350-PLUS | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-2666MHz | SSD: 760GB; 1x128GB M.2 NVMe, 1x512GB SATA 6GB/s, 1x120GB SATA 6GB/s | HD: Seagate Barracuda 2TB SATA | WaterCooler: Corsair H60 | Powered by: Corsair GS700W | OS: Win10 Pro 64bit
Hiago Sales
Hiago Sales
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/05/2012
Mensagens : 324
Reputação : 18
Idade : 29
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 TAM 3054 Empty Re: TAM 3054

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos