Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
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cafejava
Bruno Rodrigues
Sandro Schneider
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Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Existem minutos que duram para sempre. Eles marcam, ferem, redimensionam a própria percepção do tempo. Negam-se a ir embora. Depois de cinco anos da maior tragédia aérea brasileira, que se completam nesta terça-feira, há 400 minutos que seguem vívidos, recusando-se a ir embora. Eles começam às 18h54min de 17 de julho de 2007, quando o Airbus da TAM que levava 187 passageiros e tripulantes de Porto Alegre a São Paulo, incluindo 93 gaúchos, atravessou a pista do aeroporto de Congonhas e explodiu contra um prédio repleto de trabalhadores, matando 199 pessoas. Principiava ali um período da mais severa agonia, tingida por uma ponta de esperança. Ele se estendeu até a 1h34min do dia 18, quando o Brasil soube o nome dos mortos na tragédia.
fonte: ZERO HORA / CLICRBS
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Sandro Schneider- Brigadeiro
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
nossa e de pensar que tudo isso so aconteçeu por que o co piloto não colocou a Manete R em Idle
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Bruno Rodrigues- Tenente-Coronel
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Muito emocionante. A perda é irreparável, e a dor é para sempre. Como aquela senhora disse, a única coisa que conforta é saber que um dia todos nos encontraremos do outro lado.
cafejava- Tenente-Coronel
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Triste mesmo.
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Não sei se seria simples assim, mas eles não poderiam ter levantado voo novamente quando viram que não iria parar ???
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"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso dance, cante, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Caio Mendes- Coronel
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Caio Mendes escreveu:Não sei se seria simples assim, mas eles não poderiam ter levantado voo novamente quando viram que não iria parar ???
sim ate poderiam mas eles não se tocaram que nas duas manestes deveriam estar em idele e somente o reverso L iria ser acionado,eles seguirão um procedimento totalmente errado,deixarão uma manete em idle e a outra em Climb assim o FADEC presumiu que eles iriam arremeter,e então a avião não aplicou os freios nem os Spoilers,se eles tive-sem colocado as duas em TOGA poderiam ter arremetido SIM ou se tirassem a Manete R da possição Climb para idle talvez não teria acontecido o que aconteçeu eu imagino o Sofrimento das Familias ate hoje deve ser terrivel. mas apesar de Tudo isso não da para culpar o Avião ou a Pista com grooving ou não o A320 não teria parado e muito menos dizer que o Airbus decidiu as coisas os pilotos infelismente não seguirão um procedimento basico de pouso porem mesmo que a atitude foi errada eles forão iduzidos ao erro uma vez que estvão em uma aeronave com reverso Pinado(não importa que o A320 pudese operar assim) com o dinheiro que a TAM tem o minimo era arrumar o reverso e fazer a manutenção devida ,vale lembrar que o F-100 que caiu no jabaquara caiu pois o Reverso abriu durante a decolagem e depois foi visto que a aeronave não estava com a manutenção em DIA,a TAM precisou de 2 gravissimos acidentes para tomar vergonha na cara e fazer a manutenção descente das aeronaves ,pena que para isso vidas forão ceifadas espero que nunca mais na minha vida eu veja um tipo de acidente desse ainda mais com essas causas estupidas
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Bruno Rodrigues- Tenente-Coronel
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Ah sim, obrigado pela explicação. Infelizmente nem todas as empresas tem tanta responsabilidade e quem acaba pagando são seus clientes que nao tem nada haver com isso.
abraços!
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Caio Mendes- Coronel
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Bruno me desculpa mais tenho que discordar com você ao por a "culpa" na manutenção/empresa por isso. Se no MEL está previsto que pode operar sem reverso, isso significa que pode e ponto. Não importa se é na Emirates ou na Webjet. Se o CENIPA não apontou culpado, creio que não cabe a nós meros mortais o fazer.
Sugiro que se ainda não leu, de uma lida no relatório final; http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/pdf/RF3054.pdf
Agora sobre o outro do F100 eu realmente não me lembro o real motivo, me lembro de ter algo em relação ao reverso aberto inadivertidamente em voo e também rompimento da "trava de segurança" que fazia o recuo da manete automaticamente dando assim a opção do piloto aplicar potência com as conchas abertas, porém dando uma rápida observada nas recomendações à TAM nada consta sobre falta de manutenção, segue o que encontrei;
8. TAM
a. Alterar o livro de bordo, objetivando melhorar os registros das panes, de modo que cada folha seja destacada a cada trânsito, ficando uma cópia na base que executou o retorno da aeronave ao vôo. O original deve ser remetido para processamento no Trouble Shooting e a outra cópia deve permanecer no livro, dentro da aeronave, para consulta da tripulação, enquanto houver item pendente.
b. A Sipaa e a Engenharia da empresa deverão desenvolver um programa, em conjunto com o fabricante, com o objetivo de listar todas as situações de falhas básicas que aceitam reset, analisar profundamente cada caso e, elaborar um programa de treinamento para o grupo de vôo, em especial para os tripulantes técnicos, com a finalidade de mudar o ambiente organizacional formado, em razão da operação de aeronaves extremamente computadorizadas, onde as panes que aceitam reset, não precisam de lançamento no livro de bordo.
c. Deverá dar uma maior ênfase aos treinamentos realizados nos simuladores de vôo com relação à abertura do reverso nas diversas fases do vôo.
d. Deverá, nos treinamentos iniciais e de revalidações, enfatizar a importância da não-tomada de ação abaixo dos 400 pés.
e. Deverá ser incluído no treinamento teórico e no simulador, procedimento para o caso de retardo não comandado de uma das manetes de potência durante as fases de decolagem e subida.
f. Deverá incrementar o treinamento de CRM (Cockpit Resource Management) para todos os tripulantes da empresa. Observar a circular 227-AN-136 da OACI, Human Factors Digest nº 3.
g. Apesar de não ter influenciado para a ocorrência do acidente, verificou-se que algumas vezes a escala de tripulantes saía com a jornada de trabalho acima do que é permitido. A empresa deverá confeccionar as escalas de vôo de todos os tripulantes seguindo o que prevê a lei 7.183, de 5 de abril de 1984.
h. O diretor de operações da referida empresa, deverá enfatizar para o pessoal do grupo de vôo (pilotos e co-piloto) quanto a obrigatoriedade da leitura do check-list, conforme o previsto no manual de operações.
Se alguém puder me dar uma luz sobre eu ficaria agradecido, já que realmente não me lembro...
Desculpem o off, mais pensei ser relevante fazer esse questionamento, e sobre o vídeo não assisti pois depois que eu li durante o final de semana sobre o pai que continuava indo ao aero até hoje e etc, preferi não ler nem assistir mais nada sobre por ser um assunto meio pesado para minha pessoa..
Abraços
Sugiro que se ainda não leu, de uma lida no relatório final; http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/pdf/RF3054.pdf
Agora sobre o outro do F100 eu realmente não me lembro o real motivo, me lembro de ter algo em relação ao reverso aberto inadivertidamente em voo e também rompimento da "trava de segurança" que fazia o recuo da manete automaticamente dando assim a opção do piloto aplicar potência com as conchas abertas, porém dando uma rápida observada nas recomendações à TAM nada consta sobre falta de manutenção, segue o que encontrei;
8. TAM
a. Alterar o livro de bordo, objetivando melhorar os registros das panes, de modo que cada folha seja destacada a cada trânsito, ficando uma cópia na base que executou o retorno da aeronave ao vôo. O original deve ser remetido para processamento no Trouble Shooting e a outra cópia deve permanecer no livro, dentro da aeronave, para consulta da tripulação, enquanto houver item pendente.
b. A Sipaa e a Engenharia da empresa deverão desenvolver um programa, em conjunto com o fabricante, com o objetivo de listar todas as situações de falhas básicas que aceitam reset, analisar profundamente cada caso e, elaborar um programa de treinamento para o grupo de vôo, em especial para os tripulantes técnicos, com a finalidade de mudar o ambiente organizacional formado, em razão da operação de aeronaves extremamente computadorizadas, onde as panes que aceitam reset, não precisam de lançamento no livro de bordo.
c. Deverá dar uma maior ênfase aos treinamentos realizados nos simuladores de vôo com relação à abertura do reverso nas diversas fases do vôo.
d. Deverá, nos treinamentos iniciais e de revalidações, enfatizar a importância da não-tomada de ação abaixo dos 400 pés.
e. Deverá ser incluído no treinamento teórico e no simulador, procedimento para o caso de retardo não comandado de uma das manetes de potência durante as fases de decolagem e subida.
f. Deverá incrementar o treinamento de CRM (Cockpit Resource Management) para todos os tripulantes da empresa. Observar a circular 227-AN-136 da OACI, Human Factors Digest nº 3.
g. Apesar de não ter influenciado para a ocorrência do acidente, verificou-se que algumas vezes a escala de tripulantes saía com a jornada de trabalho acima do que é permitido. A empresa deverá confeccionar as escalas de vôo de todos os tripulantes seguindo o que prevê a lei 7.183, de 5 de abril de 1984.
h. O diretor de operações da referida empresa, deverá enfatizar para o pessoal do grupo de vôo (pilotos e co-piloto) quanto a obrigatoriedade da leitura do check-list, conforme o previsto no manual de operações.
Se alguém puder me dar uma luz sobre eu ficaria agradecido, já que realmente não me lembro...
Desculpem o off, mais pensei ser relevante fazer esse questionamento, e sobre o vídeo não assisti pois depois que eu li durante o final de semana sobre o pai que continuava indo ao aero até hoje e etc, preferi não ler nem assistir mais nada sobre por ser um assunto meio pesado para minha pessoa..
Abraços
Última edição por cwbspotter em Seg 16 Jul 2012, 20:07, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar desculpas pelo off.)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
Pessoal, penso EU que devemos ter muitoo cuidado com as declarações e "avaliações" de quem são os culpados/responsáveis.
O assunto é muito polêmico e muita gente tenta achar as respostas tão procuradas, que poderão ou não, aparecer algum dia.
Nos resta orar pelas famílias que sentem tanta dor, e que nunca deixarão de sentí-la.
O assunto é muito polêmico e muita gente tenta achar as respostas tão procuradas, que poderão ou não, aparecer algum dia.
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Re: Dilacerados pela dor de uma tragédia aérea JJ 3054
cwbspotter escreveu:Bruno me desculpa mais tenho que discordar com você ao por a "culpa" na manutenção/empresa por isso. Se no MEL está previsto que pode operar sem reverso, isso significa que pode e ponto. Não importa se é na Emirates ou na Webjet. Se o CENIPA não apontou culpado, creio que não cabe a nós meros mortais o fazer.
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Agora sobre o outro do F100 eu realmente não me lembro o real motivo, me lembro de ter algo em relação ao reverso aberto inadivertidamente em voo e também rompimento da "trava de segurança" que fazia o recuo da manete automaticamente dando assim a opção do piloto aplicar potência com as conchas abertas, porém dando uma rápida observada nas recomendações à TAM nada consta sobre falta de manutenção, segue o que encontrei;
8. TAM
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Abraços
Sim Amigo mas A verdade as vezes é tão simples que machuca,as familias com certeza estão revoltadas com o resultado da Ivestigação por Varios Motivos,é normal querer achar mais responsaveis,é normal ter mais explicações mas nesse acidente é como muitos amigos meus(inclusive pilotos) que reconheçem que a unica causa REAL desse Desastre foi a Posição errada da manete não tem outra razão infelismente é isso,quando eu disse que a OBrigação da TAM era arrumar o reverso,bem eu sei que no Brasil tem regras e etc.. mas Amigo eu não levo nada a serio neste pais,desde quando na europa vão permitir um A320 com Reverso pinado de operar por exemplo em inssbruck na austria,que é uma pista bem perigosa ainda mais com chuva??,isso não existe se no brasil as leis quanto a manutenção fossem mais rigidas o A320 estaria na manutenção.
Ja no Caso do F-100 o Reverso abriu durante a decolagem porem o F-100 não tinha nenhum tipo de alerta quanto ao reverso aberto em voo,porem como o F-100 estava sobre comando o Auto Trhust o comandante achou que era um problema no computador e desligou o AT e começou dar mais potencia e mais força reversa era aplicada,e deu no que deu,meu primo Morava na Rua vizinha a que o MK28 caiu... eu convivi mesmo que com pouca idade aquela trageida horrivel,e a Divisão da Fokker nunca reportou esse tipo de problema em nenhum outro modelo MK-28-100 e como naquela época a TAM so pensava em Ganhar e Ganhar,não se duvida que o problema tenha sido falta de manutenção hoje como membro da STAR ALIANCE e com nova direção que a coisa la é outra.
andre_sp:
Concordo com você mas hoje em dia com a TV brasileira que não intende de absolutamente nada e so fala besteira,pessoas achando que Airbus tem vida propia e etc é bom as vezes a gente tocar mas afundo em certos assuntos,pois com certeza pode ser que familiares de vitimas deste acidente aereo entre outros,começem a ter interesse pela aviação e pode neste momento ler este topico,e assim ficar mais informado. pois isso não sou eu que digo,são pilotos tambem,a pista poderia estar ate SECA que se tudo tive-se aconteçido da mesma maneira,a tragedia infelismente iria aconteçer.
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