737 NGX - Alternando aeródromo de destino
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737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Boa Senhores,
Estou com dificuldades em reconfigurar o FMC do NGX em vôo, quando se faz necessário alternar o aeródromo de destino previamente configurado.
Meu inglês também não é dos melhores, sendo assim não consegui localizar no manual a parte em que se trata do assunto.
Obrigado desde Já !
Abraço
Estou com dificuldades em reconfigurar o FMC do NGX em vôo, quando se faz necessário alternar o aeródromo de destino previamente configurado.
Meu inglês também não é dos melhores, sendo assim não consegui localizar no manual a parte em que se trata do assunto.
Obrigado desde Já !
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O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Boa tarde Leber!
Bem estou seguindo nesse o tutorial do manual do NGX. Tudo está conforme descrito no mesmo. Traduzi-o manualmente, sem nada apenas com o inglês que conheço, que não é muita coisa:
Bem. Foi isso. Pelo menos é o que dá a entender no manual da PMDG. Se a tradução feita por mim estiver errada, gostaria de deixar minhas desculpas, afinal não sou o TOP no Inglês.
Espero que lhe ajude Leber.
Abraços!
Bem estou seguindo nesse o tutorial do manual do NGX. Tudo está conforme descrito no mesmo. Traduzi-o manualmente, sem nada apenas com o inglês que conheço, que não é muita coisa:
Vá até a página de ALTERNATE DESTS. Esta página, permite que você planeje diversas rotas para vários aeroportos inseridno apenas o seu ICAO. Ao inserir o ICAO, ele vai lhe informar a distância DCT do seu ponto, ou via a carta de aproximação perdida da sua IAC. Vou citar o caso de aproximação perdida, onde acabamos efetuando uma G/A.
1- Digite o seu alternado e insira-o no LSK 1L. Se nenhuma mensagem aparecer, terás programado um alternado de rota direta (D) de nossa posição atual, depois nosso ETA e o estimado de combustível a ser gasto.
2- Pressione, NEXT PAGE, para ir até a próxima página. Como estamos fazendo o alternado a partir de uma G/A, pressione o LSK 5L, para o avião calcular automaticamente o alternado através da APP perdida da IAC. Verás que os dados se alterarão, então a aeronave terá calculado a rota automaticamente.
3- Nesse caso, iremos prosseguir voo no FL140, mas esse valor fica a critério. Então insira 14000 no campo TRIP ALT. Após isso, podemos calcular nosso combustível. Subtraia o combustível previsto no seu alternado, do combustível que tens atualmente. Além disso, deverás ter 5% a mais de combustível. Esse é o seu combustível de contingência, seguido do combustível de órbita que é de 30 minutos. Podemos depois, somar todo esse combustível e ver se ele é suficiente para chegarmos até nosso destino.
4- Pressione INIT REF, para retornar a página de PERF INIT. Em FUEL, preencha com o combustível necessário, que você calculou antes, e em Reserves, insira o combustível de contigência + hold.
Nota - o cálculo das reservas será diferente em vôos ETOPS. O que é mostrado aqui é apenas válido para vôos normais não-ETOPS.
5- Pronto. A página de PERF INIT está configurada. Deste ponto em diante, você deve continuar a sua navegação conforme o FMC calculou.
Um item final para falar sobre planejamento, relativa a combustível - o PERF INIT página tem um campo no LSK 2L chamado PLAN/FUEL. Isto permite efetivamente você entrar em uma quantidade diferente de combustível que você está planejando para realmente ter a bordo, para que possamos obter valores ainda mais próximos de nossos velocidades de decolagem.
É normalmente utilizado (como mencionado no manual) quando não tem de reabastecimento sido concluída ainda de usar o valor do peso correto para o desempenho cálculos, mas brincar com a inserção de números diferentes de combustível aqui
e você pode ver o efeito que tem. Ele muda o peso bruto viagem, altitude, e assim por diante.
Bem. Foi isso. Pelo menos é o que dá a entender no manual da PMDG. Se a tradução feita por mim estiver errada, gostaria de deixar minhas desculpas, afinal não sou o TOP no Inglês.
Espero que lhe ajude Leber.
Abraços!
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !
Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?
Abraço
Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?
Abraço
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Leber- Moderador
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Leber escreveu:João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !
Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?
Abraço
Sim. Logo após ativá-lo lá na página de ALTN DEST, a rota será inserida automaticamente no canto route.
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Galerê, tá aí uma coisa que eu nunca aprendi a fazer nos NG.
Certo, fiz a programação da alternativa em solo colocando o aeroporto e o nível. Selecionei DIRECT porque era só um teste, mas acredito que com MISSED APP seria a mesma coisa.
Decolei, nivelei e fui tentar alternar. Cliquei em tudo quanto é campo da página ALTN DEST, tanto na geral quanto na do aeroporto que selecionei e em nenhum momento ele me permitiu inserir rota ou colocar o aeroporto como destino.
Acredito então que o que deve ser feito é colocar o novo aeroporto no campo de destino da inicialização da rota (onde vai saida, destino, numero do voo, etc). Alguém confirmar?
Certo, fiz a programação da alternativa em solo colocando o aeroporto e o nível. Selecionei DIRECT porque era só um teste, mas acredito que com MISSED APP seria a mesma coisa.
Decolei, nivelei e fui tentar alternar. Cliquei em tudo quanto é campo da página ALTN DEST, tanto na geral quanto na do aeroporto que selecionei e em nenhum momento ele me permitiu inserir rota ou colocar o aeroporto como destino.
Acredito então que o que deve ser feito é colocar o novo aeroporto no campo de destino da inicialização da rota (onde vai saida, destino, numero do voo, etc). Alguém confirmar?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
João Pedro escreveu:Leber escreveu:João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !
Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?
Abraço
Sim. Logo após ativá-lo lá na página de ALTN DEST, a rota será inserida automaticamente no canto route.
Mas jOão Pedro, eu devo de estar fazendo algo de errado, porque nem por decreto eu consigo selecionar na página DEP/ARR as novas star, sid, etc para meu aeródromo de destino, nem inserir um nova rota...
Paulo Stavis escreveu:Galerê, tá aí uma coisa que eu nunca aprendi a fazer nos NG.
Certo, fiz a programação da alternativa em solo colocando o aeroporto e o nível. Selecionei DIRECT porque era só um teste, mas acredito que com MISSED APP seria a mesma coisa.
Decolei, nivelei e fui tentar alternar. Cliquei em tudo quanto é campo da página ALTN DEST, tanto na geral quanto na do aeroporto que selecionei e em nenhum momento ele me permitiu inserir rota ou colocar o aeroporto como destino.
Acredito então que o que deve ser feito é colocar o novo aeroporto no campo de destino da inicialização da rota (onde vai saida, destino, numero do voo, etc). Alguém confirmar?
Bem nessa Paulo, já fiz o procedimento algumas vezes, mas sempre no visual sem referência nenhuma do FMC, o que penso ser possível de se fazer.
Quanto a colocar um novo ICAO na configuração inicial do computador, também não consegui..
Vamos aguardar para ver se alguem se manifesta a respeito !
Abraço
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Leber- Moderador
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.
O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.
Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.
O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.
Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Paulo Stavis escreveu:Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.
O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.
Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.
Hmm, entendi o procedimento !, desta maneiro eu não havia tentado. Talvez fosse isso que o João explicou e eu não havia entendido. Vou tentar mais a noite, e reporto o resultado !
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Leber- Moderador
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Opa!
Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó.
Abs!
Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó.
Abs!
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João Pedro Duarte
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
João Pedro escreveu:Opa!
Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó.
Abs!
É que o manual não é muito claro, pelo menos nessa parte. Ele só diz como planejar a alternativa e não como alternar de fato. Mesmo assim valeu a iniciativa
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Paulo Stavis escreveu:Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.
O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.
Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.
Acho que é isso mesmo que deve ser feito. Depois já se pode colocar a STAR para o novo destino.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Paulo Stavis escreveu:João Pedro escreveu:Opa!
Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó.
Abs!
É que o manual não é muito claro, pelo menos nessa parte. Ele só diz como planejar a alternativa e não como alternar de fato. Mesmo assim valeu a iniciativa
Realmente. Acho que eles deviam investir um pouco mais nos manuais de emergência. E não entendam fazer um QRH da vida - até porque o Circuit Breaker não é operante - mas sim investir mais em anormalidades como essa.
Obrigado Paulo.
Abs!
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: 737 NGX - Alternando aeródromo de destino
Senhores,
Precisos como sempre !, agradeço a todos pelas dicas.
Abraços
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