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737 NGX - Alternando aeródromo de destino

4 participantes

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Mensagem por Leber Qua 05 Dez 2012, 13:55

Boa Senhores,

Estou com dificuldades em reconfigurar o FMC do NGX em vôo, quando se faz necessário alternar o aeródromo de destino previamente configurado.

Meu inglês também não é dos melhores, sendo assim não consegui localizar no manual a parte em que se trata do assunto.

Obrigado desde Já !

Abraço

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Mensagem por João Pedro Qua 05 Dez 2012, 14:36

Boa tarde Leber!

Bem estou seguindo nesse o tutorial do manual do NGX. Tudo está conforme descrito no mesmo. Traduzi-o manualmente, sem nada apenas com o inglês que conheço, que não é muita coisa:


Vá até a página de ALTERNATE DESTS. Esta página, permite que você planeje diversas rotas para vários aeroportos inseridno apenas o seu ICAO. Ao inserir o ICAO, ele vai lhe informar a distância DCT do seu ponto, ou via a carta de aproximação perdida da sua IAC. Vou citar o caso de aproximação perdida, onde acabamos efetuando uma G/A.

1- Digite o seu alternado e insira-o no LSK 1L. Se nenhuma mensagem aparecer, terás programado um alternado de rota direta (D) de nossa posição atual, depois nosso ETA e o estimado de combustível a ser gasto.

2- Pressione, NEXT PAGE, para ir até a próxima página. Como estamos fazendo o alternado a partir de uma G/A, pressione o LSK 5L, para o avião calcular automaticamente o alternado através da APP perdida da IAC. Verás que os dados se alterarão, então a aeronave terá calculado a rota automaticamente.

3- Nesse caso, iremos prosseguir voo no FL140, mas esse valor fica a critério. Então insira 14000 no campo TRIP ALT. Após isso, podemos calcular nosso combustível. Subtraia o combustível previsto no seu alternado, do combustível que tens atualmente. Além disso, deverás ter 5% a mais de combustível. Esse é o seu combustível de contingência, seguido do combustível de órbita que é de 30 minutos. Podemos depois, somar todo esse combustível e ver se ele é suficiente para chegarmos até nosso destino.

4- Pressione INIT REF, para retornar a página de PERF INIT. Em FUEL, preencha com o combustível necessário, que você calculou antes, e em Reserves, insira o combustível de contigência + hold.

Nota - o cálculo das reservas será diferente em vôos ETOPS. O que é mostrado aqui é apenas válido para vôos normais não-ETOPS.

5- Pronto. A página de PERF INIT está configurada. Deste ponto em diante, você deve continuar a sua navegação conforme o FMC calculou.

Um item final para falar sobre planejamento, relativa a combustível - o PERF INIT página tem um campo no LSK 2L chamado PLAN/FUEL. Isto permite efetivamente você entrar em uma quantidade diferente de combustível que você está planejando para realmente ter a bordo, para que possamos obter valores ainda mais próximos de nossos velocidades de decolagem.
É normalmente utilizado (como mencionado no manual) quando não tem de reabastecimento sido concluída ainda de usar o valor do peso correto para o desempenho cálculos, mas brincar com a inserção de números diferentes de combustível aqui
e você pode ver o efeito que tem. Ele muda o peso bruto viagem, altitude, e assim por diante.


Bem. Foi isso. Pelo menos é o que dá a entender no manual da PMDG. Se a tradução feita por mim estiver errada, gostaria de deixar minhas desculpas, afinal não sou o TOP no Inglês.

Espero que lhe ajude Leber.

Abraços!

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Mensagem por Leber Qua 05 Dez 2012, 20:55

João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !

Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?

Abraço

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Mensagem por João Pedro Qua 05 Dez 2012, 22:40

Leber escreveu:João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !

Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?

Abraço

Sim. Logo após ativá-lo lá na página de ALTN DEST, a rota será inserida automaticamente no canto route.

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Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Dez 2012, 11:25

Galerê, tá aí uma coisa que eu nunca aprendi a fazer nos NG.

Certo, fiz a programação da alternativa em solo colocando o aeroporto e o nível. Selecionei DIRECT porque era só um teste, mas acredito que com MISSED APP seria a mesma coisa.

Decolei, nivelei e fui tentar alternar. Cliquei em tudo quanto é campo da página ALTN DEST, tanto na geral quanto na do aeroporto que selecionei e em nenhum momento ele me permitiu inserir rota ou colocar o aeroporto como destino.
Acredito então que o que deve ser feito é colocar o novo aeroporto no campo de destino da inicialização da rota (onde vai saida, destino, numero do voo, etc). Alguém confirmar?
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Mensagem por Leber Qui 06 Dez 2012, 13:38

João Pedro escreveu:
Leber escreveu:João Pedro, de antemão obrigado pela resposta e pelo empenho na tradução !

Mas até aí eu tinha entendido, acho que faltou especificar melhor a minha pergunta, mas gostaria de saber se quando eu escolho um aeródromo para alternar eu consigo selecionar a STAR, SID, IAC para este novo aeroporto?

Abraço

Sim. Logo após ativá-lo lá na página de ALTN DEST, a rota será inserida automaticamente no canto route.

Mas jOão Pedro, eu devo de estar fazendo algo de errado, porque nem por decreto eu consigo selecionar na página DEP/ARR as novas star, sid, etc para meu aeródromo de destino, nem inserir um nova rota...

Paulo Stavis escreveu:Galerê, tá aí uma coisa que eu nunca aprendi a fazer nos NG.

Certo, fiz a programação da alternativa em solo colocando o aeroporto e o nível. Selecionei DIRECT porque era só um teste, mas acredito que com MISSED APP seria a mesma coisa.

Decolei, nivelei e fui tentar alternar. Cliquei em tudo quanto é campo da página ALTN DEST, tanto na geral quanto na do aeroporto que selecionei e em nenhum momento ele me permitiu inserir rota ou colocar o aeroporto como destino.
Acredito então que o que deve ser feito é colocar o novo aeroporto no campo de destino da inicialização da rota (onde vai saida, destino, numero do voo, etc). Alguém confirmar?

Bem nessa Paulo, já fiz o procedimento algumas vezes, mas sempre no visual sem referência nenhuma do FMC, o que penso ser possível de se fazer.

Quanto a colocar um novo ICAO na configuração inicial do computador, também não consegui..

Vamos aguardar para ver se alguem se manifesta a respeito !

Abraço

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Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Dez 2012, 14:01

Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.

O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.

Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.
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Mensagem por Leber Qui 06 Dez 2012, 14:06

Paulo Stavis escreveu:Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.

O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.

Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.

Hmm, entendi o procedimento !, desta maneiro eu não havia tentado. Talvez fosse isso que o João explicou e eu não havia entendido. Vou tentar mais a noite, e reporto o resultado !

thumbsup

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Mensagem por João Pedro Qui 06 Dez 2012, 14:16

Opa!

Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó. lol

Abs!

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Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Dez 2012, 14:53

João Pedro escreveu:Opa!

Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó. lol

Abs!

É que o manual não é muito claro, pelo menos nessa parte. Ele só diz como planejar a alternativa e não como alternar de fato. Mesmo assim valeu a iniciativa thumbsup
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Mensagem por Alvega Qui 06 Dez 2012, 17:07

Paulo Stavis escreveu:Leber essa de colocar o novo destino pelo menos no NGX dá sim. Só não sei se esse seria o modo correto.

O que eu fiz foi o seguinte:
Com a informação de alternativa dada pelo ALT DEST (consumo, nível ideal, etc) escolhi um aeroporto X. Cliquei no botão RTE e ele me retorou para a rota, dei um PREV PAGE e ele volta pra página inicial. No lugar do destino anterior, o aeroporto Y, coloquei o código do X.

Foi aceito normalmente e a rota permaneceu como estava. Dai pra frente era só adequar.

Acho que é isso mesmo que deve ser feito. Depois já se pode colocar a STAR para o novo destino.

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Mensagem por João Pedro Qui 06 Dez 2012, 20:43

Paulo Stavis escreveu:
João Pedro escreveu:Opa!

Apenas expliquei conforme o indicado no manual do PMDG. Se fiz algo errado peço desculpas. Provavelmente deve ser meu inglês que é o Ó. lol

Abs!

É que o manual não é muito claro, pelo menos nessa parte. Ele só diz como planejar a alternativa e não como alternar de fato. Mesmo assim valeu a iniciativa thumbsup

Realmente. Acho que eles deviam investir um pouco mais nos manuais de emergência. E não entendam fazer um QRH da vida - até porque o Circuit Breaker não é operante - mas sim investir mais em anormalidades como essa.

Obrigado Paulo.

Abs!

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Mensagem por Leber Qui 06 Dez 2012, 21:06

Senhores,

Precisos como sempre !, agradeço a todos pelas dicas.

Abraços

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