Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.
+5
maykokmc
Bayma
Ewerton H
Comandante Edgar
nascoli
9 participantes
Página 1 de 1
Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.
Olá Cmtes,
Eu gostaria de saber se há como, no FSX, sintonizarmos a Torre do aeródromo de destino bem antes de chegarmos. É que eu gostaria de saber qual a pista Ativa para landing. Eu sei que há como descobrir a pista ativa realizando alguns cálculos, e existem sites que podemos fazer isso, porém, minha ideia seria não ter que sair do FSX, dessa forma, um vôo de SBGL para SBSP, e em solo no Galeão, ou mesmo na metade do caminho, poder sintonizar a torre em Congonhas para programar o FMC certinho. Isso claro, usando o ATC do próprio FSX. Tentei fazer isso, mas, não consegui. Alguém já fez isso?
Um abraço e muito obrigado.
Eu gostaria de saber se há como, no FSX, sintonizarmos a Torre do aeródromo de destino bem antes de chegarmos. É que eu gostaria de saber qual a pista Ativa para landing. Eu sei que há como descobrir a pista ativa realizando alguns cálculos, e existem sites que podemos fazer isso, porém, minha ideia seria não ter que sair do FSX, dessa forma, um vôo de SBGL para SBSP, e em solo no Galeão, ou mesmo na metade do caminho, poder sintonizar a torre em Congonhas para programar o FMC certinho. Isso claro, usando o ATC do próprio FSX. Tentei fazer isso, mas, não consegui. Alguém já fez isso?
Um abraço e muito obrigado.
Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.
Ola, nao tem como nao cara, a frequencia da torre nao tem um alcance muito grande. Da pra olhar o METAR ou ainda sintonizar o ATIS, mas nao sei se o ATIS nao eh o mesmo alcance da torre...
Comandante Edgar- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 12/06/2012
Reputação : 11
Nacionalidade :
Quando eu faço voo assim,eu vou no FMC preparo a saída e vou colocando os fixos ou waypont(esqueci) até um perto do aeroporto,ai quando a torre me fala qual pista é a do aeroporto,eu vou no FMC e coloco a chegada!Eu acho muito mais fácil fazer isso,basta você olhar as cartas que você ira precisar e anotar os nomes dela em um papel,e quando o controlador mandar você descer,você coloca a chegada no FMC!
No FS, pela minha experiência com o 9, obtenho a informação da pista em uso com o recurso de "plano de voo IFR". A Aproximação informa a STAR e a pista em uso e dá para seguir quando o ATC não te manda uma proa nada a ver com a STAR ou fazer uma descida esdrúxula.
Como não simulo online uso AIRACs antigos cujos fixos coincidem bastante com os do FS9, daí quando o ATC informa uma Chegada cuja STAR esteja em meu AIRAC, não só consigo saber antecipadamente qual a pista em uso como faço todo o procedimento pelo CDU. Mas claro, tem vezes em que dá tudo errado!
Como não simulo online uso AIRACs antigos cujos fixos coincidem bastante com os do FS9, daí quando o ATC informa uma Chegada cuja STAR esteja em meu AIRAC, não só consigo saber antecipadamente qual a pista em uso como faço todo o procedimento pelo CDU. Mas claro, tem vezes em que dá tudo errado!
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Reputação : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Comandante Edgar escreveu:Ola, nao tem como nao cara, a frequencia da torre nao tem um alcance muito grande. Da pra olhar o METAR ou ainda sintonizar o ATIS, mas nao sei se o ATIS nao eh o mesmo alcance da torre...
Boa tarde, ontem mesmo eu fiz um vôo de SBRJ a SBGR e na metade do caminho próximo a Ubatuba sintonizei o ATIS de Guarulhos que informou não só a pista ativa de SBGR como também a de SBSP, a partir daí programei o FMC com as informações passadas pela ATIS e pousei em segurança e na pista correta.
maykokmc- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 07/01/2010
Reputação : 46
Simulador preferido : FS 2004
Nacionalidade :
Amigos, muito obrigado pelas dicas. Vou tentar hoje a noite colocá-las em prática para ver o que acontece e reporto aqui, quem sabe ajuda outras pessoas com a mesma dúvida.
Valeu!
Valeu!
Eu sempre vejo pelo programa de weather, pesquiso a metar do aeroporto de destino e ponho no FMC. Raramente muda.
henriquesteppan- Major
-
Inscrito em : 26/10/2011
Reputação : 27
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade :
Geralmente essa função é do controle de aproximação do referido destino, umas 100 milhas antes é informada qual a aproximação a ser realizada, a torre só é sintonizada geralmente na perna final da pista escolhida.
Alguem me corrija se estiver errado.
Um abraço
Alguem me corrija se estiver errado.
Um abraço
Mauro Gerardo- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 31/10/2011
Reputação : 2
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Eu também tenho esta mesma dúvida. Eu geralmente não coloco a aproximação em meu plano de vôo. Quando o controle me informa a pista em uso, então programo a aproximação.
Eu as vezes coloco a frequência do ATIS do destino no radio e quando a mesma é sintonizada, pego as informações.
Eu as vezes coloco a frequência do ATIS do destino no radio e quando a mesma é sintonizada, pego as informações.
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira- Major
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 28
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade :
Pelo SOP da Azul Virtual, nos programamos a chegada a 100 NM do TOD. Mas se o voo tiver uma duração menor que 1:00 Hora nó podemos colocar a STAR no solo do aeródromo de partida.
Quanto a pista em uso, este tópico pode te ajudar. Ai quando se sabe a pista em uso só é olhar as cartas para saber qual o melhor procedimento que se encaixa na tua rota.
Espero ter ajudado
*Caso tenha alguma informação errada só falar
Quanto a pista em uso, este tópico pode te ajudar. Ai quando se sabe a pista em uso só é olhar as cartas para saber qual o melhor procedimento que se encaixa na tua rota.
Espero ter ajudado
*Caso tenha alguma informação errada só falar
Inscrito em : 26/06/2011
Reputação : 143
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade :