Jato executivo derrapa em SBSP
+16
Brentano
PBruschi
cafejava
Sandro Schneider
Alan Dantas
Claudio94
Jonathan_Bauru
Bruno Nascimento
Ricardo Gonçalves
andre_sp
harmach
ArthurLM1
Rodrigo Sotto-Maior
Luiz Marques Jr.
Guilherme Aufer
Celso Siqueira
20 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Jato executivo derrapa em SBSP
Ninguém está livre de varar uma pista ou de levar uma advertência em um fórum, errar é humano.
Estão dizendo que foi freio. Sem querer "julgar" já julgando, acho que ele deve ter chegado um pouquinho mais quente do que o de costume, um pouquinho mais além da marca dos mil (já que um CJ3 no MLW pousa "de costas" em CGH, em tese) e o tempo de reação para identificar a falha foi um pouquinho além do que o manual de 3 mil páginas recomenda, frustrando uma eventual arremetida, que por pouquinho não foi parar na Av. dos Bandeirantes.
Mas são apenas divagações do pouquinho que cabe no meu pequeno devaneio forista. Meus dois centavos (é pouquinho eu sei...).
Estão dizendo que foi freio. Sem querer "julgar" já julgando, acho que ele deve ter chegado um pouquinho mais quente do que o de costume, um pouquinho mais além da marca dos mil (já que um CJ3 no MLW pousa "de costas" em CGH, em tese) e o tempo de reação para identificar a falha foi um pouquinho além do que o manual de 3 mil páginas recomenda, frustrando uma eventual arremetida, que por pouquinho não foi parar na Av. dos Bandeirantes.
Mas são apenas divagações do pouquinho que cabe no meu pequeno devaneio forista. Meus dois centavos (é pouquinho eu sei...).
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Brentano escreveu:Ninguém está livre de varar uma pista ou de levar uma advertência em um fórum, errar é humano.
Concordo! Se foi freio, e o vivente sabendo que não iria parar ele poderia ter lembrado dos procedimentos do manual da aeronave em que fala em GO-AROUND ... mas tudo bem...
Abraço povo!
Gustavo, ele pode ter tentado arremeter, porém como todo acidente é uma sucessão de erros/falhas, talvez a decisão tenha ocorrido tarde demais. Se é que ele tomou essa decisão, não sei. Pelo vídeo para parece que o motor deu uma baforada mais pro final do barranco.GustavoMinuano escreveu:Brentano escreveu:Ninguém está livre de varar uma pista ou de levar uma advertência em um fórum, errar é humano.
Concordo! Se foi freio, e o vivente sabendo que não iria parar ele poderia ter lembrado dos procedimentos do manual da aeronave em que fala em GO-AROUND ... mas tudo bem...
Abraço povo!
Estamos apenas supondo, mas não sabemos realmente o que ocorreu. Segundo as informações disponíveis o próprio co-pila (?) teria relatado que tiveram problema nos freios. Sendo assim, considerando o comprimento da pista, altitude do campo, condições do momento e a performance da aeronave (o CJ3 precisa de 844m para um pouso seguro no MLW, ISA e nível do mar, segundo o site da Cessna), a gente cria a nossa versão dos fatos e discute respeitosamente, lê a opinião dos outros, concorda, discorda. Afinal não precisamos ter uma credencial do CENIPA para escrever aqui, até onde estamos cientes. Basta que o tico e o teco parem de se bicar.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Brentano escreveu:
Gustavo, ele pode ter tentado arremeter, porém como todo acidente é uma sucessão de erros/falhas, talvez a decisão tenha ocorrido tarde demais. Se é que ele tomou essa decisão, não sei. Pelo vídeo para parece que o motor deu uma baforada mais pro final do barranco.
Estamos apenas supondo, mas não sabemos realmente o que ocorreu. Segundo as informações disponíveis o próprio co-pila (?) teria relatado que tiveram problema nos freios. Sendo assim, considerando o comprimento da pista, altitude do campo, condições do momento e a performance da aeronave (o CJ3 precisa de 844m para um pouso seguro no MLW, ISA e nível do mar, segundo o site da Cessna), a gente cria a nossa versão dos fatos e discute respeitosamente, lê a opinião dos outros, concorda, discorda. Afinal não precisamos ter uma credencial do CENIPA para escrever aqui, até onde estamos cientes. Basta que o tico e o teco parem de se bicar.
Concordo... e bora lá ouvir/ler a opinião dos outros
Grande Abraço!
[quote="Brentano(...)todo acidente é uma sucessão de erros/falhas(...) [/quote]
E ficou tudo dito.
E ficou tudo dito.