[Brasil] 2006 - O preço do caos aéreo
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[Brasil] 2006 - O preço do caos aéreo
2006 - O preço do caos aéreo
Destruição: um pedaço do avião da Gol é encontrado no meio da mata fechada, em Mato Grosso
Foi necessário um trágico acidente em 2006 a fim de que as autoridades despertassem para os problemas existentes na aviação brasileira. Uma das saídas foi atrair a iniciativa privada para a administração dos aeroportos.
Crônica de uma tragédia anunciada
O acidente do voo 1907, da Gol, atingido por uma aeronave Legacy, da Embraer, que fazia a rota Brasília- Manaus, deixou muito mais do que 154 mortos em região de mata fechada, no norte de Mato Grosso. A tragédia marcou o início de uma crise sem precedentes na história da aviação comercial brasileira. Logo após o episódio, o País descobriu que o controle de tráfego aéreo padecia de graves problemas e as rotas estavam muito concentradas em Congonhas, um aeroporto localizado em uma região populosa da Zona sul de São Paulo.
Menos de um ano depois, outro acidente voltou a chocar a opinião pública. Durante um pouso em Congonhas, um avião da TAM não conseguiu frear, saiu da pista e acabou incendiando-se ao bater num prédio da TAM Express, causando a morte de 199 pessoas. Para melhorar a eficiência na gestão do setor, a presidenta Dilma Rousseff criou, em 2011, a Secretaria da Aviação Civil. O setor privado também foi convocado para ajudar a garantir a infraestrutura adequada. Em fevereiro de 2012, três terminais foram leiloados – Guarulhos, Viracopos e Brasília. Novas concessões devem ser anunciadas nos próximos dias.
*Retrospectiva ISTOÉ Dinheiro 15 anos
Fonte: Istoédinheiro.com
Via: NOTIMP
Destruição: um pedaço do avião da Gol é encontrado no meio da mata fechada, em Mato Grosso
Foi necessário um trágico acidente em 2006 a fim de que as autoridades despertassem para os problemas existentes na aviação brasileira. Uma das saídas foi atrair a iniciativa privada para a administração dos aeroportos.
Crônica de uma tragédia anunciada
O acidente do voo 1907, da Gol, atingido por uma aeronave Legacy, da Embraer, que fazia a rota Brasília- Manaus, deixou muito mais do que 154 mortos em região de mata fechada, no norte de Mato Grosso. A tragédia marcou o início de uma crise sem precedentes na história da aviação comercial brasileira. Logo após o episódio, o País descobriu que o controle de tráfego aéreo padecia de graves problemas e as rotas estavam muito concentradas em Congonhas, um aeroporto localizado em uma região populosa da Zona sul de São Paulo.
Menos de um ano depois, outro acidente voltou a chocar a opinião pública. Durante um pouso em Congonhas, um avião da TAM não conseguiu frear, saiu da pista e acabou incendiando-se ao bater num prédio da TAM Express, causando a morte de 199 pessoas. Para melhorar a eficiência na gestão do setor, a presidenta Dilma Rousseff criou, em 2011, a Secretaria da Aviação Civil. O setor privado também foi convocado para ajudar a garantir a infraestrutura adequada. Em fevereiro de 2012, três terminais foram leiloados – Guarulhos, Viracopos e Brasília. Novas concessões devem ser anunciadas nos próximos dias.
*Retrospectiva ISTOÉ Dinheiro 15 anos
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