[Brasil] Invepar escolhe presidente para consórcio de Guarulhos
Página 1 de 1
[Brasil] Invepar escolhe presidente para consórcio de Guarulhos
Valor Econômico
29/06/2012
Invepar escolhe presidente para consórcio de Guarulhos
Por Ivo Ribeiro | De São Paulo
O consórcio InveparACSA, vencedor da concorrência de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, realizada no início de fevereiro, escolheu nesta semana o executivo Antônio Miguel Marques para presidir a concessionária que vai operar o aeroporto paulista e maior do país em movimentação de passageiros. Marques deve assumir o cargo nos próximos dias, tão logo tenha seu nome aprovado em assembleia de acionistas da nova empresa concessionária.
O executivo atualmente integra o conselho de administração do grupo Camargo Corrêa. Marques entrou no grupo sete anos atrás, após deixar a diretoria-executiva de metais não ferrosos da Vale, para presidir a Camargo Corrêa Cimentos, atualmente Intercement. Alguns anos depois, ele foi escalado para dirigir a Camargo Corrêa Construções, construtora do grupo, na qual permaneceu até 2011 e tornou-se membro do conselho da holding.
A escolha de Marques, segundo apurou o Valor, passou pelo crivo dos quatro acionistas da Invepar: os fundos de pensão Previ, Funcef e Petros mais a construtora OAS. O consórcio tem ainda como parceiro, com 10% de participação, a empresa sul-africana Airports Company of South Africa (ACSA), especializada em operação aeroportuária.
A concessionária que passa a operar Cumbica, como é conhecido o aeroporto paulista, terá a Invepar-ACSA com 51% do capital e a estatal Infraero com 49%.
O maior desafio do novo presidente da concessionária operadora de Guarulhos é entrega de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio de estacionamento até meados do primeiro semestre de 2012. O consórcio, que assinou o contrato em meados de junho, garantiu que essa área ser construído supera as exigências do governo para a primeira fase de obras. Promete até a Copa do Mundo de 2014, um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano (o edital exigia 7 milhões), estacionamento para 10 mil veículos, pátio de aeronaves com 36 posições e 22 novas pontes de embarque (fingers).
O contrato para Guarulhos tem prazo de 20 anos, inferior aos de Viracopos e Brasília. No ato da assinatura, com a Secretaria de Aviação Civil e com a Anac, o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, declarou: "Vamos praticamente dobrar a capacidade do aeroporto até 2022". Informou que a meta é chegar a 60 milhões de passageiros por ano.
29/06/2012
Invepar escolhe presidente para consórcio de Guarulhos
Por Ivo Ribeiro | De São Paulo
O consórcio InveparACSA, vencedor da concorrência de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, realizada no início de fevereiro, escolheu nesta semana o executivo Antônio Miguel Marques para presidir a concessionária que vai operar o aeroporto paulista e maior do país em movimentação de passageiros. Marques deve assumir o cargo nos próximos dias, tão logo tenha seu nome aprovado em assembleia de acionistas da nova empresa concessionária.
O executivo atualmente integra o conselho de administração do grupo Camargo Corrêa. Marques entrou no grupo sete anos atrás, após deixar a diretoria-executiva de metais não ferrosos da Vale, para presidir a Camargo Corrêa Cimentos, atualmente Intercement. Alguns anos depois, ele foi escalado para dirigir a Camargo Corrêa Construções, construtora do grupo, na qual permaneceu até 2011 e tornou-se membro do conselho da holding.
A escolha de Marques, segundo apurou o Valor, passou pelo crivo dos quatro acionistas da Invepar: os fundos de pensão Previ, Funcef e Petros mais a construtora OAS. O consórcio tem ainda como parceiro, com 10% de participação, a empresa sul-africana Airports Company of South Africa (ACSA), especializada em operação aeroportuária.
A concessionária que passa a operar Cumbica, como é conhecido o aeroporto paulista, terá a Invepar-ACSA com 51% do capital e a estatal Infraero com 49%.
O maior desafio do novo presidente da concessionária operadora de Guarulhos é entrega de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio de estacionamento até meados do primeiro semestre de 2012. O consórcio, que assinou o contrato em meados de junho, garantiu que essa área ser construído supera as exigências do governo para a primeira fase de obras. Promete até a Copa do Mundo de 2014, um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano (o edital exigia 7 milhões), estacionamento para 10 mil veículos, pátio de aeronaves com 36 posições e 22 novas pontes de embarque (fingers).
O contrato para Guarulhos tem prazo de 20 anos, inferior aos de Viracopos e Brasília. No ato da assinatura, com a Secretaria de Aviação Civil e com a Anac, o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, declarou: "Vamos praticamente dobrar a capacidade do aeroporto até 2022". Informou que a meta é chegar a 60 milhões de passageiros por ano.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente
» [Brasil] Só 1 consórcio se apresenta para o Galeão
» [Brasil] Consórcio arremata licitação para ampliação do Aeroporto de Curitiba por R$ 246,7 mi
» [Brasil] F-X2: Consórcio Rafale realiza workshop para empresas do Rio Grande do Sul
» [Brasil] Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB
» [Brasil] Só 1 consórcio se apresenta para o Galeão
» [Brasil] Consórcio arremata licitação para ampliação do Aeroporto de Curitiba por R$ 246,7 mi
» [Brasil] F-X2: Consórcio Rafale realiza workshop para empresas do Rio Grande do Sul
» [Brasil] Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos