[Brasil] cancelamento do contrato da Embraer: nem tanto ao céu, nem tanto à terra?
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[Brasil] cancelamento do contrato da Embraer: nem tanto ao céu, nem tanto à terra?
Cancelamento do contrato da Embraer: nem tanto ao céu, nem tanto à terra?
Ou, colocando a pergunta em outras palavras, nem tanto à Veja, nem tanto à Isto é Dinheiro? Seguem duas notas, uma de cada revista, cada uma delas com uma versão para o fato. Na sua opinião, qual estaria mais próxima da verdade?
Veja - De quem é a culpa
Aviação – Lauro Jardim
Nem protecionismo, nem questão relacionada à disputa presidencial, nem documentação irregular da Embraer. A empresa brasileira está convencida que a suspensão da compra dos vinte aviões Super Tucano deu-se por uma trapalhada da Força Aérea dos EUA em relação à documentação da Hawker Beechcraft, a empresa americana que entrou com um recurso para cancelar a concorrência assim que foi desqualificada. A papelada irregular da Hawker, portanto, é que encrencou o processo e atrapalhou a Embraer.
Isto é Dinheiro – As novas bases da concorrência
Carlos José Marques
Retaliação velada ou manobra protecionista. Chame-se como quiser a surpreendente volta atrás no contrato de compra de US$ 355 milhões em aviões da Embraer pelos EUA. O fato é que, no novo jogo de concorrência dos mercados internacionais, a globalização virou balela. O que vale mesmo é o interesse de cada um. E os parceiros que amarguem o prejuízo. No contexto em que ocorreu a decisão da Força Aérea americana, muitos fatores, de natureza subjetiva, parecem ter contado. E se sobrepuseram às vantagens comparativas oferecidas pelo produto da fabricante nacional. A começar pela virtual preferência brasileira pelos caças da francesa Rafale.
Há anos se desenvolve aqui uma disputa bilionária e acirrada em torno da encomenda de jatos militares. E os EUA vêm exercendo forte pressão para que a escolha do governo Dilma recaia sobre seu candidato, o Boeing F/A-18. Usar o contrato da Embraer como moeda de troca seria assim apenas mais um artifício com esse objetivo. Outro fator que contaria é de ordem política. Em meio às eleições americanas, a indústria bélica local tem feito lobby sobre os partidos, e o candidato Obama, para sair vencedor, não pode se indispor com esse setor empresarial. No contra-ataque, a Embraer, que levou uma rasteira inesperada, deve recorrer aos canais competentes para rever a decisão.
Já solicitou à diplomacia brasileira que entre em ação e cogita até o caminho da Justiça. Mesmo entre especialistas americanos, a quase quebra de contrato tem sido vista como um escândalo, algo impensável em outros tempos. O nacionalismo exacerbado, sabem eles, pode trazer retaliações na mesma moeda. O Brasil possui armas para tanto, e as autoridades não devem medir esforços para demonstrar sua contrariedade com o fato. A vitória dos Super Tucanos da Embraer obedeceu a critérios estritamente técnicos e deu prova do alto padrão de qualidade dessas aeronaves. Tal reputação não pode agora ser enxovalhada por capricho, irresponsabilidade comercial e conveniência dos americanos. A resposta tem que vir à altura.
FONTES: Veja e Isto é Dinheiro / [url=http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp]Notimp
Via: Poder Aéreo
Ou, colocando a pergunta em outras palavras, nem tanto à Veja, nem tanto à Isto é Dinheiro? Seguem duas notas, uma de cada revista, cada uma delas com uma versão para o fato. Na sua opinião, qual estaria mais próxima da verdade?
Veja - De quem é a culpa
Aviação – Lauro Jardim
Nem protecionismo, nem questão relacionada à disputa presidencial, nem documentação irregular da Embraer. A empresa brasileira está convencida que a suspensão da compra dos vinte aviões Super Tucano deu-se por uma trapalhada da Força Aérea dos EUA em relação à documentação da Hawker Beechcraft, a empresa americana que entrou com um recurso para cancelar a concorrência assim que foi desqualificada. A papelada irregular da Hawker, portanto, é que encrencou o processo e atrapalhou a Embraer.
Isto é Dinheiro – As novas bases da concorrência
Carlos José Marques
Retaliação velada ou manobra protecionista. Chame-se como quiser a surpreendente volta atrás no contrato de compra de US$ 355 milhões em aviões da Embraer pelos EUA. O fato é que, no novo jogo de concorrência dos mercados internacionais, a globalização virou balela. O que vale mesmo é o interesse de cada um. E os parceiros que amarguem o prejuízo. No contexto em que ocorreu a decisão da Força Aérea americana, muitos fatores, de natureza subjetiva, parecem ter contado. E se sobrepuseram às vantagens comparativas oferecidas pelo produto da fabricante nacional. A começar pela virtual preferência brasileira pelos caças da francesa Rafale.
Há anos se desenvolve aqui uma disputa bilionária e acirrada em torno da encomenda de jatos militares. E os EUA vêm exercendo forte pressão para que a escolha do governo Dilma recaia sobre seu candidato, o Boeing F/A-18. Usar o contrato da Embraer como moeda de troca seria assim apenas mais um artifício com esse objetivo. Outro fator que contaria é de ordem política. Em meio às eleições americanas, a indústria bélica local tem feito lobby sobre os partidos, e o candidato Obama, para sair vencedor, não pode se indispor com esse setor empresarial. No contra-ataque, a Embraer, que levou uma rasteira inesperada, deve recorrer aos canais competentes para rever a decisão.
Já solicitou à diplomacia brasileira que entre em ação e cogita até o caminho da Justiça. Mesmo entre especialistas americanos, a quase quebra de contrato tem sido vista como um escândalo, algo impensável em outros tempos. O nacionalismo exacerbado, sabem eles, pode trazer retaliações na mesma moeda. O Brasil possui armas para tanto, e as autoridades não devem medir esforços para demonstrar sua contrariedade com o fato. A vitória dos Super Tucanos da Embraer obedeceu a critérios estritamente técnicos e deu prova do alto padrão de qualidade dessas aeronaves. Tal reputação não pode agora ser enxovalhada por capricho, irresponsabilidade comercial e conveniência dos americanos. A resposta tem que vir à altura.
FONTES: Veja e Isto é Dinheiro / [url=http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp]Notimp
Via: Poder Aéreo
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] cancelamento do contrato da Embraer: nem tanto ao céu, nem tanto à terra?
Pra mim à da Isto é Dinheiro, acrescentando que os Americanos
já detectaram que o escolhido no nosso FX-2 será o Rafale,
infelismente...."Os Franceses são mais Rápidos no Fator convêncimento"
E pior.. Falam em transferência de Tecnologia..??? Será igual a dos Mirage que compramos deles na decada de 70... Um Cacho de bananas...
já detectaram que o escolhido no nosso FX-2 será o Rafale,
infelismente...."Os Franceses são mais Rápidos no Fator convêncimento"
E pior.. Falam em transferência de Tecnologia..??? Será igual a dos Mirage que compramos deles na decada de 70... Um Cacho de bananas...
Re: [Brasil] cancelamento do contrato da Embraer: nem tanto ao céu, nem tanto à terra?
Nesse mato tem coelho.
Muita coisa envolvida.
Como anda aquele caso da compra dos submarinos da França, também com a transferência de tecnologia?
Muita coisa envolvida.
Como anda aquele caso da compra dos submarinos da França, também com a transferência de tecnologia?
GustavoGermano- Major
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