[Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
5 participantes
Página 1 de 1
[Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
O caça F-16C (AF-87296) após sair da pista no dia 27 de julho de 2011, no AirVenture em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Um piloto de caça, cujo cockpit ficou envolto em neblina, brevemente teve vertigem e considerou ejetar durante um show aéreo em Oshkosh, em 2011, quando ele perdeu visibilidade, mas decidiu pousar porque estava preocupado com a segurança de centenas de espectadores, de acordo com um relatório divulgado nessa terça-feira. Veja a vídeo do pouso a seguir.
O caça F-16C da Guarda Aérea Nacional do Alabama no momento que pousava, instantes antes de bater fora da pista. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
“O piloto estava extremamente preocupado com a multidão a esquerda da pista, junto com outras aeronaves”, disse o relatório de investigação da Força Aérea. “O piloto se concentrou em manter o controle e descartou a ejeção como uma opção, a fim de orientar o avião com segurança. Claramente, a sua atenção estava centrada em completar o pouso seguro.”
O relatório disse que o sistema de controle ambiental da aeronave foi o responsável pela “forte neblina” no cockpit, que completamente obscureceu o pouso visual do piloto da Guarda Aérea Nacional do Alabama, tornando um pouso normal bem difícil.
O piloto tentou sem sucesso retirar a neblina da cabine do avião, e sem a capacide visual adequada, não conseguiu aplicar de forma adequada a frenagem, segundo o relatório. O piloto, que não teve o nome divulgado no relatório, disse aos investigadores da Força Aérea que nunca conseguiu ver o final da pista em que fez a aproximação.
Se não fosse a falta de referências visuais e os instrumentos, o piloto poderia ter conseguido uma parada completa na pista, que ainda tinha cerca de 300 metros de pista restantes, de acordo com o relatório
O jato estava participando de um evento em homenagem aos aviadores Tuskegee no show aéreo anual AirVenture. O relatório disse que o avião estava com a manutenção em dia.
O relatório do Conselho de Investigação de Acidentes do Comando Aéreo de Combate da Base Conjunta de Langley-Eustis, em Hampton, Virgínia, disse que a roda no nariz do jato quebrou assim que atingiu o solo macio da grama fora da pista, fazendo com que o nariz do avião atingisse o solo. Ele quebrou o nariz e o compartimento de aviônicos.
A Força Aérea estima o dano ao jato em US$ 5,4 milhões. Não houve danos substanciais à propriedade do aeroporto.
O jato e o piloto estavam atribuídos ao 100° Esquadrão de Caça, da 187ª Ala de Caça de Dannelly Field, Alabama.
Fonte: AFP – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
Nota do Editor: Estava presente no momento do acidente, e a impressão que tive ao ver o caça pousar é que o piloto, que voava como ala de um outro caça F-16, tocou a pista muito veloz, e ao passar na minha frente, a quase 500 metros do término da pista, ele ainda não havia demonstrava diminuição da velocidade, e o freio aerodinâmico não tinha sido acionado. O piloto havia conseguido tocar na pista bem antes da metade, e acredito que teria condições de parar, caso o freio tivesse sido aplicado. Ainda comentei com dois colegas que estavam no momento vendo o pouso do caça F-16: “ele está muito rápido, não vai conseguir parar”. Nota-se na segundo foto acima que a cabine não aparentava ter neblina que pudesse obstruir a visão do piloto. O caça F-16 ficou parado durante todo evento no final da pista. Mas o curioso é que na tarde do dia seguinte, um jato F4J Fury também não conseguiu parar nos 2.500 metros de pista, saindo no final da pista, e parando ao lado do F-16
Fonte: Cavok
O caça F-16C (AF-87296) após sair da pista no dia 27 de julho de 2011, no AirVenture em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Um piloto de caça, cujo cockpit ficou envolto em neblina, brevemente teve vertigem e considerou ejetar durante um show aéreo em Oshkosh, em 2011, quando ele perdeu visibilidade, mas decidiu pousar porque estava preocupado com a segurança de centenas de espectadores, de acordo com um relatório divulgado nessa terça-feira. Veja a vídeo do pouso a seguir.
[youtube][/youtube]
O F-16C Falcon pousou em segurança no Aeroporto de Wittman Regional, durante a EAA AirVenture em julho de 2011, sem feridos no solo, mas não conseguiu parar dentro dos limites da pista de quase 2.500 metros, indo bater na grama, cerca de 100 metros depois da pista terminar, causando graves danos ao jato.O caça F-16C da Guarda Aérea Nacional do Alabama no momento que pousava, instantes antes de bater fora da pista. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
“O piloto estava extremamente preocupado com a multidão a esquerda da pista, junto com outras aeronaves”, disse o relatório de investigação da Força Aérea. “O piloto se concentrou em manter o controle e descartou a ejeção como uma opção, a fim de orientar o avião com segurança. Claramente, a sua atenção estava centrada em completar o pouso seguro.”
O relatório disse que o sistema de controle ambiental da aeronave foi o responsável pela “forte neblina” no cockpit, que completamente obscureceu o pouso visual do piloto da Guarda Aérea Nacional do Alabama, tornando um pouso normal bem difícil.
O piloto tentou sem sucesso retirar a neblina da cabine do avião, e sem a capacide visual adequada, não conseguiu aplicar de forma adequada a frenagem, segundo o relatório. O piloto, que não teve o nome divulgado no relatório, disse aos investigadores da Força Aérea que nunca conseguiu ver o final da pista em que fez a aproximação.
Se não fosse a falta de referências visuais e os instrumentos, o piloto poderia ter conseguido uma parada completa na pista, que ainda tinha cerca de 300 metros de pista restantes, de acordo com o relatório
O jato estava participando de um evento em homenagem aos aviadores Tuskegee no show aéreo anual AirVenture. O relatório disse que o avião estava com a manutenção em dia.
O relatório do Conselho de Investigação de Acidentes do Comando Aéreo de Combate da Base Conjunta de Langley-Eustis, em Hampton, Virgínia, disse que a roda no nariz do jato quebrou assim que atingiu o solo macio da grama fora da pista, fazendo com que o nariz do avião atingisse o solo. Ele quebrou o nariz e o compartimento de aviônicos.
A Força Aérea estima o dano ao jato em US$ 5,4 milhões. Não houve danos substanciais à propriedade do aeroporto.
O jato e o piloto estavam atribuídos ao 100° Esquadrão de Caça, da 187ª Ala de Caça de Dannelly Field, Alabama.
Fonte: AFP – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
Nota do Editor: Estava presente no momento do acidente, e a impressão que tive ao ver o caça pousar é que o piloto, que voava como ala de um outro caça F-16, tocou a pista muito veloz, e ao passar na minha frente, a quase 500 metros do término da pista, ele ainda não havia demonstrava diminuição da velocidade, e o freio aerodinâmico não tinha sido acionado. O piloto havia conseguido tocar na pista bem antes da metade, e acredito que teria condições de parar, caso o freio tivesse sido aplicado. Ainda comentei com dois colegas que estavam no momento vendo o pouso do caça F-16: “ele está muito rápido, não vai conseguir parar”. Nota-se na segundo foto acima que a cabine não aparentava ter neblina que pudesse obstruir a visão do piloto. O caça F-16 ficou parado durante todo evento no final da pista. Mas o curioso é que na tarde do dia seguinte, um jato F4J Fury também não conseguiu parar nos 2.500 metros de pista, saindo no final da pista, e parando ao lado do F-16
Fonte: Cavok
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
Muito curioso o fato, vou esperar opiniões para comentar mais justo sobre este caso.
Re: [Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
Neblina.....??? Olhem o vídeo direito, que voces vão mudar de
opinião...
opinião...
Re: [Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
O cara entrou quente eim!!
_________________
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento- Banido
-
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Neblina no cockpit teria causado acidente com caça F-16 no EAA AirVenture 2011
Neblina... na turbina :B
Brincadeira, mas eu acho que foi tenso esse negócio...
Ainda quero visitar Oshkosh, durante um show aéreo.
Brincadeira, mas eu acho que foi tenso esse negócio...
Ainda quero visitar Oshkosh, durante um show aéreo.
CaptainCRJ- Banido
-
Inscrito em : 21/02/2012
Mensagens : 75
Reputação : 2
Idade : 26
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Simulação de voo
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] AirVenture 2010: acidente com jato executivo no 2º dia do evento
» [Internacional] AirVenture 2011: Como foi o segundo dia – 26/07 (77 imagens)
» [Internacional] AIRVENTURE 2011: Como foi o quinto dia (138 imagens)
» [Internacional] Maior dirigível em voo do mundo estará presente no AirVenture 2011
» [Internacional] Lockheed P-38 “Glacier Girl” retorna para o AirVenture 2011
» [Internacional] AirVenture 2011: Como foi o segundo dia – 26/07 (77 imagens)
» [Internacional] AIRVENTURE 2011: Como foi o quinto dia (138 imagens)
» [Internacional] Maior dirigível em voo do mundo estará presente no AirVenture 2011
» [Internacional] Lockheed P-38 “Glacier Girl” retorna para o AirVenture 2011
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos