[Internacional] NASA incentiva criação de aviões mais verdes
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[Internacional] NASA incentiva criação de aviões mais verdes
NASA incentiva criação de aviões mais verdes
Sara Nanni
O que são os aviões verdes?
Muito se ouve falar de carros e motos movidos à energia elétrica. A indústria automobilística busca cada vez mais avançar na criação de veículos com melhor eficiência energética. O mesmo acontece com a tecnologia aeronáutica, que avança rapidamente em pesquisas para diminuir a dependência das aeronaves de combustíveis fósseis, que são caros e poluentes.
Há os aviões híbridos, que mesclam o uso de combustíveis fósseis com a energia elétrica, tendo como base o uso de células a combustível. Nesse caso, a aeronave utiliza uma célula a combustível e um banco de baterias de íons de lítio para alimentar um motor elétrico, acoplado a um motor convencional.
E também existem as aeronaves, ainda em fase de testes e desenvolvimento, que funcionam totalmente movidas à energia elétrica. O peso e o tamanho das baterias ainda é um entrave ao seu desenvolvimento, que precisa ser depurado pela tecnologia aeronáutica.
Eficiência energética
A NASA, agência espacial norte-americana, incentiva essas tecnologias no evento Desafio Voo Verde (The Green Flight Challenge), que oferece aos ganhadores o maior prêmio da história da aviação. Vence o desafio a equipe que desenvolver a aeronave mais eficiente do ponto de vista energético, voando o máximo de distância e tempo com o mínimo de combustível. Também é preciso não exceder nos ruídos do avião.
O desafio aconteceu nos últimos dias e o primeiro prêmio de US$ 1,35 milhões foi para a equipe Pipistrel-USA.com de State College, na Pensilvânia. O segundo prêmio de US$ 120 mil ficou com a eGenius, de Ramona, na Califórnia. No total, 14 equipes se inscreveram, mas apenas essas duas conseguiram cumprir todos os requisitos da organização do evento.
As aeronaves voaram sobre o M. Charles Schulz Sonoma County Airport, em Santa Rosa, na Califórnia, sob a inspeção da CAFE, uma fundação que avalia, compara e pesquisa a eficiência energética de aeronaves. Elas tiveram que voar 200 milhas em menos de duas horas, usando menos de um galão de combustível por ocupante, ou o equivalente em energia elétrica.
As equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar, e que utilizaram no desafio aeronaves movidas à eletricidade, alcançaram duas vezes a eficiência energética exigida pela competição. Isso significa que elas voaram as 200 milhas usando o equivalente a pouco mais de meio litro de combustível por passageiro.
De acordo com as equipes que ganharam os prêmios, há dois anos o primeiro avião elétrico conseguiu voar por apenas 20 minutos. Hoje, essas aeronaves já conseguem ficar no ar por mais de duas horas. Sem dúvida, uma grande evolução em pequeno espaço de tempo, e essa pode ser a inauguração de uma nova era para os voos verdes ou voos eficientes.
Fonte: NASA
Via: NOTIMP
Sara Nanni
O que são os aviões verdes?
Muito se ouve falar de carros e motos movidos à energia elétrica. A indústria automobilística busca cada vez mais avançar na criação de veículos com melhor eficiência energética. O mesmo acontece com a tecnologia aeronáutica, que avança rapidamente em pesquisas para diminuir a dependência das aeronaves de combustíveis fósseis, que são caros e poluentes.
Há os aviões híbridos, que mesclam o uso de combustíveis fósseis com a energia elétrica, tendo como base o uso de células a combustível. Nesse caso, a aeronave utiliza uma célula a combustível e um banco de baterias de íons de lítio para alimentar um motor elétrico, acoplado a um motor convencional.
E também existem as aeronaves, ainda em fase de testes e desenvolvimento, que funcionam totalmente movidas à energia elétrica. O peso e o tamanho das baterias ainda é um entrave ao seu desenvolvimento, que precisa ser depurado pela tecnologia aeronáutica.
Eficiência energética
A NASA, agência espacial norte-americana, incentiva essas tecnologias no evento Desafio Voo Verde (The Green Flight Challenge), que oferece aos ganhadores o maior prêmio da história da aviação. Vence o desafio a equipe que desenvolver a aeronave mais eficiente do ponto de vista energético, voando o máximo de distância e tempo com o mínimo de combustível. Também é preciso não exceder nos ruídos do avião.
O desafio aconteceu nos últimos dias e o primeiro prêmio de US$ 1,35 milhões foi para a equipe Pipistrel-USA.com de State College, na Pensilvânia. O segundo prêmio de US$ 120 mil ficou com a eGenius, de Ramona, na Califórnia. No total, 14 equipes se inscreveram, mas apenas essas duas conseguiram cumprir todos os requisitos da organização do evento.
As aeronaves voaram sobre o M. Charles Schulz Sonoma County Airport, em Santa Rosa, na Califórnia, sob a inspeção da CAFE, uma fundação que avalia, compara e pesquisa a eficiência energética de aeronaves. Elas tiveram que voar 200 milhas em menos de duas horas, usando menos de um galão de combustível por ocupante, ou o equivalente em energia elétrica.
As equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar, e que utilizaram no desafio aeronaves movidas à eletricidade, alcançaram duas vezes a eficiência energética exigida pela competição. Isso significa que elas voaram as 200 milhas usando o equivalente a pouco mais de meio litro de combustível por passageiro.
De acordo com as equipes que ganharam os prêmios, há dois anos o primeiro avião elétrico conseguiu voar por apenas 20 minutos. Hoje, essas aeronaves já conseguem ficar no ar por mais de duas horas. Sem dúvida, uma grande evolução em pequeno espaço de tempo, e essa pode ser a inauguração de uma nova era para os voos verdes ou voos eficientes.
Fonte: NASA
Via: NOTIMP
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