[Internacional] Força Aérea da Índia prevê a criação de mais 4 esquadrões de caças Su-30MKI
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[Internacional] Força Aérea da Índia prevê a criação de mais 4 esquadrões de caças Su-30MKI
Revelando ambiciosos planos de expansão, o chefe da Força Aérea Indiana (IAF) NAK Browne, disse nessa sexta-feira que irá completar 75% da modernização da força dentro de uma década, e ativar mais quatro esquadrões de caças Sukhoi Su-30 MKI num futuro próximo. Cerca de 75% da IAF será altamente modernizada até 2022, disse ele a jornalistas em Nova Delhi, dias antes do desfile do Dia da Força Aérea, dia 8 de outubro. Este ano é o 80º aniversário da IAF.
Ele disse que o processo de aquisição de 126 aviões de combate médio multi-função (MMRCA) estava no caminho certo e deverá ser concretizado até o dia 31 de março de 2013, fim do atual ano fiscal.
Browne disse que 270 aviões Su-30 seriam adquiridos para 13-14 esquadrões a serem eventualmente ativados.
Com o nome Flying Lancers, o processo de criar um novo 15° esquadrão em Punjab seria iniciado em dezembro e se tornaria operacional em meados do próximo ano, disse ele.
“Até o final deste ano, em dezembro e início do próximo ano, estaremos induzindo um novo esquadrão de Su-30, com base em Punjab. Esse será um esquadrão de 10 caças Su-30s e o processo vai continuar por pelo menos seis meses – de janeiro a junho”, disse Browne.
Ele disse que a IAF iria implantar mais esquadrões de Sukhoi nos setores leste e sul.
“Estamos ativando 3-4 mais esquadrões de Sukhoi. Dois esquadrões extras estão sendo criados no setor leste. Até agora, nós ativamos dois esquadrões lá e mais dois estão em processo”, disse ele.
“Mais um esquadrão será baseada em Punjab e um será em Thanjavur. Portanto, acabaremos tendo 13-14 esquadrões de Sukhois”, disse ele.
Browne também revelou os planos para atualizar a infra-estrutura de combate na região Nordeste com a implantação de mais aviões para transporte, logística e suporte de operações especiais.
“Uma vez que o contrato MMRCA for assinado, a primeira base prevista estará em Ambala. As duas primeiras bases estarão com o Comando Aéreo Ocidental e os outros dois estarão com o Comando Aéreo Oriental.”
Questionado sobre o futuro do avião de combate leve (LCA) Tejas, Browne disse que a versão Mark-II ainda vai demorar de quatro a cinco anos.
“A força aérea está visando mudar 40 dos jatos LCA Mark-I para condição de Mark-II, que terá um motor mais potente. Um contrato foi assinado entre a GE e a DRDO para isso. Esse programa ainda está quatro a cinco anos de distância”, disse ele.
A IAF também está planejando introduzir adicionais aeronave de transporte C-130J, que serão baseadas em Panagarh.
“Essas aeronaves (C-130J) serão baseadas em Panagarh com o Comando Aéreo Oriental, perto de Kalaikunda e Kolkata. Estas serão utilizadas para toda a região nordeste e para cobrir a ilha Car Nicobar“, disse Browne.
Ele disse que, com a aquisição de 17 helicópteros MI-17V5, a IAF teria capacidades de vigilância dia e noite.
Ele disse que quatro unidades do helicóptero já estavam operacionais e mais duas se juntariam a força em dezembro.
Browne disse que um contrato de 59 helicópteros adicionais também ser assinado nos próximos meses.
Browne disse que a IAF pediu ao governo para garantir que os estados atingidos pela violência maoísta reforcem sua infra-estrutura para garantir a segurança dos helicópteros da IAF e os homens mobilizados nas operações anti-maoístas.
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Ele disse que o processo de aquisição de 126 aviões de combate médio multi-função (MMRCA) estava no caminho certo e deverá ser concretizado até o dia 31 de março de 2013, fim do atual ano fiscal.
Browne disse que 270 aviões Su-30 seriam adquiridos para 13-14 esquadrões a serem eventualmente ativados.
Com o nome Flying Lancers, o processo de criar um novo 15° esquadrão em Punjab seria iniciado em dezembro e se tornaria operacional em meados do próximo ano, disse ele.
“Até o final deste ano, em dezembro e início do próximo ano, estaremos induzindo um novo esquadrão de Su-30, com base em Punjab. Esse será um esquadrão de 10 caças Su-30s e o processo vai continuar por pelo menos seis meses – de janeiro a junho”, disse Browne.
Ele disse que a IAF iria implantar mais esquadrões de Sukhoi nos setores leste e sul.
“Estamos ativando 3-4 mais esquadrões de Sukhoi. Dois esquadrões extras estão sendo criados no setor leste. Até agora, nós ativamos dois esquadrões lá e mais dois estão em processo”, disse ele.
“Mais um esquadrão será baseada em Punjab e um será em Thanjavur. Portanto, acabaremos tendo 13-14 esquadrões de Sukhois”, disse ele.
Browne também revelou os planos para atualizar a infra-estrutura de combate na região Nordeste com a implantação de mais aviões para transporte, logística e suporte de operações especiais.
“Uma vez que o contrato MMRCA for assinado, a primeira base prevista estará em Ambala. As duas primeiras bases estarão com o Comando Aéreo Ocidental e os outros dois estarão com o Comando Aéreo Oriental.”
Questionado sobre o futuro do avião de combate leve (LCA) Tejas, Browne disse que a versão Mark-II ainda vai demorar de quatro a cinco anos.
“A força aérea está visando mudar 40 dos jatos LCA Mark-I para condição de Mark-II, que terá um motor mais potente. Um contrato foi assinado entre a GE e a DRDO para isso. Esse programa ainda está quatro a cinco anos de distância”, disse ele.
A IAF também está planejando introduzir adicionais aeronave de transporte C-130J, que serão baseadas em Panagarh.
“Essas aeronaves (C-130J) serão baseadas em Panagarh com o Comando Aéreo Oriental, perto de Kalaikunda e Kolkata. Estas serão utilizadas para toda a região nordeste e para cobrir a ilha Car Nicobar“, disse Browne.
Ele disse que, com a aquisição de 17 helicópteros MI-17V5, a IAF teria capacidades de vigilância dia e noite.
Ele disse que quatro unidades do helicóptero já estavam operacionais e mais duas se juntariam a força em dezembro.
Browne disse que um contrato de 59 helicópteros adicionais também ser assinado nos próximos meses.
Browne disse que a IAF pediu ao governo para garantir que os estados atingidos pela violência maoísta reforcem sua infra-estrutura para garantir a segurança dos helicópteros da IAF e os homens mobilizados nas operações anti-maoístas.
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João Pedro Duarte
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