Porque o giro direcional defasa?
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Porque o giro direcional defasa?
Pessoal, é o meu primeiro post e tópico aqui no fórum, e já é uma pergunta cretina!
Tenho essa dúvida a bastante tempo, nunca entendi o porque de o giro direcional defasar.
Entendo que é um equipamento giroscópico, apesar de não compreender bem o seu funcionamento, e que ele é alimentado pela bomba de vácuo, assim como o horizonte artificial e o turn coordinator.
Alguém com conhecimento maior sabe me responder bem o porque de o giro defasar?
Tenho essa dúvida a bastante tempo, nunca entendi o porque de o giro direcional defasar.
Entendo que é um equipamento giroscópico, apesar de não compreender bem o seu funcionamento, e que ele é alimentado pela bomba de vácuo, assim como o horizonte artificial e o turn coordinator.
Alguém com conhecimento maior sabe me responder bem o porque de o giro defasar?
RAWDATA- Aspirante
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Sinceramente, RAWDATA, realmente ninguém entendeu sua pergunta. Inclusive eu. Seria melhor nos mostrar através de uma foto aquilo que você está querendo saber. E qual aeronave você está usando.
Um abraço.
João
Um abraço.
João
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Cada lugar tem uma declinidade magnética que varia de acordo com a posição geográfica, isso vem impresso nas cartas aeronáuticas e são atualizados periodicamente porque o magnetismo da terra também varia com o tempo, então, vc sai de um lugar e vai para outro, se a declinidade magnética mudou a proa marcada na bussola será diferente da marcada no giro direcional, isso é uma das causas, a outra causa e é que nenhum instrumento tem 100% de precisão, diversas mudanças de direção faz o instrumento acumular erro e tem que corrigir com a bússola tb periodicamente. O ideal é nunca usar o CTRL + D, e sim, tentar ler a informação da bussola e ajustar pelo knob manualmente, é como vc faria num vôo real e isso ajuda a se familiarizar melhor.
Bem vindo ao Fórum e bons voos!!!
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Prezados,
a dúvida que tenho vem da aviação real.
Creio que no FS o giro direcional raramente defasa.
A pergunta está bastante clara e segue a mesma: porque o giro direcional defasa.
Outros instrumentos giroscópicos alimentados pela bomba de vácuo não precisam de constante correção como ocorre com o giro direcional. Por isso não entendendo o porque de o giro direcional defasar tanto, tendo o 'hardware' parecido com outros instrumentos.
Porque o giro direcional defasa?
a dúvida que tenho vem da aviação real.
Creio que no FS o giro direcional raramente defasa.
A pergunta está bastante clara e segue a mesma: porque o giro direcional defasa.
Outros instrumentos giroscópicos alimentados pela bomba de vácuo não precisam de constante correção como ocorre com o giro direcional. Por isso não entendendo o porque de o giro direcional defasar tanto, tendo o 'hardware' parecido com outros instrumentos.
Porque o giro direcional defasa?
RAWDATA- Aspirante
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Re: Porque o giro direcional defasa?
No FS o giro sempre defasa, não sei se na mesma proporção da aviação real. Toda explicação sobre defasagem e o porque está no meu post anterior.
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Bem pertinente sim sua pergunta, nada de cretina.
Sim, defasa sempre devido à precessão giróscopica. No FS o ajuste é pela tecla "D", se não me engano. Não lembro se tem a opção de não defasar no FS.
http://dumont-aeronews.com.br/equip/INSTRUMENTOSGIROSCOPICOS.pdf
http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/pages/bussola.htm
Icem@n
Sim, defasa sempre devido à precessão giróscopica. No FS o ajuste é pela tecla "D", se não me engano. Não lembro se tem a opção de não defasar no FS.
http://dumont-aeronews.com.br/equip/INSTRUMENTOSGIROSCOPICOS.pdf
http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/pages/bussola.htm
Icem@n
Icem@n- Major
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Icem@n escreveu:Bem pertinente sim sua pergunta, nada de cretina.
Sim, defasa sempre devido à precessão giróscopica. No FS o ajuste é pela tecla "D", se não me engano. Não lembro se tem a opção de não defasar no FS.
http://dumont-aeronews.com.br/equip/INSTRUMENTOSGIROSCOPICOS.pdf
http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/pages/bussola.htm
Icem@n
Tem essa opção, é só desativar o giro drift nas configurações de realismo dos aviões.
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Ghost- Coronel
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Ghost, o giro direcional não tem nenhuma ligação magnética, ele deve estar sempre ajustado com a bússola. Ele é apenas um instrumento que facilita a visualização de proa e interpretação dos instrumentos quando voando IFR.Ghost escreveu:No FS o giro sempre defasa, não sei se na mesma proporção da aviação real. Toda explicação sobre defasagem e o porque está no meu post anterior.
Icem@n escreveu:Bem pertinente sim sua pergunta, nada de cretina.
Sim, defasa sempre devido à precessão giróscopica. No FS o ajuste é pela tecla "D", se não me engano. Não lembro se tem a opção de não defasar no FS.
http://dumont-aeronews.com.br/equip/INSTRUMENTOSGIROSCOPICOS.pdf
http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/pages/bussola.htm
Icem@n
Icem@n, grato pela resposta.
Ainda assim não compreendi bem os efeitos de rigidez e precessão giroscópica.
Também não compreendo o papel da bomba de vácuo nos instrumentos giroscópicos.
Se souber explicar para melhorar a minha compreensão eu agradeço!
RAWDATA- Aspirante
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Re: Porque o giro direcional defasa?
Alguns textos que podem ajudar a clarear mais sobre o assunto
http://ciencia.hsw.uol.com.br/giroscopios2.htm
http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/Giroscopio.pdf
PRECESSÃO GIROSCÓPICA
– Uma força é aplicada em determinado ponto do giroscópio, porém, só se manifestará (atuará) 90º após o ponto onde efetivamente foi aplicada.
• Os eixos do sistema giroscópicos são 3.
• Um giroscópio SEMPRE mantém a MESMA posição em relação à Terra.
SISTEMA GIROSCÓPICO
• É composto por:
– Bomba de vácuo ou Sistema Elétrico
– Indicador de sucção.
– Tubulações.
– Instrumentos:
• Girodirecional.
• Horizonte Artificial.
• Turn and Bank.
BOMBA DE VÁCUO
• Ela produz o vácuo necessário à movimentação das roldanas internas dos instrumentos giroscópios.
• Pode ser elétrica ou mecânica, sendo que a primeira, por independer da RPM do motor, é mais confiável à operação dos instrumentos; a mecânica pode causar leituras imprecisas em grandes altitudes.
• Em aeronaves mais antigas o vácuo era criado por um Venturi instalado na parte externa da aeronave.
http://www.itamarclaudionetto.no.comunidades.net/index.php?pagina=1602683643_01
IICE!
http://ciencia.hsw.uol.com.br/giroscopios2.htm
http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/Giroscopio.pdf
PRECESSÃO GIROSCÓPICA
– Uma força é aplicada em determinado ponto do giroscópio, porém, só se manifestará (atuará) 90º após o ponto onde efetivamente foi aplicada.
• Os eixos do sistema giroscópicos são 3.
• Um giroscópio SEMPRE mantém a MESMA posição em relação à Terra.
SISTEMA GIROSCÓPICO
• É composto por:
– Bomba de vácuo ou Sistema Elétrico
– Indicador de sucção.
– Tubulações.
– Instrumentos:
• Girodirecional.
• Horizonte Artificial.
• Turn and Bank.
BOMBA DE VÁCUO
• Ela produz o vácuo necessário à movimentação das roldanas internas dos instrumentos giroscópios.
• Pode ser elétrica ou mecânica, sendo que a primeira, por independer da RPM do motor, é mais confiável à operação dos instrumentos; a mecânica pode causar leituras imprecisas em grandes altitudes.
• Em aeronaves mais antigas o vácuo era criado por um Venturi instalado na parte externa da aeronave.
http://www.itamarclaudionetto.no.comunidades.net/index.php?pagina=1602683643_01
IICE!
Icem@n- Major
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