[Brasil] Após reduzir conforto, aéreas cortam comissários
3 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Após reduzir conforto, aéreas cortam comissários
Após reduzir conforto, aéreas cortam comissários
Em vez de 4, serão 3; Webjet incumbe passageiro de abrir a porta do avião
Sindicato de aeronautas diz que a redução causa riscos à segurança de voo; empresas negam e dizem seguir tendência
Primeiro, o serviço de bordo rareou e, em algumas empresas, passou a ser cobrado à parte, água inclusive.
Agora, as companhias aéreas começam a cortar comissários dos aviões -e até
incumbem o passageiro de abrir a porta principal em eventual emergência.
O sindicato de aeronautas atribui a redução à ânsia das empresas de poupar e fala em risco à segurança de voo.
As empresas negam e dizem não fazer nada além do que já é adotado pelo
setor em outros países como, por exemplo, os Estados Unidos.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que a segurança não
está sob ameaça -e que não lhe cabe se meter no serviço de bordo.
Em 2010, o número de passageiros subiu 21%. As passagens baratearam 18%.
Entre as principais companhias, a Webjet, vendida à Gol, foi a primeira a
receber da Anac autorização para reduzir o número de comissários, de
quatro para três, em todos os seus aviões.
Desde novembro, mantém um funcionário na frente e dois atrás em suas aeronaves. Antes, eram dois por setor.
Cabe a um passageiro da primeira fila, em caso de emergência, abrir uma das
portas do avião e ajudar os demais passageiros a sair.
Se houver recusa, a Webjet delega a função a outro.
"O passageiro saberá usar a escorregadeira [equipamento inflável para sair
do avião] numa situação de emergência? Não vai", diz Leonardo Souza,
diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas e comissário da Gol.
RESPONSABILIDADE
A medida, afirma, transfere para o passageiro a função mais importante do
trabalho de um comissário: cuidar da segurança durante o voo.
Em 2007, no Japão, um avião da China Airlines com 157 passageiros e o
motor em chamas foi esvaziado pelos comissários cinco segundos antes de
explodir. "Com um passageiro ajudando, seria assim?", questiona Souza.
O precedente para o corte de comissários se deu em março de 2010, com uma nova regra da Anac.
Inspirada em normas dos Estados Unidos e Europa, a agência definiu que aviões com até 150 lugares podiam ter três comissários.
A maioria usava quatro, um para cada porta.
O pedido mais recente veio da TAM, que, em junho, obteve aval para
reduzir um comissário no seu menor avião, o Airbus A-319, para 144
pessoas. A empresa diz que não adotará a medida. A Avianca fez o mesmo
para a sua frota; a Gol discute com a Anac.
Fonte: RICARDO GALLO
Via: Direto da Pista
Em vez de 4, serão 3; Webjet incumbe passageiro de abrir a porta do avião
Sindicato de aeronautas diz que a redução causa riscos à segurança de voo; empresas negam e dizem seguir tendência
Primeiro, o serviço de bordo rareou e, em algumas empresas, passou a ser cobrado à parte, água inclusive.
Agora, as companhias aéreas começam a cortar comissários dos aviões -e até
incumbem o passageiro de abrir a porta principal em eventual emergência.
O sindicato de aeronautas atribui a redução à ânsia das empresas de poupar e fala em risco à segurança de voo.
As empresas negam e dizem não fazer nada além do que já é adotado pelo
setor em outros países como, por exemplo, os Estados Unidos.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que a segurança não
está sob ameaça -e que não lhe cabe se meter no serviço de bordo.
Em 2010, o número de passageiros subiu 21%. As passagens baratearam 18%.
Entre as principais companhias, a Webjet, vendida à Gol, foi a primeira a
receber da Anac autorização para reduzir o número de comissários, de
quatro para três, em todos os seus aviões.
Desde novembro, mantém um funcionário na frente e dois atrás em suas aeronaves. Antes, eram dois por setor.
Cabe a um passageiro da primeira fila, em caso de emergência, abrir uma das
portas do avião e ajudar os demais passageiros a sair.
Se houver recusa, a Webjet delega a função a outro.
"O passageiro saberá usar a escorregadeira [equipamento inflável para sair
do avião] numa situação de emergência? Não vai", diz Leonardo Souza,
diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas e comissário da Gol.
RESPONSABILIDADE
A medida, afirma, transfere para o passageiro a função mais importante do
trabalho de um comissário: cuidar da segurança durante o voo.
Em 2007, no Japão, um avião da China Airlines com 157 passageiros e o
motor em chamas foi esvaziado pelos comissários cinco segundos antes de
explodir. "Com um passageiro ajudando, seria assim?", questiona Souza.
O precedente para o corte de comissários se deu em março de 2010, com uma nova regra da Anac.
Inspirada em normas dos Estados Unidos e Europa, a agência definiu que aviões com até 150 lugares podiam ter três comissários.
A maioria usava quatro, um para cada porta.
O pedido mais recente veio da TAM, que, em junho, obteve aval para
reduzir um comissário no seu menor avião, o Airbus A-319, para 144
pessoas. A empresa diz que não adotará a medida. A Avianca fez o mesmo
para a sua frota; a Gol discute com a Anac.
Fonte: RICARDO GALLO
Via: Direto da Pista
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Após reduzir conforto, aéreas cortam comissários
É, logo logo ao entrar em uma aeronave vão lhe dar uma bandeja e pratos para você se servir self-service para poder ir ao seu assento.
_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton- Coronel
-
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Após reduzir conforto, aéreas cortam comissários
Self Service ?!
To nessa !
vou encher o bolso bom barrinha de ceral !
To nessa !
vou encher o bolso bom barrinha de ceral !
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Crise das companhias aéreas afeta conforto de passageiros
» [Brasil]Após reduzir oferta, Gol vê melhora nas margens em 2013
» [Brasil] Cias. aéreas dos EUA avançam após Brasil abrir mercado
» [Brasil] Caças cortam os céus do nordeste brasileiro na Cruzex V
» [Brasil] TAM: Esclarecimento Assento Conforto
» [Brasil]Após reduzir oferta, Gol vê melhora nas margens em 2013
» [Brasil] Cias. aéreas dos EUA avançam após Brasil abrir mercado
» [Brasil] Caças cortam os céus do nordeste brasileiro na Cruzex V
» [Brasil] TAM: Esclarecimento Assento Conforto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|