A verdade sobre aviação
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Dani.Santoro
bettigio
jailton
Alexandre da Silva
Augusto Sposito
Abner
vic1510tor
11 participantes
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A verdade sobre aviação
Pedimos a 17 pilotos de todo o País para nos darem respostas honestas acerca de regras de segurança irritantes, atrasos inexplicáveis, o ar e as atitudes lá em cima – e sobre o que realmente acontece por detrás da porta do cockpit. O que nos contaram mudará a forma como voa.
O que você não quer saber
«Estou constantemente sob pressão para levar menos combustível do que gostaria. As companhias aéreas pensam sempre no lucro, e o peso do combustível faz gastar mais combustível. Por vezes, levamos apenas o suficiente e encontramos tempestades ou atrasos, e de repente estamos a ficar sem combustível e temos que procurar um aeroporto alternativo.»
Comandante de uma companhia importante
«Por vezes, a companhia não nos dá intervalos para almoço, ou mesmo tempo para comer. Temos que atrasar voos só para comermos qualquer coisa.»
Primeiro-oficial de uma companhia regional
«Só dizemos aos passageiros o que eles precisam de saber. Não lhes dizemos coisas que lhes vão meter medo. Por isso, nunca me ouvirá dizer: “Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha de motor”, mesmo que isso tenha acontecido.»
Jim Tilmon, piloto reformado da American Airlines, Phoenix
«O Departamento de Transportes põe tanto ênfase na pontualidade que já não somos autorizados a atrasar um voo, mesmo que haja 20 pessoas num voo de ligação que vem um pouco atrasado.»
Piloto Comercial,Charlotte, Carolina do Norte
«A verdade é que estamos exaustos. As nossas regras de trabalho permitem-nos estar de serviço 16 horas sem intervalo. São muito mais horas que um condutor de camiões, que pode sempre parar na primeira estação de serviço. Nós não podemos parar na primeira nuvem.»
Comandante numa companhia importante
O que queremos que saiba
«Algumas regras da FAA também não fazem sentido para nós. Como o facto de que, quando estamos a 39 000 pés a 400 milhas por hora num avião que pode encontrar turbulência a qualquer momento, [o pessoal de cabina] pode andar à vontade em pé e servir Chateaubriand e café quente. Mas quando estamos no solo em asfalto plano, a 5 ou 10 milhas por hora, eles têm que ir presos ao banco como um piloto de NASCAR.»
Jack Stephan, comandante da US Airways baseado em Annapolis, Maryland, voa desde 1984
«Os dois piores aeroportos para nós: Reagan National, em Washington, DC, e John Wayne, em Orange County, Califórnia. Temos que voar por instinto para entrar e sair daqueles aeroportos. O John Wayne é especialmente mau porque o pessoal endinheirado que vive perto do aeroporto não gosta do barulho dos jactos, e por isso somos obrigados a um procedimento de redução de ruído em que basicamente temos que transformar o avião num míssil balístico assim que levantamos voo.»
Piloto, Carolina do Sul
«Nalguns aeroportos com pistas muito curtas não temos uma aterragem suave, independentemente do piloto: Aeroporto John Wayne; Jackson Hole, Wyoming; Chicago Midway, e Reagan National.»
Joe D’Eon, piloto de uma companhia importante, produtor de um podcast em flywithjoe.com
«Posso ter um uniforme, mas isso não quer dizer que seja a melhor pessoa para perguntar por direcções num aeroporto. Estamos em tantos que normalmente não fazemos ideia.»
Piloto de uma companhia regional, Charlotte, Carolina do Norte
«Isto está sempre a acontecer: estamos em Pittsburgh a caminho de Filadélfia, e há atrasos por causa do tempo. O tempo em Pittsburgh está limpo. Aí ouvimos um passageiro dizer: “Sabem, falei com um amigo em Filadélfia, e lá também está limpo”, como se houvesse alguma conspiração ou assim. Mas no espaço aéreo entre Pittsburgh e Filadélfia há uma trovoada enorme.»
Jack Stephan
«Você pode comprar um bilhete no site de uma companhia, ser atendido ao balcão da mesma e entrar num avião que tem um nome parecido pintado, mas metade das vezes está numa companhia regional. As regionais não estão submetidas às mesmas regras de segurança que as maiores: os pilotos delas não precisam de ter o mesmo treino e experiência, mas o público não sabe isso.»
Comandante numa companhia importante
«A maior parte das vezes, a aterragem é um bom indicador da perícia de um piloto. Por isso, se quiser dizer uma coisa simpática ao piloto quando sai do avião diga: “Boa aterragem.” Nós realmente apreciamos isso.»
Joe D’Eon
«O ar da cabina não é tão sujo como as pessoas pensam. Uma parte do ar é reciclado porque ajuda a reduzir a humidade. Mas passa por filtros HEPA de qualidade hospitalar e é mais limpo do que o ar que pode encontrar na maior parte dos edifícios públicos.»
Patrick Smith, piloto comercial e autor do site askthepilot.com
«Não, não é imaginação sua: as companhias aéreas ajustaram a hora das chegadas para ter um melhor registo de chegadas pontuais. Por isso, podem dizer que um voo demora duas horas quando na realidade ele demora uma hora e 45 minutos.»
Comandante da AirTran Airways, Atlanta
Quando ficar preocupado
«Uma coisa é o piloto accionar o sinal de cinto de segurança para os passageiros. Mas se ele avisa o pessoal de cabina para se sentar, é melhor estar com atenção. Isso significa que há turbulência séria em frente.»
John Greaves, advogado de acidentes aéreos e ex-comandante de companhia aérea, Los Angeles
«Um avião voa contra uma corrente ascendente que não pode ver-se num radar à noite, e é como atingir uma lomba gigante a 500 milhas por hora. Manda tudo para o ar e depois para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que abana tudo durante um bocado.»
John Nance, analista de segurança de aviação e comandante reformado, Seattle
«Amarar é coisa que não existe. Chama-se despenhar no oceano.»
Piloto, Carolina do Sul
«Viajar com um bebé no colo é seguro? Não. É extremamente perigoso. Se houver um impacto ou uma desaceleração, é provável que não consiga segurar o bebé, e ele torna-se um projéctil. Mas a lógica do Governo é que, se a fizermos comprar um assento caro para o seu bebé, irá de carro, e é mais provável ferir-se de carro do que num avião.»
Patrick Smith
Quando não se preocupar
«Os pilotos ficam perplexos com tantas pessoas terem medo de turbulência. É praticamente impossível a turbulência causar um acidente. Evitamos a turbulência não porque tenhamos medo de que as asas caiam, mas porque é irritante.»
Patrick Smith
«As pessoas perguntam sempre: “Qual a coisa mais assustadora que já lhe aconteceu?” Digo-lhes que é a viagem na carrinha do Aeroporto de Los Angeles para o hotel, e não estou a brincar.»
Jack Stephan
«Já fui atingido por relâmpagos duas vezes. A maior parte dos pilotos também. Os aviões estão construídos para o suportarem. Ouvimos um grande bang vemos um flash e é tudo. Ninguém vai cair do céu.»
Piloto de uma companhia regional, Charlotte, Carolina do Norte
Não percebemos
«À maior parte de nós não passaria pela cabeça andar na auto-estrada a 100km/h sem o cinto de segurança. Mas quando vamos no ar e desligamos o sinal do cinto, metade dos passageiros tira-o. Mas se atingirmos um pequeno poço de ar, a cabeça deles irá bater no tecto.»
Comandante de uma companhia importante
«Se vai reclinar o assento, por favor, veja atrás primeiro. Não faz ideia da quantidade de computadores portáteis que se partem todos os anos por causa de passageiros mal-educados que atiram o banco para trás sem consideração por quem está atrás deles.»
John Nance
Conselhos para passageiros nervosos
«O local mais suave para voar é normalmente perto ou sobre a asa. O local mais turbulento é a cauda. Um avião é como um baloiço. Se estiver ao meio, mexe-se menos.»
Patrick Smith
«Se for um passageiro nervoso, marque um voo de manhã. O aquecimento do solo mais tarde origina ar mais irregular, e as trovoadas ocorrem mais frequentemente à tarde.»
Jerry Johnson, piloto, Los Angeles
O que realmente nos deixa loucos
«Por favor, não se queixe a mim da sua bagagem perdida ou do serviço miserável, ou que a companhia fez isto ou aquilo. Fiquei sem reforma para subsidiar o seu bilhete de 39 dólares.»
Piloto, Carolina do Sul
«Aqui fica uma novidade: nós não estamos no cockpit sentados a ouvir o relato do jogo. Por vezes, podemos pedir aos controladores para irem à sua sala de descanso e ver um resultado. Mas quando voo de Pittsburgh num domingo à tarde, os passageiros pedem, pelo menos, 10 vezes ao pessoal de cabina para nos vir perguntar o resultado dos Steelers.»
Piloto Comercial, Charlotte, Carolina do Norte
«Estou tão cansada de ouvir “Oh, meu Deus, você é uma mulher”. Quando vêem um piloto negro também dizem “Oh, meu Deus, você é negro”?»
Piloto feminino de uma companhia regional
Regras estúpidas explicadas
«Não o fazemos guardar o portátil porque nos preocupamos com interferências electrónicas. O problema é ter um projéctil no colo. Não sei quanto a si, mas eu não quero levar com um MacBook na cabeça a 200 milhas por hora.»
Patrick Smith
«As pessoas não percebem porque é que não podem usar os telefones portáteis. Bem, o que pode acontecer é 12 pessoas decidirem telefonar a alguém mesmo antes da aterragem e eu ter uma leitura errada nos meus instrumentos, dizendo que estou mais alto do que realmente estou.»
Jim Tilmon
«Não queremos ser desmancha-prazeres ao fazê-lo tirar os auscultadores. Só queremos que nos ouça em caso de emergência.»
Patrick Smith
«Pedimos-lhe que levante o estore da janela para que os assistentes de bordo possam ver para fora em caso de emergência, a fim de decidirem qual o melhor lado para uma evacuação. Também permite a entrada de luz se ficar sem iluminação interior e ajuda os passageiros a orientarem-se se o avião tombar ou rolar.»
Patrick Smith
Não é tudo glamour lá em cima
«Quando chega ao avião às 7 da manhã, quer que o piloto esteja repousado e pronto. Mas os hotéis em que nos põem agora são tão maus que há muitas noites em que não descanso. Têm má vizinhança, são barulhentos, têm bichos na cama e já houve esfaqueamentos no parque de estacionamento.»
Jack Stephan
«Aqueles passes para amigos que nos dão? Só os dou aos meus inimigos agora. Claro, podem comprar um bilhete de 1000 dólares por 100 para Seattle. Mas como têm que voar em standby, vai levar três meses para voltarem porque não arranjam lugar.»
Piloto, Carolina do Sul
Mais alguns conselhos ... completamente grátis
«Frio no avião? Diga-o ao seu assistente de bordo. Nós estamos numa luta constante com eles pela temperatura. Eles mexem-se o tempo todo, de uma ponta a outra do corredor, por isso estão sempre a reclamar: “Mais frio.” Mas a maior parte dos passageiros está enregelada.»
Comandante numa companhia importante
«Digo sempre aos meus filhos para voarem com sapatos resistentes. Se houver evacuação e os chinelos caírem, vão dar por si descalços no asfalto ou em cima de ervas daninhas.»
Joe D’Eon
«A maior parte das pessoas fica doente depois de viajar, não por causa do que respiram, mas por causa do que tocam. Assuma sempre que o tabuleiro e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos sempre o lavatório.»
Piloto técnico numa companhia regional, Texas
Atrás da porta do cockpit
«Se os pilotos dormem? Definitivamente. Por vezes, é apenas uma soneca de 10 minutos, mas acontece.»
John Greaves
«As pessoas tendem a pensar que o avião voa sozinho. Acredite em mim, isso não é verdade. Pode voar sozinho às vezes. Mas temos sempre as mãos sobre os controles à espera de que ele faça asneira. E ele faz asneiras.»
Piloto, Carolina do Sul
«Uma vez, viajei no assento extra de um 747 de carga que não leva passageiros. Assim que as portas se fecharam, o primeiro piloto foi lá atrás e voltou de roupão e chinelos. A sério. Ele disse: “Diabos me levem se vou usar gravata para uma pilha de caixotes.”»
Piloto técnico de uma companhia regional, Texas
«Não usamos os nossos bonés no cockpit, já agora. Na TV e no comic Far Side vêem sempre os pilotos de boné na cabeça e têm os auscultadores por cima dos bonés, e isso faz-nos sempre rir.»
Joe D’Eon
Um pensamento final
«Eis a verdade sobre trabalhar numa companhia de aviação: Não tem tantas folgas como os seus vizinhos pensam que tem, não faz tanto dinheiro como os seus parentes pensam que faz e não tem tantas namoradas como a sua mulher pensa que tem. Ainda assim, nem acredito que me pagam para fazer isto.»
Piloto comercial, Charlotte, Carolina do Norte
13 coisas que o seu assistente de bordo não lhe dirá
Michelle Crouch
«Quer começar mal comigo? Ponha a sua bagagem de mão nos cacifos por cima do banco, deixe-a ficar 30 cm de fora e depois sente-se no seu lugar da janela à espera que alguém (eu!) venha resolver o problema de física que você criou.»
«Sim, os passageiros são muito mal-educados: roubar uma cerveja, insultar passageiros e saltar do avião como Steven Slater fez não é a forma de lidar com o assunto. Um passageiro tumultuoso fica desarmado quando nos apresentamos, perguntamos o nome dele e dizemos algo como: “Tenho sido incrivelmente simpática consigo nas últimas três horas, porque é que me trata desta maneira?” Normalmente, isso coloca os restantes passageiros do seu lado – e por vezes até aplaudem.»
«Nós não temos um namorado em cada cidade. E a nossa média de idade hoje em dia são 44 anos.»
«Se viaja com uma criança pequena e ouve campainhas e mais campainhas, por favor, verifique se não é a sua criança a brincar com a campainha de chamada da assistente.»
«Um cenário demasiado comum: dou-lhe uma chávena de café e digo: “Natas e açúcar?” Você diz “O quê?” Eu digo: “Natas e açúcar?” Você diz: “O quê?” Vá lá! Que é que pensa que eu vou perguntar depois de lhe servir café? A sua cor favorita?»
«A porta do WC não é ciência avançada. Empurre.»
«Não, não está bem vir para a galeria esticar-se e dobrar-se com o seu traseiro em cima da minha cara enquanto estou no meu banco durante o meu único intervalo a tentar comer qualquer coisa.»
«Se tem um bebé, traga fraldas. Se é diabético, traga seringas. Se tem hipertensão, não se esqueça dos medicamentos. Assim, não tenho que improvisar uma fralda a partir de um penso higiénico e de uma fronha, ou perguntar pelo intercomunicador se alguém tem um inalador extra.»
«Caso ainda não tenha reparado há outras pessoas no avião para além de si. Por isso, não corte as unhas dos pés, ressone que nem um porco ou faça qualquer coisa pessoal debaixo do cobertor!»
«Se viaja para o estrangeiro, faça a si mesmo um favor e leve uma caneta. Não acreditaria quantas pessoas viajam sem uma, e é precisa para preencher os papéis de imigração. Eu tenho algumas, mas não posso andar com 200.»
«Os passageiros estão sempre a dirigirem-se a mim a queixarem-se uns dos outros. “Pode dizer-lhe para levantar o assento?” “Ela não divide o assento do braço.” Que é que eu sou? Uma educadora infantil?»
«Detesto trabalhar em voos com destinos como Vail ou Palm Beach Oeste. Os passageiros pensam todos que estão em primeira classe, mesmo que não estejam. Não fazem o que nós pedimos. E os armários superiores ficam atulhados com os casacos de peles delas.»
«Tem mesmo que ir à casa de banho agora que estamos a debater-nos corredor fora com um carrinho de comida com 110kg? Não pode esperar 90 segundos até passarmos?»
O que você não quer saber
«Estou constantemente sob pressão para levar menos combustível do que gostaria. As companhias aéreas pensam sempre no lucro, e o peso do combustível faz gastar mais combustível. Por vezes, levamos apenas o suficiente e encontramos tempestades ou atrasos, e de repente estamos a ficar sem combustível e temos que procurar um aeroporto alternativo.»
Comandante de uma companhia importante
«Por vezes, a companhia não nos dá intervalos para almoço, ou mesmo tempo para comer. Temos que atrasar voos só para comermos qualquer coisa.»
Primeiro-oficial de uma companhia regional
«Só dizemos aos passageiros o que eles precisam de saber. Não lhes dizemos coisas que lhes vão meter medo. Por isso, nunca me ouvirá dizer: “Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha de motor”, mesmo que isso tenha acontecido.»
Jim Tilmon, piloto reformado da American Airlines, Phoenix
«O Departamento de Transportes põe tanto ênfase na pontualidade que já não somos autorizados a atrasar um voo, mesmo que haja 20 pessoas num voo de ligação que vem um pouco atrasado.»
Piloto Comercial,Charlotte, Carolina do Norte
«A verdade é que estamos exaustos. As nossas regras de trabalho permitem-nos estar de serviço 16 horas sem intervalo. São muito mais horas que um condutor de camiões, que pode sempre parar na primeira estação de serviço. Nós não podemos parar na primeira nuvem.»
Comandante numa companhia importante
O que queremos que saiba
«Algumas regras da FAA também não fazem sentido para nós. Como o facto de que, quando estamos a 39 000 pés a 400 milhas por hora num avião que pode encontrar turbulência a qualquer momento, [o pessoal de cabina] pode andar à vontade em pé e servir Chateaubriand e café quente. Mas quando estamos no solo em asfalto plano, a 5 ou 10 milhas por hora, eles têm que ir presos ao banco como um piloto de NASCAR.»
Jack Stephan, comandante da US Airways baseado em Annapolis, Maryland, voa desde 1984
«Os dois piores aeroportos para nós: Reagan National, em Washington, DC, e John Wayne, em Orange County, Califórnia. Temos que voar por instinto para entrar e sair daqueles aeroportos. O John Wayne é especialmente mau porque o pessoal endinheirado que vive perto do aeroporto não gosta do barulho dos jactos, e por isso somos obrigados a um procedimento de redução de ruído em que basicamente temos que transformar o avião num míssil balístico assim que levantamos voo.»
Piloto, Carolina do Sul
«Nalguns aeroportos com pistas muito curtas não temos uma aterragem suave, independentemente do piloto: Aeroporto John Wayne; Jackson Hole, Wyoming; Chicago Midway, e Reagan National.»
Joe D’Eon, piloto de uma companhia importante, produtor de um podcast em flywithjoe.com
«Posso ter um uniforme, mas isso não quer dizer que seja a melhor pessoa para perguntar por direcções num aeroporto. Estamos em tantos que normalmente não fazemos ideia.»
Piloto de uma companhia regional, Charlotte, Carolina do Norte
«Isto está sempre a acontecer: estamos em Pittsburgh a caminho de Filadélfia, e há atrasos por causa do tempo. O tempo em Pittsburgh está limpo. Aí ouvimos um passageiro dizer: “Sabem, falei com um amigo em Filadélfia, e lá também está limpo”, como se houvesse alguma conspiração ou assim. Mas no espaço aéreo entre Pittsburgh e Filadélfia há uma trovoada enorme.»
Jack Stephan
«Você pode comprar um bilhete no site de uma companhia, ser atendido ao balcão da mesma e entrar num avião que tem um nome parecido pintado, mas metade das vezes está numa companhia regional. As regionais não estão submetidas às mesmas regras de segurança que as maiores: os pilotos delas não precisam de ter o mesmo treino e experiência, mas o público não sabe isso.»
Comandante numa companhia importante
«A maior parte das vezes, a aterragem é um bom indicador da perícia de um piloto. Por isso, se quiser dizer uma coisa simpática ao piloto quando sai do avião diga: “Boa aterragem.” Nós realmente apreciamos isso.»
Joe D’Eon
«O ar da cabina não é tão sujo como as pessoas pensam. Uma parte do ar é reciclado porque ajuda a reduzir a humidade. Mas passa por filtros HEPA de qualidade hospitalar e é mais limpo do que o ar que pode encontrar na maior parte dos edifícios públicos.»
Patrick Smith, piloto comercial e autor do site askthepilot.com
«Não, não é imaginação sua: as companhias aéreas ajustaram a hora das chegadas para ter um melhor registo de chegadas pontuais. Por isso, podem dizer que um voo demora duas horas quando na realidade ele demora uma hora e 45 minutos.»
Comandante da AirTran Airways, Atlanta
Quando ficar preocupado
«Uma coisa é o piloto accionar o sinal de cinto de segurança para os passageiros. Mas se ele avisa o pessoal de cabina para se sentar, é melhor estar com atenção. Isso significa que há turbulência séria em frente.»
John Greaves, advogado de acidentes aéreos e ex-comandante de companhia aérea, Los Angeles
«Um avião voa contra uma corrente ascendente que não pode ver-se num radar à noite, e é como atingir uma lomba gigante a 500 milhas por hora. Manda tudo para o ar e depois para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que abana tudo durante um bocado.»
John Nance, analista de segurança de aviação e comandante reformado, Seattle
«Amarar é coisa que não existe. Chama-se despenhar no oceano.»
Piloto, Carolina do Sul
«Viajar com um bebé no colo é seguro? Não. É extremamente perigoso. Se houver um impacto ou uma desaceleração, é provável que não consiga segurar o bebé, e ele torna-se um projéctil. Mas a lógica do Governo é que, se a fizermos comprar um assento caro para o seu bebé, irá de carro, e é mais provável ferir-se de carro do que num avião.»
Patrick Smith
Quando não se preocupar
«Os pilotos ficam perplexos com tantas pessoas terem medo de turbulência. É praticamente impossível a turbulência causar um acidente. Evitamos a turbulência não porque tenhamos medo de que as asas caiam, mas porque é irritante.»
Patrick Smith
«As pessoas perguntam sempre: “Qual a coisa mais assustadora que já lhe aconteceu?” Digo-lhes que é a viagem na carrinha do Aeroporto de Los Angeles para o hotel, e não estou a brincar.»
Jack Stephan
«Já fui atingido por relâmpagos duas vezes. A maior parte dos pilotos também. Os aviões estão construídos para o suportarem. Ouvimos um grande bang vemos um flash e é tudo. Ninguém vai cair do céu.»
Piloto de uma companhia regional, Charlotte, Carolina do Norte
Não percebemos
«À maior parte de nós não passaria pela cabeça andar na auto-estrada a 100km/h sem o cinto de segurança. Mas quando vamos no ar e desligamos o sinal do cinto, metade dos passageiros tira-o. Mas se atingirmos um pequeno poço de ar, a cabeça deles irá bater no tecto.»
Comandante de uma companhia importante
«Se vai reclinar o assento, por favor, veja atrás primeiro. Não faz ideia da quantidade de computadores portáteis que se partem todos os anos por causa de passageiros mal-educados que atiram o banco para trás sem consideração por quem está atrás deles.»
John Nance
Conselhos para passageiros nervosos
«O local mais suave para voar é normalmente perto ou sobre a asa. O local mais turbulento é a cauda. Um avião é como um baloiço. Se estiver ao meio, mexe-se menos.»
Patrick Smith
«Se for um passageiro nervoso, marque um voo de manhã. O aquecimento do solo mais tarde origina ar mais irregular, e as trovoadas ocorrem mais frequentemente à tarde.»
Jerry Johnson, piloto, Los Angeles
O que realmente nos deixa loucos
«Por favor, não se queixe a mim da sua bagagem perdida ou do serviço miserável, ou que a companhia fez isto ou aquilo. Fiquei sem reforma para subsidiar o seu bilhete de 39 dólares.»
Piloto, Carolina do Sul
«Aqui fica uma novidade: nós não estamos no cockpit sentados a ouvir o relato do jogo. Por vezes, podemos pedir aos controladores para irem à sua sala de descanso e ver um resultado. Mas quando voo de Pittsburgh num domingo à tarde, os passageiros pedem, pelo menos, 10 vezes ao pessoal de cabina para nos vir perguntar o resultado dos Steelers.»
Piloto Comercial, Charlotte, Carolina do Norte
«Estou tão cansada de ouvir “Oh, meu Deus, você é uma mulher”. Quando vêem um piloto negro também dizem “Oh, meu Deus, você é negro”?»
Piloto feminino de uma companhia regional
Regras estúpidas explicadas
«Não o fazemos guardar o portátil porque nos preocupamos com interferências electrónicas. O problema é ter um projéctil no colo. Não sei quanto a si, mas eu não quero levar com um MacBook na cabeça a 200 milhas por hora.»
Patrick Smith
«As pessoas não percebem porque é que não podem usar os telefones portáteis. Bem, o que pode acontecer é 12 pessoas decidirem telefonar a alguém mesmo antes da aterragem e eu ter uma leitura errada nos meus instrumentos, dizendo que estou mais alto do que realmente estou.»
Jim Tilmon
«Não queremos ser desmancha-prazeres ao fazê-lo tirar os auscultadores. Só queremos que nos ouça em caso de emergência.»
Patrick Smith
«Pedimos-lhe que levante o estore da janela para que os assistentes de bordo possam ver para fora em caso de emergência, a fim de decidirem qual o melhor lado para uma evacuação. Também permite a entrada de luz se ficar sem iluminação interior e ajuda os passageiros a orientarem-se se o avião tombar ou rolar.»
Patrick Smith
Não é tudo glamour lá em cima
«Quando chega ao avião às 7 da manhã, quer que o piloto esteja repousado e pronto. Mas os hotéis em que nos põem agora são tão maus que há muitas noites em que não descanso. Têm má vizinhança, são barulhentos, têm bichos na cama e já houve esfaqueamentos no parque de estacionamento.»
Jack Stephan
«Aqueles passes para amigos que nos dão? Só os dou aos meus inimigos agora. Claro, podem comprar um bilhete de 1000 dólares por 100 para Seattle. Mas como têm que voar em standby, vai levar três meses para voltarem porque não arranjam lugar.»
Piloto, Carolina do Sul
Mais alguns conselhos ... completamente grátis
«Frio no avião? Diga-o ao seu assistente de bordo. Nós estamos numa luta constante com eles pela temperatura. Eles mexem-se o tempo todo, de uma ponta a outra do corredor, por isso estão sempre a reclamar: “Mais frio.” Mas a maior parte dos passageiros está enregelada.»
Comandante numa companhia importante
«Digo sempre aos meus filhos para voarem com sapatos resistentes. Se houver evacuação e os chinelos caírem, vão dar por si descalços no asfalto ou em cima de ervas daninhas.»
Joe D’Eon
«A maior parte das pessoas fica doente depois de viajar, não por causa do que respiram, mas por causa do que tocam. Assuma sempre que o tabuleiro e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos sempre o lavatório.»
Piloto técnico numa companhia regional, Texas
Atrás da porta do cockpit
«Se os pilotos dormem? Definitivamente. Por vezes, é apenas uma soneca de 10 minutos, mas acontece.»
John Greaves
«As pessoas tendem a pensar que o avião voa sozinho. Acredite em mim, isso não é verdade. Pode voar sozinho às vezes. Mas temos sempre as mãos sobre os controles à espera de que ele faça asneira. E ele faz asneiras.»
Piloto, Carolina do Sul
«Uma vez, viajei no assento extra de um 747 de carga que não leva passageiros. Assim que as portas se fecharam, o primeiro piloto foi lá atrás e voltou de roupão e chinelos. A sério. Ele disse: “Diabos me levem se vou usar gravata para uma pilha de caixotes.”»
Piloto técnico de uma companhia regional, Texas
«Não usamos os nossos bonés no cockpit, já agora. Na TV e no comic Far Side vêem sempre os pilotos de boné na cabeça e têm os auscultadores por cima dos bonés, e isso faz-nos sempre rir.»
Joe D’Eon
Um pensamento final
«Eis a verdade sobre trabalhar numa companhia de aviação: Não tem tantas folgas como os seus vizinhos pensam que tem, não faz tanto dinheiro como os seus parentes pensam que faz e não tem tantas namoradas como a sua mulher pensa que tem. Ainda assim, nem acredito que me pagam para fazer isto.»
Piloto comercial, Charlotte, Carolina do Norte
13 coisas que o seu assistente de bordo não lhe dirá
Michelle Crouch
«Quer começar mal comigo? Ponha a sua bagagem de mão nos cacifos por cima do banco, deixe-a ficar 30 cm de fora e depois sente-se no seu lugar da janela à espera que alguém (eu!) venha resolver o problema de física que você criou.»
«Sim, os passageiros são muito mal-educados: roubar uma cerveja, insultar passageiros e saltar do avião como Steven Slater fez não é a forma de lidar com o assunto. Um passageiro tumultuoso fica desarmado quando nos apresentamos, perguntamos o nome dele e dizemos algo como: “Tenho sido incrivelmente simpática consigo nas últimas três horas, porque é que me trata desta maneira?” Normalmente, isso coloca os restantes passageiros do seu lado – e por vezes até aplaudem.»
«Nós não temos um namorado em cada cidade. E a nossa média de idade hoje em dia são 44 anos.»
«Se viaja com uma criança pequena e ouve campainhas e mais campainhas, por favor, verifique se não é a sua criança a brincar com a campainha de chamada da assistente.»
«Um cenário demasiado comum: dou-lhe uma chávena de café e digo: “Natas e açúcar?” Você diz “O quê?” Eu digo: “Natas e açúcar?” Você diz: “O quê?” Vá lá! Que é que pensa que eu vou perguntar depois de lhe servir café? A sua cor favorita?»
«A porta do WC não é ciência avançada. Empurre.»
«Não, não está bem vir para a galeria esticar-se e dobrar-se com o seu traseiro em cima da minha cara enquanto estou no meu banco durante o meu único intervalo a tentar comer qualquer coisa.»
«Se tem um bebé, traga fraldas. Se é diabético, traga seringas. Se tem hipertensão, não se esqueça dos medicamentos. Assim, não tenho que improvisar uma fralda a partir de um penso higiénico e de uma fronha, ou perguntar pelo intercomunicador se alguém tem um inalador extra.»
«Caso ainda não tenha reparado há outras pessoas no avião para além de si. Por isso, não corte as unhas dos pés, ressone que nem um porco ou faça qualquer coisa pessoal debaixo do cobertor!»
«Se viaja para o estrangeiro, faça a si mesmo um favor e leve uma caneta. Não acreditaria quantas pessoas viajam sem uma, e é precisa para preencher os papéis de imigração. Eu tenho algumas, mas não posso andar com 200.»
«Os passageiros estão sempre a dirigirem-se a mim a queixarem-se uns dos outros. “Pode dizer-lhe para levantar o assento?” “Ela não divide o assento do braço.” Que é que eu sou? Uma educadora infantil?»
«Detesto trabalhar em voos com destinos como Vail ou Palm Beach Oeste. Os passageiros pensam todos que estão em primeira classe, mesmo que não estejam. Não fazem o que nós pedimos. E os armários superiores ficam atulhados com os casacos de peles delas.»
«Tem mesmo que ir à casa de banho agora que estamos a debater-nos corredor fora com um carrinho de comida com 110kg? Não pode esperar 90 segundos até passarmos?»
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"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar ."
Santos Dumot
vic1510tor- Major
-
Inscrito em : 12/01/2011
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Idade : 26
Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade :
Re: A verdade sobre aviação
Muito bom! Gostei
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
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Re: A verdade sobre aviação
Também gostei, vale 1 ponto!!
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Augusto Sposito- Banido
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Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: A verdade sobre aviação
Muito boas, pena que mostra uma realidade que eu não conhecia.
As vezes agente acha que ser piloto de carreira é ser superior a tudo que exista, ou ao menos ter uma vida tranquila dentro de um cockpit automatizado !
Nem sempre é assim.
As vezes agente acha que ser piloto de carreira é ser superior a tudo que exista, ou ao menos ter uma vida tranquila dentro de um cockpit automatizado !
Nem sempre é assim.
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Re: A verdade sobre aviação
Exatamente Alexandre pilotos trabalham sob stress total, afinal companhias aéreas são penalizadas pelos seus atrasos e isso é repassado as tripulações.
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Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton- Coronel
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Re: A verdade sobre aviação
Passageiro nao aprendeu que o primeiro que se levanta antes de estacionar o aviao nao ganha nenhum premio
Tod vez que paro o aviao dou sempre uma freiada das brabas....ehehehe
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bettigio- Segundo-Tenente
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Re: A verdade sobre aviação
Que maldade.Lolbettigio escreveu:Passageiro nao aprendeu que o primeiro que se levanta antes de estacionar o aviao nao ganha nenhum premio
Tod vez que paro o aviao dou sempre uma freiada das brabas....ehehehe
Muito interessante o tópico.
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Daniel Santoro
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Re: A verdade sobre aviação
bettigio escreveu:Passageiro nao aprendeu que o primeiro que se levanta antes de estacionar o aviao nao ganha nenhum premio
Tod vez que paro o aviao dou sempre uma freiada das brabas....ehehehe
tem gente que só aprende aos trancos e barrancos (neste caso literalmente). Ótimo texto!
Fontenele- Coronel
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Re: A verdade sobre aviação
e grandes verdades,...
el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: A verdade sobre aviação
Olha a verdade é a seguinte, não sei se vcs concordam mais eu penso assim ... Tudo o que vem facil, vai facil... e Hoje em dia tudo na nossa é complicado, o preço é caro e o mercado ai precisando de gente ... nem sempre "vao" aparecer pessoas dispostas.
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Junior Gouvêa - Agência AirClub
agenciaairclub.com[/b]
Re: A verdade sobre aviação
A melhor : "Eis a verdade sobre trabalhar numa companhia de aviação: Não tem tantas folgas como os seus vizinhos pensam que tem, não faz tanto dinheiro como os seus parentes pensam que faz e não tem tantas namoradas como a sua mulher pensa que tem. Ainda assim, nem acredito que me pagam para fazer isto.
Piloto comercial, Charlotte, Carolina do Norte"
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Guilherme- Capitão
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