[Internacional]Cias aéreas europeias adotam biocombustíveis
Página 1 de 1
[Internacional]Cias aéreas europeias adotam biocombustíveis
Cias aéreas europeias adotam biocombustíveis
São Paulo - Algumas das principais companhias aéreas europeias, como a British Airways, Lufthansa e a Air France-KLM, fecharam um acordo para a adoção progressiva de biocombustíveis em suas aeronaves.
O acordo foi fechado durante o encontro Paris Air Show, realizado semana passada, na França.
A Air France-KLM anunciou que deve começar a operar cerca de 200 voos híbridos, que combinam combustíveis fósseis e biocombustíveis, a partir de setembro. Já a British Airways pretende adotar uma nova tecnologia e espera que medida estimule outras empresas a fazer o mesmo. As informações são do site The Ecologist.
De acordo com uma meta estipulada pela União Europeia, até 2020, 10% do total de combustível utilizado pelas empresas de transporte deverá ser originário de fontes renováveis.
Dessa forma, seriam necessários 2 milhões de toneladas de biocombustíveis para atender a demanda das aéreas. O principal deles seria o óleo de palma, planta típica da região tropical e muito comum na Indonésia e em Camarões.
Porém, alguns setores e grupos ambientalistas veem a mudança com restrições. Segundo eles, o aumento das áreas de cultivo de palma e de outras plantas pode reduzir o espaço destinado à produção de alimentos, além de estimular a destruição da floresta tropical.
Para o cientista Peter Fairley, o óleo de camelina seria uma alternativa ao óleo de palma. “A camelina pode ser cultivada em campos de trigo nos intervalos entre uma safra e outra, o que não afetaria a produção e o preço dos alimentos”, diz ele. Outra alternativa pode ser o pinhão manso, que pode ser encontrado no norte de Minas Gerais, região centro-oeste e nordeste.
Durante o Paris Air Show, pela primeira vez, dois aviões, um Boeing 747 e um Gulfstream G450, movidos a biocombustível, cruzaram o oceano Atlântico, partindo dos Estados Unidos e aterrissando na França.
Fonte: Info
São Paulo - Algumas das principais companhias aéreas europeias, como a British Airways, Lufthansa e a Air France-KLM, fecharam um acordo para a adoção progressiva de biocombustíveis em suas aeronaves.
O acordo foi fechado durante o encontro Paris Air Show, realizado semana passada, na França.
A Air France-KLM anunciou que deve começar a operar cerca de 200 voos híbridos, que combinam combustíveis fósseis e biocombustíveis, a partir de setembro. Já a British Airways pretende adotar uma nova tecnologia e espera que medida estimule outras empresas a fazer o mesmo. As informações são do site The Ecologist.
De acordo com uma meta estipulada pela União Europeia, até 2020, 10% do total de combustível utilizado pelas empresas de transporte deverá ser originário de fontes renováveis.
Dessa forma, seriam necessários 2 milhões de toneladas de biocombustíveis para atender a demanda das aéreas. O principal deles seria o óleo de palma, planta típica da região tropical e muito comum na Indonésia e em Camarões.
Porém, alguns setores e grupos ambientalistas veem a mudança com restrições. Segundo eles, o aumento das áreas de cultivo de palma e de outras plantas pode reduzir o espaço destinado à produção de alimentos, além de estimular a destruição da floresta tropical.
Para o cientista Peter Fairley, o óleo de camelina seria uma alternativa ao óleo de palma. “A camelina pode ser cultivada em campos de trigo nos intervalos entre uma safra e outra, o que não afetaria a produção e o preço dos alimentos”, diz ele. Outra alternativa pode ser o pinhão manso, que pode ser encontrado no norte de Minas Gerais, região centro-oeste e nordeste.
Durante o Paris Air Show, pela primeira vez, dois aviões, um Boeing 747 e um Gulfstream G450, movidos a biocombustível, cruzaram o oceano Atlântico, partindo dos Estados Unidos e aterrissando na França.
Fonte: Info
eduardogarcia- Capitão
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 127
Reputação : 17
Idade : 38
Simulador preferido : P3D, XP11
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] UE: lista negra de cias aéreas
» [Internacional] Bagageiros de aviões de cias. aéreas dos EUA estão com mais espaço
» [Internacional] Cias aéreas estão cobrando por assentos na janela e corredor na primeira metade do avião.
» [Brasil] Cias. aéreas dos EUA avançam após Brasil abrir mercado
» [Internacional] Normalização das operações aéreas
» [Internacional] Bagageiros de aviões de cias. aéreas dos EUA estão com mais espaço
» [Internacional] Cias aéreas estão cobrando por assentos na janela e corredor na primeira metade do avião.
» [Brasil] Cias. aéreas dos EUA avançam após Brasil abrir mercado
» [Internacional] Normalização das operações aéreas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos