Fora de rumo
+4
Athos
hellmike
Alexandre da Silva
Edenio Rodrigues
8 participantes
Página 1 de 1
Fora de rumo
Comandantes, estamos propondo um desafio inspirado num caso real (caso Garcez). O objetivo é demonstrar os nossos conhecimentos e sentir-mos o drama vivido.
Simularemos o vôo partindo de Marabá com destino à Belém. Decolando da pista 7 às 17:45 (hora local), ajustando o piloto automatico no rumo 270 (envez de 027), voar durante 50 minutos (se quizer pode apressar o tempo) com o Boeing 737, não avistando Belém, perceber o erro e tentar corrigir.
Para um maior realismo, não use o GPS nem o Mapa do "Flight Simulator", use apenas o radio e um mapa da região. Tempo maximo de vôo 2:00 hr. (final do combustivel).
No final, compartilhe a experiencia, narrando sua estoria. Acredito que algumas serão bastante semelhante, então vamos voar, abraços
Nota:Aos Administradores, caso o tópico não seja adequado ao Forum, peço que removam. Obrigado, abraços
Simularemos o vôo partindo de Marabá com destino à Belém. Decolando da pista 7 às 17:45 (hora local), ajustando o piloto automatico no rumo 270 (envez de 027), voar durante 50 minutos (se quizer pode apressar o tempo) com o Boeing 737, não avistando Belém, perceber o erro e tentar corrigir.
Para um maior realismo, não use o GPS nem o Mapa do "Flight Simulator", use apenas o radio e um mapa da região. Tempo maximo de vôo 2:00 hr. (final do combustivel).
No final, compartilhe a experiencia, narrando sua estoria. Acredito que algumas serão bastante semelhante, então vamos voar, abraços
Nota:Aos Administradores, caso o tópico não seja adequado ao Forum, peço que removam. Obrigado, abraços
-
Inscrito em : 07/12/2010
Reputação : 483
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Fora de rumo
Inventor escreveu:Comandantes, estamos propondo um desafio inspirado num caso real (caso Garcez). O objetivo é demonstrar os nossos conhecimentos e sentir-mos o drama vivido.
Lembrando que era um Boeing 737-200 da Varig e o (FOB - Fuel On Board era de 5.300 Kgs.)
Abaixo estou postando o plano de vôo utilizado pelo Garcez.
Ótimo post Edênio.
Meu canal no Youtube.
Obrigado Alexandre, quem (assim como eu) não souber usar o plano de vôo, faça do jeito que sabe, o importante é a emoção do desafio.
Vamos ver no que vai dar , abraços
Vamos ver no que vai dar , abraços
-
Nacionalidade :
algo me diz q em breve vai surgi uma "plantaçao" de brega na amazonia
brincadera viu povo...
bons voos
brincadera viu povo...
bons voos
Inscrito em : 17/03/2010
Reputação : 11
Nacionalidade :
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=wxgNRs-UmPc
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=zvqaEZuy4jU&feature=related
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=Db_YwPebQzI&feature=related
Acho que a reportagem do acidente vem a calhar para aqueles que pretendem fazer o voo.
Acho que a reportagem do acidente vem a calhar para aqueles que pretendem fazer o voo.
Athos- Major
-
Inscrito em : 15/06/2011
Reputação : 18
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Athos escreveu:Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=wxgNRs-UmPc
Já tem um tópico sobre isso no fórum
https://www.voovirtual.com/t8382-acidente-varig-1989-no-paracaso-garcez
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho escreveu:Athos escreveu:Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=wxgNRs-UmPc
Já tem um tópico sobre isso no fórum
https://www.voovirtual.com/t8382-acidente-varig-1989-no-paracaso-garcez
Mals, mas pelo menos agora tem a parte 3 Valeu por avisar! Abraço!
Athos- Major
-
Inscrito em : 15/06/2011
Reputação : 18
Nacionalidade :
Então Comandantes, quem será o primeiro intrépido, a contar sua estoria? , abraços
-
Nacionalidade :
Taí, pensei que teriamos muitas estorias.
Se não tiver o Boeing 737 200 vá com outro, o default tambem serve.
Irei com o 737 300 da Wilco, para mim ainda é o melhor, , abraços
Se não tiver o Boeing 737 200 vá com outro, o default tambem serve.
Irei com o 737 300 da Wilco, para mim ainda é o melhor, , abraços
-
Nacionalidade :
Caros Comandantes, para o topico não ficar sem estoria, vou contar a minha em 6 capitulos:
Cap. 1 - Decolagem na pista 7 às 21:00/18:00 local Marabá
Estabilizado a 1.000 pés, trem e flaps recolhidos, liguei o piloto automatico e relax. Amanhã teremos o capitulo 2, aguardem! , abraços
Cap. 1 - Decolagem na pista 7 às 21:00/18:00 local Marabá
Estabilizado a 1.000 pés, trem e flaps recolhidos, liguei o piloto automatico e relax. Amanhã teremos o capitulo 2, aguardem! , abraços
-
Nacionalidade :
Eu vou ficar Em Val de Cães, no restaurante da Palheta, como no dia mesmo da coisa, que vi os caminhões de bombeiros aguardando na cabeceira e um monte de aeronaves no pátio aguardando liberação para decolarem.
IICE!
IICE!
Icem@n- Major
-
Inscrito em : 03/03/2011
Reputação : 51
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade :
É amigo Ice, triste lembrança.
Nosso objetivo é tentar sentir as dificuldades do vôo noturno.
Para muitos a simulação é coisa seria. Para mim um excelente passa tempo, aliado a grande paixão pelas maquinas voadoras.
Cap. 2 - Visão do por do sol no lado direito "despercebido", aeronave em cruzeiro, tempo acelerado (opção/rate 8X/) até 21:30
Amanhã tem mais, aguardem, abraços
Nosso objetivo é tentar sentir as dificuldades do vôo noturno.
Para muitos a simulação é coisa seria. Para mim um excelente passa tempo, aliado a grande paixão pelas maquinas voadoras.
Cap. 2 - Visão do por do sol no lado direito "despercebido", aeronave em cruzeiro, tempo acelerado (opção/rate 8X/) até 21:30
Amanhã tem mais, aguardem, abraços
-
Nacionalidade :
Continuando a experiencia
Cap. 3 - Decorrido 40 minutos de vôo, sem avistar Belem e sem a radio-navegação captar nenhum sinal, foi descoberto o erro no HDG.
Estava perdido, então tentei retornar para Marabá, ajustando o HDG em 090, curso 068, MRB 370,0, VOR 113,70
A volta foi tensa, não sabia se encontraria Marabá.
Amanhã tem mais, abraços
Cap. 3 - Decorrido 40 minutos de vôo, sem avistar Belem e sem a radio-navegação captar nenhum sinal, foi descoberto o erro no HDG.
Estava perdido, então tentei retornar para Marabá, ajustando o HDG em 090, curso 068, MRB 370,0, VOR 113,70
A volta foi tensa, não sabia se encontraria Marabá.
Amanhã tem mais, abraços
-
Nacionalidade :
Hmm,está interessante,e esse avião aí é tudo de bom...aguardando mais grande Inventor..
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
É Netinho, essa aeronave tem um manual completo.
Cap. 4 - O retorno (rate normal) foi angustiante, de olho no "Radio distance magnetic indicador", fazendo as correções no HDG, rumo a Marabá, animado com a contagem retroativa do nm e as indicações do ATC. Aos 50 nm, iniciei a descida reduzindo a velocidade para 190 kias e altitude para 3.000 pés, na final orientado pelo VOR, finalmente tive a tranquilizadora visão, iniciando os procedimentos para o pouso.
Depois eu conto o resto, abraços
Cap. 4 - O retorno (rate normal) foi angustiante, de olho no "Radio distance magnetic indicador", fazendo as correções no HDG, rumo a Marabá, animado com a contagem retroativa do nm e as indicações do ATC. Aos 50 nm, iniciei a descida reduzindo a velocidade para 190 kias e altitude para 3.000 pés, na final orientado pelo VOR, finalmente tive a tranquilizadora visão, iniciando os procedimentos para o pouso.
Depois eu conto o resto, abraços
-
Nacionalidade :
Obrigado Sergio o desafio continua, tambem espero narrativas mais tecnica e rica em detalhes, contribuindo assim para o nosso aprendizado.
Cap.5 - Repleto de ansiedade, o pouso foi preocupante, com velocidade acima da ideal, não pude comandar o flap total.
Mesmo assim consegui pousar, acionando o spolier, o reverso e atuando nos freios.
Vendo a pista acabar, senti muito medo achando que não conseguiria parar.
Os comentarios são bem vindos, amanhã tem o ultimo capitulo, aguardem, abraços
Cap.5 - Repleto de ansiedade, o pouso foi preocupante, com velocidade acima da ideal, não pude comandar o flap total.
Mesmo assim consegui pousar, acionando o spolier, o reverso e atuando nos freios.
Vendo a pista acabar, senti muito medo achando que não conseguiria parar.
Os comentarios são bem vindos, amanhã tem o ultimo capitulo, aguardem, abraços
-
Nacionalidade :
Pois é Inventor se você ficou ansioso imagina na vida real como deve ter sido
Inscrito em : 01/02/2010
Reputação : 26
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Caro Jailton, a experiencia foi emocionante, mesmo simulando não queriamos falhar, mas por estima e respeito a todos, mostro o final
sem qualquer "maquiagem".
Cap.6 - A velocidade no toque estava realmente elevada e a pista curta, só consegui parar logo após a cabeceira.
Depois do susto, foi possivel retornar e taxiar para o pateo.
Foi um pouso muito arriscado, devia ter controlado a ansiedade e ter feito uma nova aproximação, com mais segurança.
Agora descansando no pateo, o valoroso 737 que me trouxe de volta são e salvo.
Obrigado, abraços
sem qualquer "maquiagem".
Cap.6 - A velocidade no toque estava realmente elevada e a pista curta, só consegui parar logo após a cabeceira.
Depois do susto, foi possivel retornar e taxiar para o pateo.
Foi um pouso muito arriscado, devia ter controlado a ansiedade e ter feito uma nova aproximação, com mais segurança.
Agora descansando no pateo, o valoroso 737 que me trouxe de volta são e salvo.
Obrigado, abraços
-
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos