Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
+14
Bruno Bastos
Augusto Sposito
Icem@n
G.Friedrich
el_lopes
Dani.Santoro
rauancf
Alvega
Inner marker
Edenio Rodrigues
Alexandre da Silva
José Augusto Lima
Jacsantana
Netinho
18 participantes
Página 1 de 1
Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Um Caso bastante curioso que ocorreu no pará Em setembro de 1989 o vôo 254 da Varig,que ficou conhecido como "caso Garcez",que decolou de Marabá-PA com Destino á Belém-PA . A tripulação não percebeu um erro de impressão no plano oferecido pela empresa e interpretou errado o rumo a ser seguido. O rumo correto era o 027º(quase norte) e eles seguiram 270º(Oeste). Quando imaginaram estar em cima de Belém não viram nada e perceberam o erro cometido. Uma outra série de erros contribuíram antes e depois para o acidente: Alguns erros antes de perceberem que seguiam com indicação ...
Não sei onde foi para a parte 3.
Não sei onde foi para a parte 3.
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Trágico e dramático...
É difícil de entender para mim, como navegador profissional, a interpretação e a não reação do comandante ao plano de voo indicado, antes do voo/take-off.
Mas quem sou eu para julgar a ação dos outros?
Podia ter sido uma tragédia muito maior, visto que houve sobreviventes, Graças a Deus...
É difícil de entender para mim, como navegador profissional, a interpretação e a não reação do comandante ao plano de voo indicado, antes do voo/take-off.
Mas quem sou eu para julgar a ação dos outros?
Podia ter sido uma tragédia muito maior, visto que houve sobreviventes, Graças a Deus...
_________________
João Sant'Ana
Jacsantana- Brigadeiro
-
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 83
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
José Augusto Lima escreveu:E agora a verdade sobre esse acidente terrível...
"https://www.youtube.com/embed/Db_YwPebQzI"
é a vedade é libertadora.
Muito obrigado José Augusto,estava atráz dessa parte a tempos,muito obrigado mesmo. ,e como queria ouvir essa caixa preta toda
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Todo este acidente se resume a duas coisas:
1 - Um plano de vôo mau elaborado que deixou varios oficiais em duvida, não somente o Garcez.
2 Um comandante que achava que sabia tudo, uma coisa eu aprendi no Aeroclub "Auto-confiança mata"
- Eu tenho o livro do Ivan Sant'anna que relate este trágico acidente, uma verdadeira obra de arte !
Belo post.
1 - Um plano de vôo mau elaborado que deixou varios oficiais em duvida, não somente o Garcez.
2 Um comandante que achava que sabia tudo, uma coisa eu aprendi no Aeroclub "Auto-confiança mata"
- Eu tenho o livro do Ivan Sant'anna que relate este trágico acidente, uma verdadeira obra de arte !
Belo post.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Como diz o adagio popular: "morrem uns a bem de outros". Depois dessa tragedia muita coisa mudou.
Acho que o perigo que ainda nos ronda é a confiança total no automatismo, porque ele é estupido e jamais irá substituir o bom senso, abraços
Acho que o perigo que ainda nos ronda é a confiança total no automatismo, porque ele é estupido e jamais irá substituir o bom senso, abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
É aquela velha história: Um excelente piloto porém um péssimo comandante, com certeza salvou muitos ao fazer um pouso na escuridão praticamente sem sistema hidráulico e com os dois motores apagados.
Se não me engano a navegação era feita pela VARIG em parceria com a UFRJ, era experimental e falha, fizeram um teste após o acidente e de 22 pilotos 15 repetiram o mesmo erro do Garcez ao interpretar a navegação.
Se não me engano a navegação era feita pela VARIG em parceria com a UFRJ, era experimental e falha, fizeram um teste após o acidente e de 22 pilotos 15 repetiram o mesmo erro do Garcez ao interpretar a navegação.
_________________
Forever new frontiers
Inner marker- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Muito bom o tópico.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
É uma pena o ocorrido. Alguém sabe como está o piloto e o copiloto hoje em dia? O que eles fazem, se foram condenados...
rauancf- Capitão
-
Inscrito em : 24/06/2010
Mensagens : 229
Reputação : 16
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Ciências Aeronáuticas
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Que bela reportagem.
É inadmissível que uma pessoal que é responsável por centenas de vidas tenha um comportamento como o deste ex Cmte.
É inadmissível que uma pessoal que é responsável por centenas de vidas tenha um comportamento como o deste ex Cmte.
_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Belo post..
Acredito que esteja onde estiver ,esse comandante já deve ter pago,pelo simples facto de ter de viver esse tempo todo com essa tragédia.
Foi pena ele não ter escutado o seu co-piloto...pena mesmo!!
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Excelente post
Esse foi o primeiro acidente aereo que me lembro, acompanhei todo o caso atraves da TV, tinha uns 6 pra 7 anos (criança maluca por aviação da nisso).
Nesse caso como na maioria dos casos foi um acumulo de falhas, primeiro um Comandante que se achava o melhor e não precisa de ajuda, um aeroporto de porte consideravel sem radar de aproximação, cartas de navegação com erros, tripulação cansada estavam voando desde GRU com muitas escalas, atenção no jogo do Brasil (embora digam ao contrario), controle do espaço aereo no Brasil falho.
Bem pelo menos no final o comandante arrogante tomou as decisões certas, pouso muito bem o avião no meio da selva e salvo muitas vidas, pena que só tomou as atitudes certas no final, talvez se tivesse tomando essas decisões mais cedo teria salvo todas as vidas.
Esse foi o primeiro acidente aereo que me lembro, acompanhei todo o caso atraves da TV, tinha uns 6 pra 7 anos (criança maluca por aviação da nisso).
Nesse caso como na maioria dos casos foi um acumulo de falhas, primeiro um Comandante que se achava o melhor e não precisa de ajuda, um aeroporto de porte consideravel sem radar de aproximação, cartas de navegação com erros, tripulação cansada estavam voando desde GRU com muitas escalas, atenção no jogo do Brasil (embora digam ao contrario), controle do espaço aereo no Brasil falho.
Bem pelo menos no final o comandante arrogante tomou as decisões certas, pouso muito bem o avião no meio da selva e salvo muitas vidas, pena que só tomou as atitudes certas no final, talvez se tivesse tomando essas decisões mais cedo teria salvo todas as vidas.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Nessa época eu morava em Belém e estava indo de ônibus ao centro da cidade. Como a linha de ônibus passava bem atrás da cabeceira da pista, vi 2 caminhões de bombeiros posicionados na cabeceira. Desci no aeroporto e verifiquei que as aeronaves estavam todas no pátio, sem movimentação de decolagem (no horário aconteciam muitas delas) nem pousos. Liguei para casa e comentei o fato com meu pai.
Só depois de mais de uma hora é que as decolagens foram liberadas. Na manhã seguinte soube do fato.
Icem@n
Só depois de mais de uma hora é que as decolagens foram liberadas. Na manhã seguinte soube do fato.
Icem@n
Icem@n- Major
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 439
Reputação : 51
Idade : 55
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Estou ressuscitando o tópico, pois estava assistindo o documentário do Discovery hoje, e resolvi postar o programa que encontrei no Youtube.
São 5 partes.
Abraços.
São 5 partes.
Abraços.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Vi os videos todos.....impressionante os relatos, e a coragem dos sobreviventes..
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Bom uma coisa eu sei, o Garcez era um ótimo comandante, pena ele não ter escutado o seu co-piloto, mas infelizmente erros acontecem, no caso dele foi um erro fatal, que matou muitas pessoas, mas não estou aqui para julgar ninguém, e como o amigo aí disse '' Acredito que esteja onde estiver ,esse comandante já deve ter pago,pelo simples facto de ter de viver esse tempo todo com essa tragédia.''
Bruno Bastos- Major
-
Inscrito em : 07/07/2011
Mensagens : 393
Reputação : 14
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Piloto Privado
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Augusto, desenterrada com grande estilo. Ponto para ti!
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Fontenele escreveu:Augusto, desenterrada com grande estilo. Ponto para ti!
Obrigado Fontenele!!
Abraços!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Fontenele escreveu:Augusto, desenterrada com grande estilo. Ponto para ti!
Falo tudo,ponto
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Mesmo desenterrado. A gente pode julgar que foi um erro inaceitável, pois bastava dar uma olhada em um mapa, ou ter noção de geografia e navegação básica que todo piloto aprende e teria se percebido que era 27º ao invés de 270º. Mas a gente não sabe as circunstancias de pressão que o comandante poderia estar. Lembro de um relato em outro forum em que um piloto queria programar a rota com calma no FMC, mas era constantemente interrompido por outros funcionários. Basta lembrar o strees do comandante do 747 do acidente em tenerife, fazendo ele se esquecer de pedir autorização para decolar. Ao fazer alguma coisa diversas vezes a gente se habitua tanto, mas sobre um momento de maior pressão, a gente se esquece do mais básico.
_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll- Coronel
-
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1854
Reputação : 356
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Obrigado Netinho.
Então Eduardo, só que um comandante, ele tem que manter o raciocínio até nessas horas de stress máximo!!
Em Tenerife, ninguém realmente sabia o que estava acontecendo.
O controlador não falava inglês com perfeição, os pilotos estavam furiosos querendo chegar em seus destinos, e um dos 747 estava taxiando pelo lugar errado, e na hora errada...
Abraços e bom final de semana!!
Então Eduardo, só que um comandante, ele tem que manter o raciocínio até nessas horas de stress máximo!!
Em Tenerife, ninguém realmente sabia o que estava acontecendo.
O controlador não falava inglês com perfeição, os pilotos estavam furiosos querendo chegar em seus destinos, e um dos 747 estava taxiando pelo lugar errado, e na hora errada...
Abraços e bom final de semana!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Caramba esse Post do Netinho passou batido
Parabéns Netinho e Augusto pelo trabalho
Ponto pros dois!!!
Vou assistir com calma
Parabéns Netinho e Augusto pelo trabalho
Ponto pros dois!!!
Vou assistir com calma
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Obrigado Amilckar!
Ainda bem que eu ressuscitei o post!!
Assim quem não sabia dele, agora pode ler!
Abraços!!
Ainda bem que eu ressuscitei o post!!
Assim quem não sabia dele, agora pode ler!
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acidente varig 1989 no Pará(Caso Garcez)
Pareceu que a "bruxa" estava solta, segundo o livro do Ivan. Para piorar a situação, as condições atmosféricas do dia, peculiarmente, permitiram a propagação das rádios difusoras de Goiânia! E o Garcêz, por causa desse infortúnio, achou que eram as rádios de Belém.
Quem lembraria de verificar o código morse nessa hora?
Quem lembraria de verificar o código morse nessa hora?
_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Voo Varig 254 - dia 03/09/1989
» O Caso Varig
» [Internacional] Entenda alguns dos termos usados no caso do acidente do voo 447 da Air France
» Varig, acidente em Orly, 1973
» [Internacional] Rússia prepara avião para uso em caso de guerra nuclear
» O Caso Varig
» [Internacional] Entenda alguns dos termos usados no caso do acidente do voo 447 da Air France
» Varig, acidente em Orly, 1973
» [Internacional] Rússia prepara avião para uso em caso de guerra nuclear
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos