(Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
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(Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
Uma breve explicação sobre os Tubos Pitot, uma das provaveis causas da queda do vôo AF-447:
COMO FUNCIONA O TUBO DE PITOT
Acima, a foto do tubo de Pitot colocado na estrutura exterior dos aviões - Autor: Antonius J. (Wikipédia)
Tubo de Pitot é um instrumento de medida de pressão utilizado para medir a velocidade dos fluidos, e mais concretamente a velocidade dos aviões. Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.
Constituição e funcionamento
Consiste basicamente num tubo orientado para o fluxo de fluído a medir. Visto que o tubo contém ar pode assim se medida a pressão necessária para colocar o ar em repouso: a pressão de estagnação, ou pressão total.
A Pressão de estagnação só por si não é suficiente para determinar a velocidade do fluído. Todavia, visto que a equação de Bernoulli determina que:
Pressão de estagnação = pressão estática + pressão dinâmica
A Pressão dinâmica é a diferença entre a pressão de estagnação e a pressão estática.
A pressão estática, isto é, a que não depende do movimento, pode ser recolhida por detectores adequados ou ser obtida a partir de um tubo que envolve o primeiro no sentido coaxial e possui orifícios laterais perpendiculares ao movimento (este tubo também é chamado do Tubo de Prandtl).
Os tubos de Pitot colocados nos aviões tem normalmente elementos de aquecimento para evitar que os orifícios fiquem obstruídos com o gelo.
cc
Diagrama do Tubo de Pilot - Autor: Antonius J. (Wikipédia
As imagens a seguir exemplificam o funcionamento:
Um abraço à todos.
COMO FUNCIONA O TUBO DE PITOT
Acima, a foto do tubo de Pitot colocado na estrutura exterior dos aviões - Autor: Antonius J. (Wikipédia)
Tubo de Pitot é um instrumento de medida de pressão utilizado para medir a velocidade dos fluidos, e mais concretamente a velocidade dos aviões. Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.
Constituição e funcionamento
Consiste basicamente num tubo orientado para o fluxo de fluído a medir. Visto que o tubo contém ar pode assim se medida a pressão necessária para colocar o ar em repouso: a pressão de estagnação, ou pressão total.
A Pressão de estagnação só por si não é suficiente para determinar a velocidade do fluído. Todavia, visto que a equação de Bernoulli determina que:
Pressão de estagnação = pressão estática + pressão dinâmica
A Pressão dinâmica é a diferença entre a pressão de estagnação e a pressão estática.
A pressão estática, isto é, a que não depende do movimento, pode ser recolhida por detectores adequados ou ser obtida a partir de um tubo que envolve o primeiro no sentido coaxial e possui orifícios laterais perpendiculares ao movimento (este tubo também é chamado do Tubo de Prandtl).
Os tubos de Pitot colocados nos aviões tem normalmente elementos de aquecimento para evitar que os orifícios fiquem obstruídos com o gelo.
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Diagrama do Tubo de Pilot - Autor: Antonius J. (Wikipédia
As imagens a seguir exemplificam o funcionamento:
Um abraço à todos.
Última edição por José Augusto Lima em Qua 01 Jun 2011, 09:23, editado 1 vez(es)
Re: (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
José Augusto, favor editar o título, conforme as regras de postagem de notícias:
1- Como este é um site para toda a comunidade de língua portuguesa, agradecemos que quando colocarem notícias de aviação real, escrevam [Brasil], [Portugal] ou [Internacional] antes do título da mesma.
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Re: (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
Lima, o sistema é engenhoso e pratico, deve usar sensor de pressão piezoresistivo, ideal para os gauges. Mesmo com limitações tem funcionado razoavelmente bem.
Só não concordo com a existencia de um unico sistema. Nas aeronaves mais antigas, havia uma especie de anemometro, acho que deviam aperfeiçoar e usar em conjunto, abraços
Só não concordo com a existencia de um unico sistema. Nas aeronaves mais antigas, havia uma especie de anemometro, acho que deviam aperfeiçoar e usar em conjunto, abraços
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Re: (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
Pois é, teóricamente teria que funcionar direito mas, A Thales
fabricante do mesmo já estava tendo sérios problemas com
Leituras corretas de velocidade em outros Airbus, inclusive o A-340, e muitas empresas com receio, já os substituiram por um de Fabricação Americana que não me recordo o nome, que praticamente não falha.
Juntando tudo isso (Falha) + o despreparo da Tripulação para corrigir
+ Algum outro detalhe que aconteceu que não sabemos ainda, deu infelismente nessa tragédia sem precedentes...
Um abraço
fabricante do mesmo já estava tendo sérios problemas com
Leituras corretas de velocidade em outros Airbus, inclusive o A-340, e muitas empresas com receio, já os substituiram por um de Fabricação Americana que não me recordo o nome, que praticamente não falha.
Juntando tudo isso (Falha) + o despreparo da Tripulação para corrigir
+ Algum outro detalhe que aconteceu que não sabemos ainda, deu infelismente nessa tragédia sem precedentes...
Um abraço
Re: (Brasil) O Tubo Pitot vôo AF-447
José Augusto Lima escreveu:Ok. André, editado...
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