[Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
+7
Amilckar
José Augusto Lima
Edenio Rodrigues
ozires
Augusto Sposito
sergiotucano
Icem@n
11 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Diretriz de Aeronavegabilidade, número 2011-05-04
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/05/20/apos-testes-anac-eleva-frequencia-de-manutencao-do-embraer-190.jhtm
Icem@n
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/05/20/apos-testes-anac-eleva-frequencia-de-manutencao-do-embraer-190.jhtm
Icem@n
Icem@n- Major
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 439
Reputação : 51
Idade : 55
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Qualidade dos Aviões da Embraer em Dúvida
Anac Achou rachaduras durante teste de inspeção
Agência afirma que falha pode afetar segurança e solicita testes mais frequentes
DE SÃO PAULO
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou ter encontrado rachaduras durante teste em jato E-190, da Embraer, que podem comprometer a segurança da aeronave, segundo a agência de notícias Bloomberg.
Como resultado, a Anac determinou que o jato seja submetido a inspeções de forma mais frequente.
"Falha em inspecionar componentes estruturais (...) pode impedir a detecção, a tempo, das trincas por fadiga", diz o documento da agência, segundo reprodução da Bloomberg.
"Essas trincas, se não endereçadas de maneira apropriada, podem afetar adversamente a integridade estrutural do avião."
Com capacidade para transportar até 114 passageiros, o E-190 é utilizado no Brasil pela Azul. Na América do Norte, JetBlue, US Airways e Air Canada operam com a aeronave. A Embraer já entregou 332 E-190.
A Anac estipulou prazo de 90 dias, a partir de 16 de junho, para que as novas exigências de teste sejam colocadas em prática.
Via assessoria, a Embraer diz que pretende cumprir as novas normas.
A Azul informou que vai incluir a determinação em seu programa de manutenção de aeronaves.
Consultada, a Air Canada disse não ter detectado "anomalias" em suas inspeções.
A Bloomberg não conseguiu contato com a JetBlue e a US Airways.
Fonte: Folha de São Paulo
Anac Achou rachaduras durante teste de inspeção
Agência afirma que falha pode afetar segurança e solicita testes mais frequentes
DE SÃO PAULO
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou ter encontrado rachaduras durante teste em jato E-190, da Embraer, que podem comprometer a segurança da aeronave, segundo a agência de notícias Bloomberg.
Como resultado, a Anac determinou que o jato seja submetido a inspeções de forma mais frequente.
"Falha em inspecionar componentes estruturais (...) pode impedir a detecção, a tempo, das trincas por fadiga", diz o documento da agência, segundo reprodução da Bloomberg.
"Essas trincas, se não endereçadas de maneira apropriada, podem afetar adversamente a integridade estrutural do avião."
Com capacidade para transportar até 114 passageiros, o E-190 é utilizado no Brasil pela Azul. Na América do Norte, JetBlue, US Airways e Air Canada operam com a aeronave. A Embraer já entregou 332 E-190.
A Anac estipulou prazo de 90 dias, a partir de 16 de junho, para que as novas exigências de teste sejam colocadas em prática.
Via assessoria, a Embraer diz que pretende cumprir as novas normas.
A Azul informou que vai incluir a determinação em seu programa de manutenção de aeronaves.
Consultada, a Air Canada disse não ter detectado "anomalias" em suas inspeções.
A Bloomberg não conseguiu contato com a JetBlue e a US Airways.
Fonte: Folha de São Paulo
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Cansei de dizer que as aeronaves da Embraer não tem qualidade...
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
augusto.sposito escreveu:Cansei de dizer que as aeronaves da Embraer não tem qualidade...
Boeing então não tem qualidade... Airbus então! nem se fale...
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
sergiotucano escreveu:augusto.sposito escreveu:Cansei de dizer que as aeronaves da Embraer não tem qualidade...
Boeing então não tem qualidade... Airbus então! nem se fale...
Bom... não vamos começar esse assunto!!
Só dei minha opinião...
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
augusto.sposito escreveu:sergiotucano escreveu:augusto.sposito escreveu:Cansei de dizer que as aeronaves da Embraer não tem qualidade...
Boeing então não tem qualidade... Airbus então! nem se fale...
Bom... não vamos começar esse assunto!!
Só dei minha opinião...
Então agora de as informações das quais embasou a tua opinião
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Ele não tem onde embasar nada!!!
Fica frio.
Fica frio.
ozires- Aspirante
-
Inscrito em : 20/05/2011
Mensagens : 6
Reputação : 1
Idade : 64
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Olá Ozires seja bem vindo, aqui reina a paz e o respeito mutuo, o Tranquilo e o Paciente estão hoje excepcionalmente euforicos , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Comunicado no site da Embraer :
COMUNICADO – DIRETRIZ DE AERONAVEGABILIDADE PARA O EMBRAER 190
Conteúdo
São José dos Campos, 20 de maio de 2011 – Com relação às notícias divulgadas ontem e hoje na imprensa, relacionadas ao assunto “ANAC pede mudança em manutenção em EMBRAER 190 para evitar riscos de falhas estruturais”, baseadas no documento AD EH 2011-05-04 divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Embraer esclarece que esta Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) foi emitida para atender formalmente aos requisitos das autoridades e que
não tem nenhum impacto nas operações e na segurança em vôo das aeronaves.
A DA determina uma atualização no programa de manutenção e altera os intervalos de algumas inspeções estruturais, sendo baseada nos Requisitos do Teste de Fadiga em Escala Real (Full Scale Fatigue Test Requirements) para certificação de aeronaves, conforme determinações da ANAC, FAA (EUA), EASA (Europa) e TCCA (Canadá). Nenhuma inspeção estrutural não programada para o EMBRAER 190 está sendo solicitada por esta DA.
A DA é uma atualização divulgada pelas autoridades de aeronavegabilidade, sendo um processo normal na indústria para atender a questionamentos posteriores ao processo de certificação da aeronave. Neste procedimento normal, as autoridades emitem Diretrizes de Aeronavegabilidade para comunicar tais questões a todos os operadores das aeronaves.
COMUNICADO – DIRETRIZ DE AERONAVEGABILIDADE PARA O EMBRAER 190
Conteúdo
São José dos Campos, 20 de maio de 2011 – Com relação às notícias divulgadas ontem e hoje na imprensa, relacionadas ao assunto “ANAC pede mudança em manutenção em EMBRAER 190 para evitar riscos de falhas estruturais”, baseadas no documento AD EH 2011-05-04 divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Embraer esclarece que esta Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) foi emitida para atender formalmente aos requisitos das autoridades e que
não tem nenhum impacto nas operações e na segurança em vôo das aeronaves.
A DA determina uma atualização no programa de manutenção e altera os intervalos de algumas inspeções estruturais, sendo baseada nos Requisitos do Teste de Fadiga em Escala Real (Full Scale Fatigue Test Requirements) para certificação de aeronaves, conforme determinações da ANAC, FAA (EUA), EASA (Europa) e TCCA (Canadá). Nenhuma inspeção estrutural não programada para o EMBRAER 190 está sendo solicitada por esta DA.
A DA é uma atualização divulgada pelas autoridades de aeronavegabilidade, sendo um processo normal na indústria para atender a questionamentos posteriores ao processo de certificação da aeronave. Neste procedimento normal, as autoridades emitem Diretrizes de Aeronavegabilidade para comunicar tais questões a todos os operadores das aeronaves.
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Os Boeing 737 300 estão arracando o teto por fadiga de material,
cade a qualidade???? acho que todos os aviões independente do
fabricante pode ou não ter esse problema, então não vamos crucificar a Embraer..
cade a qualidade???? acho que todos os aviões independente do
fabricante pode ou não ter esse problema, então não vamos crucificar a Embraer..
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
José Augusto Lima escreveu:Os Boeing 737 300 estão arracando o teto por fadiga de material,
cade a qualidade???? acho que todos os aviões independente do
fabricante pode ou não ter esse problema, então não vamos crucificar a Embraer..
Quantos anos os 737-300 tem?? Por quantos ciclos ele passou??
Quantos anos o 190 tem? Por quantos ciclos ele passou??
Esqueceram de mencionar o Concorde.... Fadiga na estrutura das asas também...
Não podemos comprará-los nunca! Qualidade da Boeing sempre foi e sempre será superior a da Embraer. Fato!
ozires escreveu:Ele não tem onde embasar nada!!!
Fica frio.
Se fosse em outra época iria listar, todos os problemas da Embraer, mas não quero prolongar essa discussão.
O B733 está com problemas de idade, óbvio. Já o EMB190 é problema de qualidade mesmo.
Então, só respeitem a opinião alheia. Agora não venha querer achar pelo em ovo.
E por favor não venha querer começar uma discussão.
Seja bem vindo, mas respeite a opinião dos membros.
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Inventor escreveu:Olá Ozires seja bem vindo, aqui reina a paz e o respeito mutuo, o Tranquilo e o Paciente estão hoje excepcionalmente euforicos , abraços
Realmente perto de fóruns que frequento, esse aqui é o melhor...
Sempre reinando a Paz, e "liberdade de expressão", sempre de acordo com as regras é claro!!
Abraços!!
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
augusto.sposito escreveu:Cansei de dizer que as aeronaves da Embraer não tem qualidade...
Ainda bem que é uma opinião isolada
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
augusto.sposito escreveu:Inventor escreveu:Olá Ozires seja bem vindo, aqui reina a paz e o respeito mutuo, o Tranquilo e o Paciente estão hoje excepcionalmente euforicos , abraços
Realmente perto de fóruns que frequento, esse aqui é o melhor...
Sempre reinando a Paz, e "liberdade de expressão", sempre de acordo com as regras é claro!!
Abraços!!
Isso é verdade, esse realmente é o melhor Forum atualmente, todos civilizados e educados, administradores coerentes e prestativos, dá ate gosto entrar aqui todos os dias.....se fosse em outros foruns, ja teria neguinho xingando, arrancando os cabelos, administradores arrogantes e enlouquecidos banindo todo mundo, caos total...
Muito bom ver isso aqui, cada um com sua opinião e todos se respeitando! PARABENS VOO VIRTUAL!!
juniorst- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 35
Reputação : 2
Idade : 50
Simulador preferido : P3D
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Opinião é opinião...
A minha opinião é que vc não entende nada do que seja qualidade (aliás cuidado com o conceito de qualidade e de como empregá-lo, ele pode ter várias interpretações).
As aeronaves da Embraer tem qualidade tão boa quanto as da Boeing ou Airbus, me arrisco adizer até superior, no quesito segurança de vôo.
Vejamos bem, se os fornecedores da A e B são praticamente que os mesmo da Emb (motores, aviônica, etc, etc...).
Se a família ERJ-145 já conta com 1.100 aeronaves voando, algumas já com mais de 15 anos, e ainda sem nenhum acidente fatal. Se a família dos Ejet´s já conta com mais de 700 aeronaves voando, com apenas um acidente fatal... Se mais e mais empresas aéreas estão adotando estas aeronaves (empresas como Lufthansa, United, Delta, British Airways, Air France, KLM, JAL,...)... Então não se pode dizer que as aeronaves não tem qualidade, ou que tem qualidade inferior.
Quem é engenheiro aeronáutico como eu sou, com mais de 30 anos de experiência, sabe o quão é difícil homologar uma Aeronave no FAA ou EASA... e saibam que é mais difícil para Embraer do que para Boeing ou Airbus, por causa do peso político e econômica destas, que conseguem artimanhas para driblar requisitos.
E não me venha falar em problema de idade da frota... Por acaso vc com quantos ciclos o problema apareceu no E190??? E no Boeing???
E muitos Boeings novinhos em folha, zerados, já tiveram AD´s emitidas para cheque estrutural...
Aeronaves da Boeing já apresentaram inúmeros problemas de design (de projeto mesmo!)... Seguindo seu exemplo também poderia listar aqui...
A minha opinião, e a da grande maioria aqui eu acredito, é de que as aeronaves Embraer, Airbus e Boeing tem o mesmo grau de "qualidade".
Mas afinal, como é apenas uma opinião, e isolada... para que mesmo que estou me dando ao trabalho de escrever tudo isso?????
A minha opinião é que vc não entende nada do que seja qualidade (aliás cuidado com o conceito de qualidade e de como empregá-lo, ele pode ter várias interpretações).
As aeronaves da Embraer tem qualidade tão boa quanto as da Boeing ou Airbus, me arrisco adizer até superior, no quesito segurança de vôo.
Vejamos bem, se os fornecedores da A e B são praticamente que os mesmo da Emb (motores, aviônica, etc, etc...).
Se a família ERJ-145 já conta com 1.100 aeronaves voando, algumas já com mais de 15 anos, e ainda sem nenhum acidente fatal. Se a família dos Ejet´s já conta com mais de 700 aeronaves voando, com apenas um acidente fatal... Se mais e mais empresas aéreas estão adotando estas aeronaves (empresas como Lufthansa, United, Delta, British Airways, Air France, KLM, JAL,...)... Então não se pode dizer que as aeronaves não tem qualidade, ou que tem qualidade inferior.
Quem é engenheiro aeronáutico como eu sou, com mais de 30 anos de experiência, sabe o quão é difícil homologar uma Aeronave no FAA ou EASA... e saibam que é mais difícil para Embraer do que para Boeing ou Airbus, por causa do peso político e econômica destas, que conseguem artimanhas para driblar requisitos.
E não me venha falar em problema de idade da frota... Por acaso vc com quantos ciclos o problema apareceu no E190??? E no Boeing???
E muitos Boeings novinhos em folha, zerados, já tiveram AD´s emitidas para cheque estrutural...
Aeronaves da Boeing já apresentaram inúmeros problemas de design (de projeto mesmo!)... Seguindo seu exemplo também poderia listar aqui...
A minha opinião, e a da grande maioria aqui eu acredito, é de que as aeronaves Embraer, Airbus e Boeing tem o mesmo grau de "qualidade".
Mas afinal, como é apenas uma opinião, e isolada... para que mesmo que estou me dando ao trabalho de escrever tudo isso?????
ozires- Aspirante
-
Inscrito em : 20/05/2011
Mensagens : 6
Reputação : 1
Idade : 64
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
ozires escreveu:...As aeronaves da Embraer tem qualidade tão boa quanto as da Boeing ou Airbus, me arrisco adizer até superior, no quesito segurança de vôo...
...Mas afinal, como é apenas uma opinião, e isolada... para que mesmo que estou me dando ao trabalho de escrever tudo isso?????
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Eu acho as aeronaves da Embraer sensacionais, coisa de primeira linha, apesar de ter paixão por Boeings.
Problemas sempre terão em qualquer coisa feita em massa, sejam velhas ou novas. E a cada dia que passa a Emb vai acumulando mais pedidos e mais aeronaves voando.
E concordo que Boeing, Embraer e Airbus tem o mesmo nível de qualidade.
Problemas sempre terão em qualquer coisa feita em massa, sejam velhas ou novas. E a cada dia que passa a Emb vai acumulando mais pedidos e mais aeronaves voando.
E concordo que Boeing, Embraer e Airbus tem o mesmo nível de qualidade.
Felipe Kiefer- Capitão
-
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 163
Reputação : 0
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Falar da Embraer, para nós, é complicado é como ouvir um norte americano falando da Boeing ou um Europeu da Airbus... Pior ! é como ouvir um Russo falando da Tupolev !
Para um piloto a cabine de um E-jet é mais confortável de se voar do que um Boeing e até mesmo um Airbus. A metodologia de que se está tudo desligado está tudo OK é sensacional !
A carga de trabalho de um comandante de E-jet é bem inferior a de um comandante de Boeing e até de um comandante de Airbus, que é automatizado ao extremo !
O Sistema de voo em conjunto com as superfícies de voo deixam os E-jets com uma manobrabilidade ótima. É fácil pilotar um E-JET e ser fácil não é um ponto negativo, essa facilidade se projeta para nós como mais segurança, menos poluição, menos voos atrasados etc.
Claro que não estou aqui desprezando os Boeings ou Airbus. Todos tem seus méritos. A EMBRAER não estaria no patamar que esta hoje se a qualidade de seus produtos não fossem atestados !
Eu, como muitos, estou ansioso para ver a EMBRAER entrar na fatia de mercado onde reinam a Boeing e a Airbus, das aeronaves de 120 a 150 PAX!
A briga vai ser muito boa!
Aqui no Brasil a Azul foi a primeira a separar o conceito de Regional das Aeronaves da Embraer e apesar deste conceito ainda ser forte na Europa e EUA a EMBRAER tem todo o potencial para ganhar uma grande fatia deste mercado !
Para um piloto a cabine de um E-jet é mais confortável de se voar do que um Boeing e até mesmo um Airbus. A metodologia de que se está tudo desligado está tudo OK é sensacional !
A carga de trabalho de um comandante de E-jet é bem inferior a de um comandante de Boeing e até de um comandante de Airbus, que é automatizado ao extremo !
O Sistema de voo em conjunto com as superfícies de voo deixam os E-jets com uma manobrabilidade ótima. É fácil pilotar um E-JET e ser fácil não é um ponto negativo, essa facilidade se projeta para nós como mais segurança, menos poluição, menos voos atrasados etc.
Claro que não estou aqui desprezando os Boeings ou Airbus. Todos tem seus méritos. A EMBRAER não estaria no patamar que esta hoje se a qualidade de seus produtos não fossem atestados !
Eu, como muitos, estou ansioso para ver a EMBRAER entrar na fatia de mercado onde reinam a Boeing e a Airbus, das aeronaves de 120 a 150 PAX!
A briga vai ser muito boa!
Aqui no Brasil a Azul foi a primeira a separar o conceito de Regional das Aeronaves da Embraer e apesar deste conceito ainda ser forte na Europa e EUA a EMBRAER tem todo o potencial para ganhar uma grande fatia deste mercado !
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
sergiotucano escreveu:Falar da Embraer, para nós, é complicado é como ouvir um norte americano falando da Boeing ou um Europeu da Airbus... Pior ! é como ouvir um Russo falando da Tupolev ! ...
Ri muito nessa parte!!! Os russos não pode nem opinar, coitados!!
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Trincas no Embraer 190 fazem ANAC mudar manutenção
Há pessoas aqui que falam, falam, mas nunca dizem nada...Opiniões sem fundamento. Dar sua opniao tem que mostrar algo real, e nao apenas o que você acha, pois já muda de opniao para TROLLAGEM.
Que façam manutenção da maneira que eles querem, bom para o consumidor que pode se sentir mais seguro. Se encontrarem mais problemas em diversas aeronaves ai sim a embraer pode ser crucificada por alguns. Mas antes disso é bom ler um pouco pra não pagar de troll disfarçando de opiniao.
Que façam manutenção da maneira que eles querem, bom para o consumidor que pode se sentir mais seguro. Se encontrarem mais problemas em diversas aeronaves ai sim a embraer pode ser crucificada por alguns. Mas antes disso é bom ler um pouco pra não pagar de troll disfarçando de opiniao.
Keeepz- Major
-
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade :
Miguel Junior- Major
-
Inscrito em : 22/06/2009
Mensagens : 429
Reputação : 8
Idade : 45
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Gastos em defesa no Brasil alertam Embraer para mudar de rumo
» [Brasil] Anac certifica TAM para serviços de manutenção
» [Brasil] ANAC autoriza expansão dos serviços de manutenção da GOL
» [Brasil] Embraer e Zodiac fazem parceria para fabricar interiores.
» [Brasil] Embraer cria centro de manutenção na China
» [Brasil] Anac certifica TAM para serviços de manutenção
» [Brasil] ANAC autoriza expansão dos serviços de manutenção da GOL
» [Brasil] Embraer e Zodiac fazem parceria para fabricar interiores.
» [Brasil] Embraer cria centro de manutenção na China
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos