[Brasil] Baixo custo de ciclo de vida do Gripen NG é fator chave na escolha dos caças
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[Brasil] Baixo custo de ciclo de vida do Gripen NG é fator chave na escolha dos caças
Baixo custo de ciclo de vida do Gripen NG é fator chave na escolha dos caças
Saab
Tendo-se em vista o tipo de aeronave que o Brasil busca para o seu projeto FX-2, os baixos custos de ciclo de vida (LCC) do Gripen apresentam uma tremenda vantagem sobre seus concorrentes, pois possui os mais baixos custos de aquisição,manutenção e de operação dentre todos os caças de sua categoria.
Com orçamentos de defesa sob o crivo do público de todo o mundo, o custo de ciclo de vida passou a ser um fator determinante na avaliação e na análise de futuras aeronaves de combate.
Desde o início do projeto do Gripen, importante parâmetros que envolvem custos,tais como confiabilidade, manutenção e testes, receberam igual prioridade diante das metas de projeto operacional e técnico.
A Força Aérea sueca exigiu que o projeto do Gripen pusesse um fim à uma tendência de crescentes custos operacionais e de apoio logístico , uma realidade histórica que vem acompanhando os aperfeiçoamentos introduzidos na capacidade operacional. Razão pela qual todas as operadoras de caças Gripen verão agora menos falhas, menor tempo de parada para manutenção, tempo muito curto de turnaround e um custo excepcionalmente baixo de manutenção e de operação.
Além destes baixos custos, o conceito de apoio logístico do Gripen NG focaliza dois elementos fundamentais e interdependentes. O projeto da aeronave visa maximizar sua inerente disponibilidade, o que garante excepcionais características de confiabilidade, manutenção e testes, tanto na base como fora da base em operações.
O projeto dos sistemas de apoio logístico aperfeiçoou todas as funções importantes, como manutenção, treinamento, suprimento e recursos de suporte. Outros fatores importantes são as capacidades existentes dos clientes, as exigências estratégicas e os níveis desejados de independência. O sistema de apoio logístico é extremamente flexível e pode facilmente atender às especificações e prioridades de um determinado cliente.
Com base na ampla experiência adquirida com a operação da frota de caças Gripen da Suécia, o custo direto de operações e de apoio logístico ou seja, o custo, diretamente ligado à operação e à manutenção e ao suporte da aeronave e dos respectivos equipamentos, está disponível e muito bem documentado.
Portanto, as informações de custos operacionais e de apoio logístico baseiam-se em dados fornecidos pelo fabricante/fornecedor do equipamento, junto com dados estatísticos e históricos das atividades de operação e manutenção da frota sueca de Gripens.
Tomando como base os dados estatísticos da Força Aérea Sueca, o custo calculado por hora de voo do Gripen C/D é de US$ 4.000, incluindo combustível, mas exclui o custo do pessoal de missão (operações, manutenção e outros), em Nível 1.
Os principais elementos incluídos neste custo são os seguintes:
- Consumo de combustível a US$ 0.40 por litro
- Peças de reparo e material de manutenção, em Nível 1
- Reforma, reparo e manutenção da estrutura da aeronave, no Nível 2, incluindo mão-de-obra e material (ou seja, nível D)
- Reforma, reparo e manutenção do sistema de propulsão, no Nível 2, incluindo mão-de-obra e material (ou seja, nível D)
- Modificações e atualizações determinadas por confiabilidade e manutenção (R&M). Kits de modificação e respectivas peças sobressalentes, exigidas por motivos de segurança ou correção de deficiências, serão fornecidos de acordo com a estrutura do conceito de suporte proposto.
Estimou-se e inclui-se no custo da hora de voo o custo referente às modificações determinadas por R&M e às mudanças decorrentes da decrescente fabricação pelo fornecedor (DMS).
O projeto do Gripen NG prevê que o custo da sua manutenção seja igual ou inferior ao dos Gripen C/D da Força Aérea Sueca.
Levando-se em conta a alta confiabilidade do Gripen, isso significa um maior efeito operacional, além da redução da cobertura logística e dos menores custos de suporte durante a vida útil da aeronave. O resultado é que o Gripen é o Sistema Bélico multiemprego mais acessível economicamente.
Fonte - SAAB
Via: Hangar 20
Saab
Tendo-se em vista o tipo de aeronave que o Brasil busca para o seu projeto FX-2, os baixos custos de ciclo de vida (LCC) do Gripen apresentam uma tremenda vantagem sobre seus concorrentes, pois possui os mais baixos custos de aquisição,manutenção e de operação dentre todos os caças de sua categoria.
Com orçamentos de defesa sob o crivo do público de todo o mundo, o custo de ciclo de vida passou a ser um fator determinante na avaliação e na análise de futuras aeronaves de combate.
Desde o início do projeto do Gripen, importante parâmetros que envolvem custos,tais como confiabilidade, manutenção e testes, receberam igual prioridade diante das metas de projeto operacional e técnico.
A Força Aérea sueca exigiu que o projeto do Gripen pusesse um fim à uma tendência de crescentes custos operacionais e de apoio logístico , uma realidade histórica que vem acompanhando os aperfeiçoamentos introduzidos na capacidade operacional. Razão pela qual todas as operadoras de caças Gripen verão agora menos falhas, menor tempo de parada para manutenção, tempo muito curto de turnaround e um custo excepcionalmente baixo de manutenção e de operação.
Além destes baixos custos, o conceito de apoio logístico do Gripen NG focaliza dois elementos fundamentais e interdependentes. O projeto da aeronave visa maximizar sua inerente disponibilidade, o que garante excepcionais características de confiabilidade, manutenção e testes, tanto na base como fora da base em operações.
O projeto dos sistemas de apoio logístico aperfeiçoou todas as funções importantes, como manutenção, treinamento, suprimento e recursos de suporte. Outros fatores importantes são as capacidades existentes dos clientes, as exigências estratégicas e os níveis desejados de independência. O sistema de apoio logístico é extremamente flexível e pode facilmente atender às especificações e prioridades de um determinado cliente.
Com base na ampla experiência adquirida com a operação da frota de caças Gripen da Suécia, o custo direto de operações e de apoio logístico ou seja, o custo, diretamente ligado à operação e à manutenção e ao suporte da aeronave e dos respectivos equipamentos, está disponível e muito bem documentado.
Portanto, as informações de custos operacionais e de apoio logístico baseiam-se em dados fornecidos pelo fabricante/fornecedor do equipamento, junto com dados estatísticos e históricos das atividades de operação e manutenção da frota sueca de Gripens.
Tomando como base os dados estatísticos da Força Aérea Sueca, o custo calculado por hora de voo do Gripen C/D é de US$ 4.000, incluindo combustível, mas exclui o custo do pessoal de missão (operações, manutenção e outros), em Nível 1.
Os principais elementos incluídos neste custo são os seguintes:
- Consumo de combustível a US$ 0.40 por litro
- Peças de reparo e material de manutenção, em Nível 1
- Reforma, reparo e manutenção da estrutura da aeronave, no Nível 2, incluindo mão-de-obra e material (ou seja, nível D)
- Reforma, reparo e manutenção do sistema de propulsão, no Nível 2, incluindo mão-de-obra e material (ou seja, nível D)
- Modificações e atualizações determinadas por confiabilidade e manutenção (R&M). Kits de modificação e respectivas peças sobressalentes, exigidas por motivos de segurança ou correção de deficiências, serão fornecidos de acordo com a estrutura do conceito de suporte proposto.
Estimou-se e inclui-se no custo da hora de voo o custo referente às modificações determinadas por R&M e às mudanças decorrentes da decrescente fabricação pelo fornecedor (DMS).
O projeto do Gripen NG prevê que o custo da sua manutenção seja igual ou inferior ao dos Gripen C/D da Força Aérea Sueca.
Levando-se em conta a alta confiabilidade do Gripen, isso significa um maior efeito operacional, além da redução da cobertura logística e dos menores custos de suporte durante a vida útil da aeronave. O resultado é que o Gripen é o Sistema Bélico multiemprego mais acessível economicamente.
Fonte - SAAB
Via: Hangar 20
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